Máquina de lavar Panasonic 16kg NA-F160B6W é boa? Veja a análise de ficha técnica da lavadora

A máquina de lavar de 16kg da Panasonic é ideal para casas com 5 pessoas ou mais

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Como saber se a máquina de lavar roupa Panasonic 16kg NA-F160B6W é uma boa opção de compra? Com uma análise completa da ficha técnica, vamos ajudar você a conhecer melhor esse modelo e decidir se é o ideal para sua próxima compra. Dê um Zoom e conheça melhor essa Panasonic!

Conheça todos os detalhes da lavadora Panasonic NA-F160B6W (Imagem: Divulgação/Panasonic)
Conheça todos os detalhes da lavadora Panasonic NA-F160B6W (Imagem: Divulgação/Panasonic)

Ficha técnica da lavadora Panasonic NA-F160B6W:

  • Capacidade da lavagem: 16 kg
  • Abertura da tampa: superior
  • Cesto: inox
  • Ciclos de lavagem: 9
  • Níveis de água: 7
  • Dimensões (AxLxP): 106 x 64 x 0,69 cm
  • Peso: 44 kg
  • Voltagem: 127 V
  • Selo Procel A: sim
  • Consumo: 0,45 kWh/Ciclo

Design

O painel da Panasonic 16kg tem um botão central e comandos digitais (Imagem: Divulgação/Panasonic)
O painel da Panasonic 16kg tem um botão central e comandos digitais (Imagem: Divulgação/Panasonic)

A máquina de lavar Panasonic 16kg NA-F160B6W tem um painel com comandos digitais e um único botão central com as opções de programas de lavagem. De cor branca, sua tampa de vidro cobre toda a parte superior. Isso deixa o equipamento mais bonito e facilita a limpeza externa. Os pés niveladores também contam ponto para os que priorizam praticidade, pois permitem a limpeza embaixo da máquina sem precisar removê-la.

Mesmo sendo uma máquina com grande capacidade, suas dimensões são um pouco mais compactas em relação a outros modelos até menores. Isso é uma boa vantagem na hora da instalação na área de serviço.

Capacidade e recursos

Esse modelo não tem o agitador central, compensado por seu sistema Ciclone (Imagem: Divulgação/Panasonic)
Esse modelo não tem o agitador central, compensado por seu sistema Ciclone (Imagem: Divulgação/Panasonic)

Eletrodoméstico perfeito para famílias com mais de 5 pessoas por sua capacidade de 16 kg, a lavadora Panasonic não tem o tradicional agitador central. Mas não pense que a falta dessa peça no meio do tambor diminui sua capacidade de limpeza – aliás, o agitador pode até danificar as roupas se elas não forem bem colocadas. O modelo NA-F160B6W, inclusive, já foi indicado como a melhor lavagem da categoria graças ao seu sistema Ciclone, que lava em 3 movimentos diferentes.

Á primeira vista, sua programação pode ser complicada, mas nada que uma leitura atenta ao manual de instruções e algumas vezes de funcionamento não dissipe qualquer dúvida.

A máquina de lavar Panasonic tem 8 programas de lavagem: dia a dia, delicado, rápido, Vanish, edredom, roupa de bebê, economia de água, turbo secagem (onde o ar soprado da rotação do cesto remove a água das roupas) e limpeza do tanque (previne a formação de mofo e minimiza cheiros)

As funções básicas de molho, lavar, enxaguar e centrifugar ganham reforços com os recursos de mais molho (60 ou 120 min) e enxágue extra. Ainda há a ação Antibactéria AG, que age soltando partículas de prata. Elas são liberadas no último enxágue e eliminam 99,9% da proliferação das bactérias causadoras do mau cheiro.

Outros destaques do modelo são o filtro de fiapos e o alarme que soa quando a tampa é aberta durante a lavagem, dispensando travas.

Funções extras

O dispenser é amplo e tem compartimentos para sabão em pó, líquido e amaciante (Imagem: Divulgação/Panasonic)
O dispenser é amplo e tem compartimentos para sabão em pó, líquido e amaciante (Imagem: Divulgação/Panasonic)

Esse modelo 16kg Panasonic oferece vários recursos que vão muito além do básico molho-lavagem-enxágue-centrifugação. A começar pelo Smart Sense, função inteligente que supera a programação manual dos 3 níveis de água disponíveis. Ao acioná-la, ela identifica e ajusta o volume de água ideal de acordo com o peso das roupas dentro da máquina. Isso traz uma economia de até 17,4L de água quando comparado com outras marcas acima de 13 kg.

Falando em economia, a NA-F160B6W tem a função importantíssima do reuso de água. Ela avisa o momento de drenagem para que seja possível o armazenamento da água para ser reutilizada em vários tipos de limpeza.

Outro diferencial é a função Espuma Ativa, tecnologia que dissolve completamente o sabão antes dele cair nas roupas. Isso evita que resíduos grudem nos tecidos e provoquem manchas, por exemplo.

Com uma parceria com a Vanish, especialista em sabões que para eliminar manchas de roupas, esse modelo Panasonic traz um programa específico para uso dos produtos da marca. Ele reforça o uso do Tira-manchas, que deve ser colocado no amplo dispenser junto ao sabão em pó de uso diário para garantir 20% a mais em desempenho.

As lavadoras de roupa mais vendidas em janeiro de 2021

Custo-benefício

Na hora de escolher sua nova lavadora de roupas, a NA-F160B6W pode tranquilamente estar no topo da lista de opções. Se sua família é numerosa e, com isso, tanto a variedade como a quantidade de roupas é grande, esse modelo Panasonic 16 kg é capaz de suprir suas necessidades.

As funções extras são um importante diferencial na hora da decisão, em especial o dispositivo inteligente de nível de água e a opção de reuso desse bem vital a todos nós.

Leia também: