Zoom indica em Livros

Os 13 Melhores Livros Nerds para Ler em 2018

Veja a seleção com 10 títulos "clássicos" que todo nerd deveria ler!

melhores livros nerds, melhores livros geeks, melhor livro nerd
por Luiza Ramalho - Especialista em Livros e Música.

Existem aqueles livros clássicos que todo mundo deveria ler, como "O Morro dos Ventos Uivantes" e "Dom Quixote". Mas também existem aqueles "clássicos" que só quem é nerd ou geek vai entender porque são tão importantes, como "O Senhor dos Anéis" e "Harry Potter", por exemplo.

Aqui vai uma lista completa com os livros que todo nerd deveria ler. E os geeks não ficam de fora, porque essa lista tem títulos de todos os gêneros, desde cyberpunk até fantasia épica. Confira!

 

Leia também: Os Melhores Livros que viraram Filmes

13. Harry Potter é um clássico no universo de livros nerds

A nossa lista de melhores livros nerds começa com um clássico da cultura nerd e que também fez muito sucesso nas telonas do cinema.

De autoria de J. K. Rowling, o título, ou melhor, os títulos dessa coleção de colecionador quase que dispensam apresentações e narram a história do bruxinho mais famoso do mundo, que aos 11 anos de idade ingressa em Hogwarts, uma escola inglesa para bruxos e lá faz vários amigos (e inimigos também), desenvolve suas habilidades mágicas, entra em várias aventura e descobre a verdade sobre a morte de seus pais.

É uma leitura obrigatória para quem é fã do gênero de fantasia!

12. Mergulhe no universo da robótica em Eu, Robô

Aqui temos um livro que virou filme e muito apreciado pela comunidade nerd. Escrito por Isaac Asimov, o livro "Eu, Robô" reúne nove contos do autor, todos escritos entre os anos de 1940 a 1950, mas que se mostram bem atuais.

As histórias contadas neste livro abordam a temática das leis da robótica, inclusive um romance entre as máquinas.

É uma leitura indicada para quem não está muito acostumado a ler contos, gostam de apreciar a temática futurística e imaginar como será a relação entre robôs e humanos em um futuro (não tão distante).

11. Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?, mais conhecido como Blade Runner

Começamos a lista de melhores livros geeks com o título que originou o famoso filme de ficção científica de Ridley Scott, Blade Runner.

"Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?" aborda questões filosóficas, como a condição humana e a tecnologia, em uma narrativa sombria que se passa em um cenário pós-apocalíptico.

O caçador de recompensas, Rick, tentando melhorar de vida, aceita um trabalho que pode mudar sua situação precária atual, mas no meio da missão ele percebe que nem tudo é como acredita ser e entra em uma crise moral quase sem saída.

10. Aprenda como se defender no Guia de Sobrevivência aos Zumbis

Quase todo nerd já pensou no apocalipse Zumbi, isso é fato. E o Max Brooks resolveu reunir todas as técnicas infalíveis para sobreviver neste cenário em "Guia de Sobrevivência aos Zumbis".

Além de ser engraçadíssimo, esse livro é um manual indispensável para aqueles que querem resistir aos mortos-vivos com maestria. Esse é um dos melhores livros nerds "práticos".

9. A Batalha do Apocalipse é motivo de orgulho para os nerds brasileiros

Essa é a prova de que os brasileiros também mandam bem nas "nerdices". Este livro de ficção histórica fala sobre legiões de anjos e demônios se enfrentando no juízo final.

O cenário bem retratado, a história de "A Batalha do Apocalipse" é bem amarrada e toda a fantasia envolvida fazem deste livro um motivo de orgulho para os nerds do Brasil.

O autor, que começou timidamente, já está fazendo bastante sucesso em vários lugares do mundo. Para quem gosta de heróis, magia e romance, essa é uma boa indicação.

8. Uma pitada de terror com O Chamado de Cthulhu e Outros Contos

"O Chamado de Cthulhu e Outros Contos" é a reunião dos contos mais importantes do mestre do horror H. P. Lovecraft.

A começar pelo O Chamado de Cthulhu, uma investigação sobre um ser extraterreste milenar que é adorado por seguidores incansáveis na tentativa de trazê-lo de volta a vida, o que significaria o fim da humanidade.

Se você e um daqueles geeks que curte um suspense mirabolante e uma boa história de terror, tem que ler este título. Ele é um clássico que virou referência no mundo inteiro.

7. Admirável Mundo Novo é uma leitura obrigatória para qualquer fã de ficção científica

Aqui temos mais um livro de ficção científica, bastante conhecido entre os "nerds raiz", já que promove uma reflexão sobre temas como política e do progresso da ciência.

Na história de Aldous Huxley, escrita lá em 1932, os humanos não são mais concebidos de forma natural, e sim "produzidos" em massa nos laboratórios, desprezando as particularidades do indivíduo em prol dos experimentos científicos.

É uma leitura para refletir sobre até que ponto a ciência e tecnologia podem ser usadas pelos governantes para o bem (ou mal) da sociedade.

6. Viagem ao Centro da Terra é o clássico da ficção científica

Mais um clássico que ninguém deveria deixar de ler, quem dirá os nerds, "Viagem ao Centro da Terra" é a transição perfeita entre o mundo real e a ficção científica, escrito de maneira leve pelo famosíssimo e visionário Júlio Verne.

Neste livro, Axel, Grauben e o professor Otto partem em uma incursão ao interior da crosta terrestre após encontrar o manuscrito de um antigo alquimista islandês que afirma ser possível encontrar o centro da Terra.

Este livro é, simplesmente, indispensável entre os melhores livros nerds.

5. Quem nunca ouviu sobre A Guerra dos Tronos, atire a primeira pedra

"As Crônicas de Gelo e Fogo", com 5 volumes publicados até o momento, é uma das maiores obras de fantasia épica lançadas desde O Senhor dos Anéis.

E a série de livros ficou tão famosa que virou seriado, jogo, board game e tudo o mais. Se você já viu o seriado e está disposto a entrar em uma narrativa densa e completa, eis o primeiro volume da série: "A Guerra dos Tronos".

Agora, se você ainda não viu e curte o gênero, não sabe o que está perdendo. Nem precisa ser nerd para apreciar!

4. A melhor maneira de experimentar o mundo de Tolkien: O Hobbit

Não existe obra mais rica sobre um mundo de fantasia épica do que a Trilogia O Senhor dos Anéis, e é obvio que ela deveria estar na lista de melhores livros nerds.

Mas, se você não tem paciência, ou coragem, para se aventurar em mais de mil páginas, uma boa maneira de saborear este universo é através de "O Hobbit".

Essa obra curta, mas ao mesmo tempo completa, conta a aventura emocionante de Bilbo Bolseiro pela Terra Média, com a aparição de personagens inesquecíveis como Thorin, Gandalf e Gollum.

3. Neuromancer para nerds futuristas

"Neuromancer" é um daqueles livros que deixam a nossa mente vagando horas, mesmo depois de parar de ler.

Neste livro, Case, um exilado do ciberespaço, é selecionado para uma missão cheia de segredos e pontas soltas, onde é guiado para dentro de um mistério que nem imaginava.

Falando sobre Matrix, inteligência artificial, interação do homem com a máquina e tudo o que os nerds futuristas adoram, esse livro é um dos mais aclamados no gênero cyberpunk.

2. Star Wars: A Trilogia traz Han, Luke e Leia para as páginas

Quem é nerd de verdade, muito provavelmente é fã de Star Wars. Essa saga clássica atravessou gerações sem perder o peso, mas nunca esteve tão em alta quanto agora - para a nossa sorte.

"Star Wars: A Trilogia" reúne as histórias baseadas nos três primeiros filmes da série de George Lucas (Uma Nova Esperança, O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi) em uma edição bem bonita de capa dura, digna de colecionador.

1. Se você ainda não leu O Guia do Mochileiro das Galáxias, corra para ler!

Clássicos dos clássicos para todos os nerds declarados, o "Guia do Mochileiros das Galáxias", e seus subsequentes, não pode faltar no acervo nerd.

É uma leitura muito divertida e rápida, que ganhou espaço entre os melhores livros de ficção cientifica já escritos. As aventuras do terráqueo Arthur Dent e do alienígena Ford Prefect vão te render muitas risadas, situações cabulosas e várias críticas ao nosso modo de vida.

Esse foi o escolhido da vez como o melhor livro nerd, mas nenhum dos títulos de Douglas Adams deve deixar de ser lido!

 

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em livros