Zoom indica em Livros

10 livros YA que todo mundo deve ler

Conheça os melhores livros de literatura para jovens adultos.

Livros YA
por Luiza Ramalho - Especialista em Livros e Música.

Os melhores livros YA (Young Adult) ou Jovens Adultos são aqueles que conseguem cativar o leitor para manter o seu interesse até o final da história.

Veja a lista que preparamos com os 10 melhores romances YA!

Leia também: Os melhores livros paradidáticos para melhorar sua visão crítica do mundo

10. As Vantagens de Ser Invisível - Stephen Chbosky é um mergulho na adolescência

As Vantagens de Ser Invisível envolve o leitor ao reúne as cartas íntimas de Charlie, um adolescente que explora a sua própria vida ao mesmo tempo em que tenta fugir dela. Este romance traz fatos do ambiente escolar, descobertas amorosas, novas experiências e sensações, dramas familiares e a amizade nessa fase tão conturbada de amadurecimento.

9. O Guia do Mochileiro das Galáxias - Douglas Adams tem tudo que a literatura fantástica proporciona

Considerado um dos maiores clássicos da literatura YA de ficção científica, a série narra as aventuras espaciais pelo tempo e espaço de Arthur junto ao seu amigo Ford em uma nave alienígena. Os 5 volumes (que podem ser encontrados em um único livro) são formados por uma gama de personagens inusitados e situações que criticam indiretamente a política, a "alta cultura" e outras diversas instituições sociais da atualidade.

8. O Senhor dos Anéis - J.R.R. Tolkien é um clássico dos livros YA

Continuação de O Hobbit, a trilogia fantástica conta a saga de vários personagens, seres de raças distintas — humanos, anões, elfos, Ents e Hobbits — que buscam "Um Anel", elemento central da luta contra os Orcs, que fazem de tudo para recuperá-lo para seu superior Sauron, o Senhor do Escuro. É um livro envolvente a cada página e que te leva direto para a terra-média, palco de muitas lutas ao longo desta história.

7. O Apanhador no Campo de Centeio - J.D. Salinger é um dos melhores romances ingleses

Além de ser classificado como um dos melhores livros YA, essa obra foi incluída na lista dos 100 melhores romances da língua inglesa. O enredo se passa em um fim de semana de Holden, um estudante adolescente que, após ser expulso do internato, decide divagar enquanto reflete sobre a sua vida, a sua visão de mundo e de futuro, ao lado de pessoas queridas para evitar o confronto com a família.

6. O Hobbit - J.R.R. Tolkien leva o leitor a um universo imenso

O Hobbit é um livro que prende a atenção dos jovens, porque apresenta ao leitor personagens facilmente identificáveis — como o pequeno comilão e moralmente ambíguo Bilbo. O texto enfatiza a relação entre o tempo e a progressão narrativa, em uma prosa simples e despretensiosa, que descreve com detalhes o mundo imaginário onde se passa a história.

5. A Menina que Roubava Livros - Markus Zusak é uma história inspiradora

A trajetória de Liesel Meminger é contada pela própria morte, de quem ela conseguiu fugir em meio ao holocausto. Após se separar dos seus pais e presenciar a morte do irmão, a protagonista rouba livros para compensar o vazio deixado pela solidão. Em um tom leve e divertido, a narradora descreve os medos e as perspectivas de vida da época nesse sucesso de crítica.

4. A Culpa é das Estrelas - John Green é uma lição de vida emocionante

O livro está entre os melhores romances YA e foi um dos responsáveis pelo grande crescimento do estilo nos últimos anos. A história acompanha Hazel, uma paciente terminal de 16 anos que conhece, no seu Grupo de Apoio a Crianças com Câncer, Augustus Waters, a sua mais nova paixão. Juntos, os dois preenchem com alegria as suas vidas, e apesar das poucas expectativas, enchem-se de esperança e amor.

3. O Sol é Para Todos - Harper Lee abre discussões ainda atuais

Esse clássico romance é baseado nas memórias familiares da autora Harper Lee, que conta com vivacidade a história de um advogado contratado para defender um homem negro de uma acusação de estupro. A história se passa no extremo sul americano nos anos de 1930. O livro trata de questões como desigualdade racial, econômica e diferenças de gênero.

2. Jogos Vorazes - Suzanne Collins é uma batalha em busca da sobrevivência

Narrado em primeira pessoa, o livro acompanha a personagem Katniss Everdeen, uma garota de dezesseis anos que vive em uma metrópole hostil onde são realizados anualmente os Jogos Vorazes — uma seleção de adolescentes entre doze e dezoito anos que devem lutar pela sobrevivência em uma batalha televisionada para toda a comunidade.

1. Harry Potter - J.K. Rowling é a história do bruxo mais conhecido da ficção

A série narra as aventuras de um jovem bruxo chamado Harry James Potter que, ao descobrir o seu talento, é convidado a estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Segundo a autora, o tema principal do livro é a morte Suas aventuras permeiam a luta entre o bem e o mal, mas abrangem também a amizade, a vida escolar, o preconceito e a passagem da infância para a juventude, inclusive, com elementos de romance.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em livros