Livros mais vendidos de 2020: best sellers do segundo semestre

Llivros mais vendidos no segundo semestre de 2020

Maria Paula BrunoEstagiária

Publicado e atualizado 11 min. de leitura.

Compartilhe:

Em 2020, fomos inseridos em realidades completamente novas. Nesse meio tempo, a leitura foi a saída encontrada por muita gente, já que ela é capaz de te levar para mundos com bruxos e elfos, como em The Witcher, ou para lugares cheios de vampiros, como em Sol da Meia Noite.

Pensando nisso, preparamos esse lista com os livros mais vendidos de 2020 no segundo semestre do ano, para você descobrir novas indicações e conhecer melhor a estante dos leitores brasileiros. A lista está separada por gênero, então você vai encontrar livros de romance, autoajuda e até os suspenses mais vendidos.

Para ver os livros mais vendidos de 2020 no primeiro semestre, clique aqui!

Mais Esperto Que o Diabo, integrante da nossa lista, traz um bate papo com o diabo e é um dos livros mais vendidos de 2020. (Imagem:Divulgação/Editora Citadel)
Mais Esperto Que o Diabo, integrante da nossa lista, traz um bate papo com o diabo e é um dos livros mais vendidos de 2020. (Imagem:Divulgação/Editora Citadel)

Como escolhemos os livros mais vendidos em 2020?

A nossa seleção foi baseada nos livros mais vendidos aqui no Zoom, de junho até agora, em novembro. Além deles, consideramos também as buscas na internet em geral. Em relação à organização, a lista está dividida em três gêneros (romance, suspense e autoajuda) e conta com uma indicação bônus. Para melhorar a visualização, basta selecionar no índice. Dê um Zoom!

Livros de romance mais vendidos

1. O Morro dos Ventos Uivantes fala sobre amor reprimido e vingança

O Morro dos Ventos Uivantes conta parte da história da Granja da Cruz dos Tordos, uma propriedade localizada em Gimmerton. O patriarca da família certa vez faz uma viagem e, ao retornar, traz consigo um jovem órfão. O menino posteriormente ganha o nome de Heathcliff e conquista a afeição do pai, despertando ciúmes no filho legítimo Hindley. Porém, Catherine, outra filha e irmã de Hindley, se apaixona por Heathcliff.

Com a morte dos chefes da família, o filho adotivo é humilhado pelo irmão e Catherine decide casar-se com outro, por achar que seu grande amor jamais teria condições de sustentá-la. A partir daí, Heathcliff abandona o Morro dos Ventos Uivantes, voltando apenas para buscar sua vingança. O romance é o único da escritora Emily Brontë e se tornou, além de um livro best seller, um clássico da literatura mundial.

Ficha técnica do livro O Morro dos Ventos Uivantes:

  • Autor: Emily Brontë
  • Editora: Clássicos Zahar
  • Número de Páginas: 376
  • Ano de primeira publicação: 1847

2. O Box Virginia Woolf traz os principais livros da escritora britânica

Essa coleção conta com três livros de Virginia Woolf, escritora e editora britânica conhecida como uma das maiores figuras do século XX. Mr. Dalloway, uma das obras do box, descreve um dia na vida de Clarissa Dalloway, dama de nobre linhagem casada com um parlamentar conservador.

Orlando, outro título presente, fala sobre uma personagem que tem o dom de permanecer jovem para sempre e narra sua viagem por mais de três séculos da história.Por último, As Ondas traz uma série de monólogos de seis personagens, no qual cada um fala um pouco e, em seguida, se retira.

Ficha técnica do box de Virginia Woolf:

  • Autor: Virginia Woolf
  • Editora: Nova Fronteira
  • Número de Páginas: 552 (3 livros)
  • Ano de primeira publicação: Essa edição é de 2020

3. 1984 apresentou o "Big Brother" para o mundo

Escrito em 1949, o livro traz uma realidade distópica: uma sociedade tomada por um regime totalitário no qual tudo era vigiado pelo Estado (ou Grande Irmão). Parece familiar? Apesar de não ser recente, o livro de George Orwell traz o debate sobre a vigilância e a conexão 24h por dia, usado até para pensar o reality show Big Brother Brasil.

Na história, Winston vive nesse local futurista, onde nada acontece sem o consentimento superior. Durante a trama, o personagem conhece Julia e, juntos, eles se rebelam contra o sistema vigente e se unem em busca da liberdade. 1984 é um romance clássico da literatura e, até hoje, segue como um dos livros mais vendidos das prateleiras.

