Zoom indica em Livros

Bernard Cornwell: 7 livros do autor da série de livros Crônicas Saxônicas

Confira uma lista com os livros imperdíveis de um dos escritores mais importantes da Inglaterra.

Livros
por Luiza Ramalho - Especialista em Livros e Música.

Ambientação real, detalhes históricos riquíssimos e uma ficção de tirar o fôlego: esses são os ingredientes de sucesso do escritor Bernard Cornwell, autor de grandes sagas como Crônicas Saxônicas e As Crônicas de Artur.

Dê um Zoom nessa lista que preparamos com as obras clássicas imperdíveis deste autor incrível e escolha a sua (ou as suas!) para colocar na estante!

Primeiro de tudo: quem é Bernard Cornwell?

Bernard Cornwell

Nascido na Inglaterra, o escritor de 75 anos é uma das personalidades literárias inglesas mais importantes da atualidade. Apaixonado por história geral, especialmente do seu país de origem, Cornwell lapida suas obras com detalhes preciosíssimos da história, e compõe o raro hall de escritores do gênero de ficção histórica.

Com mais de 40 livros publicados traduzidos para mais de 15 idiomas, o autor, radicado nos Estados Unidos, foi professor de universidade e pesquisador em um programa da rede de televisão BBC no Reino Unido, onde trabalhou por 10 anos.

Casou-se com uma americana no início da década de 80 e, para morar livremente na terra do Tio Sam, iniciou, para nossa alegria, os seus trabalhos como escritor (o ofício escolhido não necessitava de permissão dos Estados Unidos). Em 2006, por suas contribuições literárias, foi condecorado como Oficial do Império Britânico na ocasião do aniversário de 80 anos da Rainha Elizabeth II.

Obras imperdíveis!

O autor é um grande fã de crônicas quase intermináveis, o que, para os leitores aficionados por ficção e história, como a gente aqui do Zoom, é um prato cheio para muitas e muitas horas de tensão, angústia, enriquecimento histórico, revolta, suspense e alegria. Algumas das obras mais interessantes publicadas são:

O Último Reino, o primeiro volume da série aclamada Crônicas Saxônicas

O Último Reino é o primeiro livro da coleção Crônicas Saxônicas, a qual conta a saga de Alfredo, o Grande, e seus descendentes.

Alfredo foi Rei de Wessex (atualmente parte do Reino Unido) entre 871 e 899, e defendeu com unhas e dentes o seu reino dos vikings, cuja história é reconstruída por Bernard Cornwell em forma de um romance cativante e envolvente.

O entrelace surgido entre Alfredo e o órfão Uthred, que se tornou escravo dos guerreiros no Norte aos 9 anos tornando-se guerreiro viking, é o ponto alto de um livro repleto de outros pontos altos. Cornwell definitivamente tem este poder. O livro inspirou a série The Last Kingdom, da BBC.

Título original The Last Kingdom
Tradução Alves Calado 
Editora Record
Número de páginas 364
Primeira publicação 2004

Confira no Zoom as ofertas disponíveis para os outros livros da coleção Crônicas Saxônicas lançados no Brasil:

O Tigre de Sharpe, da série As Aventuras de Sharpe: coleção com mais de 20 volumes

O primeiro livro de As Aventuras de Sharpe, que também inspirou uma série televisiva, Sharpe, na qual atua o talentoso ator Sean Bean (ator de O Senhor dos Anéis), vem contar a história de Richard Sharpe, jovem analfabeto e servidor do Rei, ambientada na época da ocupação britânica na Índia.

Nesta primeira aventura, Sharpe é desafiado a cumprir uma missão arriscada e recheada de batalhas, uma das quais com um tigre – se não lutar, pode ser morto pelos seus próprios compatriotas. Os detalhes da saga são tão incríveis que somos capazes de lê-la inteira em pouquíssimos dias!

Título original Sharpe’s Tiger
Tradução Sylvio Gonçalves
Editora Record
Número de páginas 402
Primeira publicação 1997

Nem todos os volumes da série já foram publicados no Brasil, a Editora Record está em fase de edição das últimas obras. Aqui no Zoom há ofertas disponíveis para os livros já publicados no país, confira:

O Herege, terceiro romance da trilogia A Busca do Graal

Esta trilogia é uma das mais aclamadas do mundo literário do romance, ficção e história. O cenário é a Guerra dos Cem Anos, explorada por outros ângulos por Bernard Cornwell através do ponto de vista do jovem arqueiro inglês Thomas Hookton, personagem principal da saga, que está em busca da maior relíquia da Cristandade.

A sua maior missão está ameaçada por uma mulher, o que faz com que os pequenos detalhes prendam imensamente a atenção do leitor neste grande desfecho.

Título original Heretic
Tradução Luiz Carlos do Nascimento Silva
Editora Record
Número de páginas 406
Primeira publicação 2003

Confira as ofertas disponíveis dos outros dois livros de A Busca do Graal aqui no Zoom:

O Condenado, melhor romance histórico publicado em 2001 na Inglaterra

Conhecer as prisões inglesas na era pós-Napoleão é de dar água na boca para os fãs de história e da escrita deste autor. O romance gira em torno do julgamento de um jovem pintor, Charles Corday, acusado de violentar e matar a condessa de Avebury.

Rider Sandman, um dos heróis de Waterloo, encontra uma Inglaterra devastada ao retornar para a casa, aceitando investigar, para se sustentar em meio a tantas adversidades, a morte da condessa e as declarações do pintor, que se diz inocente.

A poucos dias da condenação, a história sofre reviravoltas angustiantes e envolventes. Ambientado no fim da guerra entre Inglaterra e França, os detalhes riquíssimos da história mostram que Bernard Cornwell é extremamente meticuloso em sua pesquisa.

Título original Gallows
Tradução Alves Calado
Editora Record
Número de páginas 322
Primeira publicação 2001

Stonehenge, obra que explora os mistérios do mais famoso templo de pedra da Grã-Bretanha

Já sabemos que Cornwell é louco por história, e era de se imaginar que ele exploraria mistérios da humanidade, como nesta obra, a qual invoca o templo de pedra Stonehenge, construído há mais de 4.000 anos. A trajetória de três irmãos e duas tribos rivais é o enredo principal do livro: em um certo dia de verão, um estranho oferece um presente que influenciará a vida de cada um dos três filhos do chefe da tribo.

O mais velho, o guerreiro Lengar, é capaz de assassinar o próprio pai; o do meio, Camabam, visionário e feiticeiro, inspira temor; e o mais novo, Saban, um homem de paz, é o responsável por construir o famoso templo.

Rituais pagãos, feitiçaria, amor proibido, intrigas e ganância são os principais ingredientes que fazem desta obra merecedora de destaque aqui na nossa lista.

Título original Stonehenge
Tradução Alves Calado
Editora Record
Número de páginas 504
Primeira publicação 1999

Excalibur, último livro da trilogia As Crônicas de Artur, sobre o lendário guerreiro Artur

Embora nunca tenha usado uma coroa, o Rei Artur é o personagem principal nesta trilogia altamente aclamada pela crítica, cujo perfil foi remodelado pelo autor para dar traços peculiares e ao mesmo tempo desconhecidos.

O romance não poderia deixar de apresentar ao leitor os esperados Merlin, o mago, Guinevere, a bela, Lancelot, o covarde (!) e a lendária Távola Redonda. Este último volume mostra as últimas investidas de Artur para derrotar os saxões, sempre empunhando Excalibur, a sua inseparável e simbólica espada.

Difícil decidir, mas sem dúvidas esta trilogia está entre as mais queridas dos fãs de Bernard Cornwell.

Título original Excalibur
Tradução Alves Calado
Editora Record
Número de páginas 532
Primeira publicação 1997

Os outros dois livros estão com ofertas disponíveis aqui no Zoom, confira:

O Forte, livro que revisita um dos maiores fiascos navais da história americana

A batalha da baía de Penobscot, de americanos contra ingleses, é palco para esta obra interessantíssima de Cornwell. O autor não poderia deixar de lado alguma história incrível entre a Inglaterra, seu país de origem, e os Estados Unidos, seu endereço.

O escritor revela detalhes curiosos acerca da batalha ocorrida no ano de 1779, pouquíssimo tempo depois da independência norte-americana, passando pela preparação das forças rebeldes e dos britânicos até finalmente o momento decisivo.

A construção do forte que serve como centro de defesas britânico é um marco que dá nome ao livro. Cornwell também é capaz de desconstruir a imagem de um dos mais reverenciados heróis de guerra da independência americana, Paul Revere. Ousadia, a gente vê por aqui!

Título original The Fort
Tradução Alves Calado
Editora Record
Número de páginas 409
Primeira publicação 2010

Gostou da nossa lista? Não deixe de conferir as ofertas no nosso site e garantir a escrita de Bernard Cornwell na cabeceira! Aproveite e dê um Zoom nas outras listas que a gente preparou:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em livros