Qual a melhor Lava e Seca: LG ou Samsung?

Lava e seca LG ou Samsung? Conheça as vantagens e desvantagens dos aparelhos

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

A lava e seca LG e a lava e seca Samsung têm, logo de cara, uma coisa em comum: as duas tornam o dia a dia de uma casa muito mais prático. Não importa se você só precisa lavar as roupas de uma ou duas pessoas ou de uma família inteira: a facilidade das peças já saírem secas é uma mão na roda nos dias em que o sol não aparece, em regiões frias e quando você precisa de uma roupa específica em poucas horas.

Existem vários tipos de lavadora de roupas com a função de secar as peças no mercado, mas as duas mais buscadas aqui no Zoom são a LG Vivace VC4 CV5011TS4A e a Samsung WD4000M WD11M44733W. Para te ajudar a decidir entre as mais populares, nós comparamos os dois modelos de lava e seca que são bem parecidos, mas têm alguns recursos extra diferentes que podem ser decisivos na hora da sua palavra final. Dá uma olhada!

Produto indisponível

Produto indisponível

Capacidade de lavagem
11 kg
11 kg
Capacidade de secagem
7 kg
7 kg
Programas de lavagem
14
13
Velocidade de centrifugação
1400 rpm
1400 rpm
Dimensões (AxLxP)
85 x 60 x 56 cm
85 x 60 x 65 cm 
Selo Procel A
Sim
Sim
Tensão/Voltagem
127V ou 220V
127V ou 220V
Ofertas
Produto indisponível
Produto indisponível

Capacidade

Os dois modelos de máquina lava e seca têm a mesma capacidade de lavagem e secagem

Em um dos principais critérios de escolha entre diferentes modelos de lavadora de roupas, as duas lava e seca da nossa análise empatam: elas lavam 11kg e secam 7kg de roupas. Essa diferença de capacidade entre os modos de uso é comum e, por isso, sempre que você usar o ciclo completo deve retirar parte da roupa molhada antes da secagem começar. Outra opção é já começar o processo considerando apenas os 7kg que são o limite da secadora, ok?

Quer saber quanto as suas roupas pesam? Confira essa matéria aqui!

Programas de lavagem

A lava e seca LG sai na frente na quantidade de opções de formas de lavagem

No comparativo, enquanto a lava e seca LG tem 14 programas de lavagem, a lava e seca Samsung tem apenas 13. Ainda assim, para essa diferença pequena se tornar realmente um impacto no seu dia a dia, você vai precisar analisar os hábitos de lavagem da sua casa para descobrir qual é a mais eficiente.

Lava e Seca LG: algodão, algodão +, mix, tecidos sintéticos, lavagem silenciosa, antialérgico, roupa de bebê, delicados, lavagem a mão/lã, rápido 30, secar, lavar + secar (7Kg), limpeza do cesto, download, programas adicionais.

Lava e Seca Samsung: air wash, roupas de bebê, algodão, lavagem diária, lavagem do tambor, enxaguar + centrifugar, sintéticos, lã, opcionais (intensive, pre wash, soak, rinse+), 59' wash+dry, secar algodão, secar sintéticos, rápido 15'.

Ao falar dos ciclos de lavagem desses dois eletrodomésticos, vale destacar o ciclo rápido da lava e seca Samsung, que pode limpar as roupas em até 15 minutos. Enquanto isso, o ciclo rápido da lava e seca LG faz o mesmo em 30 minutos. Ainda assim, os ciclos completos de lavagem e secagem das duas são equivalentes: 59 minutos para a Samsung e uma hora para a LG.

Tanto a lava e seca LG quanto a lava e seca Samsung são front load e têm recursos para danificar menos os tecidos durante a lavagem.
Tanto a lava e seca LG quanto a lava e seca Samsung são front load e têm recursos para danificar menos os tecidos durante a lavagem.

Porta frontal

Lavadora de roupas front load danifica menos o tecido das peças

Uma das principais vantagens de investir numa lavadora de roupas front load, com a porta frontal, é a falta do tambor: o que higieniza as peças é o movimento que a água faz durante os ciclos. Por isso, a limpeza acontece de forma mais suave e delicada para os tecidos sem diminuir a eficiência, é claro. As duas lava e seca que estamos analisando têm essa qualidade.

A Samsung destaca o tambor Diamond Drum, que tem relevo em formato de diamante e orifícios menores para evitar que os tecidos fiquem presos, garantindo um cuidado ainda maior na lavagem. O diferencial da LG fica por conta dos 6 movimentos do tambor: agitação, oscilação, tombamento, fricção, rotação e compressão. O benefício é o resultado da lavagem à mão, como a própria LG diz, pois cada um dos movimentos é indicado para um tipo de roupa específico e ajuda a remover melhor a sujeira sem agredir os tecidos.

Vale destacar que as duas lavadoras de roupas também contam com travas na porta frontal para garantir a segurança de casas com crianças.

É melhor comprar uma lavadora e uma secadora ou uma lava e seca? Descubra a opção ideal para você aqui!

Inteligência artificial e conexão Wi-FI

Se o assunto é automação da casa, a lava e seca LG sai na frente

Com a tecnologia fazendo cada vez mais parte do dia a dia de todo mundo, era só uma questão de tempo para que ela chegasse aos eletrodomésticos - é a casa inteligente ganhando cada vez mais artefatos. Entre os dois modelos que nós estamos comparando aqui, quem ganha nesse quesito é a lava e seca LG. Tudo começa na inteligência artificial do produto, que consegue identificar a quantidade e os tipos de tecido no cesto e busca o padrão ideal de lavagem que vai garantir ainda mais economia de água e proteção para os tecidos.

Além disso, a lava e seca LG Vivace também tem conexão Wi-Fi e, por isso, você consegue monitorar e controlar o funcionamento dela de qualquer ugar usando o aplicativo LG ThinkQ instalado no celular. E ainda tem mais: ela também é compatível com o comando de voz do Google Assistente.

Todas essas vantagens, literalmente, têm um preço: a lava e seca da LG é mais cara que a da Samsung sem perder o ótimo custo-benefício, característica dos dois modelos, por causa das características que influenciam na automação residencial.

Centrifugação

Se você não for usar a secadora, a centrifugação das duas máquinas é equivalente

Na hora de centrifugar as roupas, tanto a lava e seca LG quanto a lava e seca Samsung têm a mesma velocidade: 1400 rotações por minuto - o que é um empate muito bom. Ou seja, se você preferir secar as roupas naturalmente, usando o varal, vai tirar as peças da máquina com pouca umidade, a um passo de estarem secas.

A decisão final entre a lava e seca LG e a lava e seca Samsung vai depender de alguns detalhes de diferença entre uma e outra.
A decisão final entre a lava e seca LG e a lava e seca Samsung vai depender de alguns detalhes de diferença entre uma e outra.

Lavagem a seco x lavagem com água quente

Cada uma das lava e seca têm como vantagem um tipo diferente de ciclo de lavagem

Para roupas que não podem molhar completamente, como peças de couro, ursinhos de pelúcia ou peças que só precisam de uma limpeza suave para que possam ser usadas novamente, ter a função de lavagem a seco em casa pode significar uma grande economia na conta da lavanderia. Se você tem essa necessidade com frequência, o melhor modelo entre os dois que estamos analisando é a lava e seca Samsung: o ciclo AirWash usa ar quente para eliminar bactérias e odores sem encolher as peças, usar água ou produtos químicos.

Agora, se o seu dia a dia é cercado de peças de roupa muito sujas, encardidas e manchas recorrentes, a lavagem com água quente é a mais recomendada e uma opção na lava e seca LG. Mas, atenção: antes de selecionar o ciclo de água quente é importante verificar se o tecido pode ter contato com altas temperaturas de água. Assim, você evita que ele seja danificado ou encolha no processo.

Quer saber quais são as melhores lava e seca dos últimos meses? Confira nessa matéria!

Economia

As duas lava e seca têm Selo Procel A, mas a LG tem alguns recursos mais econômicos

Quando a questão é economia, estas duas lava e seca têm o básico: o Selo Procel A, que atesta a eficiência energética de um eletrodoméstico. Isso significa que as duas funcionam com o mínimo de consumo de energia possível, algo que, geralmente, é elevado em aparelhos que lavam e secam as roupas. As duas também têm os ciclos rápidos, que oferecem uma opção que mantém a lavadora ligada por menos tempo quando a lavagem é simples.

Mas enquanto o modelo da Samsung para por aí, o da LG vai além: a inteligência artificial que indica a melhor forma de lavar determinada quantidade de roupas também determina a menor quantidade de água para esse ciclo. Além disso, o modelo da LG também tem o motor com a tecnologia Inverter, que, naturalmente, consome menos energia do que os normais.

Resultado

Lava e seca LG sai na frente, mas a Samsung também não é um mal negócio

Depois de comparar os detalhes dos dois modelos de lava e seca que mais fazem sucesso aqui no Zoom, a inteligência artificial, conexão Wi-Fi e o motor Inverter fazem a versão da LG saírem na frente. Mas como esses recursos, certamente influenciam no preço do produto, se ela não couber no seu orçamento, não tem problema: a lava e seca Samsung não vai te deixar desamparado, já que as duas são equivalentes em quase todos os quesitos.

Vale a pena avaliar, além da questão financeira, qual se encaixa melhor na rotina da sua casa: se você não tem o costume de lidar com tecnologia, apostar num modelo com conexão Wi-Fi pode ser um gasto desnecessário. analisando todos esses pontos, você vai conseguir fazer a melhor escolha!

Leia mais: