Entenda antes de comprar em Fritadeira Elétrica

Como fazer batata frita na airfryer?

A airfryer é uma opção mais saudável para fazer aquela deliciosa batata frita! Veja como aqui!

Fritadeira
por Catarina Monteiro - Especialista em Casa.

A preocupação com os hábitos saudáveis têm sido cada vez mais comum na população em geral, e, com isso, surgem as restrições e cuidados com a alimentação. Alimentos fritos no óleo costumam ser os primeiros a serem evitados, e nesse grupo, inclui-se também a tão querida batata frita, figura frequente nas mesas de bares quando o assunto é petisco.

Mas é possível comer batata frita mesmo querendo manter hábitos saudáveis? Graças à tecnologia, a resposta é sim. Depois que surgiram as fritadeiras do tipo airfryers, fazer batatas tornou-se muito mais simples e saudável. Continue com a gente e confira como!

Como fazer batata frita na airfryer?

  • Batata Palito Industrializada

Podemos dizer que as batatas palito industrializadas são umas das mais comuns, principalmente em bares e restaurantes, já que seu preparo economiza tempo de cortar, além do fato de fritar mais rápido.

Para fazer esse tipo de batata é bem simples, já que o ideal é que elas ainda estejam congeladas para ficarem bem crocantes. Antes de começar, programe a sua Airfryer para 20 minutos em uma temperatura de 200º C. Para garantir uniformidade do processo vire as batatas quando atingir 10 minutos de fritura. Ao final dos 20 minutos, as batatas palito vão estar crocantes para você e toda sua família.

  • Batata Lavada Palito

Aqui será necessário o preparo prévio das batatas. Para começar, remova a casca e fatie os tubérculos em palitos. Vale lembrar que o ideal é que não seja muito grosso para que o interior também frite de maneira uniforme.

Uma vez cortadas, coloque a batata de molho, esse processo leva em torno de 30 minutos. Em seguida, despeje a água e espere a batata secar, sendo uma opção utilizer algum pano ou papel para secar mais efetivamente. O mais importante é que ela fique bem seca para garantir a crocância.

Com as batatas já na fritadeira, programe a sua Airfryer para 25 minutos numa temperatura de 200º C. E assim como na batata palito industrializada, para garantir uniformidade do processo vire as batatas quando atingir 10 minutos de fritura e depois quando completar 20 minutos.

Você também pode variar o formato do corte das batatas, seja a batata ainda palito, porém bastante fina, ou cortar em formato de meia lua.

  • Batata Chips 

Aqui também será necessário o preparo da batata. Remova a casca e use um fatiador para ela fique bem fina. Ponha as batatas de molho por 30 minutos e logo depois, despeje a água e espere a batata secar.

Com as batatas secas, leve-as na fritadeira. Programe sua Airfryer para 25 minutos numa temperatura de 200º C. Para garantir a uniformidade, se quiser, mexa até mais vezes na batata, mas não muito, sendo ideal no máximo de até quatro vezes.

Para que suas batatas fiquem ainda mais gostosas, não se esqueça do tempero: sal, azeite e molhos são bem-vindos!

Em caso de alguma dúvida ao manusear a airfryer, é sempre bom consultar o manual de intruções.

E se você ainda não tem uma, confira a nossa seleção com as melhores airfryers do momento!

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em fritadeira elétrica