Zoom indica em Livros

Os Melhores Livros Atuais: confira 10 títulos de diferentes gêneros

10 livros atuais de diferentes gêneros que você não pode perder.

Melhores livros
por Luiza Ramalho - Especialista em Livros e Música.

Essa lista é para aquele tipo de leitor ou leitora que quer sempre estar por dentro das novidades do mundo literário e que procura os livros que todo mundo está lendo e comentando.

Pensando nessas pessoas, nós preparamos uma lista com 10 livros atuais de diferentes gêneros que estão dando o que falar. Confira!

O Conto da Aia voltou aos holofotes com o sucesso da série adaptada do romance

O romance de Margaret Atwood foi publicado originalmente em 1985, mas recentemente voltou a ter notoriedade e a aparecer entre os livros mais vendidos e comentados em diversos países.

Isso por causa do estrondoso sucesso da série homônima - que conta com a participação de Atwood na produção - baseada no livro que estreou em 2017 pelo serviço de streaming Hulu. Desde então, tem conquistado uma legião de fãs e suscitado debates importantes sobre misoginia e violência contra a mulher.

A história é uma distopia futurista na qual um Estado teocrático e totalitário promove uma política de opressão e violência, tendo as mulheres como alvos prioritários.

Clique aqui e conheça outros livros escritos por Margaret Atwood

Título original The Handmaid's Tale
Autora Margaret Atwood
Tradução Ana Deiró
Editora Rocco
Número de páginas 368
Primeira publicação 1985

O ator e ativista Lázaro Ramos reflete sobre o racismo e outros preconceitos em Na Minha Pele

O ator Lázaro Ramos é conhecido por seus papéis marcantes em novelas e, principalmente, no cinema. É um dos principais nomes da chamada geração baiana de grandes atores. Mas, além do ofício de ator - que executa com exímio talento, Lázaro Ramos também se destaca por ser um grande ativista contra o racismo e outros tantos preconceitos que assolam nosso país.

Em Na Minha Pele, ele nos leva a refletir sobre temas como a questão racial no Brasil, violência, autoaceitação, empoderamento negro, gênero e família. O livro não é propriamente uma biografia. Através de reflexões e ensinamentos tirados de experiências de sua vida, Lázaro Ramos clama por justiça e igualdade de direitos e de oportunidades.

Para alcançar tudo isso, o ator e escritor propõe que o diálogo supere as diferenças para que os diferentes modos de discriminação dêem lugar a uma sociedade mais igualitária.

Se você gostou desse livro, provavelmente vai gostar desse artigo: Djamila Ribeiro: conheça os livros de uma das maiores feministas negras da atualidade

Título original Na Minha Pele
Autor Lázaro Ramos
Editora Objetiva
Número de páginas 152
Primeira publicação 2017

Mark Manson nos apresenta uma habilidade desejada por muitos em A Sutil Arte de Ligar o F*Da-Se

O escritor Mark Manson, através de uma linguagem afiada, provocativa e bem-humorada, propõe uma maneira de encarar a vida que tenta se opor à chamada “cultura do otimismo”, muito propagada pelos livros de autoajuda e os programas de coaching que estão se espalhando por aí.

A ideia do livro A Sutil Arte de Ligar o F*Da-Se: Uma Estratégia Inusitada para Uma Vida Melhor é que você simplesmente entenda que não é tão especial assim e que, sim, as coisas podem dar errado muitas vezes.

Não devemos nos martirizar por não atingirmos nossos sonhos dourados - profissionais e pessoais -, devemos aprender com os nossos erros e desenvolver a sutil arte de ligarmos o f*da-se para as felicidade superficiais que nos é vendida. Só assim, segundo Manson, poderemos nos focar com o que realmente importa na nossa vida.

Título original The Subtle Art of Not Giving a F*ck: A Counterintuitive Approach to Living a Good Life 
Autor Mark Manson
Tradução Joana Faro
Editora Intrínseca
Número de páginas 224
Primeira publicação 2017

O Milagre da Manhã mostra como acordar cedo por melhorar nossa qualidade de vida

O autor de best-seller, empreendedor e palestrante motivacional Hal Elrod explica como podemos melhorar drasticamente nossa qualidade de vida acordando cedo e desenvolvendo atividades antes das 8h da manhã.

Segundo Hal, é possível alcançar a realização nas diversas esferas de nossa vida pessoal, profissional, espiritual, amorosa e financeira através dessa série de dicas de como aproveitar melhor o período da manhã. O Milagre da Manhã é o livro mais vendido do site da Amazon.

Título original Miracle Morning
Autor Hal Elrod 
Tradução Marcelo Schild
Editora BestSeller 
Número de páginas 196
Primeira publicação 2012

Do Mil ao Milhão: como investir da maneira certa para atingir a tão sonhada independência financeira

Thiago Nigro ficou conhecido com o seu canal no Youtube O Primo Rico, em que dá dicas e ensinamentos sobre como investir no mercado financeiro de forma eficiente e rentável.

Também criador da semana da educação financeira do Banco Central, Nigro, em Do Mil ao Milhão - seu segundo livro - ensina que para ter sucesso no mundo dos investimentos e atingir a tão sonhada independência financeira é preciso apostar em três pilares: gastar bem, investir melhor e ganhar mais.

Título original Do Mil ao Milhão. Sem Cortar o Cafezinho.
Autor Thiago Nigro 
Editora HarperCollins 
Número de páginas 192 
Primeira publicação 2018 

Como as Democracias Morrem: um livro urgente para os dias em que vivemos

Para responder se democracias grandes e consolidadas podem sofrer um processo de deterioração e de que maneira isso pode acontecer, os professores de Harvard Steven Levitsky e Daniel Ziblatt escreveram esse livro.

Os autores traçam um paralelo entre a eleição de Donald Trump, nos EUA, e exemplos históricos nos quais a democracia foi violada: a ascensão de Hitler e de Mussolini na década de trinta, as ditaduras militares na América Latina dos anos 60 e 70 e os governos populistas de ultradireita contemporâneos.

Deste modo, eles mostram a mudança neste processo. Hoje, as democracias não são colocadas em risco por golpes ou guerras civis, mas pela gradual deterioração das instituições pilares do sistema democrático, como a justiça e a imprensa.

Título original How Democracies Die
Autores Steven Levitsky e Daniel Ziblatt
Editora Zahar 
Número de páginas 272 
Primeira publicação 2018 

Michelle Obama narra sua vida da infância até a Casa Branca em Minha História

Michelle Obama foi a primeira afro-americana a ocupar a posição de primeira-dama dos EUA. Sua história e a maneira como se posiciona fazem com que seja uma inspiração para mulheres do mundo inteiro.

Nessas memórias, ela relata sua infância em Chicago, os tempos de faculdade de direito - em que conhece seu futuro marido e presidente Barack Obama -, sua atuação como executiva, a maternidade e o seu cotidiano dentro da Casa Branca.

Michelle Obama é, sem dúvida, uma das mulheres mais icônicas de seu tempo e, em Minha História, ela nos convida a conhecer seu mundo de perto.

Clique aqui e leia o review completo do livro Minha História, de Michelle Obama

Título original Becoming
Autora Michelle Obama
Tradução Débora Landsberg | Denise Bottman | Renato Marques 
Capa Christopher Brand
Editora Objetiva
Número de páginas 464
Primeira publicação 2018

O autor de Sapiens se debruça desta vez nas questões contemporâneas em 21 Lições para o Século 21

Após o enorme sucesso de Sapiens e Homo Deus, o historiador israelense Yuval Noah Harari publica mais um título que busca explicar e refletir sobre a humanidade. Desta vez, o autor se debruça sobre temas e desafios atuais e sobre como devemos encarar essas questões.

Como podemos evitar grandes desastres ambientais? Ou qual é a melhor maneira dos países se relacionarem diplomaticamente a fim de se evitar novas guerras - sejam elas bélicas ou econômicas. Como devemos lidar com a tecnologia e as novas formas de organização política que derivaram dela?

21 Lições para o Século 21 é um convite para tentarmos entender o mundo em que vivemos.

Título original 21 Lessons for the 21st Century
Autor Yuval Noah Harari 
Editora Companhia das Letras 
Número de páginas 432 
Primeira publicação 2018 

Breves Respostas para Grandes Questões: o último livro do genial Stephen Hawking

O físico e cosmologista Stephen Hawking - talvez o cientista mais famoso desde Albert Einstein - morreu em 2018, deixando um imenso legado com suas teorias e explicações sobre grandes questões como a origem do Universo, os buracos negros, a existência de Deus e a natureza do tempo.

Seus livros se tornaram grandes best-sellers, levando a discussão científica para o grande público de forma clara e didática, além de promoverem reflexões que vão muito além da física.

Publicado postumamente, Breves Respostas para Grandes Questões é um conjunto de textos inéditos nos quais o cientista nos presenteia com suas últimas respostas a grandes questões que sempre permearam sua produção intelectual.

Título original Brief Answers to the Big Questions
Autor Stephen Hawking 
Editora Intrínseca 
Número de páginas 256 
Primeira publicação 2018 

Furacão Anitta: a vida da artista pop de maior sucesso da década

Anitta talvez seja o maior caso de sucesso na indústria pop nacional desta década. Tendo o controle absoluto de sua própria carreira, a carioca de 26 anos saiu de uma infância pobre no subúrbio do Rio de Janeiro para se tornar uma das artistas mais prestigiadas e de maior sucesso não só no Brasil, mas em todo mercado internacional.

O famoso jornalista de celebridades Leo Dias mergulhou na história da cantora: as aulas de piano ainda criança, o apoteose com O Show das Poderosas, a consolidação nacional e a ascensão internacional, além de aspectos da vida pessoal que explicam que o Furacão Anitta.

Título original Furacão Aitta
Autor Leo Dias
Editora Agir
Número de páginas 160
Primeira publicação 2019

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em livros