Como fazer batata frita na airfryer?

"Fritar" batata na airfryer é uma opção mais saudável e prática do lanche: veja como fazer aqui!

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

Batata na airfryer: a versão mais saudável de um dos lanches preferidos dos brasileiros tem se tornado cada vez mais popular. Isso aconteceu quando a preocupação com os hábitos que fazem bem para a saúde cresceu e, junto com ela, as restrições e cuidados com a alimentação. Alimentos fritos no óleo costumam ser os primeiros a serem evitados, e nesse grupo, inclui-se também a tão querida batata frita.

Graças à tecnologia, é possível comer batata frita mesmo querendo manter hábitos saudáveis - e tudo por causa das fritadeiras sem óleo, que tornam o processo bem simples. Continue com a gente e confira como fazer batata na airfryer!

Como fazer batata frita na airfryer: o preparo

Fritar batata na air fryer não é difícil, mas você precisa saber de alguns detalhes antes de começar para garantir um bom resultado. Para começar, em todos os casos, a airfryer deve estar pré-aquecida: geralmente, 10 minutos a 200ºC são suficientes para preparar o aparelho. Se você desejar, pode colocar um pouco de azeite no fundo do cesto para garantir a crocância da batata depois que estiver pronta (isso também ajuda na aderência do sal). Mas não se preocupe: a quantidade deve ser bem pequena e, com isso, o prato não deixa de ser saudável. Depois de prontas, as batatas fritas devem ser consumidas quentes.

1. Batata na airfryer: como fazer a batata palito industrializada

As batatas palito industrializadas podem ser consideradas de preparo bem comum tanto em casa, como em bares e restaurantes, já que seu preparo economiza o tempo de cortar e ela frita bem mais rápido.

Para fazer essa batata na airfryer (e na panela também) o ideal é que a quantidade usada por você ainda esteja congelada para ficar bem crocantes. Depois de pré-aquecer a airfryer, programe o aparelho para 20 minutos em 200ºC e coloque as batatas. Para garantir a uniformidade do processo, vire as batatas quando atingir 10 minutos de fritura. Se você quiser facilitar essa parte, também pode programar 10 minutos inicialmente, virar as batatas quando esse tempo acabar e, depois, colocar mais 10. Ao final dos 20 minutos, as batatas palito vão estar crocantes para você e toda sua família.

Não sabe como limpar a airfryer depois de preparar as batatas fritas? Dá uma olhada no nosso passo a passo!

2. Batata na airfryer: o passo a passo da batata palito feita em casa é parecido

Nesse caso, será necessário o preparo prévio das batatas. Para começar, remova a casca e corte em palitos. Vale lembrar que o ideal é que eles não sejam muito grossos para que o interior também frite de maneira uniforme. Depois disso, coloque as batatas de molho por 20 minutos (o tempo de pré-aquecer a airfryer) e, em seguida, despeje a água e espere a batata secar. Nesse momento, você pode utilizar um papel toalha ou pano de prato limpo para garantir que ela fique bem seca - isso é essencial para que a crocância ideal seja alcançada.

Com os pedaços de batata na air fryer, programe o aparelho para 25 minutos na temperatura de 200ºC. E, assim como na batata palito industrializada, para garantir uniformidade do resultado, vire as batatas quando com 10 minutos de preparo e mais uma vez com 20.

Para variar, você também pode mudar o formato do corte das batatas e adicionar azeite e temperos a gosto para fazer a batata na airfryer em casa: use a criatividade e prepare o que for ideal para a sua família.

Buscando uma airfryer barata? Confira os modelos até R$350,00 dessa lista!

3. Batata na airfryer: as batatas chips precisam ser mexidas mais vezes

Para as batatas chips, você também vai precisar preparar antes de fritar. Remova a casca e use um fatiador para cortar fatias bem finas. Depois disso, coloque as batatas de molho por 20 minutos, descarte a água e espere a batata secar.

Depois de secas, coloque as fatias de batata na airfryer e programe o preparo de 25 minutos a 200ºC. Como elas são bem finas, dê uma mexida no recipiente a cada 5 minutos, sem passar esses intervalos de quatro vezes. Aproveite para acompanhar o cozimento: como elas são bem fininhas, pode ser que fiquem prontas em menos tempo.

Para que suas batatas fiquem ainda mais gostosas, aqui você também pode usar sal, azeite, temperos e molhos.

Leia Mais: