Carnaval: 10 livros sobre a festa mais popular do Brasil

Confira 10 sugestões de livros sobre o Carnaval que nós separamos para você.

Carnaval: 10 livros sobre a festa mais popular do Brasil
Luiza RamalhoEditor(a)

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Tá chegando mais um Carnaval e muita gente já está ansiosa para colocar sua fantasia, se encher de glitter e cair na folia. No entanto, há aqueles que preferem aproveitar os dias de folga do feriado para colocar as leituras em dia. E nada melhor que livros sobre Carnaval para ficar no clima da festa sem sair de casa.

O Carnaval é um dos nossos grandes símbolos culturais. Portanto, são vários os livros que se debruçam sobre o tema e buscam contar as histórias da festa que mexe com todos os brasileiros. Por isso, o Zoom separou para você uma lista com 10 sugestões de livros sobre a festa mais popular do Brasil. Confira!

O País do Carnaval traz como personagem um brasileiro que não se identifica com seu país e, claro, com o carnaval

Publicado originalmente em 1931, esse é o primeiro romance do consagrado escritor baiano Jorge Amado. Nele, temas recorrentes na obra do romancista já começam a ser abordados: a crítica social, o racismo, a miscigenação e as figuras populares do cotidiano brasileiro. E, claro, o Carnaval.

O livro conta a história de um brasileiro educado na Europa que retorna ao Brasil como intelectual e contesta a cultura popular do país, sobretudo o Carnaval, apontando a miscigenação do nosso povo como uma fonte de atraso. Um verdadeiro relato crítico da intelectualidade brasileira da primeira metade do século XX.

Na época do lançamento, o livro foi considerado subversivo e queimado em praça pública em Salvador pela polícia da ditadura do Estado Novo, em 1937.

Título originalO País do Carnaval
AutorJorge Amado
EditoraCompanhia das Letras
Número de páginas171
Ano de lançamento1931
IdiomaPortuguês

Orfeu da Conceição transporta a mitologia grega para o carnaval do subúrbio carioca da primeira metade do século XX

A peça musical de Vinicius de Moraes faz uma releitura do mito grego de Orfeu, filho de Apolo, e Eurídice e o transporta para a realidade dos morros cariocas. É uma história de amor proibido e final trágico entre um sambista e sua amada em pleno feriado de carnaval.

Montada em 1954, a peça se transformou num marco do teatro nacional. A obra também marcou o início da célebre parceria entre o "poetinha" e Tom Jobim, responsável pela música do espetáculo. A adaptação cinematográfica de Orfeu da Conceição também fez história ao vencer a Palma de Ouro, principal prêmio do festival de Cannes, em 1959.

Título originalOrfeu da Conceição
AutorVinicius de Moraes
EditoraCompanhia de Bolso
Número de páginas104
Ano de lançamento1954 (peça)
IdiomaPortuguês

Essa coletânea de ensaios de autoria do antropólogo Roberto DaMattaé considerada um clássico da antropologia brasileira. O livro faz um estudo sobre o perfil da sociedade brasileira a partir de símbolos de sua cultura popular, sobretudo o Carnaval. Para o autor, a festa popular deve servir como metáfora dos dilemas do país, suas contradições e vícios, mas também de sua alma festiva e otimista.

Carnavais, Malandros e Heróis se tornou um marco na literatura acadêmica sobre o Carnaval e foi inovador ao tratar o tema como também um instrumento de análise e interpretação da vida brasileira. Apesar de ser um pesquisador, DaMatta escreve de maneira simples e torna seu estudo acessível para qualquer tipo de leitor.

Título originalCarnavais, Malandros e Heróis
AutorRoberto Damatta
EditoraRocco
Número de páginas352
Ano de lançamento1979
IdiomaPortuguês

Escolas de Samba do Rio de Janeiro é uma espécie de enciclopédia do carnaval carioca e de suas escolas de samba

O livro faz um minucioso levantamento da história das escolas de samba do Carnaval carioca, de suas origens e de seus personagens relevantes. O historiador Sérgio Cabral - pai do ex-governador atualmente preso - também traz no livro os resultados de todos os desfiles cariocas entre 1932 e 2011.

Além da utilidade enciclopédica, o livro também conta com entrevistas e depoimentos de grandes nomes da história do Carnaval e do samba carioca, como Candeia, Cartola, Ismael Silva e Martinho da Vila.

Título originalEscolas de Samba do Rio de Janeiro
AutorSergio Cabral
EditoraLazuli
Número de páginas562
Ano de lançamento1996
IdiomaPortuguês

Serra, Serrinha, Serrano conta a história da escola de samba Império Serrano, umas das mais tradicionais e significativas agremiações do Carnaval carioca

A pesquisadora e ex-presidente da Império Serrano narra a história dessa escola de samba que, ao lado de outras como Portela, Salgueiro e Mangueira, tem na sua trajetória o espelho da própria história do samba carioca a da cidade do Rio de Janeiro.

Nove vezes campeão do Carnaval mais famoso do mundo, a Império Serrano conquistou o título pela última vez em 1982. Com sua origem suburbana intrinsecamente ligada à luta contra a opressão e à abolição da escravidão, o morro da Serrinha, berço da agremiação e de sambistas como Dona Ivete Lara e Arlindo Cruz, se tornou um dos grandes centros de criação e propagação do samba no país.

Título originalSerra, Serrinha, Serrano - o Império do Samba
AutoresRachel Teixeira Valença e Suetônio Soares Valença
EditoraRecord
Número de páginas434
Ano de lançamento1981
IdiomaPortuguês

Carnaval Brasileiro. O Vivido e o Mito traz um estudo sobre o Carnaval e sua integração com a sociedade brasileira

Numa mistura entre o rigor da pesquisa acadêmica e a sua memória regada desde a infância, quando começou a frequentar os bailes carnavalescos, a socióloga Maria Isaura Pereira de Queiroz mergulha no universo do Carnaval - suas histórias, personagens, símbolos - e o relaciona com a sociedade dentro da qual existe.

A autora traz uma abordagem histórica do Carnaval e trabalha com a oposição entre o que chama de "plano do vivido" e o "plano do mito" na interpretação deste fenômeno da cultura popular.

Título originalCarnaval Brasileiro. O Vivido e o Mito
AutoraMaria Isaura Pereira Queiroz
EditoraBrasiliense
Número de páginas240
Ano de lançamento1992
IdiomaPortuguês

Para quem gosta de uma boa biografia, O Jovem Noel Rosa conta a vida do poeta do samba

O escritor e músico Guca Domenico relata nesse romance biográfico os passos do sambista Noel Rosa, o "filósofo do samba", dos seus 15 aos 20 anos: sua adolescência, sua formação musical e a amizade com outros grandes nomes do gênero que ajudou a criar e consolidar, sambistas como Cartola, Braguinha e Almirante.

Espirituoso e brincalhão, era considerado um verdadeiro gênio por aqueles com quem convivia. Mesmo com a morte prematura aos 26 anos, vítima de tuberculose, Noel Rosa deixou composições que se eternizaram no cancioneiro popular brasileiro e ajudou a expandir o samba para além dos morros.

Título originalO Jovem Noel Rosa
AutorGuca Domenico
EditoraNova Alexandria
Número de páginas152
Ano de lançamento2003
IdiomaPortuguês

Carnaval é uma comédia infanto-juvenil ambientada no carnaval de Recife

Sucesso entre o público adolescente, a escritora Luiza Trigo traz uma história de amizade, paixões, juventude e... Carnaval! Para esquecer o ex-namorado, Gabriela parte para o Recife para curtir um dos carnavais mais famosos do mundo ao lado das amigas. Lá, acaba adquirindo novas paixões.

As praias ensolaradas de Pernambuco, músicas, amigos e paqueras dão o clima desse romance adolescente ambientado no clima da folia.

Título originalCarnaval
AutoraLuiza Trigo
EditoraRocco
Número de páginas152
Ano de lançamento2012
IdiomaPortuguês

No Almanaque do Carnaval faz um apanhado da história do Carnaval nacional

Esse almanaque traz a história cronológica das principais manifestações do Carnaval brasileiro: os blocos de rua de Salvador, os desfiles das escolas de samba de Rio e São Paulo, os milhões de foliões que todo ano saem atrás do Galo da Madrugada em Recife, entre outros acontecimentos tradicionais da época.

Além disso, o autor André Diniz também fala sobre os gêneros musicais típicos da festa, os episódios que compõem o imaginário popular, biografias de personagens e informações de diferentes períodos e contextos do Carnaval nacional. O almanaque também aborda livros e filmes com a temática da festa mais popular do Brasil.

Título originalAlmanaque do Carnaval - A História do Carnaval, o que Ouvir, o que Ler, Onde Curtir
AutorAndré Diniz
EditoraZahar
Número de páginas273
Ano de lançamento2008
IdiomaPortuguês

O livro faz uma análise de como os festejos da folia nos dias de Carnaval estavam presentes nas discussões e conversas de importantes figuras literárias do Rio de Janeiro da segunda metade do século XIX, como Machado de Assis e Raul Pompéia.

Além de nos mostrar o que esses literatos pensavam da festa popular, o historiador Leonardo Affonso de Miranda Pereira revela como o samba e o Carnaval serviram como uma ponte de comunicação entre as elites intelectuais e a cultura popular.

Título originalO Carnaval das Letras
AutorLeonardo Affonso De Miranda
EditoraUnicamp
Número de páginas320
Ano de lançamento2004
IdiomaPortuguês

Leia também: