Zoom indica em Livros

Os 35 Melhores Livros para Ler em 2018

Livros que fazem muito sucesso nos dias de hoje estão aqui. E os melhores livros de todos os tempos também!

Melhores livros
por Luiza Ramalho - Especialista em Livros e Música.

Você é aquele leitor que faz uma lista de desejo para ter muitos livros para ler nos próximos meses? A gente entende, pois também gostamos muito de ler os melhores livros de todos os tempos ou descobrir novos escritores e curtir as suas obras.

Pensando em você, separamos dicas de livros interessantes e criamos uma seleção com os melhores livros para ler em 2018! Ah, e aqui no Zoom também preparamos outras listas, que você pode conferir. Olha só:

Os livros atuais que fazem (muito!) sucesso

Para muitos, o melhor livro de Augusto Cury do momento é Ansiedade: Como Enfrentar o Mal do Século

Há sintomas de ansiedade que muita gente conhece bem: mau humor, insônia, corpo cansado... e, para Augusto Cury, é a ansiedade um dos maiores perigos da vida moderna. Considerado por muitos leitores o melhor livro de Augusto Cury do momento, nele, o autor e psiquiatra explica como funciona a mente humana e técnicas para controlar o pensamento, para, assim, ter melhor qualidade de vida. E se você quiser se aprofundar ainda mais no assunto, vale a pena conhecer também o livro Ansiedade 2.

Lázaro aborda questão raciais em uma (quase) bibliografia: Na Minha Pele

O ator, escritor e diretor, Lázaro Ramos, em mais um dos seus livros publicados, decide dar voz à questão racial em uma (quase) autobiografia. Com o sonho de viver em um mundo sem diferenças, em que a pluralidade racial seja vista como algo positivo, Lázaro compartilha, no livro "Na Minha Pele", descobertas, dúvidas e conquistas ao longo da sua trajetória, até o momento. Para ele, é muito importante o diálogo, para gerar a aceitação das diferenças em um mundo ainda cheio de preconceitos. Este é um livro sincero e cheio de revelações sobre questões que ainda não são muito abordadas, que nos convida a sermos mais atentos à tudo a nossa volta.

O culpado pode ser quem você menos imagina em A Garota no Trem

Todos os dias, durante a semana, Rachel pega o trem para Londres, fingindo que está indo trabalhar. A verdade é que essa mulher divorciada e solitária não tem mais nada para fazer dos seus dias, então passa o tempo no trem indo e voltando. Mas, o que ela não esperava é que fosse ser a chave para desvendar o desaparecimento de Megan, uma jovem que morava em uma das casas à beira dos trilhos. Em meio a momentos de lucidez, Rachel presenciou os acontecimentos da janela do trem e, agora, a sua missão é tentar convencer a polícia do seu testemunho.

Por Que Fazemos o Que Fazemos? fala sobre motivação na vida profissional

Se você está sempre sem tempo, se você anda desmotivado no cotidiano... então aqui pode estar o melhor livro, aquele que vai fazer você refletir sobre sua vida profissional. Nas páginas desse livro, o filósofo Mario Sergio Cortella mostra que é importante viver com um propósito. Se você está sempre pensando no seu presente e no seu futuro profissional, esse livro é como um guia, com vários ensinamentos como "Paciência na turbulência, sabedoria na travessia".

It - A Coisa: um misto de aventura, amizade, companheirismo... e medo!

Oito amigos de Derry, uma pequena cidade no estado de Maine, enfrentaram, ainda quando crianças, o pior de seus pesadelos: a Coisa. Se apropriando, na maioria das vezes, da forma de um palhaço, esse ser sobrenatural e maligno está sempre escolhendo a melhor maneira para atrair cada vez mais crianças e delas se alimentar. Agora, quase 30 anos depois, os oito amigos se vêm prestes a enfrentar novamente a Coisa, graças a um juramento que fizeram no passado, e precisam retornar a Derry.

A Prisão do Rei é a história de um romance quase impossível

No terceiro volume da série "A Rainha Vermelha", Mare Barrow é uma ladra vermelha com poderes. E como a cidade é dividida entre vermelhos (sem poderes) e prateados (com poderes), sua existência vinha mudando a ordem de como tudo era conhecido, o que levou a sua captura. "A Prisão do Rei" vai mostrar como o príncipe exilado Cal, prestes a se preparar para guerra, precisa decidir entre apoiar o seu povo prateado ou ir ao resgate de Mare.

A história da nossa espécie por diversos pontos de vista: Sapiens

Escrito por Yuval Noah Harari, doutor em História pela Universidade de Oxford, o livro Sapiens: Uma breve história da humanidade questiona tudo que sabemos – e conhecemos – a respeito do universo, até agora. Sapiens é basicamente um relato da nossa espécie ao longo dos anos: como, e quando, deixamos de ser primatas e nos tornamos os senhores do mundo? Yuval Harari aborda várias questões históricas, como os avanços científicos, as obras de arte, e as guerras, sempre relacionando com o que estamos vivendo no presente, nos questionando de maneiras surpreendentes. O livro é um relato sociológico, antropológico, econômico e evolutivo da nossa espécie.

Depois de Você: a continuação de um dos melhores livros de romance

Se você já leu o primeiro livro da série, Como Eu Era Antes de Você, então você já sabe o que aconteceu, certo? Agora, Louisa Clark mora em um flat em Londres e trabalha como garçonete em um pub no aeroporto. Certo dia, triste pelos acontecimentos (não vou dar spoiler!), ela resolve beber muito e cai do terraço que estava. Com esse acidente, ela volta para a casa dos pais e conhece Sam Fielding, um paramédico que parece ser a única pessoa que a compreende. Durante o processo de recuperação, Lou decide entrar em um grupo de terapia. Tudo estava indo muito bem, até que alguém do passado ressurge e a leva para um futuro completamente diferente.

7 fitas cassetes e 13 Porquês

A narrativa é contada por Clay Jensen, um jovem que recebe um pacote misterioso, com seu nome, e dentro dele contém 7 fitas cassetes. Cada uma delas revela um dos 13 motivos para que Hanna Baker, uma colega de classe e antiga paixãozinha, cometesse suicídio duas semanas atrás. Agora, Clay precisa escutar todas as fitas até o final para entender, principalmente, o motivo dele estar presente em uma delas e o que ele fez de tão errado para Hanna.

Utilize os conceitos apresentados no best-seller O Poder da Autorresponsabilidade para obter melhores resultados no dia a dia

Sabe quando pensamos que precisamos tomar as rédeas de nossas vidas e não sabemos como começar?! Caso você esteja com esse tipo de questionamento em mente um dos livros mais vendidos do ano pode te ajudar. O Poder da Autorresponsabilidade é uma ótima ferramenta para quem procura melhorar seu desenvolvimento e maximizar seus resultados pessoais. Guiado pela premissa de que "você é o único responsável pela vida quem tem levado", o autor apresenta 6 passos que fazem com que o leitor tenha o conceito da autorresponsabilidade cada vez mais presente no seu dia a dia.

Morra de rir com Duny Eveley, estrela de Girls In The House, em Meu Livro. Eu que Escrevi.

Se você é fã da websérie Girls In The House não pode deixar de ler Meu Livro. Eu que escrevi. Essa é a bibliografia de Duny Eveley, conhecida por trabalhar na pensão da Tia Ruiva (na websérie), além de comandar o reality show investigativo Disk Duny e ser comentarista do Oscar e do Grammy, para um grande canal de TV. Para chegar onde está hoje, Duny se submeteu a muitas coisas, desde passar por uma humilhação pública em um programa de auditório, até se tornar babá de uma criança – ela odeia crianças – para conhecer uma famosa artista pop. E se, assim como eu (e como Duny), você também está se perguntando se isso tudo valeu a pena, então confira essa biografia repleta de ironias para saber qual rumo tomou a vida de Duny.

Outros Jeitos de Usar a Boca: uma viagem pelos momentos mais amargos da vida

Com um nome intrigante e que chama atenção, Outros Jeitos de Usar a Boca nada mais é que um livro de poemas sobre as diversas experiências de abuso, amor, feminilidade, perda e, até mesmo, violência. Dividido em 4 partes, cada uma delas tem um propósito diferente, para te ajudar a lidar com vários tipos de dor. Você vai embarcar em uma viagem pelos momentos mais amargos da vida, mas que, no fim, vai encontrar uma maneira de tirar algo positivo deles.

Extraordinário conta a história de superação de uma criança de apenas 10 anos

Com uma síndrome genética desde pequeno, Auggie, com agora 10 anos, passou por diversas cirurgias que resultaram em uma aparência diferente. Por esse motivo, ele sempre estudou em casa. Mas sua vida estava prestes a mudar, já que sua mãe o matriculou em uma escola e, a partir daí, a sua jornada estava só começando. Auggie faz jus ao nome do livro ("Extraordinário"), já que sua missão é lidar com a aceitação das pessoas ao seu redor, e mostrar a elas que é uma criança normal, apesar de tudo. "Extraordinário" é um dos melhores livros de superação, que vai te emocionar do início ao fim.

Uma alarmante narrativa sobre liberdade e opressão: O Conto da Aia

Da autora canadense Margaret Atwood, O Conto da Aia explora temas como o impacto do extremismo religioso, direitos civis e totalitarismo, a partir de uma versão sombria dos Estados Unidos, que em um futuro próximo se tornaram parte de uma teocracia fundamentalista chamada República de Gilead. A personagem principal é Offred, uma aia que é propriedade do "Comandante", com o único propósito de gerar filhos e manter os níveis demográficos do país. Originalmente publicado em 1985, o livro ganhou destaque devido à série The Handmaid's Tale, indicada a 11 prêmios Emmy em 2017.

Toda magia do universo de J.K. Rolling em Harry Potter e a Criança Amaldiçoada

Sim, um livro Harry Potter merece estar entre os melhores livros em 2018. Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, aliás, tem feito bastante sucesso, ao contar o que aconteceu na vida de Harry, Rony e Hermione vários anos depois dos últimos livros da série. Harry agora é um pai de família que tem um importante passado, mas que pode influenciar a vida dos seus três filhos. Um livro para mergulhar, mais uma vez, em toda a magia de Harry Potter.

Se divirta com mais uma aventura de Greg em Diário de um Banana - Apertem os Cintos

No mais novo livro da série Diário de um Banana, Gregory Heffley (ou Greg, para os mais íntimos) embarca em uma viagem com toda família para fugir do frio natalino. Porém, nem tudo ocorre como o planejado. Ficaram curiosos!? Então apertem os cintos em mais essa aventura da série.

A Sutil Arte de Ligar o F*da-se revela formas de lidar com a vida de forma leve e eficiente

Com um título que se destaca nas prateleiras das livrarias, A Sutil Arte de Ligar o F*da-se é um fenômeno de vendas quando o assunto é livros de autoajuda. Com linguagem fácil que deixa o leitor com vontade terminar o livro em pouco tempo, A Sutil Arte de Ligar o F*da-se, entre outras dicas para uma vida mais leve, mostra que nem sempre devemos nos preocupar excessivamente com um problema que não podemos resolver no momento, mas sim aprender a conviver com ele até que consigamos fazer algo a respeito. Um pensamento relativamente simples, mas que pode mudar a forma como enxergamos o mundo ao nosso redor.

Mitologia Nórdica: embarque no rico mundo dos contos nórdicos pela visão de Neil Gaiman

Quem curte Neil Gaiman sabe que a Mitologia Nórdica sempre esteve muito presente ao longo da sua obra. Contudo, nesse livro o autor de Sandman e Deuses Americanos faz um exercício de imersão e reconta contos que compõem as principais histórias da Mitologia Nórdica, com a marca e estilo inconfundíveis de Gaiman. Ou seja, essa é uma leitura obrigatória para os fãs do escritor inglês!

Mais uma história impactante de John Green é contada em Tartarugas Até Lá Embaixo

Depois de não lançar nada desde 2012, John Green, mesmo autor do sucesso A Culpa é das Estrelas, chega com tudo com "Tartarugas Até Lá Embaixo". Neste livro somos apresentados à Aza Holmes, uma menina de 16 anos que sai a procura de um bilionário desaparecido. Recheado de elementos da cultura pop, como Star Wars, esse nova obra de John Green é uma leitura muito recomendada aos apaixonados pelo autor.

Saiba tudo sobre uma lenda da dramaturgia brasileira em O Livro de Jô - uma Autobiografia Desautorizada

Nesse primeiro volume da autobriografia de Jô Soares, o próprio conta em detalhes relatos desde o seu nascimento, passando por sua infância em meio a alta sociedade carioca, e outros fatos marcantes até os 30 anos desse ícone da dramaturgia nacional. E oh! Vale a pena ficar atento que em 2018 será lançada a segunda parte dessa autobiografia, onde Jô contará mais histórias de encontros com celebridades, e muito mais.

Saiba tudo sobre a nova vida de Lou Clark em Ainda sou Eu

Ainda Sou Eu é a terceira parte da sequência de romances (Como Eu era Antes de Você e Depois de Você) que abalaram os corações de muita gente por aí. Nesse livro, Lou Clark consegue um emprego na casa de uma família da alta sociedade de Nova Iorque. A partir daí ela fica frente a frente com uma rotina distante da sua vida mais simples na Inglaterra. Ao longo da trama somos apresentados a novos personagens que dão um bom ritmo ao livro e fazem com que a heroína cresça ainda mais.

Comemore o dia da toalha com O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias

Tá a fim de entrar de cabeça no universo do Guia do Mochileiro das Galáxias? Então essa versão, que reúne os 5 livros do série, é a melhor opção para conhecer o mundo de ficção científica e humor ácido criado pelo ícone nerd Douglas Adams. Quem já é fã também deve ficar de olho nessa versão definitiva que conta com capa dura, diagramação e acabamento melhorados. Ou seja, O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias é uma aquisição obrigatória para qualquer nerd do planeta (desse e de outros).

Confira a última aventura de Robert Langdon em Origem

Origem é a mais nova história do personagem Robert Langdon, um famoso professor de Harvard especialista em Simbologia, cujas aventuras são envoltas em mistério e ação. Desta vez, um cientista e ex-aluno de Langdon irá abalar as estruturas do mundo ao descobrir a resposta da pergunta "De onde viemos?". Dan Brown, autor de sucessos como O Código Da Vinci e Anjos e Demônios, escreve um enredo envolvente e cheio de enigmas a serem decifrados, personagens misteriosos, tramas religiosas e obras de arte.

Também tem clássicos na nossa lista de melhores livros!

A história de amor entre Catherine e Heathcliff: O Morro dos Ventos Uivantes

Morro dos Ventos Uivantes é um clássico considerado como um dos melhores livros dos últimos tempos. A narrativa conta a história de amor e ódio graças ao romance quase impossível entre Catherine, a filha do dono da propriedade onde fica o morro que deu nome à narrativa, e Heathcliff, um homem que, ainda menino, foi levado à propriedade pelo antigo dono, Sr Earnshaw. Mas, o que eles não esperavam é que esse romance fosse trazer várias consequências.

Viva o amor impossível de O Grande Gatsby

A história, narrada por um aristocrata falido, Nick Carraway, tem como protagonista Jay Gatsby, o anfitrião de uma luxuosa mansão, e Daisy, uma jovem de Lousville. Ao abrir sua casa para grandes festas, Gatsby espera que, em alguma delas, sua amada apareça, mesmo sabendo que esse romance seria impossível, pois ela é casada. Mas, ele não desiste e, desde então, decide ir contra tudo e todos para conquistar Daisy, mesmo em uma época em que a sociedade girava ao redor do dinheiro.

O Senhor dos Anéis: um livro fantástico e cheio de aventura

Mas a Literatura Estrangeira também tem grandes clássicos, claro. E um dos melhores livros, que traz uma história de aventura, é O Senhor dos Anéis. Nessa versão, você pode curtir as 1228 páginas da trilogia. Isso mesmo: estão todas aqui, reunidas em um só volume. Para os fãs do hobbit Frodo e outros membros integrantes da Sociedade do Anel, aqui está um dos melhores livros para se aventurar em uma história cheia de fantasia.

O Apanhador no Campo de Centeio: embarque em uma viagem para Nova York ao lado de Holden

O Apanhador no Campo de Centeio conta os principais acontecimentos da vida de Holden Caulfield, um jovem de 16 anos que acaba de ser expulso de um internato e tem que voltar para a casa dos seus pais. Holden é um rapaz aventureiro, que não é muito de fazer amigos, e gosta de fazer o que lhe der vontade. Um garoto sem lei que, ao ser mandado de volta para casa, narra sua trajetória por New York, onde encontrou pessoas e foi à bares onde, na maioria das vezes, o barravam quando pedia bebidas alcoólicas.

Ensaio Sobre a Cegueira: um grande sucesso de Saramago entre os melhores livros

Ensaio sobre a Cegueira é um dos melhores livros de José Saramago. A narrativa conta a história de uma epidemia de cegueira que se espalha e, a primeira pessoa atingida é um homem que, parado em um sinal vermelho, não consegue mais enxergar. A partir desse acontecimento, as pessoas que ficaram cegas foram isoladas, e a cidade ficou dividida entre os "cegos" e os "que veem". Nesse ensaio, Saramago mostra o lado obscuro do ser humano, principalmente quando as pessoas começam a se virar umas contra as outras quando estão em estado de alerta.

Acompanhe Rick Deckard na perseguição de robôs humanoides: Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas?

Um livro clássico para fãs de ficção científica, Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas? se passa em um futuro pós-apocalíptico decadente, onde o planeta foi devastado por uma guerra nuclear. O livro conta a história de Rick Deckard, um caçador de recompensas que vai atrás de seis androides fugitivos, para "aposentá-los". Phillip K. Dick propõe reflexões sobre empatia, religião, tecnologia e significado da humanidade, temas que também foram abordados em Blade Runner e Blade Runner 2049, adaptações da obra para o cinema. Esta versão comemorativa de 50 anos do lançamento original tem capa dura e ilustrações exclusivas, e é leitura obrigatória para quem curte livros de ficção científica.

O Diário de Anne Frank: a grande história da pequena Anne

A história de Anne Frank, que passou anos escondida no sótão de uma casa em Amsterdã até ser morta, comove leitores de várias partes do mundo. O seu diário relata o medo, as angústias e até mesmo as alegrias de uma menina judia que lutou para sobreviver ao Holocausto.

Os Lusíadas: uma das maiores obras da Literatura Portuguesa

Agora voltamos muito ao tempo, em um livro publicado em 1572. Nele, Luís Vaz de Camões reuniu história e mitologia, resultando em uma das maiores obras da Literatura Portuguesa. Os Lusíadas mostra a coragem do povo português ao desbravar o Oceano Atlântico, com o objetivo de achar uma nova rota para as Índias. E como se não bastasse as aventuras de viajar pelo desconhecido, era também preciso enfrentar os planos dos deuses Baco e Netuno.

Lolita é uma criança de 12 anos diferente de qualquer outra

Mais um dos grandes clássicos de Vladimir Nabovok, esse é um dos melhores livros que narra a história de um amor obsessivo de um professor, Humbert, por uma menina de 12 anos, que foi chamada por ele de Lolita. Mas, ela não é como qualquer criança dessa idade. Lolita é uma ninfeta que brinca com suas vítimas, sendo capaz de seduzir homens mais velhos, como Humbert, da mesma maneira que uma mulher conseguiria.

Embarque no mistério do Assassinato no Expresso do Oriente

Lançado nos cinemas por todo o mundo, "Assassinato no Expresso do Oriente", um dos livros mais vendidos da escritora Agatha Christie, conta a história do detetive renomado Hercule Poirot, que enfrenta uma forte nevasca a bordo do Expresso do Oriente. Enquanto isso, um misterioso assassinato ocorre dentro do trem, iniciando uma trama envolvente que é uma receita perfeita para os amantes de romances policiais.

Orgulho e Preconceito: muito além de uma história de amor

A história de amor entre Elizabeth Bennet e Fitzwilliam Darcy torna-se muito mais envolvente graças à criatividade (e inteligência) da autora Jane Austen. Nesse livro, encontramos diálogos ágeis e, diversas vezes, até irônicos. Vale destacar que a obra faz uma divertida crítica aos costumes sociais da época. Não por acaso, é considerado um dos melhores livros até os dias de hoje.

Cem Anos de Solidão: há muitos anos sendo um dos melhores livros

Finalizamos a nossa lista de melhores livros com uma das obras mais importantes da Literatura Latino-americana. Nesse livro, do escritor colombiano Gabriel Garcia Márquez, conhecemos a família Buendía, e seus momentos de fracasso ou sucesso. Acontece que essas pessoas têm algo em comum: a solidão, mesmo vivendo em grupo. É um livro com muitos personagens, então vale ficar atento a cada um deles – e aproveitar a riqueza da obra!

 

Leia também: Melhores Livros de Romance

 

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em livros