Zoom indica em Jogos para PC / Computador

Os 10 Melhores Jogos Grátis para PC em 2019

Com estes jogos grátis, você não precisa gastar seu dinheiro para se divertir, confira!

PC
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Jogos bons nem sempre custam caro. Às vezes você pode jogar algo muito legal sem gastar absolutamente nada e fazer bom uso do seu PC gamer. Como são muitas opções disponíveis, fizemos uma lista para te ajudar a escolher o melhor jogo grátis para você - ou jogar todos eles, quem sabe?

10. Dauntless

Dauntless é o único jogo da nossa lista que ainda não foi lançado de maneira definitiva: ele está em modo beta desde maio de 2018 e está prestes a ser oficialmente lançado. A boa notícia é que ele continuará sendo gratuito para jogar.

Dauntless

Fortemente inspirado pela série Monster Hunter, Dauntless coloca o jogador para caçar monstros chamados Behemoths e usar o que conseguirem de cada caça para melhorar o equipamento e poder caçar monstros mais poderosos. É um dos poucos jogos da lista que não é 100% multiplayer. O jogo deve ser lançado em abril para PC, PlayStation 4 e Xbox One, com uma versão para Nintendo Switch planejada para o futuro próximo.

9. Planetside 2

Como o nome indica, Planetside 2 é a continuação de um jogo, mas foi o primeiro da série a ser grátis. É um jogo de tiro em primeira pessoa num ambiente futurista de ficção científica, com a jogabilidade focada na conquista de território por facções diferentes. O diferencial é que o motor gráfico do jogo permite que uma quantidade impressionante de jogadores se enfrente ao mesmo tempo - o jogo tem inclusive um recorde registrado no Guinness, de maior batalha num jogo em primeira pessoa, com absurdos 1158 jogadores ao mesmo tempo.

Com um elemento de mundo aberto e elementos que foram adicionados ao longo dos anos, Planetside 2 é um dos grandes exemplos de que um jogo grátis não é significado de um jogo simples e foi lançado também para o PlayStation 4.

8. Heroes of the Storm

Os chamados MOBAs, ou multiplayer online battle arena, são jogos muito parecidos entre si, em que jogadores se dividem em dois times pequenos e se enfrentam, normalmente com o objetivo de destruir e/ou proteger uma estrutura no mapa. Heroes of the Storm é a entrada da Blizzard (desenvolvedora de jogos como Overwatch, World of Warcraft, Diablo e StarCraft) no gênero, com um jogo grátis, com as óbvias oportunidades de gastar dinheiro no mundo real para ampliar as opções.

No jogo, os personagens são heróis dos jogos consagrados da empresa, divididos em classes com papéis específicos em combate. Atualmente o jogo conta com 85 heróis, que podem ganhar níveis e ter seus poderes melhorados ao longo da progressão do jogador e é um exclusivo de PC.

7. Team Fortress 2

Team Fortress 2 é um dos pioneiros dos jogos grátis, ou free-to-play, que garantem a jogabilidade básica sem custos, com possibilidades de compras para incrementar a experiência - mas ele não foi lançado assim. Quatro anos após o lançamento é que o jogo se tornou gratuito e, consequentemente, atingiu mais público.

Trata-se de um jogo multiplayer de tiro em primeira pessoa, com times se enfrentando em busca de um objetivo em comum, em vários tipos de modos de jogo, desde os clássicos de capturar um objeto e no território inimigo e trazer para o seu até controlar pontos estratégicos no mapa. Com mais de dez anos de lançamento e muitas atualizações desde então, Team Fortress 2 é, em uma palavra, completo. Ele também foi lançado para Xbox 360 e PlayStation 3.

6. Killer Instinct

O nome Killer deve ser familiar se você jogava videogames na década de noventa. Killer Instinct era um jogo de luta na época do Super Nintendo e que passou alguns anos sumido, mas voltou em 2013 com esse título. Embora seja grátis, o jogo oferece muito pouco para quem decide não pagar nada por ele: apenas um personagem está disponível, com os outros disponíveis para compra separadamente ou em pacotes de temporada, lançados regularmente.

Killer Instinct

De qualquer maneira, a série reviveu com o mesmo estilo exagerado e extravagante de sempre. Originalmente, Killer Instinct foi lançado para o Xbox One, mas chegou ao PC com a terceira temporada.

5. Smite

Mais um exemplo de um MOBA na lista, Smite tem alguns diferenciais: primeiro que a jogabilidade é em terceira pessoa, enquanto a maior parte dos outros do gênero contarem com uma perspectiva de cima para baixo, lembrando jogos de estratégia; e em Smite o jogador controla figuras míticas de várias culturas que se enfrentam.

Smite

Um dos raros exemplos em que o jogo é realmente grátis, com os mais de 100 deuses podendo ser desbloqueados através da progressão no jogo. É difícil achar um console que não tenha uma versão de Smite: ele recebeu versões para Nintendo Switch, PlayStation 4 e Xbox One, além do PC.

4. Warframe

Diferente da maior parte dos jogos nesta lista, Warframe é um jogo cooperativo. Isso quer dizer que a jogabilidade gira ao redor de jogadores ajudando uns aos outros em vez de competindo entre si. É um jogo de tiro em terceira pessoa, mas também tem elementos de RPG, com a progressão do personagem e opções bastante diversas de habilidades, e trechos que exigem furtividade.

O mundo de Warframe é futurista e envolve viagem espacial e as armaduras que dão nome ao jogo, com vários tipos diferentes. Os itens e equipamentos são a grande recompensa das missões, ampliando os poderes dos personagens, e também são o ponto em que é possível gastar dinheiro de verdade, embora tudo seja também disponível através da jogatina. Outro jogo que foi lançado para quase todas as plataformas, Warframe tem versões para Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One e, óbvio, PC.

3. League of Legends

Falando em MOBA, League of Legends é um dos jogos mais bem sucedidos do gênero, tornando-se um dos mercados mais fortes de e-sports: as finais de campeonatos são exibidas até por canais esportivos!

Diferentemente de outros jogos, a progressão de habilidades dos personagens ocorre dentro de cada partida, o que deixa todos os jogadores inicialmente na mesma situação, exceto é claro pela própria habilidade. Como é comum nos MOBAs, os personagens são divididos em classes e têm papéis bem definidos em cada partida. Foi lançado apenas para PC.

2. Fortnite Battle Royale

Quem ouve falar de Fortnite pode não saber que originalmente o jogo não é apenas um battle royale, é que o modo se tornou o grande sucesso da marca. Embora Playerunknown's Battlegrounds, conhecido como PUBG, tenha popularizado o gênero, foi Fortnite que levou a todos os públicos por ser gratuito.

Fortnite Battle Royale

A jogabilidade é simples: o jogador cai num território sem equipamentos, ao mesmo tempo que vários outros jogadores. Ele precisa juntar equipamento e até construir estruturas para se proteger dos outros, enquanto o mapa reduz de tamanho progressivamente. A estrutura lembra a de Jogos Vorazes, de jogador contra jogador até que sobre um único vencedor.

Um dos grandes diferenciais do jogo é que materiais do cenário podem ser quebrados e utilizados para construir novas estruturas. Ou seja, o jogo agrada quem gosta de PUBG e quem gosta de Minecraft. Fortnite pode ser jogado em celulares Android ou iOS e nos consoles Nintendo Switch, PlayStation 4 e Xbox One - é o jogo da nossa lista que mais recebeu versões.

1. Apex Legends

O mundo dos videogames é curioso e às vezes surpreende. Apex Legends é basicamente uma soma de Overwatch, Team Fortress 2 e Fortnite, com gráficos lindos e baseado num mundo já estabelecido na série Titanfall. O jogo foi lançado de surpresa e se tornou um fenômeno de público e crítica.

Os jogadores competem num battle royale, mas diferentemente de Fortnite, eles participam de times de até três pessoas e os personagens são chamados de Lendas, com personalidades, poderes e aparências definidos. Se existe competição para Fornite no mundo dos jogos grátis, Apex Legends é o mais próximo disso. Além do PC, você pode jogar Apex Legends no PlayStation 4 e Xbox One.

 

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em jogos para pc / computador