Ficha técnica do livro 1984:

  • Autor: George Orwell
  • Editora: Companhia das Letras
  • Número de Páginas: 416
  • Ano: 1949

4. Anne de Green Gables virou série de sucesso na Netflix

Anne de Green Gables é a série de livros que deu origem à Anne With An E, adaptação da obra feita pela Netflix. Nela, conhecemos Anne, adotada por dois irmãos que buscavam um menino para ajudar na fazenda. Após conquistar todos à sua volta, a jovem fixa residência na casa. Suas histórias e amizades renderam 8 livros do universo, que se popularizaram com a exibição do seriado.

O enorme sucesso da adaptação deu-se pela abordagem de pautas importantes, e nada convencionais para época, feita através da carismática e nada conservadora Anne. Além disso, sendo um dos livros mais vendidos de 2020, ele data de 1908 e formou o casal principal, que também conquistou um espacinho no coração dos fãs.

Ficha técnica do livro Anne de Green Gables:

  • Autor: Lucy Maus Montgomery
  • Editora: Autêntica
  • Número de Páginas: 320
  • Ano de primeira publicação: 2019

5. A Seleção é um livro best seller principalmente entre o público teen

Encerrando os livros de romance mais vendidos, A Seleção é o best seller de uma sequência de 5 títulos. A obra levou Kiera Cass, escritora da série, ao primeiro lugar da lista de autores mais vendidos do The New York Times. Nele, conhecemos America Singer e o processo de seleção: 35 garotas concorrem à oportunidade de morar no palácio.

Além da chance de viver rodeada de luxo, é a oportunidade de conquistar o coração do Príncipe Maxon. Muitas das meninas concorrentes sonham com esse momento durante a vida toda, porém não America. Para a jovem, isso significa abrir mão de sua vida e de seus planos para o futuro com Aspen, com quem vive um romance escondido. Ademais, nem tudo são flores na realeza. Principalmente entre o público teen, o romance virou febre mundial.

Leia mais: Melhores Livros de Romance: juvenis e clássicos para todas as estantes

Ficha técnica do livro A Seleção:

  • Autor: Kiera Cass
  • Editora: Seguinte
  • Número de Páginas: 368
  • Ano de primeira publicação: 2012

Livros de suspense mais vendidos

1. O Box Sherlock Holmes reúne as histórias do detetive mais famoso do mundo

Sherlock Holmes é o detetive mais famoso do mundo e, apesar de sua primeira aparição datar o ano de 1891, sua obra aparece como um dos livros mais vendidos de 2020. O escritor da saga é Sin Arthur Conan Doyle e, nela, narra as infalíveis investigações comandadas pelo personagem principal em parceria com o fiel escudeiro, Dr. Watson.

Os livros de Sherlock foram adaptados algumas vezes paras as telas e a mais recente - e talvez mais conhecida - foi realizada pela plataforma Netflix em formato de série. A obra tem influência direta no gênero até hoje por ser o maior suspense policial já escrito e promete continuar prendendo a atenção dos leitores.

Ficha técnica do box Sherlock Holmes:

  • Autor: Arthur Conan Doyle
  • Número de páginas: 1808 (4 volumes)
  • Editora: HarperCollins
  • Ano de primeira publicação: 1887

2. A Paciente Silenciosa é um suspense psicológico que virou livro best seller

O título de estreia do escritor britânico Alex Michaelides já virou livro mais vendido do ano. A Paciente Silenciosa conta a história de Alicia Berenson, uma mulher que matou seu marido com 5 tiros e permaneceu calada desde então. Após ser mandada para um hospital psiquiátrico, o terapeuta forense Theo decide aproveitar a oportunidade para resolver o misterioso caso.

Ele tem certeza de que é a pessoa ideal para lidar com o crime, porém, com o decorrer da trama, percebemos que o caminho é um pouco mais bizarro do que aparentava. O terapeuta vê-se imerso numa história muito mais profunda do que havia imaginado e a pergunta que resta é: será que ele terá sucesso? O livro best seller é a mistura de suspense policial com thriller psicológico e promete prender a atenção dos leitores.

Ficha técnica do livro A Paciente Silenciosa:

  • Autor: Alex Michaelides
  • Número de páginas: 350
  • Editora: Record
  • Ano de primeira publicação: 2019

3. Areia Movediça é mais um livro de suspense policial que virou série na Netflix

Areia Movediça é um livro de suspense que rendeu uma série na Netflix. (Imagem:Divulgação/Intrínseca)
Areia Movediça é um livro de suspense que rendeu uma série na Netflix. (Imagem:Divulgação/Intrínseca)

Areia Movediça é mais um livro que ficou conhecido após a adaptação feita pela Netflix em formato de série. A história contada é a de Maja Norberg, uma jovem que aparentava ter a vida perfeita: era popular e tinha o relacionamento dos sonhos. Porém, um evento mudou tudo: um tiroteio acontece na escola e Sebastian, seu namorado, foi quem cometeu o atentado. Sua melhor amiga e seu namorado estão mortos e, agora, a única incriminada é ela.

Maja é presa e, durante a trama, somos conduzidos à verdadeira realidade da jovem e de seu relacionamento tóxico, que antes aparentava ser um conto de fadas. Após 9 meses na prisão, é hora de seu julgamento e, até o último momento da trama, não sabemos de fato o que aconteceu naquele dia. O livro é narrado do ponto de vista da jovem e desperta, além da curiosidade sobre o caso, um sentimento diferente dos geralmente observados no gênero: empatia.

Ficha técnica do livro Areia Movediça:

  • Autor: Malin Persson Giolito
  • Número de páginas: 352
  • Editora: Intrínseca
  • Ano de primeira publicação: 2016

4. Mr. Mercedes é um livro de Stephen King, consagrado no terror

Apesar de Stephen King ser aclamado no gênero terror, algumas de suas obras envolvem crimes e mistério, por isso, se encaixando como suspense. Nesse sentido, Mr. Mercedes narra a história de um atentado realizado com um carro Mercedes, que se lança na multidão e deixa 8 mortos. O detetive Bill Hodges comando o caso na tentativa de resolvê-lo, porém, os esforços são em vão e ele não descobre nada.

Meses depois, Hodges permanece frustrado com a falha e extremamente infeliz com sua vida. Um certo dia, entretanto, o detetive, que já considerava a aposentadoria, recebe uma carta com o remetente "O Assassino do Mercedes". A partir daí, ele está decidido a resolver o crime e Stephen King conduz um mergulho na mente do assassino de forma tão brutal quanto brilhante. Assim como todas as obras do escritor, essa merece a leitura e o título de um dos livros mais vendidos do ano.

Leia mais: Livros de Stephen King: conheça 8 títulos do autor

Ficha técnica do livro Mr. Mercedes:

  • Autor: Stephen King
  • Número de páginas: 400
  • Editora: Suma
  • Ano de primeira publicação: 2014

5. A Garota do Lago investiga a morte de uma jovem estudante

A estudante de direito Becca Eckersley, filha de um poderoso advogado, é brutalmente assassinada em Summit Lake, uma cidade bucólica montanhosa. Com o ocorrido, a repórter investigativa Kelsey Castle vê-se instigada em solucionar o caso e, logo, vai até a cidade. Em A Garota do Lago, acompanhamos a busca pela verdade e resolução desse crime junto com a investigadora.

Enquanto Kelsey entra cada vez mais fundo na vida da jovem Becca, descobre sobre suas amizades, sua vida amorosa e, principalmente, seus segredos. Assim, é obrigada a confrontar seus próprios traumas e marcas do passado em prol da história na qual se envolveu. Encerrando muito bem nossa lista de livros mais vendidos de 2020 no gênero suspense.

Ficha técnica do livro A Garota do Lago:

  • Autor: Charlie Donlea
  • Número de páginas: 296
  • Editora: Faro Editorial
  • Ano de primeira publicação: 2016

Leia mais: Melhores Livros de Suspense: conheça 12 títulos em 2020

Livros de autoajuda mais vendidos

1. Mindset mostra como mudar padrões de pensamento

Abrindo nossa lista de livros mais vendidos no gênero autoajuda, em Mindset, Carol Dweck, professora de psicologia da Universidade de Stanford, mostra como a mente humana programa certos padrões de comportamento, os chamados mindset. Para ela, compreender essas predefinições é o primeiro passo para alcançar o sucesso.

Na obra, entendemos como essas ações, repetidas instintivamente, atingem tanto a vida pessoal, quanto a vida no trabalho. Aliás, são elas que determinam a maneira como interagimos com o mundo a nossa volta, e mais, com nossas metas e objetivos. Por exemplo, você é pessimista ou otimista? Aqui, estar aberto às mudanças e aceitá-las como parte do caminho, é a forma de moldar o mindset para alcançar o que deseja.

Ficha técnica do livro Mindset:

  • Autora: Carol Dweck
  • Editora: Objetiva
  • Número de páginas: 312
  • Ano de primeira publicação: 2017

2. Mais Esperto Que o Diabo é um livro de autoajuda bem diferente

Escrito em 1938 por Napoleon Hill, mestre da autoajuda, com mais de 10 exemplares do gênero, Mais Esperto Que o Diabo só foi publicado em 2011. Por ter sido considerado controverso na época, mais de 40 anos depois, temos acesso à uma entrevista com uma das figuras menos populares da história: o diabo.

O diálogo aborda os obstáculos da vida, o segredo para o sucesso e traz à tona temas como o pecado e a culpa. O objetivo do autor é, justamente, trabalhar o medo e o estranhamento à fim de entender o quão eles influenciam no dia a dia e na tomada de decisão. Essa abordagem bem diferente é responsável pelo sucesso do título, que garante uma posição alta entre os livros mais vendidos de 2020.

Ficha técnica do livro Mais Esperto que o Diabo:

  • Autor: Napoleon Hill
  • Número de páginas: 200
  • Editora: Citadel
  • Ano de primeira publicação: 2011
  • Gênero literário: Autoajuda

3. O Homem Mais Rico da Babilônia ensina educação financeira através da história

Na nossa terceira posição, O Homem Mais Rico da Babilônia é um dos livros mais vendidos de 2020 com mais de 2 milhões de exemplares comercializados. O intuito da obra é ensinar os leitores a multiplicarem riquezas e administrarem problemas financeiros. Para isso, George S. Clason, utiliza os ensinamentos dos antigos babilônios - habitantes de uma das cidades mais ricas da história antiga.

Clason ensina como diminuir o desperdício, assegurar uma poupança para o futuro, evitar as dívidas e, o mais interessante, como o conhecimento e a informação são os segredos para uma vida financeiramente plena. É um livro sobre educação financeira que tem a história como plano de fundo e que segue fazendo sucesso, mesmo com o passar dos anos.

Ficha técnica do livro O Homem Mais Rico da Babilônia:

  • Autor: George S. Clason
  • Número de páginas: 160
  • Editora: HarperCollins
  • Ano de primeira publicação: 1926

4. A Coragem de Ser Imperfeito fala sobre aceitar a vulnerabilidade

Sabe aquela sensação que vem quando algo muito constrangedor acontece? Em A Coragem de Ser Imperfeito, a pesquisadora Brené Brown, aborda justamente a vergonha como passo fundamental para a aceitação. Aceitar a vulnerabilidade é o tema central desse livro - e de outros que compõem a coleção da autora.

Aqui, uma coisa é clara: a perfeição não existe. Portanto, tentar alcançá-la pode ser, além de inútil, bastante frustrante. Nesse sentido, a solução, para a pesquisadora, é viver com coragem, abraçando os erros, comemorando os acertos e, principalmente, sem se esconder. A leitura é fácil e, para os que se identificam com o tema, a obra é um abraço reconfortante e um empurrãozinho para uma vida mais feliz.

Ficha técnica do livro A Coragem de Ser Imperfeito:

  • Autora: Brené Brown
  • Editora: Sextante/Gmt
  • Número de páginas: 208
  • Ano de primeira publicação: 2016

5. O Poder do Hábito não sai do ranking de livros mais vendidos

Encerrando nossa lista de livros mais vendidos de 2020 no gênero, O Poder Do Hábito está sempre entre os mais buscados de autoajuda. A obra é, na verdade, um estudo sobre o comportamento humano. Nele, Charles Duhigg passou anos analisando os hábitos e como as rotinas eram formadas. Tudo começou com uma jovem que parou de fumar, correu uma maratona, foi promovida e transformou todos os aspectos de sua vida.

A partir daí, Charles, ex-repórter do The New York Times, descobre que padrões são formados na mente humana (lembra dos mindsets?) e que tem o poder de influenciar negativamente, ou positivamente, na vida cotidiana. A obra ensina, de maneira bem prática, como mudar os "gatilhos" e estabelecer novos hábitos. A partir de agora, qualquer nova atividade é possível.

Leia mais: Melhores Livros de Autoajuda Para Desenvolvimento Pessoal em 2020

Ficha técnica do livro O Poder do Hábito:

  • Autora: Charles Duhigg
  • Editora: Objetiva
  • Número de páginas: 408
  • Ano de primeira publicação: 2012

Bônus

O livro The Witcher deu origem ao jogo e à série da Netflix

O Último Desejo é o livro de contos que deu origem à saga completa de The Witcher. (Imagem:Divulgação/Editora WMF Martins Fontes)
O Último Desejo é o livro de contos que deu origem à saga completa de The Witcher. (Imagem:Divulgação/Editora WMF Martins Fontes)

A nossa indicação bônus vai para a série de livros The Witcher. A obra de Andrej Saprowski, autor polônes, teve início com um livro de contos escrito para um concurso de literatura fantástica. A partir dele, foi produzido o game e, recentemente, o seriado pela Netflix. Para conhecer melhor todo o universo, que contempla bruxos, elfos, monstros e outras criaturas sobrenaturais, confira aqui! No artigo, contamos cada detalhe da saga e as diferenças entre o livro, o game e a série.

E aí, o que achou dos livros mais vendidos de 2020 no segundo semestre do ano? Antes de pular para outro artigo, temos mais uma dica: conheça a nossa página exclusiva sobre livros! Lá você encontra mais algumas listas nesse estilo, resenhas e novidades.

Leia também: