Logo Buscapé
Logo Buscapé

Se você busca praticidade na cozinha, a primeira coisa que precisa entender antes de comprar uma geladeira é: quais são os tipos de degelo? Isso porque o degelo é uma das características fundamentais no momento da compra, já que vai influenciar desde o tempo gasto em manutenção e limpeza e até no valor da conta de energia.

Para te ajudar nessa missão, vamos te explicar cada tipo, o degelo manual, seco, semiautomático e também sobre a geladeira Frost Free. A seguir, você vai poder conhecer mais sobre cada opção e também ótimos modelos para acertar na escolha da sua nova geladeira. Confira!

Sabe qual é a melhor geladeira do ano? Veja boas opções para equipar a sua cozinha!

O degelo manual é uma boa alternativa para quem precisa economizar e que não liga de precisar descongelar a geladeira algumas vezes ao ano para fazer a limpeza do eletro (Imagem: Shutterstock)

A geladeira Frost Free te livra do degelo

Para quem não quer ter trabalho, uma geladeira Frost Free pode ser o modelo mais prático. Nesse tipo de degelo não há formação de gelo no freezer, ou seja, não é preciso descongelar a geladeira. Mas, se você está pensando realmente em comprar um modelo Frost Free, vale lembrar que esse é o tipo de degelo mais caro: você paga pela praticidade.

Você sabe qual a diferença entre freezer e congelador? Veja a explicação e conheça boas opções para investir!

Além disso, é preciso levar em consideração que a tecnologia Frost Free consome mais energia, e nem todas as geladeiras vão contar com o Selo Procel A. Sendo assim, observe esses detalhes durante a compra de uma dessas geladeiras, que são indicadas para quem não quer ter trabalho algum com descongelamento. Se já se apaixonou pela praticidade desse tipo de degelo, aproveite para entender melhor o que é e como funciona a tecnologia Frost Free.

Fique de olho nesta seleção das melhores geladeiras Frost Free do momento! São diferentes tamanhos, marcas e preços.

Cycle Defrost: faça o degelo apenas duas vezes ao ano

Na geladeira Cycle Defrost, o degelo é feito apenas duas vezes ao ano porque esse sistema garante que o acúmulo de gelo no congelador seja menor. Porém, é feito da mesma forma que o degelo manual.

Embora seja manual, o Cycle Defrost é quase tão prático quanto o Frost Free, mas custa um pouco menos e economiza mais energia. Bom para quem não quer se preocupar com o degelo da geladeira, mas também não quer pagar muito caro.

Fique de olho nessa lista com as melhores opções de geladeira pequena para comprar!

Nas geladeiras mais básicas, temos o degelo manual

O degelo manual não é tão prático, já que de tempos em tempos é preciso desligar a geladeira para que o gelo, que fica na parede do congelador, derreta e seja retirado. Normalmente a geladeira degelo manual possui alguma gaveta ou compartimento para armazenar a água até que seja esvaziada.

Apesar de estar presente em geladeiras mais básicas, esse tipo de degelo é bom para quem passa mais tempo em casa e não se importa tanto assim em ter mais trabalho com a limpeza e o degelo. Vale lembrar ainda que a geladeira com degelo manual costuma ser mais barata e mais econômica.

Qual é o tamanho de geladeira ideal para a sua casa? Descubra como escolher o modelo indicado e conheça boas opções!

Degelo semiautomático: opção pouco mais prática que o manual

Sua única diferença para a manual é que a geladeira com degelo semiautomático dispensa o desligamento da tomada para o descongelamento. Ou seja, o refrigerador pode continuar funcionando enquanto o congelador descongela.

A geladeira com degelo semiautomático é um pouco mais prática que opções com degelo manual, pois a o aparelho funciona normalmente. Geralmente, também tem preço mais em conta, se você for comparar com refrigeradores mais modernos.

Confira essa seleção com boas opções de geladeira barata e conheça boas opções para quem tem o orçamento mais apertado!

Degelo seco: um tipo de degelo também semiautomático

Por fim, o degelo seco também é semiautomático e dispensa o desligamento da tomada. Contudo, a água não precisa ser retirada, pois cai em um recipiente de evaporação. Se seguir as orientações do manual, é possível aproveitar a noite para acionar o descongelamento, economizando seu tempo útil.

O degelo seco também economiza mais energia e custa menos que uma geladeira Frost Free, portanto, é uma ótima alternativa para quem precisa economizar, mas não quer otimizar o tempo de limpeza do eletro.

Dica para não ficar mais na mão: veja como saber se o gás da geladeira acabou!

Saiba usar corretamente o degelo do seu refrigerador

Cada tipo de degelo requer cuidados especiais, então preste atenção às informações do manual de sua geladeira. Jamais utilize facas e outros objetos cortantes para quebrar o gelo, tampouco use o secador de cabelo para degelar mais rapidamente. Esses objetos podem danificar a geladeira. Também nunca jogue água no refrigerador: a água pode escorrer e danificar o motor ou dificultar a formação de gelo no lugar correto.

Como funciona o degelo da geladeira?

O degelo funciona como um mecanismo para não sobrecarregar a geladeira com as camadas de gelo, são eles: manual, seco, semiautomático, Cycle Defrost e Frost Free. Todos desempenham a mesma função, porém, funcionam de formas diferentes.

Ferramentas do Buscapé

Depois de conferir os diferentes tipos de degelo, ficou fácil escolher a sua nova geladeira! Mas caso ainda tenha alguma dúvida, basta consultar o nosso time de especialistas na plataforma do Busca! São pessoas de verdade, prontíssimas para te dar aquela ajuda e responder suas principais dúvidas sobre nossos produtos e serviços.

Para aproveitar todas as ferramentas da plataforma em um só lugar, não deixe de baixar a extensão do Buscapé para o Google Chrome. Com ela, é possível utilizar todos os recursos oferecidos pelo site. Não vai perder essa, né?

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!