Entenda antes de comprar em Impressora e Multifuncional

Qual a diferença entre impressora e multifuncional?

Impressora ou multifuncional? Saiba qual a ideal para você ter em casa ou no trabalho.

Impressora ou multifuncional
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Foi-se o tempo em que uma impressora só servia mesmo para imprimir. Tudo bem, hoje em dia ainda existem modelos assim, mas muita gente acaba preferindo as multifuncionais, que são impressoras capazes de fazer cópias e ainda digitalizar documentos.

Bem, então, já deu para perceber qual a principal diferença entre uma impressora e uma multifuncional, certo? Mas, para ficar mais claro, vamos explorar mais características de cada uma, para você tirar suas dúvidas e decidir se compra uma impressora ou uma multifuncional.

 

Leia também: Melhores Impressoras do Momento

O que é uma impressora multifuncional?

Impressoras e multifuncionais:

Como você já dever ter percebido, uma impressora multifuncional é ideal para quem precisa de um aparelho multiuso.

A principal vantagem de uma impressora multifuncional, então, é a economia: de espaço, tempo e dinheiro, uma vez que você vai ter um aparelho 3 em 1, e não vai precisar comprar um scanner, uma impressora e uma copiadora separadamente, por exemplo.

Outra vantagem de uma impressora multifuncional é poder conectar todas as funções por apenas um cabo, e isso resulta em mais entradas livres no PC, tornando tudo mais fácil. Sem contar que todas as possibilidades do aparelho ficam ligadas a apenas uma tomada, o que gera economia de energia.

Qual escolher: impressora ou multifuncional?

Bom, agora que você já sabe as principais diferenças entre impressora e multifuncional, o mais importante para se tomar uma boa decisão é refletir sobre como a máquina será utilizada por você, já que existem tanto impressoras como multifuncionais muito boas no mercado, capazes de imprimir fotos ou trabalhos gráficos mais elaborados. Sobre a função fax, também é possível encontrar tanto impressoras quanto multifuncionais assim.

Geralmente, comparando uma impressora e uma multifuncional de mesmo nível (de impressão, no caso), a primeira acaba saindo mais em conta, justamente por não ter funções extras. Nesse caso, se a sua intenção for mesmo só imprimir, uma impressora pode ser a melhor opção.

Porém, se você pode pagar um pouco a mais, investir em uma multifuncional pode ser vantajoso, uma vez que você já vai ter à mão um scanner e uma copiadora, sempre que precisar.

Mas se o que você quer é uma impressora térmica, ou uma impressora por sublimação, ideais para fotos, dificilmente vai encontrar um modelo de multifuncional. Outro tipo que só costuma imprimir mesmo são as impressoras matriciais.

 

Leia também: Impressora laser ou jato de tinta, qual escolher?

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em impressora e multifuncional