Como escanear na impressora HP, Epson e Canon

Veja o passo a passo de como escanear na impressora HP, Epson e Canon e saiba como digitalizar um documento ou uma foto

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

A dúvida de como escanear na impressora costuma surgir logo que o usuário compra o produto e o instala em sua casa. O passo a passo é simples, mas cada uma das principais marcas do mercado, como HP, Epson e Canon, tem suas características para que impressora digitalize um documento.

A digitalização fica disponível nas impressoras multifuncionais depois de uma rápida configuração junto ao computador. Em seguida, com os documentos em mãos, é fácil transformar do papel para o digital em diversos formatos, como PDF, JPEG ou PNG, a depender de sua necessidade.

Para te ajudar a usar essa função no seu equipamento, preparamos um tutorial que apresenta o passo a passo de como escanear na impressora HP, Epson e Canon, três das marcas mais populares do segmento no mercado brasileiro.

A sua impressora é de alguma dessas fabricantes? Então dê um Zoom e confira como instalar o scanner e usar a função para digitalizar seus documentos e fotos em sua casa ou no seu escritório!

Conhece outras marcas? Veja quais são os 6 melhores modelos de impressora Brother para 2021!

Aprenda a escanear na impressora HP, Epson e Canon (Foto/Shutterstock)
Aprenda a escanear na impressora HP, Epson e Canon (Foto/Shutterstock)

Como escanear na impressora HP?

Veja o passo a passo e saiba como escanear na impressora HP (Foto: Shutterstock/Grzegorz Czapski)
Veja o passo a passo e saiba como escanear na impressora HP (Foto: Shutterstock/Grzegorz Czapski)

Na primeira etapa de como escanear na impressora multifuncional HP, você terá opção de configurar a função "Digitalizar" para o seu e-mail em algum aplicativo, como o Windows Mail, o Microsoft Outlook e o Mozilla Thunderbird. Caso não queira enviar diretamente para seu e-mail, pule para a etapa inicial seguinte, que é a instalação do HP Scan.

Passo 1. Instale o HP Scan: ao conectar a impressora HP ao computador usando o cabo USB ou a rede local, é preciso instalar o software do HP Scan diretamente da página de suporte ao cliente da HP, onde você encontra a versão para download de acordo com a sua impressora. Siga as instruções de configuração para instalar e conectar a impressora.

Como_escanear_na_impressora_HP
O HP Scan tem download disponível na página de suporte aos usuários de impressoras HP (Foto: HP/Reprodução)

Passo 2. Digitalizar um documento ou foto: depois de instalado, basta abrir o assistente da impressora e, na guia "Digitalizar", clicar em "Digitalizar um documento ou foto" para seguir às próximas etapas.

Passo 3. Definir preferências de digitalização: ao abrir a página de preferências para escanear, você pode escolher em que formato deseja obter o arquivo depois de digitalizado e se deseja enviá-lo diretamente para o seu e-mail. É possível verificar outras configurações, como resolução, destino onde o arquivo será salvo e nome para o documento.

como_escanear_na_impressora_hp
A página, em inglês, de configurações de digitalização do HP Scan com uma impressora HP (Foto: HP/Reprodução)

Passo 4. Escanear com a impressora: com o documento inserido com a face voltada para baixo no vidro do scanner da impressora HP e alinhado com a borda de vidro, clique em "Digitalizar" no HP Scan. A impressora vai escanear o documento e apresentar uma visualização. Caso queira adicionar novas páginas ao documento ou escanear o verso, clique em "Adicionar páginas" e repita o processo para digitalizar. Você pode configurar a página digitalizada clicando em "Mais". Quando finalizar, basta "Salvar" ou "Enviar" e terá seu documento ou foto escaneado em seu computador.

Essas são as etapas para escanear na impressora HP por um computador com sistema Windows. Para digitalizar pela impressora HP em um MacBook, é possível usar três aplicativos: HP Smart, HP Easy Scan e Apple Image Capture, e seguir o passo a passo de cada software.

Ainda está escolhendo o modelo? Veja quais são as melhores opções de impressora jato de tinta para comprar em 2021

Como escanear na impressora Epson?

Saiba como escanear na impressora Epson (Foto: Shutterstock/Sergiy Palamarchuk)
Saiba como escanear na impressora Epson (Foto: Shutterstock/Sergiy Palamarchuk)

Passo 1. Faça o download do software da Epson Scan em seu computador.

Passo 2. Com o Epson Scan instalado, basta abrir o software com as configurações.

Passo 3. Insira o documento que pretende digitalizar na abertura de entrada virado com a face para o vidro.

Passo 4. Na página de configurações, você pode selecionar o tamanho que pretende que o seu documento seja digitalizado, a orientação, a resolução e as configurações de cores para o documento virtual.

Como escanear na impressora Epson
Página de configuração de digitalização da impressora pelo Canon Scan 2

Passo 5. Confira a pré-visualização e, caso precise fazer alguma alteração, volte para as configurações ou recoloque o documento na abertura.

Passo 6. Clique no ícone de Definições ao lado do botão "Digitalizar" para selecionar onde pretende salvar o arquivo, com qual nome ele será salvo e em qual formato.

Passo 7. Feito isso, basta clicar em "Ok" e voltar para a página de configurações. Agora é só clicar em "Digitalizar" e a impressora Epson vai começar o processo de escanear o arquivo.

Leia mais: Está assistindo o BBB 2021? Saiba como votar nos paredões do reality!

Como escanear na impressora Canon?

Por fim, saiba como escanear na impressora Canon (Foto: Shutterstock/Lukmanazis)
Por fim, saiba como escanear na impressora Canon (Foto: Shutterstock/Lukmanazis)

Passo 1. Com a impressora Canon instalada corretamente em seu computador, o IJ Scan Utility deve ser o aplicativo padrão que vai te guiar e mostrar como escanear na impressora.

Passo 2. Depois de ter o IJ Scan Utility corretamente instalado, insira o documento na mesa de scanner da sua impressora Canon. Fique atento às marcações e às bordas ao lado do vidro do scanner para posicionar o documento de acordo com o tamanho.

Passo 3. Abra o Scan Utility. Note que ele já está configurado, mas caso pretenda mudar as configurações clique em "Personalizar". Ali, você pode ajustar todos os detalhes antes de digitalizar o seu documento, como escanear em alta definição, em cores, formato do arquivo (PDF ou JPG, por exemplo) e outras configurações.

Passo 4. No aplicativo, você tem a opção de selecionar o tipo de arquivo que pretende digitalizar. Escolha entre automático, documento ou foto, clique no ícone e a impressora vai começar a escanear.

Como_Escanear_na_Impressora_Canon
Em inglês, a página de confirmação de digitalização de um documento em uma impressora Canon (Foto: Canon/Reprodução)

Passo 5. Depois de alguns instantes, o documento ou a foto já está digitalizado. o IJ Scan Utility vai perguntar se você pretende digitalizar uma nova cópia. Caso esteja pronto, clique em "Sair" e uma pasta com o arquivo no formato selecionado estará disponível para você.

Pronto! Agora você já sabe como escanear nas impressoras HP, Epson e Canon e pode digitalizar todos os seus documentos e fotos para o seu computador.

Confira o canal do Zoom no YouTube

Leia também: