Cozinha moderna: 7 utensílios para montar a sua

Geladeira, fogão, coifa, panela... confira diferentes opções de produtos para modernizar sua cozinha

Ariel Cristina BorgesRedatora

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Compartilhe:

Montar uma cozinha moderna pode ser exatamente o que você precisa para garantir a junção de praticidade e tecnologia no dia a dia de preparo de refeições. Já faz algum tempo que diferentes funcionalidades atualizaram até os eletrodomésticos e eletroportáteis mais tradicionais, como geladeiras e fogões, mas a modernidade também causou o surgimento de outros utensílios como as airfryers e máquinas de bebidas.

Por isso, não importa se você vai reformar para garantir uma cozinha moderna planejada de uma vez ou se vai trocando de pouco em pouco, é sempre bom ter uma noção de por onde começar, certo? Aqui embaixo nós listamos opções de 10 itens diferentes que podem te ajudar a dar uma atualizada num dos melhores cômodos da casa. Dá uma olhada!

1. Geladeira

Um dos maiores investimentos que você pode fazer numa cozinha moderna é a geladeira

A geladeira não é um eletrodoméstico que você troca com frequência: dependendo de como for a sua vida, dá para usar a mesma por vários anos sem precisar se preocupar - até porque comprar uma nova nem sempre é barato. Há algum tempo, a maior modernidade que você conseguiria numa geladeira era o dispenser de água na porta. Hoje, modelos como o New Lancaster, da LG, têm água e gelo na porta, conexão Wi-fi para que você controle a geladeira pelo celular, visor de vidro na porta e a tecnologia Door-in-Door, que é uma "mini porta" na porta do refrigerador que garante acesso a diferentes itens sem que você precise abrir tudo, toda hora. Ela tem 601 litros de capacidade total, painel touch screen, iluminação LED e muitas outras funções super proveitosas.

A linha Family Hub, da Samsung, também segue o mesmo estilo da New Lancaster, mas ela tem dois diferenciais principais. A tela de LED é o primeiro deles: na porta da geladeira, ela te dá a oportunidade de ver fotos, montar um calendário da família, checar a previsão do tempo, ouvir música (a geladeira também tem uma soundbar embutida), assistir vídeos, atender e fazer chamadas via Bluetooth entre outras funções. O modelo também tem suporte para a assistente pessoal da Samsung, a Bixby, que pode ser ativada por comando de voz. Tudo isso sem perder a qualidade nas funções tradicionais da geladeira: ela tem filtro de água, dispenser de água e gelo na porta, 614L de capacidade e é super espaçosa.

Mas calma: você não precisa investir tanto para conseguir adaptar a sua geladeira para a cozinha moderna dos sonhos: existem modelos que têm menos tecnologia, mas ainda assim são uma mão na roda no dia a dia, super funcionais, eficientes e cabem no bolso com mais facilidade. A geladeira Brastemp BRO80AK, por exemplo, faz sucesso aqui no Zoom. Ela tem um painel eletrônico na porta que controla diferentes funções (férias, compras e turbo freezer), reservatório interno para a produção de gelo, espaço para taças e copos e uma série de compartimentos internos que otimizam o uso do eletro de 540 litros.

Além dela, você também pode apostar em modelos duplex para uma cozinha moderna mais "simples": a geladeira frost free Infinity DF82X, da Electrolux, é uma opção de geladeira com 553 litros de capacidade, bastante espaço interno, painel touchscreen e funções diversas, desde gelar bebidas e fazer gelo mais rápido até os modos compras, férias e turbo freezer.

A tecnologia Inverter está presente em quase todos esses modelos de geladeira: dê uma olhada aqui e descubra como ela funciona!

2. Fogão

Uma cozinha moderna também pode ser representada por diferentes modelos de fogão

Depois da geladeira, o fogão é o eletrodoméstico mais necessário numa cozinha moderna ou tradicional. Por isso, existem modelos que vão desde os mais clássicos até os mais tecnológicos: basta você escolher o que se aplica melhor às suas necessidades. Para quem é do time do fogão de piso, o Consul CFS5VAT tem um timer digital com aviso sonoro que faz com que ele saia na frente dos modelos tradicionais. Além disso, o modelo também conta com cinco queimadores diferentes, mesa em vidro temperado e forno com 96 litros de capacidade.

Quer apostar num fogão digital mesmo? Dá uma olhada nos outros modelos dessa lista aqui!

Agora, se a cozinha moderna planejada é o seu foco, um fogão cooktop pode ser exatamente o que você precisa. O Brastemp Ative BDT85AE tem um timer digital que é controlado por meio de um painel touch e auxilia muito no preparo de diferentes receitas e pratos. Além disso, ele tem 5 bocas com potências diferentes, mesa de vidro temperado e acendimento superautomático.

Para quem ainda quer seguir com um fogão cooktop, mas apostar ainda mais num elemento de cozinha moderna, os modelos de fogão de indução são uma ótima pedida. Ligados diretamente à energia elétrica da casa, eles funcionam por meio de ondas eletromagnéticas que esquentam apenas panelas para fogão de indução, que são específicas. O cooktop Fischer Indução 2Q faz sucesso aqui no Zoom: ele tem duas bocas, acendimento superautomático, timer para controlar o cozimento dos alimentos, display digital e funções variadas de acordo com os níveis de potência disponíveis. Ah, e ele também pode ser encontrado em versões com 1 boca e com 4 bocas.

Quer saber por que as panelas para fogão de indução têm que ser diferentes? Descubra nessa matéria aqui!

3. Coifa

Seja de parede ou de ilha, a coifa é uma das marcas de uma cozinha moderna planejada

A coifa é um daqueles eletrodomésticos que além de influenciarem na decoração e no estilo do ambiente, também são muito funcionais. Nesse caso, os diferentes modelos de coifa impedem a propagação de gordura e não deixam os odores da preparação de alimentos ficarem impregnados pela casa. Entre as coifas de parede, um dos principais modelos é a Fogatti CVC Slim, que pode ser encontrada na versão de 80cm e na de 90cm. Elas são potentes, têm um ótimo custo-benefício, funções depurador e exaustor e ainda contam com uma lâmpada de LED para iluminar o fogão e facilitar o preparo dos alimentos.

A coifa de ilha, por sua vez, é fixada no teto e costuma ser a principal opção para uma cozinha moderna com ilha, geralmente planejada e com um fogão cooktop. O modelo que mais chama a atenção por aqui é o Milano, da Gallant. Ele tem 90cm de largura e um painel touch para controlar suas três velocidades de sucção e as funções de depurador e exaustor.

Esses dois modelos de coifa estão na nossa lista de melhores para comprar em 2021: conheça os outros!

4. Lava-louças

Sua cozinha moderna também pode ser prática com a ajuda de uma máquina de lavar louça

Na hora da reforma certamente você vai encontrar uma série de torneiras multifuncionais, mas numa cozinha moderna a lava-louças também é um aparelho que faz toda a diferença. O modelo que mais faz sucesso aqui no Zoom é o Electrolux LV14X: ele tem capacidade de 14 serviços (ou seja: lava a louça usada por até 14 pessoas), seis programas de lavagem, cesto ajustável e ainda pode limpar a sua louça com água quente, se essa for a sua preferência. O aparelho é controlado por um painel blue touch e tem um display digital que permite o controle dos diferentes processos de lavagem. Além disso, essa lava-louças também tem a função Programa Inteligente, que funciona com um sensor que identifica o nível de sujeira na louça e determina o melhor ciclo entre Delicado, Panelas e Normal.

Não sabe como escolher uma lava-louças? Veja no nosso guia de compras!

5. Airfryer

A queridinha do momento também pode fazer parte de uma cozinha moderna

Os diferentes modelos de airfryer - ou fritadeira sem óleo, se você preferir - passaram a fazer sucesso por oferecerem uma opção mais saudável de preparo para pratos que fazem parte do nosso dia a dia. Uma ótima aposta para uma cozinha moderna é a Philco Air Fry Digital: o modelo tem um painel touch para controlar o display digital, o timer e o termostato (duas funções comuns a esse tipo de produto). Com capacidade de 3,2 litros, essa airfryer pode ser usada para preparar alimentos para grupos pequenos e médios, de até quatro ou cinco pessoas de uma só vez.

6. Cafeteira

Numa cozinha moderna até o cafezinho pode ser diferente

Os amantes de café sabem o quanto uma cafeteira elétrica de cápsulas, que tem o preparo de bebidas super prático, pode fazer a diferença em vários momentos do dia. A cafeteira Dolce Gusto Mini Me é uma das mais indicadas por aqui, já que une beleza, praticidade e bom custo-benefício a um formato compacto, que não ocupa muito espaço na sua cozinha.

Para quem quer investir um pouquinho mais e, consequentemente, ganhar mais funções, a cafeteira Oster Primalatte II tem reservatório para leite e pode preparar bebidas em com café em pó, sachês ou cápsulas Nespresso. Ou seja: ela garante o café expresso rapidinho, capuccinos, lattes e outras bebidas quentes.

Tanto a Oster quanto a Dolce Gusto estão na lista de melhores cafeteiras de cápsula de 2021: conheça os outros modelos!

A máquina multibebidas Brastemp B.Blend é ainda mais completa: além dos cafés, com as cápsulas dela você pode preparar refrigerantes, sucos, drinks e chás. Além disso, ela também pode ser usada como purificador de água, oferecendo a bebida em diferentes temperaturas, com gás ou sem gás. A Brastemp B.blend também está disponível em uma versão que funciona com reservatório interno de água que serve apenas para o preparo de bebidas com cápsulas. O investimento é mais alto, mas o custo-benefício é gigante - sua cozinha moderna pode ficar ainda mais funcional e prática com esse aparelho.

Conheça mais sobre a Brastemp B.blend na nossa análise de ficha técnica dos dois modelos!

7. Panela de Pressão Elétrica

Com mais segurança e rapidez, a panela elétrica não pode ficar de fora da lista de cozinha moderna

Muita gente ainda tem dúvidas sobre a eficiência e a segurança de uma panela de pressão elétrica, mas ela foi escolhida para fechar a nossa lista de cozinha moderna justamente porque é uma ótima aquisição para o seu dia a dia. Com funcionalidades que vão além de cozinhar na pressão, esses modelos de panela elétrica são práticos e bem mais seguros de usar do que os tradicionais - consequentemente, também acabam sendo mais caros. O modelo de panela elétrica queridinho do Zoom é o da Philco: com seis litros de capacidade, ele pode preparar comida para grupos médios e grandes, tem 14 receitas pré-programadas (como sopa, feijão, arroz, milho, mingau, bolo etc) e funções como Manter Pressão, Aquecer/Cancelar e Timer.

Ainda não se convenceu? Dá uma olhada nessa matéria de prós e contras da panela de pressão elétrica!

Leia Mais: