Zoom indica em Livros

Conheça 10 Livros de Ruth Rocha para crianças

Autora escreveu mais de 150 livros, confira alguns dos melhores.

livros de ruth rocha para crianças
por Luiza Ramalho - Especialista em Livros e Música.

Quando se fala em livros infantis e juvenis, um nome da literatura brasileira se sobressai: Ruth Rocha. A biografia da escritora paulista inclui a formação em Ciências Políticas e Sociais, o trabalho como bibliotecária, orientadora educacional e até como colunista educacional de uma revista feminina, antes de lançar o seu primeiro livro em 1976, o "Palavras, Muitas Palavras".

Neste artigo, trouxemos uma lista com as 10 melhores obras e histórias já publicadas pela autora. Continue a leitura e confira!

Leia também: Os Melhores Livros de Fantasia

10. Palavras, Muitas Palavras...

O primeiro livro de autoria de Ruth Rocha, "Palavras, Muitas Palavras...", busca ensinar às crianças que ler pode ser um exercício muito divertido. Por meio de uma escrita fácil e imagens brincalhonas, a autora traz a leitura para o universo infantil de uma forma leve.

9. O Rato do Campo e o Rato da Cidade

O Rato do Campo e o Rato da Cidade é um livro que reúne alguns dos contos de fadas mais populares, recontados por Ruth Rocha por meio de uma linguagem simples e encantadora. A obra ainda contém belas ilustrações que envolvem ainda mais os leitores nesse mundo mágico.

8. Marcelo, Marmelo, Martelo e Outras Histórias

O segundo livro de Ruth Rocha "Marcelo, Marmelo, Martelo e Outras Histórias" conta as histórias de quatro crianças e as situações cotidianas que vivem. Marcelo, o menino que cria palavras novas, Teresinha e Gabriela, meninas que se identificam, mesmo diante de suas diferenças, e a Caloca, que passa a entender a importância da amizade.

7. O Reizinho Mandão

O Reizinho Mandão é um daqueles livros que encantam, tanto é que foi premiado, dando origem a uma série. A história gira em torno da morte de um rei com grande sabedoria e senso de justiça que leva ao trono o filho mimado e mandão. O reizinho que cria leis absurdas faz com que as pessoas do reino literalmente percam a sua voz, até que um dia tudo muda.

6. A Cinderela Das Bonecas

Ainda no assunto sobre reinos encantados, temos a obra A Cinderela Das Bonecas. O livro conta sobre Neném, uma vovó que sabe contar história como nenhuma outra pessoa. Ela cria tantas coisas incríveis e transforma até as bonecas em Cinderelas. Algo que faz Mariana se perguntar se a avó é uma fada — será?

5. Tenho Medo Mas Dou um Jeito

O livro da coleção "Os medos que tenho" apresenta uma reflexão sobre os medos comuns que as pessoas têm e as respostas a eles. A ideia da obra é mostrar como lidar com os medos saudáveis, ou seja, aquelas situações que nos alertam sobre os perigos do cotidiano.

4. O Que É, o Que É?

Para quem ama uma adivinhação, o livro "O Que É, o Que É?" é prato cheio. Afinal, ele é recheado de charadas e adivinhações bem malucas e engraçadas. O interessante é que ele ajuda a treinar o pensamento rápido, enquanto o leitor pode compartilhá-lo, se divertindo com os amigos.

3. De Repente Dá Certo

Esse livro tem um assunto mais voltado aos dramas da juventude em relação ao divórcio dos pais. "De Repente Dá Certo" conta a história de dois adolescentes, Beatriz e Pedro, que passam a fazer parte da mesma família após o casamento de seus pais. Brigas e disputas acontecem, porém, aos poucos eles descobrem como lidar com isso.

2. Pra Que Serve?

Ruth Rocha tem algumas histórias que envolvem questionamentos sobre questões cotidianas tão envolventes que fazem com que os seus livros pareçam encantados. Esse é o caso de "Pra Que Serve?". O livro conta a jornada de Marina no acampamento de férias e as suas questões sobre amor, dinheiro, estudos, vida e crescimento por meio de diálogos ricos e personagens divertidos.

1. Um Cantinho Só Pra Mim

Essa obra traz não só uma das boas histórias de Ruth Rocha, mas as ilustrações de Ziraldo. Em "Um Cantinho Só Pra Mim", o personagem Pedro, menino urbano e sobrecarregado de atividades extracurriculares, vai até a casa de sua avó e percebe que precisa de mais tempo para a imaginação. Então, começa a sua jornada ao ver um círculo dourado embaixo da mesa da cozinha, por meio do qual viaja para um mundo encantado.

Se você gostou da nossa lista da Ruth Rocha, com certeza, se interessará pelo artigo com Os 10 melhores livros mais vendidos em 2018!

 

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em livros