Entenda antes de comprar em Grill e Sanduicheira

Usando um grill: como fazer churrasco em casa?

Com um grill, os churrascos em casa ganham outro significado. Saiba como utilizá-lo!

Grill
por Gustavo Martins - Especialista em Casa.

O verão chegou e com ele as festas de final de ano e as comemorações em volta da piscina. Para reunir os amigos e a família, um churrasco em casa é sempre uma ótima alternativa. Além da carne e da bebida, outro item indispensável nessa festa é um grill, para que você possa servir bem os seus convidados. É um utensílio prático e versátil que atende muito bem nessas ocasiões.

E você, já sabe como utilizar o grill para preparar churrasco? Caso a resposta seja negativa, pode ficar tranquilo, pois nós vamos ajudar. Confira a seguir algumas dicas para garantir a organização, a segurança e a qualidade do seu evento!

Leia o manual do seu Grill

Assim como com qualquer eletrodoméstico que você adquire, é fundamental ler o manual do produto. Muitas pessoas não têm esse hábito e acabam utilizando a intuição na hora de operar o equipamento, sem se atentarem ao perigo desse ato.

Além dos riscos de estragar o produto, um equipamento como o grill, quando mal operado, oferece perigo à segurança das pessoas. É importante lembrar também que cada modelo ou marca apresenta características específicas. Não é porque você um dia utilizou um aparelho parecido que saberá como lidar com esse. Portanto, não tenha preguiça e faça a leitura do manual.

Escolha corretamente as carnes

A escolha dos cortes de carne para o churrasco em casa envolve algumas variáveis. Primeiro, a quantidade. Se exagerar, terá que comer as sobras durante a semana, mas, se comprar muito pouco, os convidados passarão fome. Cerca de 400 gramas por pessoa são o suficiente, desde que a festa não se estenda demais e que haja outros acompanhamentos.

Outro aspecto importante é a qualidade das carnes. A verdade é que ninguém resiste a uma boa picanha, mas, caso o churrasco esteja sendo realizado em ambiente fechado, a dica é apostar no bife ancho. Ele gera muito menos fumaça, já que a gordura se concentra toda dentro da carne, diferente da picanha. Além disso, não perde nada em qualidade.

Para minimizar esse problema, também é possível adquirir um grill com tampa, que reduz a quantidade de fumaça, como esse da Mondial:

Prepare bem a carne do churrasco

Essa etapa do preparo da carne para o churrasco em casa é muito importante. O primeiro passo é retirá-las da geladeira com antecedência, para que atinjam temperatura ambiente. Caso o alimento esteja muito gelado, o preparo será prejudicado e a carne não ficará tão gostosa e suculenta quanto deveria.

Outro passo importante no pré-preparo é temperar os cortes escolhidos. Alguns churrasqueiros mais tradicionais gostam de temperar a carne apenas com sal grosso. Mas, conforme o seu gosto, você pode incrementar o sabor do churrasco com um pouco de pimenta do reino ou chimichurri, perfeito para essas ocasiões.

Posicione o Grill perto da janela

Caso o ambiente não tenha pátio e o churrasco ocorra na área interna da sua casa, é difícil impedir que o ambiente e os convidados fiquem defumados . Afinal, o contato da carne com a chapa resulta em bastante fumaça.

Por isso, se você não quer causar esse desconforto nas pessoas, posicione o grill próximo a uma janela. Tente observar também de onde vêm as correntes de vento e escolha um local no qual a fumaça será empurrada para fora da casa, não para dentro. Esse cuidado é muito importante, então fique atento!

Cuide do ponto da carne

Para que o churrasco em casa seja gostoso, você não pode errar o ponto da carne. Alguns cortes devem ser mal passados, outros ao ponto, mas nunca deixe passar demais, pois acabará perdendo sabor e suculência.

Para atingir o ponto ideal, certifique-se de que a temperatura do grill estará adequada. Você pode comprar um termômetro para ajudar nessa missão. Além disso, tenha certeza de não deixar a carne por muito pouco tempo ou tempo demais no equipamento. Depois de tirá-la, basta que descanse por uns três minutos e então estará pronta para ser fatiada e consumida.

O material do grill também faz diferença nesse aspecto. Eles podem ser de cerâmica, ferro ou outros componentes.

Tenha uma boa estratégia para dissipar a fumaça

Quando você terminar de assar a carne, vai querer eliminar o cheiro e a fumaça que estão pela casa. É muito importante ter uma boa estratégia para isso, seja para realizar a tarefa enquanto os convidados ainda estão no local, para poder curtir melhor, ou depois que eles já tiverem ido embora.

Uma boa dica é ferver 1 litro de água com canela e cascas de laranja em uma panela sem tampa. Essa mistura vai dissipar a fumaça e deixar o ambiente com um cheiro agradável de limpeza.

Mas lembre-se de providenciar tudo antes. Não deixe para descascar as frutas com os convidados na sua casa, pois assim você não conseguirá dar atenção para eles. Se possível, deixe tudo pronto, assim é só ligar o fogo e ver a mágica acontecer.

Limpe o Grill adequadamento após o churrasco em casa

Depois de toda a festa, é chegada a hora de limpar o ambiente e os utensílios utilizados no churrasco, inclusive o grill. Por se tratar de um equipamento sensível e que funciona com energia elétrica, é muito importante ter alguns cuidados na hora de realizar a sua higienização.

O primeiro deles é sempre verificar se o grill está desligado da tomada antes de limpá-lo. Caso contrário, os riscos de choques são muito grandes e as consequências podem ser graves. Outro cuidado muito importante é ter a certeza de que o equipamento já está frio antes de limpá-lo. Afinal, as altas temperaturas podem gerar queimaduras em quem estiver higienizando a máquina.

Para facilitar a limpeza, opte por um grill antiaderente. Ainda assim, você pode utilizar desengordurante para cozinha e uma esponja limpa, sempre usando o lado macio, para evitar riscar o seu grill.

Embora a carne seja importante, o grill é a estrela da festa. Afinal, sem ele fica muito difícil fazer um churrasco em casa. Por isso, analise as características dos inúmeros tipos de grill disponíveis no mercado e escolha aquele que mais atende a sua necessidade.

 

Depois disso, convide os amigos, prepare o seu grill e reúna a galera para celebrar a vida. Agora você já sabe como acertar na organização do evento!

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em grill e sanduicheira