Logo Buscapé
Logo Buscapé

Até pouco tempo atrás, eu entendia alguns dos benefícios de ter um Kindle, sendo a conveniência o maior deles. No entanto, eu não abria mão de jeito nenhum do bom e velho livro.

Gosto de ler desde criança. Comecei com os gibis da Turma da Mônica, lá na década de 90 e, aos poucos, fui pegando leituras mais complexas. Sou dessas pessoas que cresceu acompanhando Harry Potter a cada lançamento. Algumas das minhas memórias preferidas são de ler O Senhor dos Anéis toda tarde depois de voltar da escola.

Quando vinham me falar dos benefícios do Kindle, eu nem dava bola. Sabe aquelas pessoas que são julgadas por riscar, sublinhar, comentar nas margens dos livros? Prazer, sou uma delas. A experiência do livro físico é incomparável. Cá entre nós, nisso acredito até hoje.

Porém, a praticidade do Kindle me ganhou. Vou explicar no decorrer deste texto os motivos, e aí você pode decidir se concorda ou não comigo. Mas fiz questão de explicar bem explicadinho nesta introdução minha relação com a leitura para você saber que até eu me surpreendo às vezes com essa minha opinião.

Vem descobrir por que Kindle é melhor que livro físico!

O Kindle tem muitos benefícios (Foto: Shutterstock)

O que é Kindle?

Ele é um E-Reader, ou um leitor de livros digitais. Sua diferença - visualmente - para um tablet é a interface, que tem uma luz mais fosca, sendo mais agradável aos olhos do que ler em um tablet, notebook ou celular.

Ao conectar o dispositivo à internet, você tem acesso a uma série de benefícios. Nunca foi tão fácil comprar um livro digital, por exemplo. Marcar suas passagens favoritas, enviar citações marcantes para si mesmo por e-mail ou mesmo fazer upload de algum livro digital que você já possua também são facilidades importantes do Kindle.

Ele é pequeno, leve e fácil de carregar para todos os lugares.

Por que comprar um Kindle?

Tá, mas como um verdadeiro entusiasta da experiência de ler um livro físico como eu se rendeu ao Kindle? Olha, os motivos são muitos. Chegou a hora de enumerar um a um.

Confira os principais motivos para comprar um Kindle (Foto: Shutterstock)

É facilmente personalizável

Se você já comprou aqueles livros com letrinhas muito pequenas, ou que usa uma fonte cuja leitura é cansativa, sabe o quanto isso pode atrapalhar a experiência.

No Kindle, é você quem decide o tamanho da fonte e a informação que aparece na tela (bateria? página? tempo para terminar de ler o capítulo?).

Você também escolhe a intensidade do brilho para o maior conforto possível para seus olhos.

Organizar a leitura é mais simples no Kindle

Sabendo exatamente qual o seu progresso no livro e qual o tempo estimado para finalizar a leitura de cada capítulo, é muito melhor planejar como a leitura vai se encaixar no seu dia a dia.

Muita gente tem o dia cheio de tarefas, e a leitura daquele próximo capítulo do livro vai sendo adiada no meio da correria cotidiana.

Além disso, ele marca automaticamente onde você parou. Eu sempre perdia meus marcadores de livro, e já improvisei com um monte de coisa, de réguas a barbantes, passando por aqueles cartões de fidelidade de restaurante, capinhas de plástico, enfim.

Fora quando você sem querer deixa o livro cair e perde a marcação. No Kindle, isso não é um problema.

A loja Kindle é a melhor livraria

As versões digitais dos livros tendem a ser mais baratas, mas essa não é a única vantagem da loja Kindle.

Basta ter uma conta da Amazon cadastrada no dispositivo, com forma de pagamento registrada como um cartão de crédito, por exemplo, que você só precisa de poucos cliques para comprar um novo livro.

O download é muito rápido, e o livro digital fica disponível na biblioteca quase que imediatamente. Sem frete, sem tempo de espera pela entrega, sem precisar ir até uma livraria física.

Simples assim.

E ainda é fácil encontrar tudo quanto é tipo de conteúdo. Eu já comprei mangás, por exemplo. Tenho hábito de ler livros no original em inglês, algo difícil de encontrar em livrarias físicas aqui no Brasil. Na loja Kindle, é fácil.

Acima de tudo, é muito conveniente

Leve os seus livros a qualquer lugar com o Kindle (Foto: Shutterstock)

Você já se imaginou levando vários livros de centenas ou milhares de páginas no seu bolso?

Esse, para mim é o principal ponto do Kindle. Ele é pequeno, leve, e sua bateria dura bastante tempo. Isso significa que ele é perfeito para mobilidade, para levar para os lugares. Uma vez que o livro tenha sido baixado, você não precisa nem de acesso à internet para poder ler.

Eu gosto muito de séries de fantasia, tanto que citei Harry Potter no início desse texto. Recentemente, fiquei viciado em Stormlight Archive, uma série do autor Brandon Sanderson que nem foi lançada no Brasil ainda. Comprei um livro atrás do outro pelo Kindle e já devorei todos os que já saíram.

Se não fosse pelo Kindle, eu provavelmente teria que importar os livros e pagar em dólar.

E, seja em livros corporativos, de romance, de fantasia ou de qualquer outro gênero, eu gosto de citações. Gosto de guardar frases que considero impactantes, pelo motivo que seja. O Kindle permite isso de uma forma muito simples: você marca a frase e envia para você mesmo ou para outras pessoas por e-mail.

Beleza, mas é melhor que livro mesmo?

O Kindle é uma ótima alternativa ao livro (Foto: Shutterstock)

No fim das contas, eu acho que é.

Nada jamais vai se comparar a pegar um livro físico, marcar em caneta ou marca-texto seus trechos preferidos, manusear as páginas.

Nada jamais vai tirar minhas memórias da infância, de descobrir a leitura, de me envolver e me emocionar com histórias de autores renomados como José Saramago e Gabriel García Márquez ou de personagens que marcaram e marcam até hoje a cultura pop, como Hercule Poirot e Sherlock Holmes. Guardo meus livros até hoje e não pretendo me desfazer deles.

No entanto, ter uma vasta biblioteca na ponta dos dedos, a alguns cliques, em uma interface simples de usar e fácil de levar para qualquer lugar, cuja bateria dura dias, e que ainda emula boa parte da experiência física em um ambiente digital... acaba sendo irresistível.

E, claro, nada impede que você tenha as duas experiências. Você pode ter um Kindle e também comprar livros físicos de vez em quando.

Porém, falando por mim, desde que ganhei o Kindle não comprei mais nenhum livro físico. E retomei o hábito de ler com frequência que eu não tinha há alguns anos, já que sempre prometia que pegaria um livro para ler, mas era sempre "qualquer dia desses".

O Kindle me trouxe de volta ao mundo da leitura. Acho que isso diz tudo.

Kindle: preço no Brasil

O Kindle que eu tenho é o Paperwhite, que tem melhor ajuste de luz. Seu preço costuma flutuar entre 500 e 600 reais, como é possível conferir no nosso Histórico de Preços (aprenda a usar a ferramenta no vídeo abaixo).

Existem versões mais baratas do produto (e assim, mais simples). É o caso do Kindle 10ª geração, que chegou a pouco mais de 300 reais nos últimos seis meses.

Independentemente da versão que você escolher, eu garanto que não vai se arrepender. Se meu texto não te convenceu e você prefere continuar no livro físico, tudo bem. Essa experiência é e sempre continuará sendo mágica.

Se você curtiu esse artigo e vai investir num aparelho como esses, dê uma olhada nas dicas e truques do Kindle que nem todas as pessoas conhecem. Caso esteja na dúvida com relação aos valores, vale a pena ver usar nosso Histórico de Preços. Se o produto não estiver ainda no patamar que pode pagar, crie um Alerta de Preço. Abaixo, você pode acompanhar como usar as nossas ferramentas.

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!