Liquidificador Mondial Turbo Inox L-1000 é bom? Confira detalhes do review

Descubra se o Mondial Turbo de 1000W vale a pena e compare os preços.

Brigida NogueiraEditor(a)

Publicado e atualizado 9 min. de leitura.

Lançado no final de 2019, o liquidificador Mondial Turbo Inox L-1000 é um modelo robusto da categoria que, como a própria Mondial anuncia, tem a proposta de alinhar alta capacidade, performance de nível elevado e design diferenciado. Com uma ficha técnica interessante, o produto oferece um copo resistente de 3 litros, painel e lâminas serrilhadas em aço inox e 12 velocidades, além da função Pulsar/Triturar Gelo.

Em resumo, ficou bem claro após o teste que ele é realmente indicado para quem pretende utilizar o aparelho com mais frequência e costuma preparar receitas mais elaboradas em grandes quantidades - como é o meu caso, já que moro com mais três pessoas. Vale ressaltar também que a linha Turbo possui algumas variações que modificam a potência e algumas especificações, por isso é importante estar atento a essas diferenças.

Leia mais: Qual o melhor liquidificador Mondial? Veja opções para comprar em 2020

Quer saber mais detalhes sobre o teste que fizemos do Mondial Turbo Inox L-1000? Então, dê um Zoom!

Liquidificador Mondial Turbo Inox L-1000 possui 3 litros de capacidade. (Imagem: Divulgação/Mondial)
Liquidificador Mondial Turbo Inox L-1000 possui 3 litros de capacidade. (Imagem: Divulgação/Mondial)

Ficha técnica do Liquidificador Mondial Turbo Inox L-1000 3 Litros 12 Velocidades 1.000 W

  • Capacidade: 3 litros
  • Potência: 1000W
  • Velocidades: 12 velocidades
  • Material do copo: SAN Cristal
  • Recursos e funções: Autolimpeza, Triturar Gelo, Pulsar, Filtro e Porta-fio.

Capacidade e Dimensões

Mondial Turbo L-1000 tem alta capacidade, mas ocupa bastante espaço.

Para quem, assim como eu, mora com duas pessoas ou mais e precisa de um modelo que suporte trabalhar com grandes receitas, o L-1000 chama a atenção, já que possui uma jarra “tamanho família” de 3 litros. Apesar disso, o nível máximo de uso é de 2.000 ml (2 litros), para que o alimento batido não transborde para fora do aparelho. Ao testar a indicação máxima de uso com água é possível dizer que o recomendado realmente procede: os cantos da tampa chegaram a ficar molhados quando utilizei a maior velocidade, mas o líquido não transbordou ou respingou para fora, evitando sujeira ao redor da mesa.

O liquidificador Mondial Turbo Inox tem 3 litros e é robusto. (GIF: Brigida Nogueira/Zoom)
O liquidificador Mondial Turbo Inox tem 3 litros e é robusto. (GIF: Brigida Nogueira/Zoom)

O Turbo L-1000 é um aparelho de grandes dimensões - mesmo! Tão grandes que só tive noção do tamanho ao encaixar o copo na base e fechar a tampa, já que dentro da caixa ele vem todo desmontado. Suas dimensões totais (base + jarra + tampa) são de: 41x24x23 cm (altura x largura x profundidade). Não preciso nem dizer que, se sua vontade é armazená-lo montado (como eu), é necessário separar um espaço que seja um pouquinho maior do que isso. Agora, se você pretende guardá-lo sempre na caixa em que veio, você ganha alguns cm, já que o tamanho dela é de 37x26x20 cm (altura x largura x profundidade).

Desempenho

Com 1000W e 12 velocidades, o Mondial Turbo Inox é um liquidificador potente.

