Entenda antes de comprar em Guarda-Roupas

Aprenda Como Organizar o Guarda-Roupas

Descubra como organizar o guarda-roupa de maneira prática.

como organizar o guarda roupa
por Gustavo Martins - Especialista em Casa.

Com uma rotina corrida, fica bem difícil manter a casa em ordem, não é? Uma roupa jogada aqui, uma calça pendurada na porta e, quando nos damos conta, não tem mais nada guardado no lugar certo. Mas sabia que quando você aprende como organizar o guarda-roupa de maneira prática fica muito mais fácil manter tudo arrumado?

Não se preocupe, pois com as nossas dicas práticas você vai "tirar de letra" essa missão. Preparado?

Como organizar o guarda-roupa: limpando o armário

Para começar, retire todas as peças de dentro do armário. É hora do desapego. Separe as peças em três grupos:

  • Jogar fora: peças com pequenos furos e elásticos relaxados não são roupas para doação;
  • Doar: sabe aquele suéter que está há mais de 5 anos guardado no fundo do armário, mas que ainda se encontra em perfeito estado? Está na hora de doar! Já pensou em como pode ser útil para alguém que realmente precise?
  • Guardar: essa é a parte mais fácil: são as roupas que você realmente usa, e até mesmo aquele vestido clássico de festa que não tem tanta utilidade no dia a dia, mas é um coringa para ocasiões especiais.

 

Uma boa prática é fazer essa limpeza ao menos uma vez ao ano. Se você ainda tem dúvida sobre alguma peça, uma dica:

  • mantenha todos os cabides virados ao contrário do que usaria normalmente. À medida que for utilizando as roupas, volte os cabides para a posição "normal". Ao final do ano, naqueles cabides que não foram "desvirados", estão as roupas liberadas para a doação.

Como organizar o guarda-roupa: guardando as peças

Pronto! Agora que você já praticou o desapego, chegou a hora de guardar as roupas. Não se preocupe, pois com algumas dicas a tarefa vai ser simples:

  • separe as roupas por cores — do mais claro ao mais escuro — e também por estações — roupas de verão, roupas de meia estação e roupas de inverno;
  • procure padronizar os cabides — isso vai ajudar você a ter uma visão mais limpa do armário;
  • aposte em caixas, etiquetas, divisórias de gaveta e organizadores — vale tudo para facilitar na hora de manter o armário em ordem;
  • sempre pense no seu dia a dia: quais peças você usa mais? Quais peças precisam estar sempre visíveis?

Como organizar o guarda-roupa: Marie Kondo

A japonesa Marie Kondo é hoje uma das grandes referências quando falamos de organização e, para fechar essa arrumação com chave de ouro, vamos a algumas dicas de especialista? Olha só:

Lembra que falamos do desapego ali em cima? A japonesa também é adepta do: "menos é mais". Um dos grandes destaques do método de Marie Kondo é a maneira como as roupas são dobradas:

  • dobre de uma maneira que as peças não fiquem empilhadas uma em cima da outra, mas sim na vertical, lado a lado, para que você consiga ver todas.

 

Caso queira saber com mais detalhes sobre o metódo de organização da Marie Kondo, você pode ler o livro da japonesa, olha só:

Com essas dicas vai ficar bem mais fácil manter o armário em ordem. E agora que você já entendeu como organizar o guarda-roupa, aproveite para conhecer os melhores guarda-roupas de casal disponíveis no mercado. Quem sabe você até anima a trocar o seu e manter tudo no lugar?

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!