Impressora Epson L3150 preta

Epson L3150: a impressora tanque de tinta com melhor custo-benefício

A impressora Epson L3150 tem o melhor custo-benefício do mercado, atendendo tanto a casas quanto pequenas empresas

Filipe SallesRedator

Publicado e atualizado 10 min. de leitura.

Compartilhe:

A impressora mais vendida em todos os meses de 2021 até maio é a Epson L3150, uma multifuncional intermediária que promete funcionar bem tanto na sua casa quanto na sua empresa. Com impressão por tanque de tinta, avaliamos o equipamento para conferir se o periférico realmente faz jus à sua fama. Mas já damos o spoiler que ele realmente cumpre a promessa e decepciona em poucos detalhes, sendo uma das melhores impressoras de 2021.

Impressoras caseiras possuem o problema de serem úteis para fazer algumas impressões, mas costumam decepcionar caso a demanda aumente. O problema mais comum é o cartucho acabar, já que esses cartuchos de modelos caseiros possuem baixa capacidade. Por outro lado, impressoras com maior capacidade costumam ser empresariais e, por melhor que seja a sua capacidade, o investimento necessário não chega a valer a pena.

Nesse meio de caminho, temos a impressora multifuncional Epson L3150. Apesar de ser considerada uma impressora para casa, ela também pode ser usada por pequenas empresas. O motivo disso é o seu tanque de tinta, que aguenta mais de 10 vezes o que uma impressora comum por cartucho costuma aguentar.

Nesse modelo em específico, inclusive, o recipiente da tinta é transparente, te permitindo ver quanta tinta há na impressora sempre que quiser. O preço é mais alto, mas não chega a ser tão proibitivo, principalmente para quem precisa fazer impressões todos os dias.

Antes de começar a ler nossa análise e ver o que achamos da Epson L3150, dê uma olhada em como avaliamos impressoras e multifuncionais e conheça os critérios que adotamos nos testes da Epson L3150.

Prós e contras da Epson L3150

Prós

Um dos principais pontos sobre a Epson L3150 é o custo-benefício e isso de fato é a sua maior vantagem. Apesar do preço maior do que uma impressora caseira, o modelo gasta pouca tinta e tem o potencial para perdurar por meses. A não ser, claro, que você imprima dezenas de páginas diariamente.

Outro destaque é sua facilidade de instalar, devido principalmente ao manual bem escrito, algo raro de se encontrar. Os passos são descritos com exatidão, com ilustrações que esclarecem bem as dúvidas. A impressora é leve e fácil de encaixar em uma mesa, sendo um modelo compacto, com tamanho parecido ao de impressoras baratas, voltadas para uso caseiro.

Com passos claros e ilustrações úteis, a facilidade de instalar é um ponto positivo da impressora Epson L3150
Com passos claros e ilustrações úteis, a facilidade de instalar é um ponto positivo da impressora Epson L3150

O scanner do aparelho também é excelente, capturando os detalhes ao escanear em resoluções mais altas. Quer um scanner para digitalizar algumas fotos antigas, mas sem perder qualidade? Então a Epson Ecotank L3150 com certeza vai te ajudar nisso. Além disso, é fácil aprender como escanear pelo software da impressora, que pode ser baixado em seu site.

Contras

Por outro lado, nenhum produto é totalmente perfeito. Ao longo de nossos testes, encontramos alguns problemas. O principal deles foi na velocidade de impressão, que consideramos bem inferior ao que é indicado na ficha técnica. Tanto para a impressão colorida quanto a em preto e branco. Além disso, a impressora não tem conexão Bluetooth.

A Epson L3150 possui alguns problemas para imprimir arquivos grandes, especialmente se localizados na nuvem. Em um de nossos testes, ela simplesmente não imprimiu um arquivo da nuvem que continha 40 páginas. Após 10 minutos de espera com o arquivo na fila de impressão, o periférico não deu sinal de vida. Mais à frente, mostraremos mais detalhes sobre o teste que gerou esse ponto negativo.

O que vem na caixa?

  • Impressora Epson L3150
  • Manual de Instalação e folheto de garantia
  • CD de instalação do software e do driver Epson L3150
  • Cabo de força
  • Cabo USB
  • Quatro garrafas de tinta (preta, amarela, vermelha e azul)

Ficha técnica da impressora Epson L3150

Design e construção

Sem muitos detalhes e com um design sóbrio, a Epson L3150 pode ser usada em qualquer tipo de casa ou escritório
Sem muitos detalhes e com um design sóbrio, a Epson L3150 pode ser usada em qualquer tipo de casa ou escritório

Não há grandes detalhes a se considerar no design da impressora Epson L3150. Toda preta, com botões e logo da Epson em branco, o destaque fica para os tanques de tinta, localizados na parte frontal. Você pode conferir o estado atual de cada tanque apenas com um olhar, já que uma tampa transparente cobre os reservatórios.

Ou seja, não precisa esperar a impressora te avisar que a tinta está acabando, já que você pode conferir a qualquer momento. E isso mesmo com o equipamento desligado.

Outro detalhe que chama a atenção é que ela é leve e compacta, mesmo sendo uma impressora com maior capacidade que outras impressoras caseiras. Não tive problema em carregá-la da caixa para minha bancada de testes, assim como foi bem fácil posicioná-la. As aberturas também são de fácil acesso, sem precisar aplicar muita força para abrir os compartimentos.

Facilidade de instalação e uso

Instalar a impressora leva poucos minutos, assim como sua recarga
Instalar a impressora leva poucos minutos, assim como sua recarga

Um dos principais pontos positivos da Epson Ecotank L3150 é sua facilidade de instalação, recarga e uso. Vale elogiar mais uma vez o manual do usuário, com informações claras e ilustrações úteis. Isso torna seguir o manual muito fácil e, por consequência, aprender como instalar impressora Epson L3150.

As garrafas de tinta para impressora Epson L3150 podem intimidar quem nunca usou um equipamento desse tipo. Novamente, ao seguir os passos do manual, consegui carregar tinta na Epson L3150 sem desperdiçar uma gota sequer, tornando o processo muito fácil. Mais tranquilo, inclusive, do que remover ou instalar cartuchos ou toners.

Em poucos minutos a impressora já estava pronta para uso. O periférico vem com um CD de instalação incluso, mas, como é raro encontrar computadores com porta para discos, você também pode baixar os utilitários e qualquer driver Epson L3150 no site da impressora.

Após fazer o download, basta seguir os passos indicados pelo próprio instalador para que tenha os programas necessários para imprimir e escanear fotos e documentos. Além disso, os programas em si também são fáceis de usar, permitindo que você configure impressões e escaneamentos sem problemas.

Conectividade

Só há duas conexões cabeadas nesse modelo: a de energia e o USB. A Epson L3150 pode ser usada sem fio por Wi-Fi
Só há duas conexões cabeadas nesse modelo: a de energia e o USB. A Epson L3150 pode ser usada sem fio por Wi-Fi

A Epson Ecotank L3150 conta com dois tipos de conexão: por cabo USB, que acompanha a impressora, e Wi-Fi, seja do computador ou do celular. Na segunda opção, você pode ordenar impressões e escaneamentos por meio do app Epson Print tanto no Android quanto no iOS.

Configurar a impressão remota também é fácil e as próprias aplicações da Epson, tanto para computador quanto para celular, já te conduzem por um passo a passo de como configurar a impressora Epson L3150 no Wi-Fi. Por outro lado, a impressora não conta com conexão Bluetooth.

Dica: se conexão Bluetooth é um fator inegociável para você, realmente não podemos indicar a Epson L3150. Sendo assim, confira nossa lista com as melhores impressoras Bluetooth desse ano.

O único problema de conectividade que tivemos foi ao enviar um arquivo de 40 páginas de um ebook (sem ilustrações no meio do texto) para impressão. Por 10 minutos, seus status na fila ainda era de "enviando informações", sem imprimir, no qual cancelamos imediatamente. Tentamos novamente, conectando a impressora ao notebook pelo cabo USB original, e tivemos o mesmo resultado. Ao tentar imprimir um arquivo menor, de 20 páginas, a impressão foi quase instantânea.

Desempenho

Precisão de impressão

A precisão de impressão não deixou a desejar
A precisão de impressão não deixou a desejar

Com resolução de 5760 x 1440dpi, de fato a qualidade de impressão da Epson L3150 é notável. Tanto os documentos impressos em preto e branco quanto os coloridos se mostraram bem vívidos e fieis aos arquivos originais.

Dica: não sabe o que significa o número acima? Então te convidamos a explorar nosso artigo ensinando o que é DPI!

O único ponto do qual notamos alguma falha é na impressão de fotos em papel fotográfico. Apesar da boa qualidade de impressão, notamos que as cores ficaram um pouco mais escuras que o original, além da imagem ficar mais aproximada, como se a impressora tivesse aplicado zoom.

Ainda assim, a foto ainda permanece boa e é possível que alguém que não tenha visto a foto digital nem note a diferença. Veja abaixo uma foto da foto impressa, junto à original com resolução de 1920 x 1080 pixels.

A "foto da foto"
A "foto da foto"
A original, redimensionada para a resolução 1920 x 1440 pixels
A original, redimensionada para a resolução 1920 x 1440 pixels

Velocidade de impressão

Se você precisa imprimir muitos documentos com velocidade, talvez a Epson L3150 não seja a ideal. Apesar da excelente precisão e de sua ficha técnica indicar que ela pode imprimir até 33 páginas em preto e branco na velocidade máxima, esse não foi o resultado que tivemos.

Imprimindo nesse tom e com qualidade "Rascunho", a Epson Ecotank L3150 imprimiu apenas 15 páginas em um minuto. Na qualidade padrão, foram apenas nove páginas.

Precisão do scanner

Assim como nos impressionamos com a qualidade das impressões, também nos impressionamos com a qualidade do scanner da Epson L3150. Por meio do app baixado na página de suporte, pudemos configurar alguns detalhes da digitalização, como a resolução. Aproveitando, aprender como scanear na impressora Epson L3150 é fácil e rápido, com menus bem claros e fáceis de usar.

Para o nosso teste, usamos a resolução de 3200dpi, a máxima permitida para uma foto antiga que enviamos. Ao final do escaneamento, mal pudemos notar que se tratava de uma foto de infância, já que o arquivo estava bem nítido e preciso.

Recarga e durabilidade da tinta

Os tanques são fáceis e rápidos de recarregar, além da fabricante caprichar nas instruções de uso
Os tanques são fáceis e rápidos de recarregar, além da fabricante caprichar nas instruções de uso

Como mencionamos antes, a recarga da tinta na impressora Epson L3150 é fácil e rápida. Os tanques já ficam na parte frontal, evitando que tenha de abrir muitas portas ou arriscar sujar sua mão na parte interna da impressora.

Além disso, as garrafas só começam a despejar tinta na Epson L3150 assim que o tanque detecta o encaixe. Claro que, se deixar a garrafa aberta e virada para baixo por muito tempo, eventualmente a tinta irá vazar.

A Epson informa que é possível fazer cerca de 7.500 impressões coloridas e 4.500 impressões em preto e branco. Por estarmos trabalhando no regime de home office, não pudemos testar esse limite em dois dias. Porém, como usuário de impressoras com cartucho de tinta, é impressionante notar que, após imprimir documentos dezenas de vezes e até mesmo fotos em alta resolução, os reservatórios mal saíram do lugar.

Vale mencionar que as primeiras garrafas de tinta da Epson L3150 possuem carga menor, já que parte da tinta é usada para alimentar o cabeçote de impressão. Ao recarregar, a capacidade de impressão aumenta, de acordo com a fabricante.

Mesmo após diversos testes de impressão, inclusive com arquivos com dezenas de folhas e fotos em alta resolução, os tanques da Epson L3150 permanecem quase no último nível
Mesmo após diversos testes de impressão, inclusive com arquivos com dezenas de folhas e fotos em alta resolução, os tanques da Epson L3150 permanecem quase no último nível

A Epson Ecotank L3150 tem bom custo-benefício?

A Epson L3150 tem diferença de preço considerável em relação às outras impressoras caseiras. As garrafas de tinta possuem preço parecido, mas é preciso comprar cada cor em separado. Ainda assim, posso afirmar que esse modelo Ecotank tem excelente custo-benefício.

O primeiro item a considerar é a qualidade da impressão, com resoluções bem melhores tanto para imprimir quanto para digitalizar. Só que o que realmente faz a diferença é a capacidade de impressão dela. Mesmo com as garrafas de tinta iniciais, que imprimem menos que as de recarga, são bem duráveis. Inclusive, na instalação ainda sobrou um "chorinho" de cada cor para colocar depois.

Considerando que as garrafas subsequentes possuem maior carga, então a tendência é que esse custo-benefício só aumente. Ou seja, mesmo que você pague R$ 1.089 agora e cada recarga completa custe cerca de R$ 240 — cada garrafa custa R$ 59,90 —, o tempo que você levará para precisar recarregar a impressora será muito maior que um modelo mais barato. Custo-benefício, inclusive, é a melhor característica da impressora multifuncional Epson L3150.

Produtos similares

A primeira alternativa à Epson L3150 vem da própria empresa, com o modelo L3110. Idêntico à L3150, a única diferença entre elas é que a L3110 se conecta apenas por meio de cabo USB, sem contar com Wi-Fi.

Se você trabalha presencialmente e não tem a menor intenção de mover a impressora ou enviar impressões pelo celular, esse modelo é uma boa opção. Por outro lado, ele custa cerca de R$ 150 a menos que o modelo desta análise, um valor que ainda me faz achar que a conexão Wi-Fi da Epson Ecotank L3150 é uma comodidade que vale a diferença de preço.

Ao longo da análise, a comparação com modelos mais simples e baratos foi inevitável. Presente na maioria das casas justamente por não custar muito, nem sempre são as opções de melhor custo-benefício. Ainda assim, nem todos podem investir R$ 1.000 em uma impressora.

Nesse caso, a HP DeskJet Ink Advantage 2376 é a alternativa mais indicada entre os modelos baratos. Funcionando com cartucho de jato de tinta colorida, ela é uma multifuncional que também copia e digitaliza. Custando cerca de R$ 330, esse modelo também não conta com conexão Wi-Fi.

Fechando a lista de alternativas à Epson L3150, temos o modelo tanque de tinta da rival Canon. O Mega Tank MaxxTinta G3111 é mais barato que a impressora que avaliamos, além de também ser uma multifuncional sem fio. Assim como a Epson Ecotank L3150, ela também não conta com conexão Bluetooth

O kit com as garrafas também é consideravelmente mais barato, custando cerca de R$ 125, oferecendo ótimo custo-benefício. Ela também possui um bom número de impressões, mas ainda não a testamos para afirmar categoricamente que ela é uma alternativa melhor que a Epson L3150.

Conclusão

Fechando nossa análise da Epson L3150, não pudemos dar uma nota menor que 8,5. Apesar de termos encarado alguns problemas como a velocidade menor de impressão e certa perda de qualidade na impressão por fotos, ela é uma impressora que promete durabilidade e bom funcionamento.

O scanner, inclusive, também é um dos destaques, pela precisão na digitalização. O fator que mais impressiona, no entanto, é o custo-benefício. Mesmo que seja um pouco mais caro, a impressora parece que pode durar meses sem precisar de uma recarga. A impressora multifuncional Epson L3150 é a mais vendida aqui desde o começo do ano e agora entendemos o motivo desse sucesso. O periférico te conquistou? Então confira as ofertas dele a seguir!