Como fazer bolo na airfryer?

Descubra como fazer bolo na fritadeira sem óleo e como escolher a assadeira para isso

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

Se você quer saber como fazer bolo na airfryer, chegou no lugar certo. Sim, além de preparar as opções mais saudáveis de uma série de petiscos como batata frita, linguiça e mandioquinha, a sua fritadeira elétrica sem óleo pode ser usada para assar um bolinho para o café da manhã ou o lanche da tarde.

Não sabia que era possível preparar um bolo sem precisar usar o forno? Dá uma olhada no passo a passo que nós preparamos aqui embaixo e vem descobrir como fazer bolo na fritadeira!

Como fazer bolo na airfryer: tamanho e material da forma

Uma das principais dúvidas de todo mundo quando se fala em preparar algo que precisa de uma forma na airfryer tem a ver, justamente, com a forma que vai ser usada. Isso acontece, principalmente, porque muita gente acha que a mesma restrição de materiais que é necessária para o micro-ondas também deve acontecer na airfryer, mas não é bem assim.

Como a airfryer esquenta apenas com o ar quente, diferente do micro-ondas, sua única preocupação deve ser escolher um material que suporte a temperatura altíssima sem quebrar. Por isso, as assadeiras de metal tradicionais são uma boa escolha, mas você também pode usar as de vidro refratário e de silicone. Tome cuidado, apenas, com o tamanho: ela precisa caber completamente no cesto da airfryer. Nesse caso, se você ainda não comprou e quer uma fritadeira sem óleo para fazer bolos, o ideal é apostar nos tamanhos maiores.

Os modelos que têm alças são ainda mais recomendados por tornarem a hora de retirar a assadeira do lugar mais fácil, mas os que têm um furo no meio, geralmente usados para fazer pudim, podem tornar o processo de cozimento mais fácil. Você também pode usar mais de uma forminha pequena para fazer mini bolos vão assar mais rápido da mesma maneira.

Como fazer bolo na fritadeira: o passo a passo ideal

Você pode preparar bolos de qualquer sabor na sua airfryer, por isso, essa parte do preparo vai ficar por sua conta. Ainda assim, é interessante que a massa seja um pouco mais grossa ou cremosa, uma vez que as mais líquidas, como aquelas feitas no liquidificador, podem espirrar durante o cozimento. Se preferir, utilize uma mistura pronta, daquelas compradas no mercado.

A calda pode ser o toque final perfeito do seu bolo na airfryer (Foto: Shutterstock)
A calda pode ser o toque final perfeito do seu bolo na airfryer (Foto: Shutterstock)

Passo a passo de bolo na airfryer:

  • Passo 1: prepare a massa de bolo desejada da forma como você preferir, evitando as de preparo no liquidificador;
  • Passo 2: unte a forma com manteiga ou margarina e polvilhe farinha de trigo;
  • Passo 3: coloque a massa na assadeira e lembre-se de deixar uma borda de pelo menos dois dedos livres para que o bolo possa crescer sem derramar ou encostar na resistência da panela;
  • Passo 4: ligue a panela em temperatura média de 180º e programe o timer para 15 minutos. Depois de passado o tempo, reprograme a fritadeira por mais um período de 15 minutos, dessa vez com a temperatura de 160º.
  • Passo 5: assim como acontece no forno, espete com um garfo ou plito para checar se o bolo está completamente assado. Se sim, retire da airfryer e espere esfriar um pouco para desenformar.

Saiba mais sobre diferentes receitas na airfryer: