Zoom indica em Livros

Isaac Asimov: conheça 6 livros do autor de Fundação

Autor de Fundação e renomado escritor de ficção científica, Asimov faz sucesso até hoje por seus livros.

Livros
por Luiza Ramalho - Especialista em Livros e Música.

Se você gosta de ficção científica, provavelmente já leu ou se deparou com Fundação, uma das obras mais famosas de Isaac Asimov, publicada ainda em 1951.

O sucesso foi tanto que o escritor russo acabou escrevendo novas edições e o que era inicialmente uma trilogia tornou-se uma série de sete obras.

Mais de 60 anos depois do lançamento da publicação, reunimos 10 livros do autor de Fundação que qualquer leitor voraz deveria ter em sua estante.

Mas quem foi Isaac Asimov?

Isaac Asimov

A data de nascimento de Asimov é incerta. Sabe-se que nasceu entre outubro de 1919 e janeiro de 1920, na Rússia Soviética, e cresceu em Nova Iorque, de modo que nunca aprendeu a falar em russo.

Começou a ter interesse pela ficção científica quando pequeno e escrevia desde os 15 anos, tendo sua primeira história publicada aos 14 anos, em um jornal da escola.

Ao concluir a graduação em Química, no ano de 1939, Isaac vendeu seu primeiro conto para a revista Amazing Stories. O primeiro conto da saga Fundação foi publicado seis anos depois, em 1945, pela revista Astounding Science Fiction.

Concluiu seu doutorado em 1948, tendo tornado-se professor um ano depois. Em 1958, finalmente deixou o cargo na universidade e optou por dedicar-se à carreira de escritor.

No ano de 1981, foi homenageado com seu nome em um asteroide, o 5020 Asimov. Morreu em 1992, mas até hoje é considerado um dos mestres da ficção científica.

O pioneiro Eu, Robô

Primeiro dos cinco romances da série Robôs, Eu, Robô é uma coletânea de contos divertidos, sensíveis e instigantes. Sucessivamente, cada um dos nove contos nos apresenta a evolução dos robôs com o passar do tempo.

Um dos grandes legados da obra foi a idealização das Leis da Robótica, ainda aceitas por muitos autores. Basicamente, os três princípios permitiriam o controle dos robôs através de uma certa limitação em seus comportamentos.

Posteriormente, em 2004, alguns dos contos do livro foram incorporados ao roteiro do filme homônimo, chegando a receber uma indicação para o Oscar na categoria de Melhores Efeitos Visuais. O longa-metragem contou com a participação de Will Smith e gerou uma receita de quase 350 milhões de dólares.

Título original

I, Robot

Tradução Aline Storto Pereira
Editora Aleph
Número de páginas 320
Primeira publicação 1950

Pedra no Céu, o romance de estreia de Asimov

Originalmente, Pedra no Céu foi escrito como um conto. Asimov decidiu ampliar a produção e, pela primeira vez, publicou um romance, ainda em 1950.

A trama acontece no mesmo universo da trilogia Fundação e também conecta-se com a série Robôs.Há milhões de anos no futuro, a Terra é um planeta radioativo e praticamente inabitável.

Joseph Schwartz, protagonista, é obrigado a viajar contra a sua vontade para esse tempo e é submetido aos experimentos científicos de Affret Shekt, que mudarão seu corpo e o destino da Terra.

Título original Pebble in the Sky
Tradução Aline Storto Pereira
Editora Aleph
Número de páginas 312
Primeira publicação 1950

O pequeno livro O Cair da Noite

A pequena novela de Asimov foi escrita por sugestão de John W. Campbell Jr., influente editor da principal pulp magazine de 1940, a Astounding Science Fiction. Foi Campbell que mostrou a citação do filósofo Ralph Waldo Emerson, que inicia a obra, ao escritor.

A história se passa no ano de 2049, no planeta Lagash. Depois de todos esses anos, alguns cientistas declararam que seus seis sóis desapareceriam. Uma ameaça assola o seus habitantes: a chegada da escuridão, ou seja, da noite, pela primeira vez.

Título original Nightfall
Editora Arte & Letra 
Número de páginas 80
Primeira publicação

1990

A famosa Trilogia da Fundação

Fundação é, até hoje, uma das obras mais conhecidas do escritor Isaac Asimov. Escrita na década de 50, a trilogia recebeu o prêmio Hugo de melhor série de ficção científica e fantasia de todos os tempos.

Os três livros, Fundação, Fundação e Império e Segunda Fundação narram a história de um futuro distante e da queda do Império Galáctico, inspirada no Império Romano.

O protagonista, Hari Seldon, criador da psico-história, prevê a destruição total do império humano e de todo conhecimento já acumulado. Como não pode impedir a tragédia, propõe o desenvolvimento de um plano para reconstruir a glória dos homens.

Em 1981, o sucesso do trabalho foi tanto que Asimov foi convencido por seus leitores a continuar escrevendo, tendo lançado mais quatro livros que hoje compõem a série.

Título original Foundation
Tradução Fábio Fernandes
Editora Aleph
Número de páginas 728
Primeira publicação 1942

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em livros