Qual o melhor tipo de abertura nas lavadoras: top load ou front load?

Entenda a diferença entre esses dois tipos de máquinas de lavar e escolha a ideal para você

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 2 min. de leitura.

Compartilhe:

Na hora de comprar uma máquina de lavar é normal que apareçam algumas dúvidas. Afinal, você precisa comprar um aparelho com a capacidade ideal para as roupas de toda a família, isso sem falar nos diversos recursos que elas oferecem e dão aquela ajudinha no dia a dia, principalmente para pessoas que lavam roupa com frequência em casa.

Entre os diversos modelos, as lavadoras de roupa também se diferenciam pela localização da abertura do cesto: frontal, no caso de uma lavadora front load, quando você coloca as roupas pela parte da frente da máquina; e superior, nos modelos de lavadora top load, quando as roupas são colocadas pela parte de cima da máquina.

De primeira, a localização da porta de uma máquina de lavar roupas pode não parecer relevante na hora de comprar um novo produto, mas, acredite, cada modelo reúne características que fazem, sim, a diferença para quem está em busca de praticidade, economia e estilo.

Tipos de abertura

Lavadora top load

A lavadora top load é a mais comum e podemos tomar como exemplo as máquinas semiautomáticas, os tanquinhos e a maioria das lavadoras automáticas disponíveis no mercado. Em geral, o consumidor se sente mais confortável com esse modelo principalmente por dois motivos: não é preciso se inclinar para colocar as roupas dentro da máquina, como acontece com a lavadora front load, e a lavagem pode ser interrompida a qualquer momento para acrescentar algum outro item ou amaciante.

Lavadora front load

Já a lavadora front load, com abertura na parte da frente, geralmente é mais moderna e até mesmo mais estilosa. A maioria desses tipos de máquinas tem função dupla: tanto lavam quanto secam as roupas. O eixo horizontal também as deixa mais silenciosas que os modelos tradicionais.

A desvantagem da lavadora front load é que muitas não permitem que o processo de lavagem seja interrompido, já que isso significaria derramar água por toda a área. Também são máquinas de lavar que necessitam de um espaço maior para abertura da porta, além de ser necessário abaixar sempre que for colocar roupas dentro dela.

Vantagens e desvantagens dos tipos de abertura

Lavadora top load

Lavadora front load

Vantagens

  • Evita que você se abaixe para colocar e retirar a roupa
  • É geralmente mais barata
  • Tem design mais moderno
  • Maioria possui função secagem


Desvantagens

  • Quase todas não possuem função secagem
  • Você precisa se abaixar para colocar as roupas
  • Muitas vezes são modelos mais caros