Qual a diferença entre freezer e congelador?

Freezer ou congelador? Veja qual é o melhor para conservar suas compras!

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

Na hora de montar a cozinha, muita gente se pergunta: qual é a diferença entre congelador e freezer? A pergunta pode parecer simples, mas de fato é importante que seja feita, já que cada necessidade e tipo de uso vai influenciar na decisão entre um ou outro.

Mais abaixo vamos explicar o diferencial de cada um, porém já adianto que existem duas diferenças básicas: a temperatura e a localização do compartimento na geladeira - em alguns casos, será um eletrodoméstico a parte. Dê um Zoom e entenda as características específicas de um freezer e um congelador.

Freezer

Acoplado, vertical ou horizontal? Entenda os diferenciais de cada tipo de freezer

O Consul CHB53EB é um exemplo de freezer horizontal. (Imagem: Divulgação/Consul)
O Consul CHB53EB é um exemplo de freezer horizontal. (Imagem: Divulgação/Consul)

O freezer e o congelador têm capacidades de refrigeração bem diferentes e isso causa um impacto relevante na hora de conservar alimentos de forma saudável e sem desperdícios. O freezer é capaz de atingir temperaturas de -20°C, ou seja, bem mais frio que os congeladores (que podem alcançar até -6°C); isso é um ponto positivo principalmente para quem deseja manter a conservação de bebidas e comidas por mais tempo.

Outra característica determinante é que para ser um freezer, é necessário que exista um compartimento a parte, separado do refrigerador. Portanto, se você tem ou vai comprar uma geladeira de uma porta, significa que você tem um congelador, mas não um freezer.

Quando não são acoplados, os freezers são eletrodomésticos únicos (sem refrigerador) e podem ser encontrados tanto na vertical, quanto na horizontal. Estas duas opções são boas escolhas para quem tem família grande ou possui um comércio, pois permitem que você estoque uma quantidade bem maior de alimentos por longos períodos, sem perder a qualidade.

Abaixo você encontra exemplos dos três tipos disponíveis no mercado:

1. Geladeira Brastemp BRO80AK com freezer acoplado

2. Freezer Vertical CVU18

Quer usar um freezer vertical para complementar o congelador de casa? Dá uma olhada na análise de ficha técnica do CVU18 da Consul!

3. Freezer Horizontal CHB53EB

Congelador

Ideal para manter alimentos para consumo próprio, o congelador acompanha o refrigerador

A geladeira Electrolux RE31 possui congelador na parte interna. (Imagem: Divulgação/Electrolux)
A geladeira Electrolux RE31 possui congelador na parte interna. (Imagem: Divulgação/Electrolux)

Como falado no tópico acima, o congelador atinge uma temperatura média de -6º C, o que impede a conservação ideal de alguns alimentos por muito tempo. Ou seja: o freezer é sempre bem mais frio que o congelador, que congela bebidas e comidas, mas não é indicado para conservá-los por períodos longos.

Em alguns casos, a questão do tamanho pode surgir. Se você pretende congelar alimentos apenas para consumo próprio, geladeiras comuns podem te atender. Vale lembrar que algumas geladeiras duplex já oferecem boa capacidade de armazenamento, o que as tornam uma escolha válida e até mais acessível, atendendo bem quem mora sozinho ou para casas com até quatro pessoas. Porém, neste caso, as compras de mês não devem contar com grande quantidade de carnes, por exemplo. Abaixo separamos um exemplo:

Geladeira Electrolux RE31: uma porta, congelador interno

Para ficar mais fácil entender as diferenças e indicações de cada um, organizamos as características do congelador e do freezer:

Freezer

  • Temperatura alcança -20°C
  • Ideal para conservação de bebidas e alimentos por longos períodos
  • Disponível de forma acoplada nas geladeiras ou separados (vertical e horizontal)
  • Indicado para famílias maiores e/ou quem trabalha com comércio

Congelador

  • Temperatura alcança -6ºC
  • Ideal para conservação de bebidas e alimentos por períodos mais curtos
  • Disponível apenas de forma acoplada nas geladeiras
  • Indicado para famílias menores e/ou que armazenam alimentos apenas para consumo próprio

Congelador x freezer: como tomar a decisão final de compra?

Para saber o que é ideal para você e sua cozinha, basta pensar sobre o seu tipo de consumo: suas compras são apenas para utilização própria ou há comércio e clientes envolvidos? Sua família é grande? Quantas refeições são feitas por dia? É comum fazer uma grande compra por mês? Respondendo essas perguntas fica bem mais fácil descobrir de que forma é melhor armazenar seus alimentos, já que o congelador costuma ser suficiente para níveis mais baixos de consumo e o freezer é indicado para famílias maiores e comércios.

Leia também: