Zoom indica em Livros

Os 10 Melhores Livros de História do Brasil em 2018

Conhecer a história do Brasil por meio de livros didáticos é um caminho para explorar as raízes tupiniquins.

melhor livro de historia do brasil
por Luiza Ramalho - Especialista em Livros e Música.

"Um povo que não conhece sua história está fadado a repeti-la". Se você já ouviu essa frase de Edmund Burke, sabe que estudar história é fundamental para o progresso.

Mais que uma disciplina obrigatória na escola, é uma chance de conhecer o que passou. Então, recorrer aos melhores livros de história do Brasil é um jeito de explorar esse conhecimento.

Não sabe por onde começar? Separamos os 10 melhores livros de história do Brasil para você conhecer ainda mais a história do país. Confira!

O Diabo e a Terra de Santa Cruz

Escrito por Laura de Mello e Souza, o livro "O Diabo e a Terra de Santa Cruz" remete aos tempos do Brasil Colônia. Nessa época, a feitiçaria era vista de uma forma muito negativa e causou grandes impactos na história. O livro traz o primeiro estudo sobre o tema, com um grande registro da religiosidade da cultura pré colonização.

O Trato dos Viventes

O livro "O Trato dos Viventes", criado por Luiz Felipe de Alencastro, apresenta como ocorreu o sistema de exploração portuguesa baseado no escravismo. Além de demonstrar a vivência dos escravos no Brasil, mostra como aconteceu o tráfico da Angola, e como os fatos lá ocorridos afetaram o nosso país na época.

Histórias da Gente Brasileira

Obra de Mary del Priore, "Histórias de Gente Brasileira" muda a perspectiva do estudo sobre a história brasileira. Em vez de focar em grandes atos e momentos marcantes, a autora conta hábitos e ocorrências da vida cotidiana dos brasileiros em várias épocas. No primeiro volume, há várias histórias da época do Brasil Colônia.

1822

De Laurentino Gomes, "1822" é um dos maiores sucessos do autor. É o segundo livro de uma trilogia e conta a história referente à conquista da independência do Brasil. O autor aborda os aspectos fundamentais do marcante 7 de setembro e seus impactos no cenário político da época.

Índios no Brasil - História, Direitos e Cidadania

Em "Índios No Brasil - História, Direitos e Cidadania", a autora Manuela Carneiro da Cunha traz um estudo histórico e antropológico sobre a figura do índio no Brasil. Os capítulos tratam da visão quanto aos povos originais, da relação com os colonizadores, da política indigenista e de alguns aspectos, como diversidade e preservação cultural.

Ser Escravo no Brasil

Com uma visão completa sobre o período do século XIV ao XIX, a autora Katia M. de Queirós Mattoso conta a história da escravidão no Brasil e na América no livro "Ser Escravo no Brasil". Ao se colocar em uma posição como os nativos africanos, demonstra o papel desse povo no processo de construção do país.

Ordem e Progresso

Escrito por Gilberto Freyre, o livro "Ordem e Progresso" traz a visão de um dos maiores historiadores do Brasil. A obra abrange, com um tom pra lá de provocativo, o período de transição entre monarquia e república. Ele também inclui a abolição da escravidão e até o processo de industrialização nas terras tupiniquins como assuntos presentes no livro.

História Concisa do Brasil

Criado por Boris Fausto, um dos principais nomes brasileiros, o livro apresenta uma síntese dos fatos importantes do Brasil. Já atualizada, a obra inclui até análises sobre o futuro e acontecimentos referentes a 2010. Mais que um mero resumo, é um dos melhores livros de história do Brasil, principalmente para quem está no Ensino Médio.

Raízes do Brasil

Com a autoria de Sérgio Buarque de Holanda, "Raízes do Brasil" é uma das obras mais importantes a respeito do tema. Ela mistura história e sociologia e conta, com estilo próprio, o surgimento do país e quais são as principais raízes. Assim como as outras obras presentes nesse artigo, "Raízes do Brasil" também é considerado um dos melhores livros de história do Brasil para quem se interessa em conhecer as raízes do país mais a fundo.

Cidadania no Brasil

A obra de José Murilo de Carvalho mostra qual foi o longo caminho percorrido pela democracia brasileira. "Cidadania no Brasil" explora desde os primeiros anos após a independência, passa pela criação de República e chega aos movimentos de rua após 200 anos em busca de cidadania.

Os melhores livros de história do Brasil para Ensino Médio oferecem visões únicas sobre o passado. Assim, é possível entender as raízes e até virar as atenções para o futuro.

Quer outras recomendações? Aproveite e veja nossas 35 indicações dos melhores livros de 2019!

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em livros