Produtos e novidades em Livros

Dia da Toalha e O Guia do Mochileiro das Galáxias: entenda o que a data e o clássico têm comum

Saiba o que o dia do principal objeto para um mochileiro das galáxias e o dia de maior orgulho nerd têm em comum

Livros
por Luiza Ramalho - Especialista em Livros e Música.

Maio, 25. Dia tão celebrado pelo mundão geek que a gente aqui do Zoom preparou um artigo especial para que você entenda, de uma vez por todas, o que o Dia do Orgulho Nerd (ou Dia do Orgulho Geek) e o Dia da Toalha, o mais famoso objeto “empoderador” dos nerds, têm em comum. Dê um Zoom e se divirta!

A data

Em 25 de maio de 1977 estreava no planeta aquele que viria a ser o precursor do mundo nerd: o filme Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança. É quando a voz dos apaixonados por ficção recheada de personagens exóticos finalmente é ouvida: é um dia de orgulho para os nerds. Eis então que, algum tempo depois, o dia 25 de maio fica conhecido mundialmente como o Dia do Orgulho Nerd (ou Dia do Orgulho Geek).

Esta data também foi escolhida pelos fãs de Douglas Adams, o criador de O Guia dos Mochileiros das Galáxias, para homenageá-lo em função da sua morte em 11 de maio de 2001. O objeto escolhido para a homenagem não poderia deixar de ser o símbolo mais interessante e original da cultura pop nerd: uma toalha.

Sobre a “trilogia de cinco”

Em 1979, Douglas Adams presenteava os geeks com O Guia do Mochileiro das Galáxias, o início de uma trilogia dividida em quatro partes, segundo o próprio autor. Há quem diga que há um quinto livro incorporado à “trilogia”. O resultado é uma série fenomenal e clássica de ficção científica, que conta a história do inglês Arthur Dent e seu amigo alienígena Ford Prefect, que habitou a Terra disfarçado para colher informações para o melhor guia intergaláctico para mochileiros de todos os tempos.

Os dois exploradores partem em uma jornada interplanetária depois de escaparem da devastação da Terra, e os elementos científicos, filosóficos, satíricos e repletos de humor adicionados à história ao longo de todos os volumes publicados é o que confere um maior orgulho para os nerds.

Os mais interessantes são Marvin, o robô de bordo da nave espacial Coração de Ouro com personalidade maníaco-depressiva; os Vogons, uma raça alienígena conhecida pela feiura e inaptidão para poesias; o “Peixe-babel”, um super artifício para tradução de idiomas que seria maravilhoso nos dias de hoje; o próprio Guia do Mochileiro das Galáxias, um livro eletrônico para viajantes espaciais com as melhores dicas sobre os planetas e as espécies; e uma toalha.

A toalha

Segundo o guia para os mochileiros espaciais, a toalha é um objeto indispensável para a sobrevivência. É capaz de agasalhar o viajante quando este atravessar as luas frias de Beta de Jagla; é possível deitar-se sobre ela nas praias de Santagrino V; cobrir-se com a toalha é uma excelente opção para apreciar as estrelas no desértico Kakrafoon; funciona também como uma vela de uma mini-jangada necessária para a descida pelo rio Moth; enrolar em torno da cabeça pode ser providencial ao enfrentar a Terrível Besta Voraz de Traal; e, se estiver razoavelmente limpa, a toalha serve também para se enxugar. Não é à toa que este objeto quase animado é hoje um dos maiores símbolos na cultura nerd!

Quem foi Douglas Adams

Douglas Adams

Adams, nascido em 1952 no Reino Unido, foi um escritor, comediante e amante da tecnologia. Era também responsável por um programa humorístico de ficção científica na rádio BBC 4 – o início de O Guia do Mochileiro das Galáxias.

Faleceu precocemente em 11 de maio de 2001, aos 49 anos, vítima de um ataque cardíaco. Duas semanas depois, no dia 25 de maio, os seus fãs instituíram o Dia da Toalha, sendo lembrado todos os anos junto ao Dia do Orgulho Nerd.

Os livros da série

Os cinco livros da série O Guia dos Mochileiros das Galáxias estão com ofertas imperdíveis aqui no Zoom! Confira:

Título original

The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy

Tradução

Paulo Fernandes Henriques Britto e Carlos Irineu da Costa

Editora Arqueiro
Número de páginas 208
Ano de lançamento 1979
Título original The Restaurant at the End of the Universe 
Tradução

Carlos Irineu da Costa

Editora Arqueiro 
Número de páginas 240 
Ano de lançamento 1980
Título original Life, the Universe and Everything 
Tradução Carlos Irineu da Costa 
Editora Arqueiro
Número de páginas 224
Ano de lançamento 1982
Título original So Long, and Thanks for All the Fish 
Tradução

Marcia Heloisa Amarante Gonçalves

Editora Arqueiro 
Número de páginas

208

Ano de lançamento 1984
  • Praticamente Inofensiva é visto por muitos como o quinto livro da “trilogia”, mesmo lançado 13 anos depois do último livro da série
Título original Mostly Harmless 
Tradução Marcia Heloisa Amarante Gonçalves 
Editora

Arqueiro

Número de páginas 208
Ano de lançamento 1992

Nerds, celebremos! Temos uma data todinha nossa, fãs de Star Wars, fãs de O Guia do Mochileiro das Galáxias. Viva 25 de maio!

 

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em livros