Zoom indica em Livros

Luis Fernando Verissimo: confira 11 dicas de livros do autor

Selecionamos alguns dos melhores livros de um dos maiores escritores do Brasil!

Livros
por Luiza Ramalho - Especialista em Livros e Música.

Se você gosta de ler, é bem provável que tenha ouvido falar no nome de Luis Fernando Verissimo, mas já leu alguma coisa dele?

Se sua resposta tiver sido “não”, depois de dar uma olhada na lista abaixo tem grandes chances de querer mudar para “SIM”! E, caso você já seja fã do escritor, aqui está uma oportunidade para descobrir novos livros dele!

Quem é Luis Fernando Verissimo?

Escritor de romances e crônicas, cartunista, roteirista e músico, Luis Fernando Verissimo é um homem de muitos talentos. Nascido em 1936, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, ele é filho de outro grande nome da história da literatura brasileira: Érico Veríssimo.

Ao longo de sua carreira, Luis Fernando Veríssimo já publicou mais de 60 livros, ganhou prêmios pelo Brasil e pelo mundo e suas obras são sucesso de vendas. Aproveite a lista abaixo para conferir mais sobre seus livros!

Ironias do Tempo: o tempo passa, mas o humor de Verissimo continua excelente

Este primeiro livro da lista é o mais recente e é do Luis Fernando Verissimo, mas não é do Luis Fernando Verissimo... Calma, não precisa ficar confuso, não é uma pegadinha nossa! É que todos os textos dessa coletânea são mesmo da autoria dele, mas a organização foi feita por Adriana e Isabel Falcão.

Adriana é roteirista da TV Globo e, inclusive, escreveu para a série Comédias da Vida Privada (programa criado a partir do livro com o mesmo título que vai aparecer mais adiante na nossa lista). A seleção foi feita a partir de textos publicados nos últimos 20 anos e mostra exemplos do que mudou (ou não) nesse meio-tempo. É também um bom livro para quem gosta de ler sobre política.

Título original Ironias do Tempo
Organização Adriana e Isabel Falcão
Capa Joana Figueiredo
Editora Objetiva
Número de páginas 208
Ano de lançamento 2018

Informe do Planeta Azul: uma ótima oportunidade para conhecer histórias menos populares do escritor

Este livro é uma coletânea de textos de Veríssimo e é uma ótima dica para quem é fã e acha que já leu tudo dele: Informe do Planeta Azul: E Outras Histórias, publicado em 2018, traz escritos de diferentes épocas e alguns que foram publicados apenas nos anos 1980 e 1990.

Não é um livro que se limita a um tema, ou seja, espere ser surpreendido pela criatividade por trás de alguns dos textos!

Título original Informe do Planeta Azul: E Outras Histórias
Capa Christiano Menezes / Retina_78
Editora Boa Companhia
Número de páginas 152
Ano de lançamento 2018

Em Algum Lugar do Paraíso: uma visão irreverente da vivência humana

As 41 crônicas reunidas nesse livro são um exemplo perfeito da combinação entre o humor e o ar reflexivo do autor. Situações do cotidiano servem como ponto de partida para mostrar as inquietações que muitas vezes andam de mãos dadas com a experiência do ser humano.

Assuntos que geram questionamentos comuns para todos nós — a vida, a morte, o amor — aparecem nessa obra, mas sem nunca deixar o texto pesado. Um livro que mostra que refletir sobre a vida não precisa ser uma atividade tediosa nem assustadora!

Título original Em Algum Lugar do Paraíso
Capa Crama Design Estratégico
Editora Objetiva
Número de páginas 200
Ano de lançamento 2011

Até onde a curiosidade vai levar o protagonista de Os Espiões?

Este romance (sim, o nosso cronista querido também escreve romances!) é sobre um homem que trabalha numa pequena editora e um dia recebe uma carta anônima.

Nela, uma mulher chamada Ariadne que explica que vai contar a história do caso secreto que ela tem e depois pretende se suicidar. Como o editor adora ler livros policiais, ele fica louco para saber mais e assim começa o mistério!

Clique aqui e confira a edição de bolso do Livro Os Espiões

Título original Os Espiões
Editora Alfaguara
Número de páginas 144
Ano de lançamento 2009

Ana Maria Machado seleciona histórias para incentivar o amor à leitura em Comédias para Se Ler na Escola

O que acontece quando uma grande escritora brasileira seleciona crônicas de outro grande escritor brasileiro? Um livraço! Ana Maria Machado é uma autora de clássicos da literatura infantojuvenil nacional, tendo o Prêmio Jabuti e o Prêmio Hans Christian Andersen, o mais importante do mundo da literatura infantil.

Aqui, Ana Maria Machado virou também leitora e escolheu textos que inspiram em crianças e jovens a paixão pela literatura. São 35 histórias irresistíveis. Ah, e também não há limite de idade para aproveitar essa antologia!.

Título original Comédias para Se Ler na Escola
Organização Ana Maria Machado
Capa Pós Imagem Design
Editora Objetiva
Número de páginas 148
Ano de lançamento 2001

Seriam As Mentiras que os Homens Contam mesmo necessárias?

Com um título bastante explicativo, este livro reúne contos sobre homens e as mentiras que contam para as mulheres. Namorada, esposa, mãe, sogra: se é mulher, existe a chance de ouvir uma mentira. Talvez alguns casos até lembrem de alguma desculpa que você tenha ouvido ou até dado.

Cômico e um best-seller, este livro não deve ser levado a sério. Ou seria isso uma mentira também? No fundo, a verdade é que você pode não gostar de ouvir mentiras no mundo real, mas com certeza vai adorar ler as histórias hilárias deste livro.

Título original As Mentiras que os Homens Contam
Capa Crama Design Estratégico
Editora Objetiva
Número de páginas 168
Ano de lançamento 2015

Para quem tem fome de uma leitura leve, O Clube dos Anjos - Gula é uma pedida certa

Este livro faz parte da coleção “Plenos Pecados”, da Editora Objetiva, e gira entorno do pecado mais delicioso (e talvez comum) de todos: a gula. O livro conta a história de dez homens que costumam se encontrar para apreciar uma bela refeição. Mas as coisas passam a dar errado quando os amigos começam a morrer após comer.

Este livro engraçado e muito bem-escrito foi traduzido para o inglês e chegou a ser considerado pela New York Public Library um dos 25 melhores livros de 2003. Bon apetit... quer dizer, boa leitura!

Clique aqui e confira a edição de bolso do Livro O Clube dos Anjos - Gula

Título original O Clube dos Anjos - Gula
Capa Victor Burton
Editora Objetiva
Número de páginas 132
Ano de lançamento 1998

O Melhor das Comédias da Vida Privada: uma visão tragicômica do nosso cotidiano

Nos anos 1990, Veríssimo lançou Comédias da Vida Privada, um livro que fez tanto sucesso que virou um clássico do humor brasileiro e virou até programa da TV Globo.

O Melhor das Comédias da Vida Privada reúne as histórias preferidas do escritor que tinham sido publicadas ali e ainda 35 novas crônicas, que até então ainda não tinham entrado em nenhum livro do autor. Nesse novo volume, nenhum assunto passa despercebido por Veríssimo.

Título original O Melhor das Comédias da Vida Privada 
Capa Pós Imagem Design
Editora Objetiva
Número de páginas 296
Ano de lançamento 2004

Sexo na Cabeça: histórias inusitadas sobre um assunto popular

Sexo e humor parece uma boa combinação para você? Sexo na Cabeça é uma reunião de 45 crônicas em que Veríssimo fala sobre um assunto que é polêmico, mas também de interesse quase universal: sexo.

Sem precisar recorrer a palavreado chulo nem obscenidades, Verissimo cria cenas hilárias e criativas envolvendo “aquilo”.  Seja na intimidade do seu lar ou em outros lugares, as crônicas de Verissimo podem levar você ao êxtase! Um livro divertido, original e excitante!

Título original Sexo na Cabeça
Editora Objetiva
Número de páginas 148
Ano de lançamento 2002

As histórias de um dos personagens mais célebres do escritor aparecem em As Melhores do Analista de Bagé

O analista de Bagé é um dos personagens mais famosos — e queridos — de Luis Fernando Verissimo. O primeiro livro em que ele aparece, O Analista de Bagé foi lançado em 1981 na Feira do Livro de Porto Alegre e esgotou em apenas dois dias!

Em As melhores do analista de Bagé, o analista, da cidade de Bagé, no Rio Grande do Sul, aparece em histórias que abordam traumas comuns mas os trata de forma pouco ortodoxa e até politicamente incorreta. Diversão garantida.

Título original As Melhores do Analista de Bagé
Capa Edgar Vasques
Editora Objetiva
Número de páginas 88
Ano de lançamento 2007

Ed Mort: Todas as Histórias -  as peripécias de outro famoso personagem do autor reunidas num lugar só

Mais um livro com outro personagem popular que foi criado por Verissimo e chegou até a virar série no canal Multishow em 2011, com Fernando Caruso como o personagem principal, Ed Mort.

Esta edição mais recente Ed Mort: Todas as Histórias reúne num só livro todas as aventuras deste detetive particular trapalhão de Verissimo.

Título original Ed Mort: Todas as Histórias
Capa Crama Design Estratégico
Editora Objetiva
Número de páginas 80
Ano de lançamento 2011

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em livros