Como limpar geladeira: por dentro, por fora, branca, de inox... Confira os melhores truques

Nesse guia (mais que completo) você descobre como limpar todos os tipos de geladeira

Maria Paula BrunoEstagiária

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Se está na dúvida de como limpar geladeira, chegou ao lugar certo, porque separamos, nesse artigo, tudo que você precisa saber para higienizar o eletrodoméstico corretamente. Às vezes bate aquela preguiça, a gente entende, mas todo cuidado é pouco quando o assunto é comida, sem contar que a limpeza periódica prolonga a vida útil do aparelho.

Com as peças livres de sujeira, o resfriamento não demanda esforço e não gera sobrecarga no funcionamento. Então, para um aparelho com muitos anos de vida, confira o passo a passo completo de como limpar geladeira. Antes, organizamos uma listinha com os materiais que serão necessários para a tarefa. Já separa a esponja - macia, de preferência.

Temos tutoriais de como limpar geladeira por fora, por dentro, de inox e muito mais. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Temos tutoriais de como limpar geladeira por fora, por dentro, de inox e muito mais. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Produtos necessários para limpar a geladeira

Primeiro, é essencial evitar produtos corrosivos, como água sanitária, por exemplo, e demais substâncias tóxicas para consumo humano. Estes materiais podem danificar a superfície do eletrodoméstico e, pior, contaminar os alimentos.

Dito isso, para o tutorial de como limpar geladeira, será necessário:

  • Esponja e panos macios
  • Água morna
  • Detergente neutro
  • Espanador de pó ou um pincel pequeno

Como limpar a geladeira por fora

Quando falamos em como limpar geladeira, podemos nos referir à parte de dentro ou de fora do aparelho. Por aqui, o serviço é completo, então trouxemos o passo a passo de ambas.

Começando por como limpar a geladeira por fora, dá uma olhada:

Passo 1: Retire o aparelho da tomada e, com o auxílio de um pano seco, remova o excesso de poeira da superfície da geladeira;

Passo 2: Coloque 2 ou 3 gotas do detergente na esponja macia - nada de usar a parte verdinha e áspera da esponja -, molhe-a levemente na água morna e passe sob a parte externa da geladeira;

Passo 3: Umedeça o pano na água morna e retire o detergente. Aqui, é importante eliminar realmente todo o sabão, para não manchar a superfície;

Passo 4: Seque a geladeira com a ajuda de um pano limpo;

Passo 5: Por último, utilize o espanador de pó ou o pincel para remover a poeira de trás do aparelho. Se possível, afaste-o da parede para facilitar o acesso e tome um tempinho na tarefa, pois é importante manter a área bem limpa.

Veja como limpar geladeira de inox

O passo a passo anterior é o padrão de como limpar a geladeira por fora, mas sabemos que superfícies de inox demandam uma atenção especial para minimizar o risco de arranhões.

Por isso, temos uma matéria completinha explicando como limpar geladeiras de inox de maneira eficiente e segura. Lá você descobre quais produtos usar e conhece, até, algumas técnicas para tirar manchas do aparelho.

Superfície amarelada? Temos truques de como limpar geladeira branca

Mesmo depois da limpeza, os modelos na cor branca podem continuar com a parte externa amarelada. Para se livrar desse problema, nosso artigo de como limpar geladeiras brancas pode ser útil!

Nele, reunimos algumas receitas caseiras e truques para trazer de volta a carinha de refrigerador novo.

E como limpar geladeira envelopada? Confira o tutorial

Higienizar uma geladeira adesivada gera alguns receios, entre eles o medo do adesivo descolar ou manchar. Pensando nisso, fizemos um passo a passo de como limpar geladeira envelopada de maneira segura. No link, você descobre quais produtos usar, o que evitar e, claro, como realizar a tarefa sem prejudicar o adesivo.

Como limpar geladeira por dentro

Com a parte externa higienizada, como limpar a geladeira por dentro? Confere o tutorial:

Passo 1: Mantenha a geladeira desligada para evitar o desperdício de energia - sempre atento ao tempo, para não estragar os alimentos;

Passo 2: Falando neles, retire todos os alimentos - essa é uma boa hora para conferir a validade de cada um - e as peças removíveis do refrigerador (gavetão transparente, prateleiras, porta-ovos etc);

Passo 3: Novamente, coloque 2 ou 3 gotas de detergente neutro na esponja e lave as peças na água corrente;

Passo 4: Deixe-as secando e utilize a esponja com detergente e água morna para limpar a geladeira por dentro;

Passo 5: Com um pano umedecido, retire o sabão do interior da geladeira. Em seguida, seque com um pano limpo.

Limpou, mas ainda sente algum odor na parte interna? Saiba como tirar cheiro da geladeira

É possível que, mesmo após a limpeza, o interior do aparelho siga com algum odor estranho. Para te ajudar, temos uma matéria sobre como tirar cheiro da geladeira.

Nela, explicamos o que pode causar o mau cheiro no refrigerador e trazemos algumas receitinhas caseiras que aliviam este incômodo. Vale conferir!

Interior limpo e arrumado: veja como organizar a geladeira

Agora que sabe como limpar geladeira por dentro, que tal organizá-la? Manter o refrigerador arrumado poupará tempo na próxima limpeza. Para isso, escrevemos um artigo sobre como organizar a geladeira, bem completinho e cheio de dicas práticas para o dia a dia.

Sabia que existe uma prateleira ideal para armazenar os doces e, mais, que não é tão interessante manter os ovos na porta? Pois é… lá explicamos tudo sobre!

Agora que sabe como limpar geladeira, vai uma receitinha aí? Receitas na airfryer: veja como fazer frango, batata frita, pão de queijo e até pudim na fritadeira sem óleo