Entenda antes de comprar em Geladeira

Como limpar inox

Limpar fogão inox ou manter sua geladeira inox sem manchas é mais fácil do que parece

como limpar inox
por Catarina Monteiro - Especialista em Casa.

Eletrodomésticos e utensílios em inox sempre chamam atenção e dão um toque bem legal na casa.

Mas, para continuar sempre bonito e com brilho, esse tipo de revestimento pede alguns cuidados na limpeza e na manutenção.

Você pode usar algumas coisas que todo mundo tem em casa para limpar inox, como álcool, vinagre e bicarbonato de sódio. E sim, é tão simples quanto parece!

Para o dia a dia, água morna e detergente neutro

A manutenção do dia a dia de seus utensílios inox é bem fácil: passe um pano embebido em água morna com detergente neutro. Retire o excesso com um pano com água ou enxágue, e seque com um paninho seco.

Sujeira um pouco mais pesada? Bicarbonato de sódio e álcool resolvem!

Faça uma pastinha com o bicarbonato e o álcool e use um paninho bem macio para esfregar no fogão, geladeira ou utensílio. Retire com água morna e use um paninho seco para finalizar e evitar manchas.

Sujeira pesada sai com vinagre, bicarbonato e álcool

Realize o mesmo processo da dica anterior, mas dessa vez com um toque de vinagre, já que a acidez vai ajudar a soltar sujeira mais pesada.

Bicarbonato de sódio e água para lustrar objetos de inox

Sai o álcool e entra a água na pastinha com bicarbonato de sódio para lustrar o inox e realçar seu brilho. Passe levemente nos objetos, enxágue e finalize com um paninho seco.

Para limpar inox como panelas ou assadeiras com comida grudada, use vinagre e água

Misture duas colheres de sopa de vinagre em 500 ml de água na panela ou assadeira. Deixe de molho por algumas horas e lave normalmente com detergente neutro.

Você também pode misturar quatro colheres de sopa em menos água dentro da panela e levar ao fogo até ferver. Depois, espere esfriar e lave normalmente. Esse processo é indicado, principalmente, para casos e gordura pesada.

Vinagre também ajuda a tirar gordura do fogão inox

A gordura manchou seu fogão inox? Derrame um pouco de vinagre no local e espere por quinze minutos. Depois passe um paninho com sabão neutro, retire o excesso com água morna e finalize com um pano seco.

Use vaselina para evitar manchas

É melhor prevenir do que remediar! Para ajudar a manter sua geladeira, fogão ou outros utensílios e objetos inox livre de manchas, passe uma camada leve de vaselina após a limpeza.

O que usar e não usar para limpar inox

É essencial você fazer a limpeza do inox com materiais leves e que não arranhem o material, como panos de microfibra e a parte macia da esponja. Fique longe de escovas com cerdas duras e palha de aço!

O produto utilizado também deve ser sempre neutro, sem cheiro e corante, como detergente neutro ou os produtos do dia a dia das dicas anteriores.

Para finalizar, o mais indicado é paninho de microfibra, algodão ou papel toalha.


Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em geladeira