As 4 lâminas do Turbo Inox L-1000 são feitas em aço inox. (Imagem: Brigida Nogueira/Zoom)
As 4 lâminas do Turbo Inox L-1000 são feitas em aço inox. (Imagem: Brigida Nogueira/Zoom)

De fato o L-1000 é um liquidificador Mondial potente. Com boa variação das suas 12 velocidades, o modelo conta com um número de rotações por minuto (rpm) bastante agradável, indo de 15.000 rpm até 23.500 rpm. Sua potência e força garantem a promessa de alta performance, já que esses números fazem com que o aparelho mande bem principalmente com grãos, sólidos e massas mais pesadas. Ou seja, no Turbo Inox L-1000 é possível triturar gelo e misturar ingredientes mais consistentes sem dor de cabeça.

No meu caso, bati duas tangerinas para testar o filtro e fazer um suco. Foi possível perceber que no começo do processo, o liquidificador tremeu bastante ao separar os caroços do líquido que foi para fora do filtro, mas em nenhum momento isso impediu a continuidade da receita, pelo contrário. Depois que a parte mais “complicada” passou, ele conseguiu misturar muito bem - já sem trepidações - o que extraiu da fruta. Em resumo, o liquidificador Mondial Turbo 1000W tem um desempenho bastante eficiente.

Nos primeiros momentos da trituração o Mondial L-1000 trepida bastante. (GIF: Brigida Nogueira/Zoom)
Nos primeiros momentos da trituração o Mondial L-1000 trepida bastante. (GIF: Brigida Nogueira/Zoom)

Ah, vale lembrar: toda essa potência vem acompanhada de um barulho consideravelmente alto. Por ter muita força, o som pode incomodar, podendo aumentar ou diminuir dependendo do tipo de alimento que você está usando na parte interna.

Recursos e funções

Filtro e copo dosador são diferenciais do Turbo Inox L-1000.

Tampa e copo dosador do liquidificador Mondial Turbo Inox L-1000. (GIF: Brigida Nogueira/Zoom)
Tampa e copo dosador do liquidificador Mondial Turbo Inox L-1000. (GIF: Brigida Nogueira/Zoom)

Uma coisa é certa: o Mondial Turbo L-1000 tem alguns recursos e funções que realmente facilitam o dia a dia. Entre eles o filtro, o copo dosador e as funções Pulsar, Autolimpeza e Triturar Gelo. Para ficar mais simples de entender porquê eles oferecem mais praticidade, vou comentar aqui embaixo como foi o uso desses modos e acessórios.

Função Pulsar

Para quem não sabe, a função Pulsar nos liquidificadores auxilia a picar os alimentos inseridos num tamanho menor e tornar o processo de trituração ou mistura melhor, deixando a receita mais homogênea. Inclusive, a Mondial indica exatamente isso em seu manual ao mencionar que: “Para um processamento homogêneo de sua mistura, comece sempre suas receitas com o Pulsar e vá aumentando a velocidade gradativamente”.

Para acionar este modo, basta girar e segurar o botão no sentido anti-horário e soltar para que ele volte automaticamente a "posição zero"; depois disso, bater as receitas fica mais fácil, já que os pedaços se encontram “pré triturados”.

Função Triturar Gelo

Triturar gelo é uma ótima opção para quem quer fazer drinks que pedem pedaços menores, por exemplo. A Mondial indica que, para isso, é necessário colocar meio copo de água e só depois acrescentar os cubos através “da abertura do copo dosador com o aparelho já em funcionamento”. Inicialmente, os cubos acabaram derretendo e o resultado foi pouco mais de meio copo de água gelado, porém duas coisas interferiram nesse processo: a quantidade de gelo inserido e o tempo de uso ao triturar.

Depois me atentei para o fato de que, basicamente, é necessário inserir um volume razoável de pedras de gelo e triturá-los rapidamente através da função Pulsar, pois utilizar alguma das velocidades por mais tempo, pode fazer com que eles derretam - já que o motor esquenta. Sua base, inclusive, possui essa indicação no lado esquerdo do botão giratório. Por fim, ao utilizar da forma indicada, o gelo foi triturado corretamente. Ou seja, é muito importante estar atento à maneira correta de executar a função para que o resultado seja o esperado.

Função Autolimpeza

Depois de usar o aparelho, é normal que resíduos da receita permaneçam no interior do copo - e até mesmo que fiquem encrostados. Por possuir a função Clean (autolimpeza), é possível lavar o liquidificador Mondial Turbo L-1000 sem retirá-lo de sua base ou remover o conjunto de facas - como acontece com alguns modelos.

Botão giratório do Turbo Inox L-1000 possui 12 velocidades e funções Pulsar, Autolimpeza e Triturar Gelo. (GIF: Brigida Nogueira/Zoom)
Botão giratório do Turbo Inox L-1000 possui 12 velocidades e funções Pulsar, Autolimpeza e Triturar Gelo. (GIF: Brigida Nogueira/Zoom)

Após preparar o suco, segui a recomendação da marca: inseri aproximadamente 500 ml de água (fria) e um pouco de detergente, coloquei a tampa e girei o botão no sentido anti-horário (o mesmo da função Pulsar). De fato o liquidificador retirou das paredes da jarra os resquícios que o suco deixou, mas é importante ressaltar que a Autolimpeza tornou mais prática a higienização do produto, já que bastou enxaguar e passar a esponja do lado macio para deixá-lo limpo - um ponto muito positivo, pois tem evitado que eu arranhe a jarra transparente utilizando a esponja do lado mais abrasivo.

Filtro

Quanto ao filtro, a experiência é bem positiva. Em alguns modelos presentes no mercado que também possuem o acessório, a dificuldade de encaixá-lo acaba influenciando uma das maiores dúvidas entre os usuários: como usar o filtro do liquidificador?

Encaixando o filtro do liquidificador Mondial Turbo Inox. (GIF: Brigida Nogueira/Zoom)
Encaixando o filtro do liquidificador Mondial Turbo Inox. (GIF: Brigida Nogueira/Zoom)

No caso do liquidificador Mondial Turbo L-1000 não é tão difícil. Ao redor das lâminas inserir o filtro de maneira que ele se mantenha firme na base da jarra. Com o encaixe é possível perceber se o acessório realmente está preso, caso contrário, ele não ficará no lugar. Aliás, mesmo no momento de trepidação do aparelho, quando fiz o suco, o filtro não balançou ou desencaixou com o movimento um pouco mais brusco.

Leia mais: Filtro do liquidificador: como usar, para que serve e como limpar?

Design

Liquidificador Mondial Turbo Inox tem design robusto.

Além do sistema de encaixe do filtro e a marcação de 2000 ml (2 litros) no copo, indicando a capacidade útil, o Mondial Turbo L-1000 possui outros destaques quando o assunto é design. Os principais são: o acabamento em inox, o copo forte com dosador, o porta-fio e o ajuste de velocidades eletrônico.

Todos os itens e acessórios que acompanham o Mondial Turbo Inox L-1000: jarra, base, tampa, copo dosador e filtro. (Imagem: Brigida Nogueira/Zoom)
Todos os itens e acessórios que acompanham o Mondial Turbo Inox L-1000: jarra, base, tampa, copo dosador e filtro. (Imagem: Brigida Nogueira/Zoom)

O acabamento em inox, além de garantir maior durabilidade ao painel do liquidificador e manter a grafia que indica as funções e velocidades, se une ao copo forte que, apesar de não ser de vidro, é livre de BPA. O material da jarra, inclusive, é o SAN Cristal, que não risca com tanta facilidade e é mais resistente a impactos que o acrílico, por exemplo.

O copo dosador já é um diferencial que está presente em muitos modelos, então não tem muito mistério. Utilizei ele para adicionar açúcar, porém é possível adicionar quantidades exatas de líquidos, pois ele possui marcações de 10 a 40 ml na lateral. Além disso, o copinho tem um sistema de encaixe/desencaixe que permite adicionar alimentos enquanto o aparelho está ligado, como fiz com os gomos da tangerina.

Visão da tangerina inserida através do buraco de encaixe do copo dosador localizado na tampa. (Imagem: Brigida Nogueira/Zoom)
Visão da tangerina inserida através do buraco de encaixe do copo dosador localizado na tampa. (Imagem: Brigida Nogueira/Zoom)

O porta-fio desse modelo da Mondial também é ótimo para guardar o aparelho de forma mais organizada. Antes de armazenar no armário, consegui ajustar o fio com facilidade e utilizei o encaixe para o plugue, que “esconde” e protege essa parte que liga o liquidificador.

Porta-fio localizado na base do Mondial Turbo Inox L-1000. (Imagem: Brigida Nogueira/Zoom)
Porta-fio localizado na base do Mondial Turbo Inox L-1000. (Imagem: Brigida Nogueira/Zoom)

Por fim, já deu para perceber que o Turbo L-1000 manda bem ao acoplar os acessórios, e isso não foi diferente com - talvez - o mais importante dos encaixes: o que acontece entre o copo e a base. Um sistema diferenciado permite que você utilize o aparelho sem precisar girar ou fazer qualquer outro movimento para que as lâminas possam rodar; basta colocar o copo e pronto!

Sistema de encaixe do copo de 3 litros do liquidificador Mondial Turbo L-1000. (GIF: Brigida Nogueira/Zoom)
Sistema de encaixe do copo de 3 litros do liquidificador Mondial Turbo L-1000. (GIF: Brigida Nogueira/Zoom)

Apesar de essa forma de conectar as partes ser bastante prática, ela requer mais atenção de quem comprar o Mondial Turbo Inox. Em alguns momentos quase deixei a base cair ao mudar o aparelho de lugar, pensando que ela viria junto com o copo. Isso se deve ao costume que tive com modelos anteriores que utilizei, onde havia uma “trava” nesse encaixe ao girar. Em resumo, é uma questão de costume, mas vale a ressalva se você não abre mão desse giro que faz “prender” um no outro.

Ah! Tem outro ponto: a base motora Turbo Inox 1000W possui quatro “pés” emborrachados que evitam arranhões e desgaste do lugar de apoio do liquidificador, independente do material. Porém, aqui em casa, apoiei meu aparelho em cima de uma mesa de MDF branca e a medida em que ia remanejando ele de lugar, algumas manchas pretas apareciam.

A base emborrachada do Mondial Turbo Inox provocoualgumas manchas na mesa branca de MDF. (Imagem: Brigida Nogueira/Zoom)
A base emborrachada do Mondial Turbo Inox provocoualgumas manchas na mesa branca de MDF. (Imagem: Brigida Nogueira/Zoom)

Essas manchas saíam facilmente com um pano úmido, mas é bom ficar atento caso o liquidificador fique em cima de um lugar mais claro.

Vale a pena comprar?

Compare os preços e descubra se o liquidificador Mondial Turbo Inox L-1000 vale a pena.

Como mencionei no início do review, se você mora com 2 pessoas ou mais que consomem receitas e alimentos preparados no liquidificador de forma mais frequente, o Mondial Turbo Inox L-1000 é uma ótima opção e vale investir o valor que, geralmente, se encontra na faixa dos R$100,00 aos R$150,00.

Com 12 velocidades + função Pulsar/Triturar Gelo/Autolimpeza, o Turbo Inox possui funções e recursos que tornam o dia a dia mais prático alinhando os modos disponíveis ao design, que conta com sistemas de encaixe inovadores, acabamento em inox e jarra super resistente. Além disso, o copo de 3 litros - sendo 2 litros de capacidade útil - permite que grandes quantidades sejam preparadas de uma vez só, tendo o filtro como um acessório que facilita o preparo de sucos e bebidas com frutas que possuem sementes e bagaços.

Leia também: