Livros Religiosos: conheça 9 dos melhores títulos

Veja algumas das obras imprescindíveis para alimentar a alma e a fé humana!

Livros Religiosos: conheça 9 dos melhores títulos
Luiza RamalhoEditor(a)

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

A fé pode expandir o pensamento humano e garantir escolhas mais éticas e corretas de acordo com a vida de cada um. Para alimentar a crença, é preciso acompanhar estudos e testemunhos, sentir como o outro e assimilar ensinamentos na experiência do próximo.

Os livros podem ser ótimos aliados na busca por esse tipo de conhecimento e obras com esse tema podem ser opções incríveis de presente.

Selecionamos 9 livros indispensáveis para a leitura religiosa, seja qual for sua crença. Dê um Zoom e confira!

O clássico que explica os elementos da visão cristã: Cristianismo Puro e Simples

Considerado um dos 50 livros mais influentes para o pensamento cristão, o livro de Clive Staples Lewis foi adaptado de uma série de palestras transmitidas pela BBC num programa de rádio entre 1941 e 1944 durante a Segunda Guerra Mundial. O objetivo das palestras era explicar a fé cristã de uma maneira simples e clara.

O material daria origem ao livro religioso evangélico que consiste em argumentos que justificam a existência de Deus, e como sua influência cria uma noção instintiva de ética e moralidade para o ser humano. Assim, na obra, o autor apresenta os principais elementos da visão cristã e conduz os leitores a temas profundos e complexos.

Título originalMere Christianity
AutorClive Staples Lewis
TraduçãoGabriele Greggersen
EditoraThomas Nelson Brasil
Número de páginas272
Ano de lançamento1952

A diferença entre o tempo de Deus e o tempo dos homens em Kairós - O Tempo de Deus

No livro religioso católico, Padre Marcelo Rossi relata o significado da palavra Kairós — tempo de Deus — e faz um contraponto com Khronos — tempo do homem, ou seja, o nosso tempo cronológico. A palavra grega remete ao termo “momento certo” e o autor a utiliza para explicar a contraposição entre Kairós e Khronos.

O livro é composto por trechos da Bíblia que trazem situações de incompreensão, sofrimento e provação, além de outros exemplos para facilitar o entendimento do leitor. Ao final de cada capítulo, o autor faz uma oração relacionada ao tema abordado. O livro ressalta também a importância da oração para que os leitores se mantenham confiantes no poder de Deus.

Título originalKairós – O Tempo de Deus
AutorPadre Marcelo Rossi
PrefácioPadre Fábio de Melo
EditoraPrincipium Editorial
Número de páginas112
Ano de lançamento2013

Entendendo a concepção de morte em Os Nàgô e a Morte

O livro permeia a morte dentro da cultura Iorubá — descendentes de populações da África Ocidental trazidos para o Brasil, em particular na Bahia, intitulados Nàgô. De forma intelectualizada, Juana Elbein dos Santos, autora que pesquisou efetivamente o assunto, discute também simbolismos do Òrìsà èsù — Orixá Exú, o culto de Bàbá Ègungun e a Ifá.

A obra examina e desenvolve profundamente algumas interpretações sobre a concepção de morte, assim como suas instituições e seus mecanismos ritualísticos dentro das comunidades que se qualificam a si mesmas de Nàgô, denominadas pela etnologia moderna de Iorubá.

Título originalOs Nàgô e a Morte
AutoraJuana Elbein dos Santos
EditoraEditora Vozes
Número de páginas304
Ano de lançamento1976

Nosso Lar, de Francisco Cândido Xavier: livro psicografado sobre o plano espiritual

O livro psicografado é obra de André Luiz, espírito que conta como foi a descoberta do outro plano espiritual e a forma como esse lugar é organizado: “Após uma doença, o médico André Luiz desperta em um ambiente sombrio e desconhecido. Pouco tempo depois é levado à colônia espiritual Nosso Lar, um lugar que nunca imaginou existir e que, ao mesmo tempo, é tão semelhante à Terra. É nesta região de cura, aprendizado e constante trânsito que André Luiz passa a entender que existe uma realidade à nossa espera após a morte, uma nova forma de viver que representa apenas o início da jornada.”

Esse é o primeiro livro da coleção A vida no mundo espiritual e o espírito André Luiz descreve com clareza suas observações sobre a região espiritual, como por exemplo, onde os espíritos vindos da Terra passam por sua recuperação e educação espiritual antes de poder continuar seus caminhos. A narrativa é vibrante, envolvente e foi psicografada por Francisco Cândido Xavier, o Chico Xavier, em 1944.

Título originalNosso Lar
AutorChico Xavier
PrefácioEspírito Emmanuel
EditoraFEB
Número de páginas319
Ano de lançamento1944

Conheça 301 relatos mitológicos em Mitologia dos Orixás

O livro é a mais completa coleção de mitos da religião dos orixás. O sociólogo Reginaldo Prandi reuniu 301 relatos mitológicos sobre como são e o que desejam os deuses da mitologia iorubana. É um rico material de cunho cultural em que o olhar clínico do autor fornece embasamento teórico e imparcial para pesquisas aprofundadas sobre o assunto.

Na sociedade dos iorubás é pelo mito que se volta ao passado, se entende o presente e se prevê o futuro. Por isso, cada mito é tratado como um segredo que jamais será desvendado completamente. O livro é ilustrado com fotos coloridas de todos os orixás que se manifestam nas cerimônias do Candomblé no Brasil.

Título originalMitologia dos Orixás
AutorReginaldo Prandi
EditoraCompanhia das Letras
Número de páginas624
Ano de lançamento2001

Fé e Paixão, de Aline Barros: trajetória de vida na fé de uma das mais queridas cantoras gospel do Brasil

O livro conta a história de Aline Barros, um dos grandes nomes da música gospel no Brasil. A obra traz a trajetória da cantora desde os primeiros anos no subúrbio do Rio de Janeiro até o seu primeiro contato com a música e o alcance do sucesso.

Fé e paixão é inspirador e tem linguagem simples e cativante, em que Aline coloca os momentos em que se viu tomada pelo amor de Deus e com força para continuar. A obra de Aline promove o amor em família como alicerce de vida e mostra como Deus a motivou em todas as fases e a fez se dedicar aos seus grandes sonhos.

Título originalFé e Paixão
AutoraAline Barros
EditoraThomas Nelson Brasil
Número de páginas180
Ano de lançamento2010

Reflexão sobre a vida como um todo em Por Onde For O Teu Passo, Que Lá Esteja O Teu Coração

Uma obra para repensar a vida. Padre Fábio de Melo, queridinho nas redes sociais por seu bom humor, traz em sua obra uma proposta de reflexão sobre a vida no geral, em todas as áreas: “Uma vida que não é refletida não pode ser bem vivida. Só o debruçar reflexivo sobre nós é capaz de reorientar a coerência, desfazer os equívocos e estabelecer o julgamento que nos coloca diante dos dilemas fundamentais”.

Padre Fábio faz questionamentos para que o leitor reflita sobre o que fala seu próprio coração. A obra traz a compaixão como aspecto mais nobre do ser, em que a pessoa pode descobrir que sua vida pode ser diferente e que é possível reorientar a sua história. O livro é um itinerário para renascer. De acordo com o autor, você não deve esperar que o outro te ofereça o que só você pode se oferecer.

Título originalPor Onde For O Teu Passo, Que Lá Esteja O Teu Coração
AutorPadre Fábio de Melo
EditoraPlaneta
Número de páginas232
Ano de lançamento2019

Para se aprofundar no cotidiano religioso do Candomblé em O Candomblé Bem Explicado

O livro é resultado de uma pesquisa de um babalorixá e de sua filha-de-santo que decidiram elucidar conceitos recorrentes no cotidiano religioso do Candomblé. O enfoque dado é para as três nações analisadas: Bantu, Iorubá e Fon.

A obra traz diversas peculiaridades e conceitos simbólicos que explicam o uso de objetos e as diferentes características e funções dos itens que fazem parte dos rituais da religião e que eram poucos explicados até então. O livro informa também mais detalhes da cultura africana e descomplica o vocabulário empregado por quem segue a religião.

Título originalO Candomblé Bem Explicado:Nações Bantu, Iorubá e Fon
AutoresOdé Kileuy e Vera de Oxaguiã
EditoraPallas
Número de páginas368
Ano de lançamento2009

Compreendendo o intercâmbio espiritual em O Espírita - na Mediunidade e no Meio Social

O livro aborda diversas questões sobre o homem e sua relação com o meio, além de debater o intercâmbio do ser humano com a espiritualidade. A obra é o mais novo título da autora Therezinha Oliveira, conhecida por suas importantes obras espíritas.

Questões como “Existe receita para a felicidade? O mundo pode ser diferente? Quem saberia encontrar a felicidade num lugar de tanto sofrimento? O que é mediunidade? Missão ou castigo? Todos nós somos médiuns?” são respondidas de maneira objetiva e clara, traços que são sempre observados no estilo de escrita da autora.

Título originalO Espírita - na Mediunidade e No Meio Social
AutorTherezinha Oliveira
EditoraAllan Kardec
Número de páginas96
Ano de lançamento2015

Leia também: