Forno de pizza elétrico Tramontina Pizza Express: confira a análise de ficha técnica do produto

Conheça mais sobre o forno de pizza elétrico da Tramontina e descubra se a compra vale ou não a pena

Ariel Cristina BorgesRedatora

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

Amantes de pizza, avante: você sabia que existe um forno de pizza elétrico de tamanho portátil que você pode ter em casa para preparar as suas porções com rapidez e facilidade? O Tramontina Pizza Express by Breville tem justamente essa proposta. Pequeno, fácil de limpar e de usar, segundo o fabricante ele pode assar suas pizzas em até cinco minutos.

Para te ajudar a descobrir se a compra desse forno de pizza elétrico vale a pena na sua casa. Nós analisamos a ficha técnica do aparelho. Vem conhecer mais sobre ele e tomar a decisão final!

Forno de Pizza Elétrico Tramontina Pizza Express: como funciona?

Aparelho simula um forno de pedra para pizza

Assim como acontece com diferentes tipos de alimentos, a forma de cozimento da pizza interfere bastante no resultado final do prato. Com o forno de pizza elétrico da Tramontina, ela é assada numa base de cerâmica que mantém e distribui o calor de maneira uniforme para que a massa fique bem crocante e saborosa. Ou seja: é como se você tivesse um forno de pedra em casa, só que num tamanho menor e fácil de transportar. Por ter 33cm de largura e 45cm de profundidade, esse forno é indicado para o preparo de pizzas pequenas e médias.

Para usar, você deve pré-aquecer o aparelho por 30 minutos colocando o seletor de temperatura na mais alta. Ele tem uma luz de indicação que se apaga quando o aparelho já estiver quente - leva, mais ou menos, 30 minutos para isso. Coloque a pizza diretamente na pedra e selecione o tipo de massa entre fina, clássica e grossa (as duas últimas levam mais tempo). Depois disso, é só acompanhar o cozimento e retirar quando a pizza estiver pronta. O seletor de temperatura também tem a função "manter aquecido", que impede o esfriamento completo da pizza enquanto você estiver comendo.

Buscando um forno elétrico para a sua casa? Dá uma olhada nos melhores modelos de 2021

Tamanho e tempo de cozimento

O forno de pizza elétrico Tramontina é pequeno, mas assa os alimentos bem rápido

Para garantir que você vai conseguir transportar o forno elétrico de pizza para diferentes locais caso haja a necessidade, o aparelho tem medidas compactas: são 33 centímetros de largura, 45 de profundidade e 24,5 de altura. Isso significa que, por vez, você vai conseguir assar pizzas pequenas e médias, uma por vez. Por isso, você consegue preparar, tranquilamente a refeição para uma ou duas pessoas, mas se pretende usar o forno elétrico para grupos maiores, também não precisa se preocupar: segundo a página do produto no site da Tramontina, os 1000W de potência desse forno garantem o cozimento completo em até 5 minutos - provavelmente, nas pizzas de massas mais finas.

Além da potência, outra característica que acelera o preparo dos pratos é que o aparelho também imita um forno de pizza a lenha ao liberar calor por meio de resistências elétricas por cima e por baixo da massa durante o cozimento. A janela de visualização é mais um diferencial que ajuda nessa parte, já que você não precisa abrir e dissipar o calor para acompanhar o preparo da pizza.

Limpeza

A conservação da pedra depois do uso pede cuidados específicos

Mesmo que seja muito resistente, a pedra de cerâmica desse forno de pizza precisa de alguns cuidados para que sua vida útil seja preservada. Para começar, você deve usar apenas um lado da pedra. Depois do preparo das pizzas, com a superfície ainda morna, raspe para retirar os resíduos e use uma lixa grossa para remover o que ficar grudado.

Na hora de limpar as superfícies internas e externas do forno de pizza elétrico Tramontina, use apenas um pano úmido ao invés de jogar água ou usar produtos de limpeza no aparelho.

O passo a passo de limpeza dele é bem diferente do recomendado para fornos elétricos: dá uma olhada nesse aqui!

Custo-benefício

A praticidade do forno de pizza elétrico atrai, mas o valor deve ser bem avaliado antes da compra

O forno de pizza elétrico Tramontina Pizza Express tem muitas vantagens para uso no dia a dia e, se você tem o costume de preparar esse lanche em casa, pode ser muito útil. Ao analisar o custo-benefício, podemos dizer que ele vale a pena se você tem o dinheiro sobrando. Afinal de contas, ele fica na mesma faixa de preço de outros fornos elétricos bem maiores e mais úteis. A forma de pedra para o preparo de pizzas, nesse caso, pode ser comprada separadamente e usada num forno convencional. Ainda assim, a compra sai mais em conta, já que você também consegue preparar outros pratos num forno comum.

Ficha Técnica do Forno de Pizza Elétrico Tramontina Pizza Express:

  • Tipo de Forno: Convencional
  • Funcionamento: Elétrico
  • Acendimento: Automático
  • Dimensões: 24,5 x 33 x 45 cm
  • Voltagem: 127v ou 220v
  • Potência: 1000W

Leia Mais: