Zoom indica em Livros

Os 30 Melhores Livros de Romance para Ler em 2018

Livros de romances atuais, clássicos estrangeiros, nacionais... confira os melhores romances. E boa leitura!

Melhores livros de Romance
por Luiza Ramalho - Especialista em Livros e Música.

Quando falamos sobre o gênero romance, não estamos citando exclusivamente as histórias românticas ou um romance adolescente. Livros de romance envolvem, inclusive, obras que destacam a sociedade e a política de uma época.

Pode ser uma biografia com toque de ficção, um suspense, um romance policial... Enfim, há livros para todos os gostos!

Pensando nisso, selecionamos os melhores livros de romance para você ler em 2018. Tem clássicos nacionais, estrangeiros e, claro, romances bem atuais, que são bastante buscados aqui no Zoom. Dá uma olhada!

 

Leia também: Os Melhores Livros do Momento

Outlander: A viajante do Tempo

Comentadíssimo ultimamente por ter virado série, este é o primeiro livro de uma série de romances sobre a vida da inglesa Claire Beauchamp e sua intrigante jornada através do tempo.

Depois de ter passado anos longe do marido servindo como enfermeira na Segunda Guerra Mundial, Claire viaja com ele para Inverness, na Escócia, a fim de viver uma nova lua de mel.

Mas, misteriosamente, ela se vê 200 anos antes do seu tempo, como estrangeira em uma Escócia caótica e imersa nas insurreições dos jacobitas contra os ingleses.

Nesse lugar hostil, Claire conhece Jamie Fraser e parte em viagem pelas Terras Altas, rodeada de intrigas religiosas, políticas e pessoais.

Dois a Dois

Para quem adora romance, os livros de Nicholas Sparks são sempre uma referência.

Em Dois a Dois, o autor conta a história de Russell Green, um homem que aparenta ter tudo: ele é casado com uma linda mulher, tem um bom emprego e é pai de uma adorável menina de seis anos.

Em pouco tempo, no entanto, o sonho começa a ruir: ele fica sem emprego, seu casamento começa a se desfazer, e ele precisa redescobrir como juntar os pedaços de sua vida.

A ligação entre Russ e London é tocante, e a construção profunda dos personagens, característica do autor, vai te deixar preso até a última página.

A Marca de Uma Lágrima

A Marca de Uma Lágrima conta a história de Isabel, uma adolescente de 14 anos, passando por todas as transformações e inseguranças desta fase.

Ela se acha feia e gorda, e o espelho é o seu maior inimigo. Apaixonada por um primo mais velho, Cristiano, ela se envolve em um triângulo amoroso com sua melhor amiga.

E para piorar a situação, Isabel presencia um acontecimento trágico no laboratório da escola, que dá um nó na relação destes jovens.

Um marco na adolescência de muitos apaixonados pela literatura, o livro é assinado por Pedro Bandeira, um dos grandes autores de literatura infanto-juvenil brasileira.

Ainda Sou Eu

Em Ainda Sou Eu, terceiro livro da sequência iniciada em Como eu era antes de você e Depois de você, Loisa Clark dá uma guinada em sua vida e vai morar em Nova Iorque para trabalhar na casa de uma família da alta sociedade.

Nessa nova fase de vida da Lou embarcamos em uma montanha-russa de emoções, onde ela deverá lidar com a distância da família e todas as novidades e surpresas de uma grande mudança.

Esta, com toda certeza, é uma leitura mais do que recomendada para os fãs da escritora Jojo Moyes .

Dom Casmurro

Um livro clássico de romance como esse não poderia ficar de fora da nossa lista. Originalmente publicado em 1900, a história de amor entre Bento Santiago (descrito como Bentinho) e Capitu é considerada como a obra-prima de Machado de Assis e já foi traduzida para diversos idiomas.

A história, narrada em primeira pessoa pelo próprio protagonista, é repleta de ciúmes, incertezas e ironias, em que o personagem segue em busca de um amor inalcançável pela sua falecida amada.

Ao lado de Memórias Póstumas de Brás Cubas e Quincas Borba, esse livro faz parte da chamada "trilogia realista" do autor.

O Morro dos Ventos Uivantes

Outro livro clássico que tem seu lugar garantido na lista de melhores livros de romance é “O morro dos ventos uivantes”.

A história de amor começa a partir do momento em que o jovem órfão Heathcliff é adotado pela família Earnshaw e passa a despertar inveja em Hindley e paixão em Cathy, seus irmãos adotivos.

É um livro muito intenso, repleto de vinganças, decepções, humilhações e outros dramas capazes de fazer você cair em lágrimas e se emocionar de verdade.

Os Catadores de Conchas

Os Catadores de Conchas é o retrato fiel de muitos dilemas familiares. Realização pessoal, alegrias e arrependimentos cercam Penelope, uma mulher comum, mas que, exatamente por isso, tem tudo de interessante.

Filha de um pintor vitoriano, Penelope tem em suas mãos a difícil decisão de vender ou não uma das obras postumamente valorizadas de seu pai, e isso vai colocar em conflito uma família inteira.

A vida de Penelope é cheia de escolhas e consequências, assim como a nossa, o que torna este livro ainda mais interessante e empático.

Americanah

Americanah é uma palavra que denomina nigerianos que viajam aos Estados Unidos para estudar e voltam com sotaque, afetação e maneirismos estrangeiros.

E é nessa situação que se encontra Ifemelu, a protagonista do livro de Chimamanda Ngozi, se encontra.

Após se deparar com diversas questões raciais e superar as dificuldades na América, Ifemelu conclui a faculdade e se estabelece nos Estados Unidos, mas logo decide voltar para a Nigéria, onde irá encontrar seu amor de adolescência, Obinze, e enfrentar uma cultura e sociedade muito diferentes do que quando ela havia partido.

A Sombra do Vento

A lista de melhores livros de romance não poderia passar sem uma obra do autor espanhol Carlos Ruiz Zafón, que é famoso – e premiado – pelo seu primeiro romance O Príncipe da Névoa.

Mas aqui indicamos A Sombra do Vento, o livro principal de uma série com três histórias independentes que se complementam e constroem o universo imersivo e emocionante do Cemitério dos Livros Esquecidos.

Muito romance, mistério e aventura permeiam a escrita de Zafón e te surpreendem a cada página.

E para quem quiser experimentar mais títulos do autor, O Prisioneiro do Céu e O Jogo do Anjo são os outros dois livros da série.

A Batalha do Apocalipse

Nem só de histórias de amor vivem os livros de romance, e a prova disto é A Batalha do Apocalipse, do autor brasileiro Eduardo Spohr.

Esta é romance de ficção sobre anjos e demônios super rica em detalhes, mas que ao mesmo tempo é fácil de ler e tem um enredo envolvente.

Bem embasado com fatos e cenários históricos, este livro tem sido muito elogiado desde o seu lançamento e é atualmente um dos melhores romances nacionais.

A Menina Que Roubava Livros

Na Alemanha de 1939, Leslie Meminger, ameaçada pelo Terceiro Reich, é entregue para adoção, rouba seu primeiro livro e escapa da Morte.

Interessada, a própria Morte decide seguir a pequena ladra, que encontra nos livros roubados o seu conforto e segurança durante os anos da guerra.

Um sucesso de críticas, A Menina Que Roubava Livros é uma obra de Markus Zusak, que transmite através de sua história o medo e as reviravoltas da guerra, em uma trama que entrelaça os personagens sobreviventes do regime nazista.

Um Dia

Um Dia, de David Nicholls, é um dos melhores livros de romance da atualidade. Na história, Emma e Dexter se conhecem, mas sabem que, após a formatura da Universidade, cada um vai seguir a sua própria vida.

Mas isso não quer dizer que eles vão deixar de pensar um no outro. Durante 20 anos, momentos do relacionamento deles são contados.

Porém, depois de tanto tempo, Dexter e Emma precisam compreender melhor o amor em suas próprias vidas.

Como se Casar com um Marquês

No segundo volume da série Agentes da Coroa, que inclui o livro Como Agarrar uma Herdeira, a escritora Julia Quinn (autora de Os Bridgerton) nos leva em mais um romance de época.

Nossa heroína aqui é Elizabeth Hotchkiss, que precisa urgentemente de um meio para salvar sua família. Quando ela descobre o livro Como se Casar com um Marquês, na biblioteca de sua senhora, ela não deixa a oportunidade passar, e sorrateiramente leva o livro para casa.

Esse é o começo de sua história cheia de paixão, comédia e aventura, em busca do marquês perfeito para aplicar as técnicas que aprendeu com o livro.

Tudo e Todas as Coisas

Madeline tem 17 anos e nunca saiu de casa. Ela tem uma doença rara e as únicas pessoas com quem tem contato são sua mãe e a enfermeira Carla. Mas isso está prestes a mudar.

Certo dia, um caminhão de mudanças para na frente da casa ao lado da sua, e um garoto magro e alto aparece.

Pela janela, ela observa o seu novo vizinho, Olly. Daquele momento em diante, mesmo sabendo que não podia prever o futuro, ela tinha certeza que iria se apaixonar.

E, agora, Madeline precisa se decidir: será que o risco de o ter por perto realmente vale a pena?

Olhai os Lírios do Campo

Um dos maiores livros clássicos de romance é Olhai os Lírios do Campo, de Erico Veríssimo. Aqui, a obra nos leva a pensar sobre o sentido da vida e quais os valores podemos ter.

Na história, Eugênio torna-se médico e, por meio de um casamento realizado por interesse, passa a fazer parte da classe alta na sociedade.

Mas, para isso, precisa deixar de lado a família, antigos ideais e viver longe da mulher que ama.

Garota Exemplar

Aqui pode estar um dos melhores livros de romance para quem adora narrativas que envolvem suspense, já que, a cada capítulo, a história pode mudar.

Na manhã do quinto aniversário de casamento de Amy e Nick, Amy desaparece da sua casa. Isso pode parecer um crime violento de Nick que, pressionado pela polícia e pelos pais de Amy, passa a ter atitudes duvidosas.

Mas será Nick o assassino? Se não foi ele, onde está Amy? Uma história perturbadora, que soube conquistar os leitores.

Noiva Até Sexta – Volume III

No terceiro volume da série Noivas da Semana, Gwen Harrison decide se mudar para os Estados Unidos para assumir a agência de casamento da sua cunhada.

Por ser chefe, Gwen agora anda na companhia de Neil MacBain, o guarda-costas e ex-fuzileiro naval por quem acaba se apaixonando, sem poder se deixar levar pelo romance.

O que ela não sabe é que Neil corresponde ao sentimento, mas também tenta se manter distante.

Tudo caminhava bem, até que alguém do passado de Neil ressurge como uma ameaça aos dois. É aí, então, que ele precisa decidir se vai salvar sua pele ou a mulher que ama.

Mais Escuro (Vol. 2): Cinquenta Tons Mais Escuros Pelos Olhos de Christian

Com uma história sucesso de bilheteria nos cinemas e também nas livrarias, Mais Escuro é um livro de romance hot da autora E. L. James que retorna aos acontecimentos de Cinquenta Tons para mostrar o que acontece após o relacionamento entre Anastasia Steele e Christian Grey chegar ao fim.

Mesmo com um término perturbado, Grey não consegue tirar Ana da cabeça e faz de tudo para reconquistá-la. Mas será que ele está disposto a enterrar sua infância sombria e seguir os termos estabelecidos por ela?

O Retrato de Dorian Gray

Escrito por Oscar Wilde, O Retrato de Dorian Gray é mais um livro clássico de romance que merece um espaço na nossa lista.

O protagonista Dorian Gray é um jovem de origem humilde, que acaba de ingressar na alta sociedade inglesa do século XIX, e chama bastante a atenção pela sua beleza e personalidade doce, servindo como inspiração para um quadro do pintor Basil Hallward.

A história tem um quê de ficção, fazendo críticas a vaidade, moral, arrogância e a forma em que a homossexualidade era tratada na época.

Extraordinário

Além de um super best-seller, o livro Extraordinário, da escritora R. J. Palacio, foi sucesso também nos cinemas.

O livro conta história de August Pullman (ou Auggie, para ao mais íntimos), um garoto de 10 anos que possui uma severa deformidade facial.

Na obra acompanhamos o primeiro ano de August em uma escola regular, assim como todos os confrontos e situações que ele precisa enfrentar nessa experiência absolutamente nova.

Escrito em primeira pessoa, o livro apresenta a visão de Auggie de todos os fatos. Por isso mesmo, e por outras surpresas que você descobrirá ao longo do livro, Extraordinário faz jus ao seu título e é uma leitura muito mais que recomendada.

A Garota no Trem

A Garota no Trem é mais um daqueles livros que se transformam em filme e que também passam a fazer sucesso nas telas de cinema.

Certo dia, enquanto viaja de trem, Rachel observa uma cena intrigante de um casal, mas segue viagem.

Dias depois, a personagem fica sabendo que a jovem que ela viu pela janela do trem está desaparecida, e então resolve ir à polícia contar tudo o que sabe, ou acha que sabe.

De passageira do trem, Rachel passa a ser uma das peças-chave do desaparecimento da garota, participando de toda a história que envolve muito mistério e vira sua vida de cabeça para baixo.

Orgulho e Preconceito

O que poderia ser uma típica história de amor, entre Elizabeth Bennet e Fitzwilliam Darcy, ganhou tons satíricos nas mãos da autora Jane Austen, que faz uso de diálogos inteligentes, ágeis e cheios de ironia no livro Orgulho e Preconceito.

Com leves toques de humor, a autora faz uma divertida crítica aos costumes sociais da época, em um dos melhores livros de romance – e mais lidos – da Literatura.

P.S. Eu Te Amo

Em P.S. Eu te Amo, Gerry e Holly viviam um amor de infância, e acreditavam que seria para sempre. Mas uma trágica surpresa acontece, e Holly precisa, então, seguir sua vida, mesmo com toda a tristeza que ela sentia.

Com a aproximação dos seus 30 anos, ela encontra cartas de Gerry, que a fazem chorar, rir, cantar e, principalmente, ser mais corajosa para ter uma nova vida, mesmo longe do seu amor.

Simplesmente Acontece

Outro livro de autoria de Cecelia Ahern, e que ganhou uma adaptação para os cinemas, presente na lista de melhores é Simplesmente Acontece.

A história de amor entre Rosie e Alex é simples - sem trocadilhos - e cativante ao mesmo tempo, fazendo o leitor perceber como muitas vezes aquela pessoa que a gente tanto procura está mais perto do que se imagina.

Os dois cresceram juntos desde os tempos do colégio, seguiram carreiras diferentes e fizeram faculdade em cidades diferentes, porém nunca sem deixar a afinidade, respeito e companheirismo de lado.

Antes Que Eu Vá

Com o namorado mais cobiçado da cidade, amigas lindas e uma vida cheia de festas e curtição, Samantha Kingston está no topo da "cadeia alimentar" do colégio onde estuda, e se orgulha disso.

Isso até o dia em que sua melhor amiga bate o carro e sua vida perfeita tem um fim repentino.

Mas o destino dá uma nova chance a Sam, e ela poderá reviver o dia de sua morte sete vezes, para corrigir seus erros e se redimir com todos aqueles que tratou mal.

Com diálogos profundos e muitas lições sobre bullying, amizade e família a escritora Lauren Oliver conta a história de uma adolescente em busca do verdadeiro sentido de sua vida.

Sinceramente, Carter

Sinceramente, Carter é a divertida história de Carter e Arizona, melhores amigos desde a quarta série.

Eles são, até hoje, o apoio um do outro em diversos momentos, sejam nos bons (como o primeiro beijo de cada um) ou nos ruins (término de um namoro).

Muitos não acreditam, mas eles são só amigos. Só que Carter nunca pensou a respeito disso, até que um dia esse cenário muda. Será que mudou para ela? Será que, para Arizona, eles ainda são "só" amigos? É o que Carter se pergunta.

Cem Anos de Solidão

Em Cem Anos de Solidão, o escritor colombiano Gabriel García Márquez criou um dos livros mais relevantes da literatura latino-americana.

O romance se passa em uma aldeia e conta, ao longo de gerações, os acontecimentos na família Buendía, com momentos de fracasso e de sucesso. Mas o que todas essas pessoas têm em comum é a solidão, mesmo vivendo em grupo.

Uma história que mexe com o imaginário de leitores há décadas, e não é por acaso está entre os melhores livros do gênero romance.

A Garota Que Você Deixou Para Trás

A escritora Jojo Moyes também está fazendo bonito com os seus livros de romance e esse, em especial, está entre os mais lidos da atualidade.

Autora de sucessos como Como Eu Era Antes de Você e Depois de Você conta a história de duas mulheres separadas por um século, mas unidas pelo destino: Sophie Lefèvre, que se arrisca ao procurar pelo marido que foi lutar na I Guerra Mundial em 1916, e Liv Halston, que mora em Londres, em 2006 e sofre com a perda do marido.

O objeto que as une é um quadro, pintado pelo marido de Sophie, que agora está em posse de Liv. As duas mulheres são fortes e corajosas, e vão enfrentar a todos para preservar a memória daqueles que amam.

Tartarugas Até Lá Embaixo

Não tem como deixar de fora os livros de John Green, que estão entre os melhores romances dos dias de hoje.

Depois do sucesso de A Culpa é das Estrelas e Onde Está Você, Alasca?, a vez agora é de Tartarugas Até Lá Embaixo, o mais novo romance do autor. A obra conta a história de Aza Holmes, que junto de sua melhor amiga, Daisy, investiga o misterioso desaparecimento de um bilionário que está fugindo da polícia.

A trama é fortemente influenciada pela história do autor, que, como sua personagem, batalhou contra o TOC e as crises de ansiedade durante toda a vida.

Coluna de Fogo

O livro Coluna de Fogo se passa durante a ascensão da Rainha Elizabeth ao trono da Inglaterra, no século XVI, em meio a um conflito religioso que divide o país.

O personagem principal da história é Ned Willard, um espião a serviço da rainha, cujo maior desejo é casar com Margery Fitzgerald, que está em um lado oposto do conflito.

O premiado escritor Ken Follet, autor de Os Pilares da Terra e Mundo Sem Fim, narra esta história de um homem dividido entre seus princípios e a paixão, que tem que lutar para proteger tudo o que ama.

 

Ainda ficou com dúvidas ou não sabe qual livro escolher? Entre em contato com a Luiza Ramalho clicando aqui!


Leia também:

 
Aproveite e confira as ofertas da Black Friday
O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em livros