Melhor SSD 120GB: 6 bons modelos para comprar em 2021

Precisando de um SSD? Conheça boas opções de 120GB

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

Um SSD 120GB pode solucionar muitos dos seus problemas na hora de realizar ações importantes em seu PC ou notebook, sabia? Se o seu dispositivo anda mais lento, com travamentos fora de hora e colocando você na linha tênue entre a paciência e uma pitada de desespero, sem pânico! Esse componente pode agilizar seu notebook até 10x mais do que o HD convencional.

Portanto, não é nenhum exagero dizer que o SSD pode sim facilitar sua vida. No entanto, como saber a melhor opção para comprar? Para responder isso, é necessário nos aprofundarmos um pouco no tema e, claro, revelar as melhores opções de SSD 120GB em 2021.

Já que o assunto é armazenamento, quanto mais opções melhor! Afinal, nos dias de hoje as possibilidades são realmente vastas e garantem um melhor desempenho para seu dispositivo!

O que é HD SSD 120GB?

Em português, SSD refere-se a Unidade de Estado Sólido (Fonte: Shutterstock)
Em português, SSD refere-se a Unidade de Estado Sólido (Fonte: Shutterstock)

Se você não sabe exatamente o que é e para que serve o HD SSD 120GB, é hora de sanar essa dúvida! A sigla refere-se a uma Unidade de Estado Sólido (em português) e consiste em um tipo de armazenamento não apenas mais rápido como também mais silencioso do que os tradicionais HDDs.

Portanto, o SSD garante mais agilidade para o dispositivo e, isso pode ser percebido em diferentes ações como apenas ligar ou até mesmo na hora de carregar o sistema operacional, jogos e programas.

  • Quer mais dicas e informações? Sem problemas! Nós já falamos por aqui sobre o que é SSD de forma bem detalhada!

Para que serve SSD 120GB?

O SSD permite maior velocidade em comparação ao HD convencional (Fonte: Shutterstock)
O SSD permite maior velocidade em comparação ao HD convencional (Fonte: Shutterstock)

Sua função é, basicamente, armazenar dados digitais, da mesma forma que o HDD. Entretanto, o SSD faz isso de uma forma diferente. O HDD grava os arquivos em discos magnéticos e, eles ficam rodando sem parar até serem acessados por um braço mecânico. Se você não conseguiu visualizar, tente imaginar aquelas vitrolas para vinil antigas – a dinâmica é parecida!

Por outro lado, o SSD recorre a uma memória em flash – é bem semelhante à memória RAM. Dessa forma, ele faz o armazenamento dos dados em pequenos chips que, por sua vez, são responsáveis por ter acesso às informações de maneira praticamente instantânea.

O SSD 120GB nada mais é do uma dessas unidades de armazenamento com 120GB de espaço. Não é muito para quem quer guardar muitos arquivos, mas é mais barato do que opções maiores. Nesse caso, o ideal é usar para instalar o sistema operacional e salvar outros arquivos, como fotos, vídeos, músicas e programas, em um HDD (o que é chamado de "armazenamento híbrido") ou na nuvem.

Agora que você já tem uma noção melhor sobre SSD e como ele é importante para seu dispositivo, confira também:

SSD 120GB: preço médio no Brasil

O SSD 120GB pode ser encontrado com diferentes valores no mercado nacional, sendo a média entre R$140 até pouco mais de R$350. Tudo vai depender do tipo de tecnologia que o modelo oferece, fabricante e velocidade.

Melhores modelos de SSD 120GB em 2021

Bom, agora que você teve a oportunidade de conhecer um pouco melhor o que é o HD SSD 120GB, selecionamos algumas opções de destaque e que podem atender suas necessidades e expectativas – além do seu bolso!

SSD Adata XPG SX6000 Lite, 128GB, M.2 NVMe

O SSD Adata XPG SX600 Lite conta com velocidade de gravação em 600MB/s (Fonte: Reprodução)
O SSD Adata XPG SX600 Lite conta com velocidade de gravação em 600MB/s (Fonte: Reprodução)

Com velocidade de leitura de 1800MB/s, essa opção é uma boa pedida para quem quer otimizar seu dispositivo e agregar agilidade em diferentes atividades da sua rotina. O SSD Adata XPG SX600 Lite conta ainda com gravação em 600MB/s e capacidade de armazenamento digital de 128GB.

O modelo permite um bom custo-benefício, sendo considerado o melhor SSD 120GB para quem não quer investir um elevado valor, principalmente para quem quer que seu dispositivo inicie mais rapidamente ou até mesmo abra diferentes programas sem riscos de travar.

SSD Sandisk Plus 120GB SATA

O SSD Sandisk Plus 120GB SATA é uma opção de entrada. (Fonte: Reprodução)
O SSD Sandisk Plus 120GB SATA é uma opção de entrada. (Fonte: Reprodução)

Uma opção de entrada e com design simples! A junção dessas características atribui a esse SSD 120GB Sandisk Plus um bom custo-benefício, mas é bom citar que ele possui padrão SATA, uma tecnologia mais lenta do que a mais moderna, NVMe.

No quesito velocidade, ele pode atingir 530MB/s na leitura e 310MB/s para gravação. Portanto, agrega um desempenho razoável tanto para a inicialização do dispositivo como também na hora de abrir programas e arquivos.

SSD Wd Green 120Gb SATA III

A WD Green é uma das concorrente diretas da Kingston. (Fonte: Reprodução)
A WD Green é uma das concorrente diretas da Kingston. (Fonte: Reprodução)

Já o SSD 120GB da WD Green permite uma velocidade de leitura também bastante interessante, com capacidade para 545MB/s. Um dos pontos interessantes desse modelo é o fato dele ser não apenas bem compacto como também leve.

Isso sem contar que, segundo o fabricante, ele é um modelo com menor consumo de energia. Vale mencionar que a marca é uma das principais concorrentes diretas da Kingston e, por isso, atesta uma boa confiabilidade no mercado.

SSD 120GB Adata SU650

O SSD Adata SU650 é recomendado para quem não quer uma elevada capacidade de memória. (Fonte: Reprodução)
O SSD Adata SU650 é recomendado para quem não quer uma elevada capacidade de memória. (Fonte: Reprodução)

Outra boa opção para quem está em busca de custo-benefício na hora de investir no melhor SSD 120GB. O Adata SU650 é uma boa alternativa para quem está disposto a aposentar o HDD e aprimorar o desempenho de seu dispositivo.

Esse modelo entrega velocidade de 520MB/s e leitura de 450MB/s para gravação. Por isso, ele é recomendado para quem não quer uma elevada capacidade de memória. Por fim, ele possui padrão SATA III e formato de 2,5 polegadas.

SSD Kingston 120 GB A400 M.2

O SSD KIngston A400 garante velocidade de leitura e gravação de 500MB/s e 320MB/s. (Fonte: Reprodução)
O SSD KIngston A400 garante velocidade de leitura e gravação de 500MB/s e 320MB/s. (Fonte: Reprodução)

Já o SSD 120GB Kingston pode ser uma boa pedida para elevar a resposta do seu dispositivo, incluindo um excelente tempo de inicialização, transferências e carregamento. Esse componente possui reforço de uma controladora inteligente, proporcionando velocidade de leitura e gravação de 500MB/s e 320MB/s respectivamente.

Assim como outros modelos, ele também garante um uso do dispositivo mais silencioso, bem como resistência a choques e também vibrações. Isso é válido principalmente para quem precisa levar o notebook para todos os lugares e não quer ter que lidar com problemas por conta disso!

HD SSD 120GB Goldenfir

O SSD Goldenfinder permite velocidade de leitura de no máximo 580MB/s (Fonte: Reprodução)
O SSD Goldenfinder permite velocidade de leitura de no máximo 580MB/s (Fonte: Reprodução)

E, para fechar a lista, a dica é apostar no HD SSD 120GB da Goldenfir. O modelo permite velocidade de leitura de no máximo 580MB/s e ainda velocidade para gravação de até 300/MB/s.

Com esse modelo de SSD SATA III é possível aprimorar o desempenho do seu dispositivo, já que ele atinge taxas bem mais altas do que um HD convencional. Ele ainda é capaz de acelerar a execução de jogos e programas e diminui bastante o ruído durante o uso.