Os 4 Melhores Livros de Futebol para Ler em 2018

Esta lista reúne uma série de obras literárias sobre futebol que você não pode deixar de ler.

Os 4 Melhores Livros de Futebol para Ler em 2018
Luiza RamalhoEditor(a)

Publicado e atualizado 2 min. de leitura.

Infelizmente, os livros de futebol não são tão divulgados quanto mereciam. Entretanto, as obras futebolísticas têm relevância histórica e a qualidade da escrita é impecável.

Aos amantes de futebol, é muito importante conhecer melhor o esporte, até mesmo para entender as técnicas utilizadas nas partidas e, inclusive, acompanhar melhor o raciocínio dos comentaristas da TV.

Com o intuito de ajudá-lo nesse sentido, separamos alguns livros sobre futebol que você não pode deixar de ler em 2018. Corre que ainda dá tempo! Vamos começar?

Leia também: As Melhores Biografias

1. Como o Futebol Explica o Mundo — Franklin Foer

Franklin Foer conseguiu reunir em seu livro, Como o Futebol Explica o Mundo, uma série de pesquisas e entrevistas, as quais conseguiu selecionar durante as suas viagens a trabalho.

A obra relata a dimensão que o futebol tomou pelo mundo inteiro e como ele se transformou no esporte mais popular do planeta.

Durante a sua pesquisa, ele ouviu vários personagens importantes do esporte, a fim de mostrar que ele está inserido em um contexto político e social e por isso o futebol se tornou uma verdadeira representação da sociedade ao seu redor.

2. Febre de Bola — Nick Hornby

Em seu livro Febre de Bola, Nick Hornby conta alguns acontecimentos importantes de sua vida, misturando com jogos importantes do seu time do coração: o Arsenal, da Inglaterra.

Além do mais, o autor destaca que algumas lembranças só existem porque, naquele determinado dia, o seu time do coração entrou em campo.

Esse é um livro indispensável para os amantes do futebol, e isso nem mesmo os torcedores do Tottenham discordam.

3. Um Autor à Procura de um Personagem — Paulo Cezar Guimarães

Um Autor à Procura de um Personagem, escrito por Paulo Cezar Guimarães (P.C. Guimarães), trata-se da biografia de um famoso jornalista que teve a oportunidade de vivenciar o futebol nas décadas de 50 a 80: Sandro Moreyra.

Ele era muito conhecido pelas suas tiradas de humor, mas, ao mesmo tempo, seu conhecimento também ganhava destaque.

4. O Negro no Futebol Brasileiro — Mário Filho

Em nossa lista também não poderia faltar uma obra brasileira. O Negro do Futebol Brasileiro, de Mário Filho, explica profundamente como é o futebol no Brasil.

Considerado o maior clássico futebolístico brasileiro, a obra conta como foi a entrada do negro em um esporte que, originalmente, somente brancos jogavam. O livro investiga os primeiros passos da miscigenação que ocorreu nos clubes do Rio de Janeiro e quais foram as consequências disso para o futebol.

Se você deseja conhecer a fundo o mundo do futebol, não pode deixar de ler essas obras incríveis. Elas vão ajudá-lo a entender mais sobre o assunto, as regras do futebol e, consequentemente, farão de você um expert no esporte.

Quer conhecer outros livros para colocar na sua lista de leitura? Dê um Zoom e confira os melhores livros para ler em 2018!