Zoom indica em Guitarra

Guitarra para canhoto

A música não é só para destros.

por Luiza Ramalho - Especialista em Livros e Música.

Canhotos, escolham sua guitarra. Os canhotos por muito tempo tiveram sérios problemas para comprar uma guitarra adequada às suas necessidades. Tinham que escolher entre inverter a ordem das cordas, a posição do instrumento ou até aprender a tocar com a mão direita.  Na lista desses sofredores, são notórios artistas como Jimi Hendrix, Kurt Cobain e Paul McCartney, cada um resolvendo a situação de sua própria maneira. Apesar da guitarra para canhoto adaptada ainda ser difícil de encontrar no Brasil, existem boas opções no mercado para satisfazer a demanda e o bolso dos canhotos. Confira:

Guitarra Stratocaster Suzuki SST-5 Canhoto

Essa guitarra para canhoto SST-5 é recomendada para iniciantes pelo seu preço ser mais acessível, o que ajuda quem está começando na prática musical e não pretende investir muito. O desenho desse modelo de guitarra Suzuki é baseado no clássico modelo Stratocaster, com corpo em solidwood e braço de maple. O tipo de ponte é flutuante, tem 22 trastes e cinco chaves seletoras, que definem qual timbre vai sair da guitarra. Usa captadores Single-Coils, indicado para quem curte sons mais agudos.

Guitarra Behringer

O grande diferencial desse modelo de guitarra Behringer é que ela tem 1 kg a menos que as outras duas guitarras analisadas, uma notícia legal para meninas canhotas. Fora isso, ela tem uma estrutura bastante similar ao modelo Stratocaster da Suzuki. O corpo e braço dessa guitarra para canhoto são feitos de maple, material mais duro e seco, que origina um som mais limpo. O uso de alavanca é possível graças à sua ponte flutuante. Também utiliza captadores Single-Coils, marcação de pontos e ferragens cromadas, além de 22 trastes e 5 chaves seletoras.

Guitarra Les Paul Suzuki

Com um design reconhecido, esse modelo de guitarra para canhoto é mais caro e apresenta significativas diferenças em relação às anteriores. Por isso, é recomendada para quem já tem algum tempo de prática e está disposto a investir em um acabamento de qualidade com sonoridade sem interferências. Para começar, seu corpo é feito de alder e o braço de mogno. Seus captadores duplos humbuckers favorecem as distorções, mas a ponte fixa não permite o uso da alavanca. Essa guitarra elétrica tem ainda marcação em blocos e tem três chaves seletoras.  

 

Claro que alguns músicos canhotos não se importam em tocar instrumentos que não são adaptados. Se esse é o seu caso, confira as diversas opções de guitarras e escolha a sua favorita.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em guitarra