Logo Buscapé
Logo Buscapé

Tá chegando mais um Carnaval e muita gente já está ansiosa para colocar sua fantasia, se encher de glitter e cair na folia. No entanto, há aqueles que preferem aproveitar os dias de folga do feriado para colocar as leituras em dia. E nada melhor que livros sobre Carnaval para ficar no clima da festa sem sair de casa.

O Carnaval é um dos nossos grandes símbolos culturais. Portanto, são vários os livros que se debruçam sobre o tema e buscam contar as histórias da festa que mexe com todos os brasileiros. Por isso, o Buscapé separou para você uma lista com 10 sugestões de livros sobre a festa mais popular do Brasil. Confira!

O País do Carnaval traz como personagem um brasileiro que não se identifica com seu país e, claro, com o carnaval

Publicado originalmente em 1931, esse é o primeiro romance do consagrado escritor baiano Jorge Amado. Nele, temas recorrentes na obra do romancista já começam a ser abordados: a crítica social, o racismo, a miscigenação e as figuras populares do cotidiano brasileiro. E, claro, o Carnaval.

O livro conta a história de um brasileiro educado na Europa que retorna ao Brasil como intelectual e contesta a cultura popular do país, sobretudo o Carnaval, apontando a miscigenação do nosso povo como uma fonte de atraso. Um verdadeiro relato crítico da intelectualidade brasileira da primeira metade do século XX.

Na época do lançamento, o livro foi considerado subversivo e queimado em praça pública em Salvador pela polícia da ditadura do Estado Novo, em 1937.

Orfeu da Conceição transporta a mitologia grega para o carnaval do subúrbio carioca da primeira metade do século XX

A peça musical de Vinicius de Moraes faz uma releitura do mito grego de Orfeu, filho de Apolo, e Eurídice e o transporta para a realidade dos morros cariocas. É uma história de amor proibido e final trágico entre um sambista e sua amada em pleno feriado de carnaval.

Montada em 1954, a peça se transformou num marco do teatro nacional. A obra também marcou o início da célebre parceria entre o "poetinha" e Tom Jobim, responsável pela música do espetáculo. A adaptação cinematográfica de Orfeu da Conceição também fez história ao vencer a Palma de Ouro, principal prêmio do festival de Cannes, em 1959.

Em Carnavais, Malandros e Heróis há a interpretação da sociedade brasileira através de sua maior festa popular

Essa coletânea de ensaios de autoria do antropólogo Roberto DaMattaé considerada um clássico da antropologia brasileira. O livro faz um estudo sobre o perfil da sociedade brasileira a partir de símbolos de sua cultura popular, sobretudo o Carnaval. Para o autor, a festa popular deve servir como metáfora dos dilemas do país, suas contradições e vícios, mas também de sua alma festiva e otimista.

Carnavais, Malandros e Heróis se tornou um marco na literatura acadêmica sobre o Carnaval e foi inovador ao tratar o tema como também um instrumento de análise e interpretação da vida brasileira. Apesar de ser um pesquisador, DaMatta escreve de maneira simples e torna seu estudo acessível para qualquer tipo de leitor.

Escolas de Samba do Rio de Janeiro é uma espécie de enciclopédia do carnaval carioca e de suas escolas de samba

O livro faz um minucioso levantamento da história das escolas de samba do Carnaval carioca, de suas origens e de seus personagens relevantes. O historiador Sérgio Cabral - pai do ex-governador atualmente preso - também traz no livro os resultados de todos os desfiles cariocas entre 1932 e 2011.

Além da utilidade enciclopédica, o livro também conta com entrevistas e depoimentos de grandes nomes da história do Carnaval e do samba carioca, como Candeia, Cartola, Ismael Silva e Martinho da Vila.

Serra, Serrinha, Serrano conta a história da escola de samba Império Serrano, umas das mais tradicionais e significativas agremiações do Carnaval carioca

A pesquisadora e ex-presidente da Império Serrano narra a história dessa escola de samba que, ao lado de outras como Portela, Salgueiro e Mangueira, tem na sua trajetória o espelho da própria história do samba carioca a da cidade do Rio de Janeiro.

Nove vezes campeão do Carnaval mais famoso do mundo, a Império Serrano conquistou o título pela última vez em 1982. Com sua origem suburbana intrinsecamente ligada à luta contra a opressão e à abolição da escravidão, o morro da Serrinha, berço da agremiação e de sambistas como Dona Ivete Lara e Arlindo Cruz, se tornou um dos grandes centros de criação e propagação do samba no país.

Carnaval Brasileiro. O Vivido e o Mito traz um estudo sobre o Carnaval e sua integração com a sociedade brasileira

Numa mistura entre o rigor da pesquisa acadêmica e a sua memória regada desde a infância, quando começou a frequentar os bailes carnavalescos, a socióloga Maria Isaura Pereira de Queiroz mergulha no universo do Carnaval - suas histórias, personagens, símbolos - e o relaciona com a sociedade dentro da qual existe.

A autora traz uma abordagem histórica do Carnaval e trabalha com a oposição entre o que chama de "plano do vivido" e o "plano do mito" na interpretação deste fenômeno da cultura popular.

Para quem gosta de uma boa biografia, O Jovem Noel Rosa conta a vida do poeta do samba

O escritor e músico Guca Domenico relata nesse romance biográfico os passos do sambista Noel Rosa, o "filósofo do samba", dos seus 15 aos 20 anos: sua adolescência, sua formação musical e a amizade com outros grandes nomes do gênero que ajudou a criar e consolidar, sambistas como Cartola, Braguinha e Almirante.

Espirituoso e brincalhão, era considerado um verdadeiro gênio por aqueles com quem convivia. Mesmo com a morte prematura aos 26 anos, vítima de tuberculose, Noel Rosa deixou composições que se eternizaram no cancioneiro popular brasileiro e ajudou a expandir o samba para além dos morros.

Carnaval é uma comédia infanto-juvenil ambientada no carnaval de Recife

Sucesso entre o público adolescente, a escritora Luiza Trigo traz uma história de amizade, paixões, juventude e... Carnaval! Para esquecer o ex-namorado, Gabriela parte para o Recife para curtir um dos carnavais mais famosos do mundo ao lado das amigas. Lá, acaba adquirindo novas paixões.

As praias ensolaradas de Pernambuco, músicas, amigos e paqueras dão o clima desse romance adolescente ambientado no clima da folia.

No Almanaque do Carnaval faz um apanhado da história do Carnaval nacional

Esse almanaque traz a história cronológica das principais manifestações do Carnaval brasileiro: os blocos de rua de Salvador, os desfiles das escolas de samba de Rio e São Paulo, os milhões de foliões que todo ano saem atrás do Galo da Madrugada em Recife, entre outros acontecimentos tradicionais da época.

Além disso, o autor André Diniz também fala sobre os gêneros musicais típicos da festa, os episódios que compõem o imaginário popular, biografias de personagens e informações de diferentes períodos e contextos do Carnaval nacional. O almanaque também aborda livros e filmes com a temática da festa mais popular do Brasil.

O Carnaval das Letras mostra o que escritores célebres do século XIX falavam sobre a festa popular

O livro faz uma análise de como os festejos da folia nos dias de Carnaval estavam presentes nas discussões e conversas de importantes figuras literárias do Rio de Janeiro da segunda metade do século XIX, como Machado de Assis e Raul Pompéia.

Além de nos mostrar o que esses literatos pensavam da festa popular, o historiador Leonardo Affonso de Miranda Pereira revela como o samba e o Carnaval serviram como uma ponte de comunicação entre as elites intelectuais e a cultura popular.


Leia também:

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!