Forno elétrico Philco PFE48P com parede de tijolos ao fundo e selo "Avaliado por Especialistas" inserido na imagem.

O forno elétrico é um aparelho muito útil em diferentes configurações de cozinha, mas, principalmente, para quem planejou o ambiente e usa o fogão cooktop (seja ele a gás, elétrico ou de indução). Na hora de preparar algum alimento assado, desde os mais simples, como pães de queijo, até receitas mais elaboradas, como bolos e tortas, o eletro é essencial. Se você tem uma cozinha pequena e não quer investir em um forno de embutir, os modelos de bancada são a melhor opção. Entre eles, um dos que mais fazem sucesso por aqui é o forno elétrico Philco PFE48P: com 46 litros de capacidade, ele une o tamanho compacto à eficiência e costumam ser uma ótima opção para quem não tem muito espaço disponível.

Para descobrir se ele é mesmo tudo o que parece, o Zoom comprou um forno elétrico Philco 46 litros e eu testei na cozinha de casa. Dá uma olhada no que achei do produto aqui embaixo!

Prós e Contras do Forno Elétrico Philco PFE48P:

  • Prós: resistência superior e inferior, timer com desligamento automático;
  • Contra: não tem luz interna.

Veja as melhores ofertas do Forno Elétrico Philco PFE48P aqui:

O que vem na caixa do Forno Elétrico Philco PFE48P:

O forno elétrico Philco tem grade removível e três alturas de uso (Foto: Ariel Cristina Borges)
O forno elétrico Philco tem grade removível e três alturas de uso (Foto: Ariel Cristina Borges)
  • Forno;
  • Grelha removível.

Ficha Técnica do Forno Elétrico Philco PFE48P:

  • Tipo: Elétrico
  • Capacidade: 46L
  • Material: Inox
  • Recursos e Funções: Timer com desligamento automático
  • Acendimento: Superautomático
  • Dimensões (AxLxP): 39 x 61 x 50 cm
  • Potência: 1500W
  • Voltagem: 127V ou 220V

Quer saber quais são os melhores fornos elétricos para comprar esse ano? Vem ver na nossa lista!

Acabamento do Forno Elétrico Philco PFE48P

Numa cozinha pequena, qualquer eletrodoméstico que fique à vista chama a atenção e, com esse modelo de forno elétrico Philco 46 litros, isso não vai ser um problema (mesmo que o cômodo seja grande). Com acabamento em inox e preto, PFE48P da Philco é bem charmoso além de ser compacto e leve, ou seja: é fácil de movimentar nos momentos de limpeza ou caso você precise usar em outro ponto da casa. Ele tem três seletores giratórios: um de temperatura, um de função e um de tempo, além de uma luz vermelha que indica quando ele está ou não em funcionamento.

Além do forno em si, dentro da caixa, a grelha removível vai separada. Ela pode ser usada em três alturas diferentes para que você consiga regular de acordo com o tamanho da assadeira, a altura do prato ou com a função desejada no momento em que você usar esse forno elétrico.

Em relação ao acabamento, a única coisa que eu senti falta foi de uma luz interna - na hora de acompanhar o processo de cozimento dos alimentos dentro dele, a iluminação ajudaria muito. Ainda assim, de todos os problemas que esse forno elétrico inox poderia ter, esse é um dos menores.

Funções do Forno Elétrico Philco PFE48P

Esse forno elétrico Philco 46L tem 1500W de potência e, com isso, pode ser usado numa temperatura que vai até 230ºC. O seletor que indica a temperatura é bem fácil de regular e, assim como os outros, não esquenta quando a superfície do aparelho fica mais quente durante o uso.

Logo abaixo do seletor de temperatura no Philco PFE48P, você vai encontrar o controle de funções (que deve ser acionado primeiro na hora do uso). Ele serve para que você consiga escolher a forma de aquecimento das resistências elétricas do forno (as duas "grades" que parecem ser de ferro e ficam em cima e embaixo na parte interna do aparelho).

Os botões seletores desse forno elétrico Philco são bem fáceis de visualizar e manusear (Foto: Ariel Cristina Borges)
Os botões seletores desse forno elétrico Philco são bem fáceis de visualizar e manusear (Foto: Ariel Cristina Borges)

A primeira travinha desse botão ativa o aquecimento superior, ou seja: apenas a resistência de cima vai funcionar. Essa função é indicada para dourar e gratinar alimentos e para peixes, bifes, filés e legumes. Depois dela, você tem o aquecimento inferior, parecido com o dos fornos convencionais a gás, que é indicado para bolos, pedaços de carne, sopas e ensopados. A última posição é a de aquecimento superior e inferior, em que as duas resistências são acionadas ao mesmo tempo. Essa função é recomendada para alimentos que demoram mais no preparo, como pães e biscoitos, por exemplo.

O último seletor é o de tempo, que pode ser usado de duas formas diferentes. Se você girar para a esquerda, o forno funciona continuamente até você desativar. Para a direita, você aciona o timer com desligamento automático: é só selecionar o tempo de preparo até 90 minutos e deixar o forno trabalhar. Esse deve ser o último botão dos três a ser acionado, ok?

Mesmo que isso varie de prato para prato, pode ser que o forno elétrico demore um pouquinho mais do que o forno a gás para cozinhar completamente os alimentos. Para equilibrar isso, você pode aumentar um pouquinho a temperatura além do que é de costume ou aumentar o tempo no timer.

Capacidade do Forno Elétrico Philco PFE48P

O tamanho compacto do forno elétrico 46 litros Philco é bastante vantajoso para espaços pequenos, mas pode ser que essa capacidade não seja prática para o tamanho da sua família. Ele comporta assadeiras pequenas e médias sem problemas, ou seja: dependendo do prato, você vai conseguir preparar refeições para grupos de até quatro ou cinco pessoas de uma vez só. Se a sua família for maior que isso ou você precisar do forno para momentos em que recebe visitas e dias de mais movimento em casa, pode ser melhor investir num aparelho maior, ok?

Não sabe como limpar forno elétrico? A gente explicou nessa matéria aqui!

Custo-benefício do Forno Elétrico Philco PFE48P

O custo-benefício é outra grande vantagem do forno elétrico Philco PFE48P. Mesmo que ele possa ser considerado um forno elétrico de pequeno a médio, existem menores e, consequentemente mais baratos que ele na categoria. Ainda assim, ele tem o preço médio para os modelos com essa capacidade. Além disso, o PFE48P tem a vantagem de ser bem fácil de transportar e de manusear, além das resistências superiores e inferiores que facilitam o preparo de diferentes tipos de alimentos. Por isso, é uma compra que vale muito a pena se os 46 litros de capacidade foram suficientes para a sua casa - ainda mais se você acompanhar a variação de preços e conseguir pagar o valor mais baixo.

Produtos Similares ao Forno Elétrico Philco PFE48P

Mesmo que o forno elétrico Philco PFE48P seja muito eficiente para o que se propõe, pode ser que outras opções se adequem melhor às suas necessidades. O PFE50P, da mesma marca, é um modelo muito parecido, mas um pouco maior: ele tem 50 litros de capacidade e uma diferença de preço bem pequena. Ele também tem 1500W de potência, as mesmas funções e três alturas para a prateleira. Se você tem um pouquinho mais de espaço, ele é uma ótima opção.

Agora, se a falta de luz interna é um grande problema para você, o forno elétrico Fischer Gourmet Grill é um modelo de 44 litros de capacidade que também faz bastante sucesso por aqui e tem esse recurso. Além disso, ele também tem revestimento interno antiaderente e bandeja para resíduos, algo que facilita muito a limpeza. Os seletores de tempo e temperatura, nesse caso, também te dão mais opções: até 320ºC e até 120 minutos de preparo.

Conclusão

O forno elétrico Philco PFE48P é, no fim das contas, uma boa compra. Ele tem diferentes possibilidades de funções, timer com desligamento automático, possibilidade de alturas diferentes na grelha para otimizar o preparo de pratos variados e também é fácil de manusear e transportar. Mesmo que a falta de luz interna faça um pouquinho de falta, ela não é um problema tão grande, principalmente se você precisar de um bom produto sem gastar muito nele.

Notícias Relacionadas ao Forno Elétrico Philco PFE48P: