Zoom indica em Livros

Os 10 Melhores Livros Para Quem Gosta de Mitologia

Conheça, neste artigo, os 10 melhores livros sobre mitologia!

os melhores livros para quem gosta de mitologia
por Luiza Ramalho - Especialista em Livros e Música.

A mitologia é um assunto realmente apaixonante, curioso e que gera muito interesse. Afinal, ela ajudou os povos antigos a entenderem a vida, os acontecimentos e o significado de muitas coisas.

As narrativas dos ancestrais sobre os deuses e as antigas civilizações seduzem e prendem a leitura, além de trazer um vasto conhecimento.

Separamos para você uma lista com os 10 melhores livros a respeito das mais diversas mitologias. Continue a leitura e veja os detalhes de cada uma dessas obras!

1. A Odisséia

Escrita atribuída a Homero, é um dos livros de leitura obrigatória sobre mitologia grega.

A trama de A Odisséia é a continuação da Ilíada, que trata sobre a Guerra de Troia. Essa obra narra o retorno do herói Odisseu (ou Ulisses) à sua terra natal. Enquanto isso ocorre, há rixas entre os deuses gregos no monte Olimpo e o leitor pode acompanhar de que forma isso influencia no destino dos homens.

2. Mitologia Nórdica

Essa obra, escrita por Neil Gaiman, reúne quinze contos de deuses como Loki, Odin, Thor, Frigga e muitos outros.

Mitologia Nórdica os apresenta em ordem cronológica. Assim, inicia contando a criação dos nove mundos lendários até chegar em Ragnarok, o crepúsculo dos deuses.

3. O Livro de Ouro da Mitologia

Escrito por Thomas Bulfinch, O Livro de Ouro da Mitologia traz em um único livro informações valiosas sobre diversas culturas.

Essa obra encanta pela riqueza de detalhes de mitos greco-romanos, nórdicos, além de abranger a mitologia egípcia. Por esse motivo, é uma grande referência tanto para leigos sobre o assunto quanto para estudiosos.

4. Mitologia dos Orixás

Reginaldo Prandi apresenta em Mitologia dos Orixás 301 histórias dos deuses do panteão africano, cubano e brasileiro.

Os contos são separados em capítulos de acordo com cada entidade e tratam de situações do cotidiano, tais como amor, agricultura, guerras, rituais e preceitos religiosos.

5. A História da Mitologia para Quem Tem Pressa

Mark Daniels escreveu o livro ideal para quem deseja saber um pouco sobre as principais mitologias. A História da Mitologia para Quem Tem Pressa é uma obra fácil de ser lida e entendida.

O autor explora mitos sumérios, egípcios, chineses, aborígenes australianos, astecas, incas, maias, gregos, romanos, nórdicos, entre tantos outros.

6. As Melhores Histórias da Mitologia Japonesa

A autora Carmen Seganfredo descreve em As Melhores Histórias da Mitologia Japonesa 23 contos que tratam desde a origem do mundo até suas faces mais terríveis.

Assim, retoma mitos como Yari Ameno Nuboko, a criadora do Japão, Takaamahara (o céu japonês), a expulsão do deus Susanowo do céu e a descida de Amaterasu.

7. Édipo Rei

Escrito pelo dramaturgo Sófocles, Édipo Rei é um personagem da mitologia que protagoniza umas das tragédias gregas mais emblemáticas do teatro.

A história gira em torno de consultas aos oráculos gregos e também à Esfinge e como essas revelações afetam o destino de Édipo.

8. As Mais Originais Histórias da Mitologia Galesa

Essa obra, também de autoria de Carmen Seganfredo, reúne diversos contos da cultura e da terra dos druidas.

Com uma narrativa envolvente e detalhista, As Mais Originais Histórias da Mitologia Galesa nos transporta para dentro da civilização galesa.

9. Tudo o Que Precisamos Saber, Mas Nunca Aprendemos Sobre Mitologia

Kenneth C. Davis vai além da mitologia greco-romana. Na obra Tudo o Que precisamos Saber, Mas Nunca Aprendemos Sobre Mitologia, você conhecerá também os mitos de lugares como Índia, Mesopotâmia, Egito, Américas, além das lendas das culturas nórdica, celta, druida e outras.

O autor aborda cada história com muito cuidado e sensibilidade, o que torna o livro bastante envolvente.

10. Entre Deuses e Heróis

O autor David Mulroy reuniu em Entre Deuses e Heróis as lendas mais importantes da mitologia greco-romana a partir de fontes primárias, ou seja, não são histórias adaptadas ou criadas a partir de interpretações. São o mais fiel possível das histórias dos deuses, mantendo preservadas a dramaticidade, as paixões e as ironias dos personagens.

Com essa lista de livros incríveis sobre as mais diversas mitologias, você poderá se tornar um profundo conhecedor do assunto! E já que você gosta de leitura, aproveite a visita no blog e saiba quais são os 35 melhores livros para ler em 2018!

 

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em livros