Sanduicheira aberta com dois copos de suco e um prato com sanduiches ao lado

Como limpar a sanduicheira corretamente?

Aprenda diferentes formas de como limpar a sanduicheira e dê um jeito no seu aparelho

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Você sabe como limpar a sanduicheira? Mais fácil do que parece, essa tarefa muitas vezes é deixada de lado no dia a dia por falta de orientação. Muita gente tem a impressão de que limpar esse aparelho que tanto ajuda em momentos de fome e pressa é difícil. Para te ajudar a abandonar essa ideia de uma vez por todas, reunimos algumas formas de limpar sanduicheira. Além disso, trouxemos dicas de cuidados com o aparelho e, também, alguns bons modelos de sanduicheira para investir. Continue lendo e aprenda como limpar a sanduicheira!

Grill ou sanduicheira: qual escolher? Conheça as diferenças entre os aparelhos e escolha a melhor opção para você

Sanduicheira com dois sanduiches na chapa e queijo derretido agarrado
Aprender como limpar sanduicheira grill é mais fácil do que parece (Imagem: Shutterstock)

O que você precisa para limpar a sua sanduicheira

Existem diversos passo a passos diferentes de como limpar sanduicheira - produtos e acessórios de limpeza variados podem te ajudar nesse processo. Confira, aqui embaixo, alguns itens que você pode usar para limpar o aparelho.

  • Esponja macia
  • Pano de limpeza
  • Detergente neutro
  • Palitos de dente
  • Escova de dentes
  • Vinagre branco
  • Desengordurante

Como limpar a sanduicheira?

Normalmente, as chapas das sanduicheiras são feitas de materiais antiaderentes, que impedem que os alimentos grudem no aparelho. Entretanto, isso não significa que a limpeza pode ser mais superficial.

Como adiantamos, existem diversas formas de limpar sanduicheira, seja com esponja, palito de dente, vinagre, desengordurante ou outros utensílios. Confira a seguir as principais opções.

Esponja e detergente neutro

Nas sanduicheiras que permitem a remoção das partes, principalmente da chapa, a melhor coisa a fazer é higienizar o aparelho por completo. Para isso, você precisa o tutorial a seguir:

  • Passo 1: Remova as chapas e coloque de molho em água morna. Essa etapa irá amolecer o que estiver grudado
  • Passo 2: Feito isso, agora é hora de esfregar. Com a ajuda de uma esponja macia e detergente neutro, esfregue a superfície das chapas. Tome cuidado para não arranhar o material.
  • Passo 3: Por fim, seque muito bem as chapas antes de encaixá-las novamente.

Se a sua sanduicheira não conta com partes removíveis, não tem problema. O processo é o mesmo, apenas sem deixar o eletrodoméstico de molho. O ideal é tomar cuidado para não deixar entrar água no interior do aparelho e secar bem as partes mais úmidas.

Entenda quais são os tipos de chapa grill e sanduicheira e tire suas dúvidas de uma vez por todas!

Palitos de dente

Essa dica de como limpar sanduicheira é para quando o aparelho está muito sujo e com pedaços de comida grudados. Dá uma olhada:

  • Passo 1: Pegue um pano bem macio, enrole um palito de dente na ponta.
  • Passo 2: Agora, raspe as sobras de comida grudadas no aparelho de forma suave até desgrudar. O queijo é o principal vilão, portanto, tenha paciência.

Jamais use facas, esponjas de aço ou qualquer outro tipo de material que possa arranhar as chapas antiaderentes.

Vinagre branco

Outro grande aliado de como limpar sanduicheira grill é o vinagre branco. Se você optar por esse produto, lembre-se de fazer a limpeza logo após de usar o equipamento. Não esqueça de desligá-lo da tomada para isso.

  • Passo 1: Borrife vinagre nas chapas e deixe o líquido espalhar bem
  • Passo 2: Agora, coloque um pano de limpeza úmido dentro da sanduicheira e feche. Deixe agir por 15 minutos.
  • Passo 3: Passado o tempo, abra a sanduicheira e use o próprio pano para limpar toda a superfície.
  • Passo 4: Deixe o aparelho secar sozinho.

Escova de dentes

Uma utilidade para a escova de dentes (que pode ser usada, mas é preferencial que seja nova por higiene) é ajudar na hora de como limpar a sanduicheira. Com o auxílio do utensílio, limpe todos os cantos da sanduicheira sempre que usar, assim você irá evitar que a sujeira acumule no equipamento.

Vai se mudar? Confira dicas do que comprar primeiro ao morar sozinho.

Azeite de oliva

Você sabia que o azeite de oliva pode ser um grande aliado de como limpar sanduicheira e grill? Isso mesmo!

  • Passo 1: Pingue algumas gotas de azeite em cima dos pedaços de comida que estão grudados.
  • Passo 2: Agora, esquente um pouco a sanduicheira. Dessa forma, os restos de comida irão amolecer.
  • Passo 3: Por fim, com o auxílio de um pano de limpeza ou esponja macia com detergente, finalize a limpeza.

Desengordurante de cozinha

Em alguns casos, a sujeira é tão pesada que apenas o desengordurante ajuda a resolver o problema. Por isso, lembre-se sempre de limpar o aparelho com frequência, pois o acúmulo de sujeira pode deixar a superfície mais difícil de limpar depois.

  • Passo 1: Pingue algumas gotas de desengordurante na sanduicheira.
  • Passo 2: Agora, com a ajuda de uma esponja macia, faça movimentos leves e repetitivos para remover todo o resíduo de gordura da chapa.
  • Passo 3: Por fim, passe um pano com água para retirar todo o resíduo do produto.

Dicas e cuidados para limpar sanduicheira

Independente do método que você escolher para limpar a sanduicheira, existem alguns cuidados importantes que você sempre precisa tomar.

Retire o aparelho da tomada

Jamais deixe o aparelho ligado enquanto você estiver limpando. O contato da parte elétrica com a umidade dos produtos de limpeza pode causar algum tipo de curto circuito. Além disso, você ainda corre o risco de se queimar, já que as sanduicheiras chegam a temperaturas muito elevadas.

Limpe sempre logo depois do uso

A pior coisa na hora de usar uma sanduicheira é pegar um aparelho sujo. Por isso, lembre-se sempre de realizar a limpeza logo depois que terminar de usar. Assim, você garante que o processo vai ser muito mais fácil e evita que microorganismos se espalhem no equipamento.

Acabou de comprar uma casa nova? Veja como montar uma cozinha americana. E, ainda, veja opções de eletrodomésticos diferentes para comprar

Amoleça os resíduos com o vapor

Dependendo do quanto a sanduicheira estiver suja, é necessário fazer uma limpeza prévia antes de aplicar qualquer outro método. Para isso, é só colocar duas folhas de toalha de papel bem molhadas dentro do aparelho, enquanto as chapas ainda estiverem quentes. A evaporação cuida do resto, amolecendo os resíduos mais persistentes.

Use apenas esponjas e panos macios

O material presente nas chapas antiaderentes da maioria das sanduicheiras, é muito útil, mas extremamente sensível. Por isso, jamais utilize esponjas de aço, talheres ou a parte áspera das esponjas de cozinha. Esses materiais podem danificar o revestimento permanentemente, inutilizando a propriedade de não grudar alimentos da sua sanduicheira.

Melhores opções de sanduicheira para comprar

Agora que você já aprendeu como limpar a sanduicheira, chegou o momento de comprar o seu aparelho.

Quer saber mais sobre o modelo? Veja o review da sanduicheira grill Birtânia Press Inox