Livros sobre Mitologia Grega: 7 títulos para quem gosta do assunto

Separamos 7 livros sobre mitologia grega e afins que você precisa ler se quer saber mais sobre o assunto

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

A mitologia é um assunto realmente apaixonante e que desperta interesse. Afinal, ela ajudou os povos antigos a entenderem a vida e o significado de muitas coisas. As narrativas dos ancestrais sobre os deuses e as antigas civilizações seduzem e prendem a leitura, além de trazer um vasto conhecimento.

Dente as opções, existem livros sobre a cultura grega, nórdica e até sobre os mitos que pairam a nossa própria cultura, a religiosidade brasileira. Pensando nisso, separamos alguns livros sobre mitologia grega e outras para os que gostam do assunto e querem conhecer um pouco mais. Dê um Zoom e confira a lista!

Os Mitos Gregos, box integrante da nossa lista de livros sobre mitologia grega. (Imagem:Divulgação/Editora Nova Fronteira)
Os Mitos Gregos, box integrante da nossa lista de livros sobre mitologia grega. (Imagem:Divulgação/Editora Nova Fronteira)

1. A Odisseia é o poema épico de Homero

Escrita atribuída a Homero, é um dos livros de leitura obrigatória sobre mitologia grega. A trama de A Odisséia é a continuação da Ilíada, que trata sobre a Guerra de Troia. Narra o retorno do herói Odisseu (ou Ulisses) à sua terra natal Enquanto isso ocorre, há rixas entre os deuses gregos no monte Olimpo.

O leitor pode acompanhar de que forma isso influencia no destino dos homens, além do marco literário que influenciou todo um gênero na escrita. O poema épico foi elaborado ao longo de séculos através da oralidade, o conto das histórias, e só posteriormente foi transcrito.

Ficha técnica do livro A Odisseia:

  • Autor: Homero
  • Editora: Editora 34
  • Número de páginas: 816
  • Ano de primeira publicação: obra de VII a.C, porém essa edição é de 2014

2. Mitologia Nórdica introduz a história dos Vikings

Escrita por Neil Gaiman, reúne quinze contos de deuses como Loki, Odin, Thor, Frigga e muitos outros. Mitologia Nórdica os apresenta em ordem cronológica. Assim, inicia contando a criação dos nove mundos lendários até chegar em Ragnarok, o crepúsculo dos deuses.

O autor já havia usado influências escandinavas em clássicos como Deuses Americanos e Sandman, por isso, quem melhor que Gaiman para escrever sobre o assunto? Se você se interessa pela cultura, ou é apaixonado pela série Vikings, é um exemplar essencial para a estante, pois desvenda e revela as demais facetas da história.

Ficha técnica do livro Mitologia Nórdica:

  • Autor: Neil Gaiman
  • Editora: Intrínseca
  • Número de páginas: 288
  • Ano de primeira publicação: 2017

3. O Livro de Ouro da Mitologia é para quem quer conhecer a história inteira

Escrito por Thomas Bulfinch, O Livro de Ouro da Mitologia traz em um único livro informações valiosas sobre diversas culturas. A obra encanta pela riqueza de detalhes de mitos greco-romanos, nórdicos, além de abranger a mitologia egípcia. É uma grande referência tanto para leigos quanto para estudiosos.

Nele, o autor explora como o legado deixado pelas civilizações gregas e romanas é, até hoje, o pilar da cultura ocidental. Os mitos e heróis seguem encantando a todos e continuam como narrativas vivas e conhecidas na vida real e no entretenimento, em filmes e séries.

Ficha técnica do livro O Livro de Ouro da Mitologia:

  • Autor: Thomas Bulfinch
  • Editora: HarperCollins
  • Número de páginas: 360
  • Ano de primeira publicação: 1855

4. Mitologia dos Orixás apresenta a ancestralidade africana em nossa cultura

Reginaldo Prandi apresenta em Mitologia dos Orixás 301 histórias dos deuses do panteão africano, cubano e brasileiro. Os contos são separados em capítulos de acordo com cada entidade e tratam de situações do cotidiano, tais como amor, agricultura, guerras, rituais e preceitos religiosos.

A obra é a mais completa já escrita sobre a história dos orixás, a nossa "mitologia", rica em ilustrações e trabalhando com a maneira mais prática possível dos mitos: o que cada entidade representa e faz. O livro é considerado um patrimônio de enorme valor para a nossa cultura e narrativa como cidadãos brasileiros.

Ficha técnica do livro Mitologia dos Orixás:

  • Autor: Reginaldo Prandi
  • Editora: Companhia das Letras
  • Número de páginas: 624
  • Ano de primeira publicação: 2000

5. Os Mitos Gregos é um box perfeito para os que já amam o assunto

A nossa sexta indicação é um novamente um livro sobre mitologia grega, na verdade dois. Os Mitos Gregos é um box com todos os elementos impecáveis para tornar a experiência do leitor surpreendente. A linguagem é mais simples e acessível, fazendo com que seja uma leitura em amigável para leigos ou entendidos do assunto.

Na obra, Midas, Afrodite, Aquiles e todos os mitos gregos são contados em detalhes a partir de uma pesquisa minuciosa do autor. Os dois volumes trazem, inclusive, uma iconografia, a qual retrata as figuras mitológicas ao longo dos anos através do trabalho de diferentes artistas.

Ficha técnica do box Os Mitos Gregos:

  • Autora: Robert Graves
  • Editora: Nova Fronteira
  • Número de páginas: 1088 (dois volumes)
  • Ano de primeira publicação: 2018

6. Videogames e Mitologia aborda a importância dos mitos na narrativa gamer

Videogames e Mitologia é um estudo sobre a criação das narrativas e histórias dos jogos de videogame através do papel da mitologia no processo. Jogos populares como God Of War e Bioshock são analisados pela autora na explicação de como essas ideias pairam e moldam o imaginário popular, e dos games.

É uma abordagem diferente dos demais da lista. Aqui, não temos um livros sobre Mitologia grega ou nórdica em si, mas um novo ponto de vista sobre como seguimos com o enorme legado dessas civilizações. Tudo isso, feito através dos jogos. Porém, vale lembrar que é foi trabalho de pesquisa científica, com muitos dados e uma abordagem diferente dos títulos convencionais citados.

Ficha técnica do livro Videogames e Mitologia:

  • Autora: Flávia Gasi
  • Editora: Marsupial Editora
  • Número de páginas: 128
  • Ano de primeira publicação: 2013

7. Mulheres, Mitos e Deusas

O livro propõe uma análise diferente a partir da mitologia. Nele é estabelecido, através de estudos, uma linha do tempo com as diversas mulheres da história e seus papéis sociais na enorme narrativa da vida. Trata-se da explicação da figura simbólica feminina ao longos dos milênios.

As autoras constroem arquétipos na obra e analisam os mitos e lendas existentes em torno da mulher, que, segundos as mesmas, culminaram na cultura machista e patriarcal existente há séculos na sociedade. É uma perspectiva diferente, mas bastante válida sobre o assunto.

Ficha técnica do livro Mulheres, Mitos e Deusas:

  • Autora: Robert Graves
  • Editora: Nova Fronteira
  • Número de páginas: 1088 (dois volumes)
  • Ano de primeira publicação: 2018

Gostou da nossa seleção de livros sobre mitologia grega e afins? Se a resposta for sim, temos mais uma dica: conheça a nossa página exclusiva sobre livros! Veja aqui para mais listas, reviews e resenhas.

Leia também: