Como fazer um ebook? Confira dicas importantes

O mundo digitalizado chegou também nos livros e você pode aprender como fazer um ebook. O Zoom preparou um guia completo para te ajudar

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Você já ouviu falar em ebook? Antes de te ensinar como fazer um ebook, vamos te explicar rapidinho o que é esse novo modelo de livro. Então confere aqui: ebook (também está correto falar ebook), ou eletronic book, é a tradução em inglês para livro digital. Ou seja, o ebook nada mais é do que um livro que pode ser lido em computadores, celulares e tablets, dispondo de uma leitura simples aos olhos, com fonte e estilo adaptáveis às preferências do leitor.

Os ebooks carregam uma série de vantagens, sendo a maior delas a facilidade de publicar um livro quando se é um autor independente. Isso acontece principalmente pelo custo do livro impresso, que é alto e demanda de um investimento inicial. Publicar um ebook, por outro lado, é simples e barato. Não há preocupação com o número de cópias a serem feitas e nem o número de leitores consumidores da sua história. Basta escrever e publicar! Aprenda abaixo como fazer um ebook.

Como fazer um ebook: ferramentas

Quer saber como criar um ebook? Comece com essas dicas

Agora que você já sabe minimamente o que é esse conceito, vamos te explicar como fazer um ebook de forma simples! Para começar a criar seu próprio ebook, são necessárias ferramentas muito básicas: um computador, algum programa básico de edição de texto e acesso à internet. Depois de estabelecidas as ferramentas, é indispensável pensar na importância de tornar seu produto o mais profissional possível.

Para isso, é interessante começar se perguntando qual tema será abordado no seu ebook. Uma dica é pensar nos conhecimentos que você tem e, a partir deles, escolher um tema que seja atrativo para o público.

Normalmente, assuntos mais específicos têm menos concorrência e ainda permitem que você aborde grande parte de suas particularidades. Então, tente segmentar bem o conteúdo. Depois disso, coloque o que você quer dizer em tópicos, para mantê-los o mais organizados possível. E aí podemos começar a escrever!

Como fazer um ebook? Aprenda no passo a passo (Foto: Shutterstock)
Como fazer um ebook? Aprenda no passo a passo (Foto: Shutterstock)

Como fazer um ebook: criação

Se você quer aprender como criar um ebook, precisa pensar na concepção do projeto e na redação

Como fazer um ebook de forma ideal? Primeiramente, é importante lembrar sempre de algumas dicas, como:

  • respeitar as regras ortográficas e gramaticais;
  • usar uma linguagem adequada ao seu público;
  • ser objetivo, mas abordar o assunto de maneira completa;
  • ter cuidado com expressões usadas como gírias e regionalismos, porque podem segmentar muito para quem lê, além de deixar seu texto informal demais;
  • evitar frases ou trechos muito longos;
  • não esquecer de utilizar subtítulos para dividir o texto e deixar a leitura mais agradável;
  • usar e abusar de fotos e ilustrações, porque apesar de ser um livro, o ebook tem um forte apelo visual.

Como fazer um ebook: formatação

Para saber como criar um ebook da melhor maneira, use ferramentas para formatar seu texto

Depois de escrever tudo que deseja, levando em conta todas as dicas acima, é momento de formatar seu material. Se estiver disposto a procurar, na internet há vários tutoriais para te ajudar a fazê-lo. Abaixo listamos algumas ferramentas que podem te ajudar com isso:

Lembrando que seu ebook pode ter diferentes tipos de formato. Ele pode ser feito, por exemplo, em PDF, que é o formato mais comum e utilizado por quem publica um livro virtual, justamente porque ele pode ser aberto na maioria de computadores e até celulares.

Outro formato é o MOBI. Originalmente, ele era usado apenas pelo e-reader Mobipocket. Mas agora é usado pelos e-readers mais populares, incluindo o Kindle e os apps Kindle para dispositivos iOS e Android. O MOBI é visualmente atrativo, pois dá aos leitores comportamentos semelhantes aos livros físicos, como passar para virar uma página.

Para fechar, um formato que tem ganhado o coração de quem está aderindo aos ebooks é o EPUB. Ele é bastante semelhante ao MOBI, mas é um padrão gratuito e de código aberto para publicação de ebooks. Por causa disso, pode ser lido em quase todos os e-readers, incluindo o Kindle Fire, o iBooks da Apple e o Google Books.

Como fazer um ebook: publicação

Agora que aprendeu como criar um ebook, veja onde e como publicar

Você já aprendeu como fazer um ebook, então sua preocupação final deve ser a plataforma na qual você deixará seu ebook disponível. É importante escolher um local próprio para a distribuição e venda de produtos digitais.

Assim, você pode contar com vários recursos e ferramentas que facilitam no uso do seu produto, otimizando a experiência dos seus leitores. Ah, e não esqueça de divulgar bastante nas suas redes sociais depois de publicado! Se quiser uma forcinha nessa divulgação, é só conferir a lista aqui embaixo com plataformas que podem ajudar:

Além de criar seu ebook, quer melhorar sua experiência com livros digitais? Veja abaixo opções de tablets, apps e e-readers!

Para a experiência ficar completa, confira os apps que garantem a você acesso grátis para leitura! E não esqueça de conferir também os tablets mais vendidos para você poder se embasar na hora de escolher o seu. Temos uma lista também com os melhores e-readers de 2021. Confira aqui! Se necessita de um notebook para poder criar seu ebook, veja essa lista com várias opções.