Fitagem: o que é fitagem no cabelo cacheado?

Veja o que é, como fazer e quais produtos usar para fazer fitagem no cabelo cacheado

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Compartilhe:

Ter os cachos definidos todos os dias pode ser mais fácil do que você pensa. Isso porque a fitagem no cabelo cacheado é uma técnica de finalização que texturiza os fios de forma simples e define os cachos com bastante precisão. Com ela, é possível garantir, para além da definição, hidratação, movimento, controle de volume e um "day after" com menos manutenção dos caracóis.

Na fitagem, todos os fios do cabelo recebem uma camada de hidratação, o que garante mais brilho para as madeixas. É importante mencionar que, para fazer fitagem no cabelo cacheado, é importante estar com os fios limpos e sem pressa para a finalização. Se você ainda não conhece essa técnica, dê um Zoom para saber o que é, como fazer e quais produtos utilizar!

Leia também: Melhor creme para cabelo cacheado de 2021: 10 opções para comprar

Entenda o que é, como e fazer e quais produtos usar para fazer fitagem no cabelo cacheado! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Entenda o que é, como e fazer e quais produtos usar para fazer fitagem no cabelo cacheado! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O que é fitagem?

A fitagem é uma técnica de finalização usada para definir os cachos

A fitagem é uma técnica de finalização usada para definir os cabelos cacheados, crespos ou ondulados. Ela pode ser feita tanto por quem busca definição nos cachos quanto por quem está passando pela transição capilar. A técnica consiste em separar mechas do cabelo e aplicar leave-in ou creme de pentear com a finalidade de proporcionar uma alta definição para os cachos por um longo período de tempo.

Ela é bastante popular e amada para cachear as madeixas. Isso porque a fitagem no cabelo cacheado é considerada uma das técnicas com o maior poder de ativar e, é claro, potencializar o formato dos cachos. Esse é um processo eficiente para moldá-los sem a utilização de ferramentas de calor ou de químicas. Basta uma escova ou pente e o produto ideal para fazer com que os cachos durem ao longo da semana.

Existem três tipos de fitagem:

  • Fitagem tradicional: É feita apenas com os dedos (se preferir, é possível utilizar pente com dentes espaçados) e o creme de sua preferência;
  • Fitagem estruturada: É um pouco mais demorada que a fitagem tradicional por ser necessário usar mais produtos e separar o cabelo em mechas menores. Além dos dedos e do creme, é indicado o uso de um óleo vegetal, como o óleo de coco;
  • Plopping: É uma técnica que pode ser associada à fitagem tradicional, mas com a utilização de uma camiseta de algodão na cabeça para "abafar" os fios e, dessa forma, aumentar o volume e reduzir o frizz.

Para que serve a fitagem?

A fitagem serve para entregar definição, aumentar o movimento e diminuir o frizz

A fitagem define, aumenta o movimento e diminui o frizz (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
A fitagem define, aumenta o movimento e diminui o frizz (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Além de entregar maior definição, a fitagem no cabelo cacheado serve para diminuir o frizz, aumentar o movimento dos fios e controlar o volume das madeixas. Dependendo do finalizador utilizado no processo, também é possível garantir brilho e maciez. A fitagem estruturada, por exemplo, garante um day after incrível por vários dias, o que faz você economizar tempo na manutenção dos cachos.

Este método pode ser um pouco demorado, já que depende do comprimento e do volume do cabelo. A fitagem deve ser feita com paciência e tempo para dar certo. Por fim, o uso de uma grande quantidade de creme pode ser visto como uma desvantagem. E a aplicação de produtos próximo ao couro cabeludo pode acabar provocando as temidas caspas. Portanto, tenha cuidado!

Como fazer a fitagem?

Fitagem tradicional

  • Passo 1: Lave os fios com shampoo para o seu tipo de cabelo (cacheado, crespo ou ondulado). Enxágue bem. Aplique o condicionador ou a máscara de hidratação. Enxágue novamente, retirando todo o produto.
  • Passo 2: Com o cabelo úmido, divida os fios em quatro partes (duas na frente e duas atrás). Esta divisão vai garantir que você consiga aplicar o creme em todas as partes do cabelo.
  • Passo 3: Comece pela região próxima à nuca. Separe uma mecha fina e aplique uma quantidade generosa de creme, espalhando-o por todo o comprimento dos fios. Se o cabelo estiver embaraçado, use os próprios dedos, um pente ou escova para desembaraçá-lo. Após isto, passe os dedos entre os fios. Eles vão se transformar em pequenas fitas cacheadas. Estas fitinhas também podem ser feitas com um pente com dentes espaçados. Amasse os fios com a mão, de baixo para cima, em direção à raiz. Repita o procedimento em todo o cabelo.
  • Passo 4: Espere o cabelo secar naturalmente. Você pode usar um óleo natural para deixar as madeixas mais soltas. Basta passar o óleo na mão e amassar o cabelo suavemente.

Fitagem estruturada

  • Passos 1 e 2: Repita os passos 1 e 2 da fitagem estruturada.
  • Passo 3: Comece pela região próxima à nuca. Separe uma mecha fina e aplique um óleo vegetal (pode ser o óleo de coco) por todo o comprimento do fio e o massageie. Logo depois, aplique o creme de pentear em todo o comprimento do cabelo. Se ele estiver embaraçado, use os próprios dedos, um pente ou uma escova para desembaraçá-lo. Passe os dedos entre os fios e veja as fitas se formando. Caso seja necessário, amasse o cabelo, de baixo para cima, em direção à raiz. Repita o procedimento em todo o cabelo.
  • Passo 4: Repita o passo 4 da fitagem tradicional.
  • Passo 5: Com o cabelo já seco, passe um ativador de cachos nas pontas para fixar ainda mais os cachinhos.

Plopping

  • Passos 1, 2 e 3: Repita os passos 1, 2 e 3 da fitagem tradicional.
  • Passo 4: Pegue uma camiseta de algodão e estique-a sobre um lugar plano. Jogue o cabelo para frente e vá descendo com a cabeça até encostá-la na camiseta, deixando todos os fios sobre o tecido. Enrole as pontas da camiseta de modo que ela forme uma espécie touca em volta da sua cabeça. Amarre as duas pontas em volta da cabeça.
  • Passo 5: Fique por, pelo menos, meia hora com a camiseta na cabeça. Se quiser, pode deixá-la até os fios secarem. No entanto, se a camiseta estiver muito molhada, é melhor trocá-la por uma seca. Basta repetir o procedimento. Retire a camisa com cuidado. Para o visual durar ainda mais, você pode aplicar um ativador de cachos ou um spray fixador.

Como fazer a fitagem durar mais?

A fitagem pode durar de dois a cinco dias

A duração da fitagem depende dos cuidados com os fios (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
A duração da fitagem depende dos cuidados com os fios (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

A fitagem pode durar de dois a cinco dias, dependendo do nível de oleosidade natural que o seu couro cabeludo produz. Sua duração também depende bastante dos cuidados que você tem com os fios. Primeiro, é importante saber qual é o seu tipo de cacho para, em seguida, escolher os produtos destinados a ele.

Para que a fitagem no cabelo cacheado dure mais, é recomendado o uso de cremes com texturas mais consistentes, pois estes prometem segurar os cachos por mais tempo, além de leave-ins concentrados com manteigas e óleos, gelatinas capilares, óleos finalizadores, mousses e umidificadores. E para quem quer que os efeitos da técnica durem ainda mais, vale investir na fitagem estruturada.

Qual é o melhor produto para fazer a fitagem?

Veja algumas dicas de produto para fazer a fitagem

Separamos três cremes de pentear "queridinhos" das cacheadas, ótimos também para quem procura um produto para fazer a fitagem. Confira!

1. Seda Boom Definição: com óleo de coco e consistência firme

Seda Boom Definição (Imagem: Divulgação/Seda)
Seda Boom Definição (Imagem: Divulgação/Seda)

O creme de pentear Seda Boom Definição é super indicado para quem quer fazer a fitagem no cabelo cacheado. Sua consistência é firme e leva óleo de coco em sua formulação, deixando os fios mais brilhosos e hidratados. O produto ainda possui a tecnologia Fitagem Complex, que combina queratina, famosa por suas propriedades de reconstrução e força, e biotina, que deixa os fios mais saudáveis.

A marca garante uma super definição por 24h, além de afirmar que o creme pode ser usado também para manutenção no day after. O produto ainda possui filtro UV para proteger os seus fios do sol e perfumação por 72h. O cheirinho é super elogiado pelas cacheadas, sendo indicado para quem tem cabelos ondulados, cacheados e crespos.

Veja aqui as melhores ofertas do creme de pentear Seda Boom Definição!

2. Novex Meus Cachos de Cinema: com manteiga de karité e textura consistente

Novex Meus Cachos de Cinema (Imagem: Divulgação/Embelleze)
Novex Meus Cachos de Cinema (Imagem: Divulgação/Embelleze)

O creme de pentear Novex Meus Cachos de Cinema é um dos mais indicados para quem quer realizar a fitagem no cabelo cacheado. O produto possui em sua formulação os óleos de argan, coco, linhaça, girassol, abacate e oliva, além de manteiga de karité, que deixa os fios hidratados, nutridos e brilhosos.

Ele traz uma uma textura bem consistente e não possui petrolatos, silicones e sulfato em sua fórmula. Esse creme de pentear é indicado para cabelos ondulados, cacheados e crespos, secos, oleosos, mistos, com química e pintados.

Confira aqui as melhores ofertas do creme de pentear Novex Meus Cachos de Cinema!

3. Soul Power Curly On Cream: com colágeno vegetal e protetor térmico

Soul Power Curly On Cream (Imagem: Divulgação/Soul Power)
Soul Power Curly On Cream (Imagem: Divulgação/Soul Power)

O creme de pentear Soul Power Curly On Cream é indicado para a fitagem em cabelos crespos (4A, 4B e 4C). Sua formulação possui três componentes: colágeno vegetal, manteiga de karité e óleo de abacate. O produto define os cachos, mas os deixa com volume e sem frizz. Ele ainda possui protetor térmico para proteger os fios durante o uso de secadores.

A manteiga de karité é de origem vegetal e tem um alto poder de hidratação, pois retém a umidade dos fios, devolve a elasticidade e a maleabilidade dos cabelos. O colágeno vegetal é extraído da planta Acácia Senegal, sendo rico em proteínas que impedem a perda de água do cabelo. E o óleo de abacate proporciona uma nutrição profunda para cabelos ressecados.

Veja aqui as melhores ofertas do creme de pentear Soul Power Curly On Cream!

Leia também: