Zoom indica em Livros

Livros espíritas e espiritualistas: conheça os 14 melhores títulos já publicados

Listamos obras de referência para quem se identifica com as doutrinas e quer saber mais!

Livros
por Luiza Ramalho - Especialista em Livros e Música.

Espíritas e espiritualistas não ficam sem conselho no Zoom e se sua mãe gosta de se aprofundar nos conhecimentos sobre espiritualidade, você chegou no lugar certo! Selecionamos, com critério, os livros mais interessantes ao público que acredita em mediunidade ou quer entender melhor suas correntes religiosas.

Temos teoria, pesquisa histórica e romance psicografado. Além dos destaques na umbanda e no candomblé. Gostou? Então dê um Zoom!

O Livro dos Espíritos é ideal para iniciantes

Sem dúvida, a obra mais lida do professor francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, que adotou o pseudônimo Allan Kardec e assim ficou conhecido pelos seguidores. Apaixonado pela ciência e por fenômenos sobrenaturais, publicou seus estudos em 1857.

O livro é explicativo e ensina os conceitos do espiritismo. Reúne perguntas e respostas feitas por Kardec em sessões mediúnicas. Questões sobre reencarnação e vida além da matéria são debatidas de forma leve e didática.

Título original Le Livre des Esprits 
Autor Allan Kardec
Tradução Guillon Ribeiro 
Editora Difusão Espírita 
Número de páginas 526 
Idioma Português

O Céu e o Inferno reflete a justiça segundo os espíritos

Allan Kardec divide o livro em duas partes. Na primeira, faz um exame crítico de temas capitais do espiritismo, como paraíso e purgatório, vida após a morte, punições e recompensas, anjos e demônios. Confronta a filosofia e as leis da natureza para provar seu ponto.

Na segunda parte, o autor dialoga com os espíritos e escreve suas impressões do além-túmulo. Eles são muito diferentes em temperamento e as mensagens são tocantes. O leitor passa a entender como é a relação de causa e efeito para quem acredita.

Título original Le Ciel et L’enfer
Autor Allan Kardec
Tradução Manuel Justiniano Quintão
Editora Difusão Espírita
Número de páginas 407
Idioma Português

A Caminho da Luz interpreta a história do mundo

Com centenas de livros psicografados, Chico Xavier foi o médium mais popular do Brasil. Não se considerava autor de nenhuma obra, apenas o interlocutor. Aqui, através dele, o espírito de Emmanuel conta como o plano astral age sobre o físico.

Cheia de citações, nomes e datas, a leitura exige concentração e é recomendada a quem se questiona sobre a providência divina. Segundo Emmanuel, existe uma comunidade de espíritos puros cuja função é cuidar da conexão entre Deus e a humanidade.

Título original A Caminho da Luz
Autor Chico Xavier
Editora FEB
Número de páginas 206
Idioma Português

As Lições de Chico Xavier para quem não é espírita

Autor de dois best-sellers, As Vidas de Chico Xavier e Por Trás do Véu de Ísis, o jornalista e roteirista Marcel Souto Maior compartilha as respostas e perguntas que costumam fazer a ele em palestras e entrevistas pelo Brasil. Livro fino e fácil de ler.

Marcel é ateu. Nunca se identificou com qualquer corrente religiosa. Sua visão distanciada e detalhada das coisas mostra que o espiritismo é uma rede de apoio. Entenda melhor o sentido respeitoso que ele dá a essa corrente de solidariedade.

Título original As Lições de Chico Xavier 
Autor Marcel Souto Maior
Editora Planeta 
Número de páginas 96 
Idioma Português 

Nos Bastidores da Obsessão discute as cargas recebidas pelo corpo

Segundo Kardec, a obsessão é o domínio que espíritos perturbados conseguem impor a certas pessoas. O tema é bastante estudado pelo médium Divaldo Franco, uma das principais lideranças kardecistas da atualidade.

O livro psicografa Manoel Philomeno de Miranda e apresenta a história verídica da família Soares, em Salvador, abalada por dramas terríveis entre 1937 e 1938. O texto levanta conceitos do espiritismo para esclarecer o que aconteceu.

Título original Nos Bastidores da Obsessão
Autor Divaldo Pereira Franco
Editora FEB
Número de páginas 353
Idioma Português

Os Exilados da Capela nega a teoria do criacionismo

Descendente de protestantes perseguidos na França monárquica, a família de Edgard Armond cruzou a linha do Equador até se instalar, séculos depois, em Guaratinguetá. A árvore genealógica inspirou, em certa medida, o concorrido livro que ele publicou em 1949.

Armond é exímio contador de histórias. Estudioso das religiões, converteu-se ao espiritismo após sofrer um acidente de carro. Defende aqui que a evolução das civilizações foi incentivada e sabotada por espíritos de outro planeta, a Capela. Texto dinâmico e criativo.

Título original Os Exilados da Capela
Autor Edgard Armond 
Editora Aliança Editora
Número de páginas 192
Idioma Português

Volte ao passado e explore A História do Espiritismo

O autor traça a linha do tempo que vai da França ao Brasil, ligando Kardec a Chico Xavier. Mais de um século de doutrina é apresentado em pesquisas sobre grandes missionários do espiritismo, como Bezerra de Menezes, Eurípedes Barsanulfo e Cairbar de Souza Schutel.

Quem quer conhecer o legado encontra aqui um painel histórico. Fontes bibliográficas, perfil dos mestres, estudos de texto e as primeiras experiências mediúnicas. Livro repleto de informações inéditas a muitos praticantes.

Título original A História do Espiritismo - Da França de Kardec ao Brasil de Chico
Autor Fabio Alessio Romano Dionisi
Editora Dionisi
Número de páginas 364
Idioma Português

Violetas na Janela nunca sai da lista de mais vendidos

Um dos livros espíritas mais procurados, ano após ano, sobretudo pelos mais jovens. Nele, a adolescente Patrícia, que morreu muito cedo, compartilha sua experiência no plano superior através da médium – e também sua tia – Vera Lúcia Marinzeck Carvalho.

Os relatos psicografados tratam da desencarnação e da perda de entes queridos em linguagem simples, atraindo o interesse de espiritualistas em geral. Vivendo no Mundo dos Espíritos é a continuação e traz os comentários de Patrícia sobre a missão de cada um após a partida.

Título original Violetas na Janela
Autora Vera Lúcia Marinzeck Carvalho
Editora Petit
Número de páginas 296
Idioma Português

Mulher vence a amargura Se Abrindo Pra Vida

Com mais de 50 livros, Zíbia Gasparetto é campeã de vendas entre os espíritas. A partir de histórias ditadas pelo espírito Lucius, seu mentor desde os 22 anos, a escritora publicou romances que falam muito de amor, família e depressão.

Jacira, 38 anos, acredita estar presa a uma situação irreversível. Mergulhada em desgosto profundo, ela culpa os outros pelo seu destino. Os ensinamentos da vida, porém, despertam a protagonista, que busca o lado bom das coisas até encontrar a paz desejada.

Título original Se Abrindo pra Vida
Autora Zíbia Gasparetto
Editora Vida e Consciência
Número de páginas 368
Idioma Português

Sentindo na Própria Pele põe o leitor no lugar de quem sofre

Outra romancista de sucesso, Mônica de Castro escreve suas histórias pelo espírito de Leonel. A trama começa logo após a assinatura da Lei Áurea. Tonha, escrava de 97 anos, sente medo de abandonar a fazenda onde passou quase toda a sua vida.

A idosa se abre com os filhos do latifundiário, que ela ajudou a criar, e conta como superou as angústias de deixar a aldeia onde nasceu para servir em outro país. O primeiro livro de uma trilogia composta pelas obras Com o Amor Não Se Brinca e Lembranças que o Vento Traz.

Título original Sentindo na Própria Pele
Autora Mônica de Castro
Editora Vida e Consciência
Número de páginas 371
Idioma Português

O Guardião da Meia Noite vislumbra a luz no fim do túnel

Barão de 40 anos, cruel, inescrupuloso e cultivador de maus hábitos é arruinado pela própria ambição. Livro dedicado, segundo o autor, a todos aqueles que um dia caíram nas trevas da ignorância e, com humildade, tiveram a coragem de se reerguer.

Criado na umbanda, o médium Rubens Saraceni escreve uma história de redenção pelas palavas do Pai Benedito de Aruanda. O espírito do protagonista, após desencarnar, busca na sombra da noite o caminho de luz contrário a quem transgride a lei divina.

Título original O Guardião da Meia Noite
Autor Rubens Saraceni
Editora Madras
Número de páginas 200
Idioma Português

Umbanda de Todos Nós introduz e amplia os ensinamentos

Publicado em 1956, o livro é um divisor de águas para a umbanda. Antes a religião era considerada feitiçaria, como se fosse uma manifestação meramente folclórica, desordenada e confusa em seus rituais e conceitos.

Lendo a obra, você fica sabendo o sentido dos banhos de erva e dos defumadores. Aprende sobre guias e sinais riscados. Conhece a diferença entre os espíritos de caboclos e crianças e o que vem a ser mediunidade para os umbandistas.

Título original Umbanda de Todos Nós
Autor Woodrow Wilson da Matta e Silva
Editora Ícone
Número de páginas 248
Idioma Português

O Candomblé Bem Explicado não dá ponto sem nó

Pesquisa intensa realizada pelo babalorixá Odé Kileuy e sua filha-de-santo Vera de Oxaguiã. Eles apresentam a prática do candomblé nas nações Bantu, Iorubá e Fon e analisam os princípios por trás dos símbolos e gestos.

Os autores explicam o uso de objetos e as funções variadas de cada item nos rituais. O livro informa nuances da cultura africana e descomplica o rico vocabulário empregado por quem segue a religião. A compreensão é facilitada.

Título original O Candomblé Bem Explicado
Autores Odé Kileuy e Vera de Oxaguiã
Editora Pallas
Número de páginas 368
Idioma Português

Mitologia dos Orixás é uma enciclopédia completa

O sociólogo Reginaldo Prandi reúne aqui uma coleção de mitos da religião dos orixás. Ao narrar histórias de Exu, Ogum, Iemanjá e Iansã, ele chama a sua atenção para os nossos sentidos vitais e te aproxima do patrimônio cultural dos negros iorubás ou nagôs.

Sem apelar para idéias abstratas, Prandi conta como são, o que fazem e o que prometem os deuses do panteão africano que sobreviveu e prosperou em países da América, em particular no Brasil e em Cuba. O livro possui fotos coloridas dos orixás em cerimônias de candomblé.

Título original Mitologia dos Orixás
Autor Reginaldo Prandi 
Capa Raul Loureiro
Editora Companhia das Letras 
Número de páginas 624
Idioma Português


Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em livros