Entenda antes de comprar em Grill e Sanduicheira

Como limpar a sanduicheira corretamente?

Com essas super dicas você não terá mais dúvidas de como limpar a sua sanduicheira. Confira!

como limpar a sanduicheira
por Gustavo Martins - Especialista em Casa.

Pode falar a verdade, você já deixou de limpar sanduicheira em algum momento da sua vida! Muita gente tem a impressão de que esse aparelho que tanto salva vidas em momentos de fome e pressa é muito difícil de limpar.

Mas existem algumas dicas muito úteis e fáceis de se seguir que garantem que a sua sanduicheira fique limpa de verdade para o próximo uso. Quer saber como fazer? É só continuar lendo este post e seguir as nossas dicas. Confira!

Esponja e detergente neutro

A maioria das chapas das sanduicheiras é feita de materiais antiaderentes, que fazem com que os alimentos não fiquem muito grudados no aparelho. Entretanto, isso não significa que a limpeza pode ser mais superficial.

Para as sanduicheiras que permitem a remoção das partes, principalmente da chapa, a melhor coisa a fazer é deixá-las de molho em água morna, para amolecer o que estiver grudado. Depois, é só vir com uma esponja macia e detergente neutro, tomando cuidado para não arranhar o material.

Se a sua sanduicheira não conta com partes removíveis, não tem problema. O processo é o mesmo, apenas sem deixar o eletrodoméstico de molho. O ideal é tomar cuidado para não deixar entrar água no interior do aparelho e secar bem as partes mais úmidas.

Palitos de dente

Se a sua sanduicheira está muito suja e existem alguns pedaços de comida (principalmente de queijo, o vilão das sanduicheiras) grudados nela e que não saem de jeito nenhum, o ideal é ter paciência.

Como Limpar Sanduicheira

A melhor maneira de limpar esses resíduos é colocar um pedacinho de pano bem macio na ponta de um palito de dente e raspar o queijo até ele desgrudar. Jamais use facas, esponjas de aço ou qualquer outro tipo de material que possa arranhar as chapas antiaderentes.

Vinagre branco

Uma outra alternativa para o detergente, na hora de limpar sanduicheira, é usar vinagre branco. Se essa for sua escolha, lembre-se de fazer a limpeza logo depois que terminar de usar o equipamento, com as chapas ainda ligeiramente quentes, mas fora da tomada.

É só jogar um pouco do vinagre nas chapas de teflon e deixar o líquido espalhar bem. Depois, você deve colocar um pano de limpeza úmido dentro da sanduicheira, fechá-la e deixar a mistura agir por cerca de 15 minutos. Então, é só abrir e usar o mesmo pano para limpar toda a superfície, deixando o aparelho secar sozinho.

Escova de dentes velha

Muitas pessoas adoram aproveitar as escovas de dentes velhas, que geralmente vão para o lixo, para as tarefas de limpeza de casa. E elas são realmente úteis, pois alcançam espaços pequenos e apertados que muitas vezes ficam fora de alcance.

Por isso, na próxima vez que você for trocar sua escova de dentes, separe uma para usar na cozinha! Com ela é muito mais fácil alcançar todos os cantinhos da sanduicheira, evitando que a sujeira grude no equipamento e fique acumulada.

Azeite de oliva

Já ouviu falar daquele truque antigo, de esquentar um pouco de óleo na panela para facilitar a tarefa de limpá-la? Ele também é ótimo e muito funcional nos casos de sanduicheiras e grills!

A dica é pingar apenas algumas gotas de azeite bem em cima daqueles pedaços de comida que estão mais grudados e esquentar um pouco a chapa do aparelho. Dessa forma, os restos de comida vão amolecer e você pode prosseguir para a limpeza com pano ou esponja macia e detergente.

Desengordurante de cozinha

Tem hora que a sujeira é tão pesada que nem detergente ou vinagre resolvem o problema. É para isso que podemos utilizar os desengordurantes! A dica é fazer uma limpeza com pano ou toalha de papel antes de tudo, removendo os resíduos mais grosseiros e fáceis de sair.

Depois disso, aplique algumas gotas de desengordurante e, com uma esponja macia, faça movimentos leves e repetitivos para remover todo resíduo de gordura da chapa do eletrodoméstico. Não se esqueça de, no final, passar um pano com água para retirar qualquer resíduo do produto. Caso contrário você corre o risco de contaminar o próximo sanduíche que preparar!

Dicas e cuidados para limpar sanduicheira

Independentemente do método que você escolher para limpar a sua sanduicheira depois de fazer aquele sanduíche saboroso, é fundamental tomar alguns cuidados importantes.

Retire o aparelho da tomada

Jamais deixe o aparelho ligado enquanto você estiver limpando. O contato da parte elétrica com a umidade dos produtos de limpeza pode causar algum tipo de curto circuito. Além disso, você ainda corre o risco de se queimar, já que as sanduicheiras chegam a temperaturas muito elevadas!

Mantenha a sanduicheira limpa

A pior coisa na hora de usar uma sanduicheira é pegar um aparelho sujo. Por isso, lembre-se sempre de realizar a limpeza logo depois que terminar de usar. Assim, você garante que o processo vai ser muito mais fácil e evita que microrganismos se espalhem no equipamento.

Amoleça os resíduos com o vapor

Dependendo do tanto que a sanduicheira estiver suja, é necessário fazer uma limpeza prévia no aparelho antes de aplicar qualquer outro método. Para isso, é só colocar duas folhas de toalha de papel bem molhadas dentro do aparelho, enquanto as chapas ainda estiverem quentes. A evaporação cuida do resto, amolecendo os resíduos mais persistentes.

Use apenas esponjas e panos macios

O teflon, material presente nas chapas antiaderentes da maioria das sanduicheiras, é muito útil, mas extremamente sensível. Por isso, jamais utilize esponjas de aço, talheres e nem mesmo a parte áspera das esponjas de cozinha. Estes materiais podem danificar o teflon permanentemente, inutilizando sua sanduicheira.

 

As sanduicheiras são produtos extremamente úteis e práticos e praticamente toda casa tem uma na cozinha. Mas elas precisam de cuidados especiais de limpeza.

Por isso, quando for limpar sanduicheira, lembre-se sempre de seguir as dicas que demos aqui. Assim, seu aparelho terá uma vida útil muito mais longa, garantindo a qualidade dos seus lanches!

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em grill e sanduicheira