Entenda antes de comprar em Lavadora de Roupas

Aprenda mais sobre os diversos modelos de lavadoras de roupa

Dê um Zoom nas lavadoras de roupa para escolher a mais adequada a você.

por Catarina Monteiro - Especialista em Casa.

Na hora de escolher sua lavadora de roupas, fique atento aos tipos encontrados no mercado. E, claro, à utilização de cada um deles.

Se você está em busca de modelos top, a indicação é a lavadora lava e seca. Ela faz o trabalho completo, entregando as roupas prontas para serem passadas. São excelentes para períodos de chuvas, regiões muito frias ou até mesmo para quem não tem espaço para instalar um varal.

Nesse modelo, você vai encontrar controles digitais, programas e ajustes variados. Por isso, é melhor ter intimidade com tecnologia!

Já as lavadoras automáticas têm programas específicos para vários tipos de lavagem, mas são bem mais fáceis de usar. Elas representam o modelo padrão de lavadoras de roupas no Brasil.

Quem tem poucas pessoas em casa e quer gastar menos, as lavadoras semiautomáticas, mais conhecidas como tanquinhos, são uma opção. Mas vale o lembrete: nos tanquinhos, a entrada e a retirada da água são feitas manualmente, através de uma mangueira, e eles não centrifugam, ou seja: você precisará torcer a roupa antes de estender no varal.

Fique atento também à capacidade de cada modelo:

A maioria dos tanquinhos tem capacidade para lavar de 2 kg a 5 kg de roupa seca, enquanto as lavadoras automáticas e as lava e seca têm capacidades maiores, como você pode ver a seguir:

- Lavadoras de até 5 kg: indicadas para casais ou pessoas que moram sozinhas e que lavam poucas roupas

- Lavadoras entre 6 kg e 9 kg: indicadas para famílias de até três pessoas

- Lavadoras entre 10 kg e 13 kg: famílias de até 5 pessoas

- Lavadoras com 15 kg ou mais: melhor indicadas para famílias maiores ou para quem lave grande quantidade de roupa

E por falar em colocar roupa na máquina de lavar, você sabia que existem dois modos de abertura das portas? Conhecidas como top load (abertura superior) e front load (abertura frontal), essas aberturas dos cestos das máquinas possuem algumas diferenças, que você pode conhecer melhor agora:

- Lavadora top load: a maioria das automáticas e semiautomáticas são assim. Ele facilita o acesso à parte interna e economiza espaço em áreas pequenas, mas impede que você utilize o espaço superior com um armário, por exemplo.

- Lavadora front load: as lava e seca e alguns modelos de lavadoras automáticas apresentam este modo de abertura. O design fica mais harmonioso e você ganha espaço na parte de cima. Porém, vai precisar se abaixar ou agachar para colocar e tirar a roupa de dentro dela. Por isso, modelos com porta frontal não são indicados para pessoas mais idosas ou com problemas na coluna ou joelho, por exemplo.

Fique de olho, pois alguns recursos podem facilitar ainda mais seu dia a dia:

- Sensor de carga: é uma função presente em quase todas as máquinas de lavar com abertura frontal; ele avisa quando atinge a carga ideal de roupas para lavar;

- Esterilização de roupas: é interessante para roupas íntimas, de bebês ou de alérgicos, por exemplo;

- Água quente: algumas lavadoras de roupas aquecem a água e outras permitem o uso de torneiras com água quente. Essa função é muito útil para quem lava roupas manchadas com frequência.

E agora, está pronto para fazer a melhor escolha na hora de comprar sua lavadora de roupas?

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em lavadora de roupas