Melhores Livros de Romance: juvenis e clássicos para todas as estantes

Confira nossa lista dos melhores livros de romance, entre juvenis e antigos, e escolha o próximo para sua estante

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 12 min. de leitura.

Compartilhe:

Muitos acreditam que um livro de romance é a história de um casal que se apaixona e vive feliz para sempre. Na realidade, esse tipo de narrativa é apenas um grão de areia no universo desse gênero literário. Resumindo bastante, romances são narrativas longas e em prosa, traçadas partir da descrição das ações e sentimentos dos personagens fictícios.

E é justamente por trabalhar o lado social e emocional com profundidade que conseguem criar vínculos fortes com os leitores. Por isso, são tão populares nas livrarias. Pensando nisso e para te ajudar na escolha do próximo título para estante, organizamos essa lista com os melhores livros de romance de 2020.

Anne de Green Gables, integrante da nossa lista de melhores livros de romance. (Imagem:Divulgação/Editora Autêntica)
Anne de Green Gables, integrante da nossa lista de melhores livros de romance. (Imagem:Divulgação/Editora Autêntica)

Como selecionamos os melhores livros de romance de 2020?

Por ser um universo muito denso, nós escolhemos os melhores livros de romance entre os mais lidos e mais buscado pelos nosso usuários e na internet em geral. Já em relação à organização, nós separamos nossa lista em:

  • Livros de romance juvenil: são obras mais recentes, todas do séc. XXI, com linguagem e temática voltada para o público jovem e adolescente;
  • Livros de romance antigos: são obras anteriores ao séc. XXI, clássicas no gênero e que seguem entre os mais lidos até hoje.

Livros de romance juvenil

1. Sol da meia-noite é a cereja no bolo para os fãs da saga Crepúsculo

O mais recente livro de Stephenie Meyer, autora de “Crepúsculo”, foi lançado no início desse ano. A obra foi aguardada por mais de 10 anos pelos fãs da saga, pois, segundo a escritora seria lançado em 2008. Após ser adiado por tempo indeterminado, chegou, enfim, às prateleiras. Apesar de ser o novo volume da série, “Sol da Meia-Noite” não é uma continuação.

Nos primeiros quatro livros conhecemos toda a jornada do casal pelos olhos de Bella Swan. Na nova obra, o leitor será conduzido de volta ao início da história pelo ponto de vista, agora, de Edward. A narrativa do vampiro toma perspectiva e nos leva à obscura mente do vampiro de forma instigante.

Ficha técnica do livro Sol da meia-noite:

  • Autora: Stephenie Meyer
  • Editora: Intrínseca
  • Número de Páginas: 736
  • Ano: 2020

Leia também: Sol da Meia-Noite: novo livro da saga Crepúsculo chega às livrarias em 2020

2. “Lola e o Garoto da Casa ao Lado” conquistou os leitores por ser divertido

Stephanie Perkins é uma das escritoras de romances juvenis mais renomadas da atualidade. “Lola e o Garoto da Casa ao Lado” é o seu segundo título, lançado em 2011 - após o badalado “Anna e o Beijo Francês”. Conta a história de Lola, uma jovem e extravagante designer de moda que vive o relacionamento perfeito com seus pais e seu namorado. Até que seus vizinhos voltam para a cidade.

Com a chegada de Calliope, um talentoso inventor, a jovem se vê obrigada a encarar sentimentos que acreditava estarem enterrados. A narrativa em primeira pessoa é simultaneamente intensa e divertida e conduz o leitor a mergulhar na mente da protagonista ao longo das páginas.

Ficha técnica do livro Lola e o Garoto da Casa ao Lado:

  • Autor: Stephanie Perkins
  • Editora: Novo Conceito
  • Número de Páginas: 288
  • Ano: 2012

3. A Seleção é o best seller de uma série de cinco livros

A Seleção” é a série que levou Kiera Cass ao primeiro lugar na lista de autores mais vendidos do New York Times. O livro, que dá o nome à saga, é o inicial entre os cinco da coleção. “A Elite”, “A Escolha”, “A Herdeira” e “A Coroa” são os seguintes. Aqui, conhecemos a protagonista America Singer e somos apresentados ao processo de Seleção: trinta e cinco garotas são selecionadas para concorrer à oportunidade de morar no palácio.

Além de ser a chance de viverem rodeadas de luxo, concorrerem, também, pelo coração do Príncipe Maxon. Muitas das meninas desejam isso a vida inteira, porém, para America, isso significa abrir mão de sua vida e de seus planos para o futuro ao lado de Aspen, com quem vive um romance escondido.

Ficha técnica do livro A Seleção:

  • Autor: Kiera Cass
  • Editora: Seguinte
  • Número de Páginas: 368
  • Ano: 2012

4. Para Todos os Garotos que Já Amei é um romance juvenil que virou filme

Para Todos os Garotos Que Já Amei” é o primeiro livro da trilogia homônima criada pela autora estadunidense Jenny Han. O título foi um sucesso de vendas entre o público juvenil. Porém, conseguiu alcançar um patamar ainda mais amplo depois de ser adaptado como filme pela Netflix.

A protagonista da história, Lara Jean, é uma menina romântica que, ao longo dos anos, escreveu cartas de amor para os meninos por quem se apaixonou. Um dia sua irmã resolve entregar as cartas secretas, antes nunca enviadas, aos seus destinatários. Agora, a jovem é obrigada a encarar sua vida amorosa platônica de maneira bem real. Ficha técnica do livro Para Todos os Garotos Que Já Amei:

  • Autor: Jenny Han
  • Editora: Intrínseca
  • Número de Páginas: 320
  • Ano: 2014

5. Amor & Gelato conta uma romântica viagem à Itália

Seguindo a linha clássica de muitos livros de romance juvenil atuais, “Amor & Gelato” também traz uma história de superação a partir de um fato trágico. Na narrativa, acompanhamos a jornada de Lina, que acaba de perder a mãe. Antes de falecer, ela pede que a jovem vá até a Itália para conhecer seu pai.

Durante a viagem, Lina recebe um antigo diário da mãe e embarca em uma viagem para conhecer suas origens enquanto lida com sua perda e o novo cenário onde se encontra. O romance ganha forma nos cenários da Itália, entre romances, corações partidos e alguns gelatos.

Ficha técnica do livro Amor & Gelato:

  • Autor: Jenna Evans Welch
  • Editora: Intrínseca
  • Número de Páginas: 320
  • Ano: 2017

6. Por Lugares Incríveis é uma história de amizade que ganhou filme na Netflix

Por Lugares Incríveis” nos apresenta a duas histórias que acabam se cruzando. Violet vê seu mundo ruir depois de sofrer um acidente de carro que ocasionou a perda de sua irmã. Finch é um jovem que sofre bullying na escola e em casa lida com o relacionamento abusivo com seu pai.

Os dois tem as vidas interligadas por um momento pesado, mas se tornam o porto seguro que precisavam para superar traumas e reencontrar os pequenos prazeres da vida. O livro da autora Jennifer Niven se tornou um best-seller e foi adaptado pela Netflix, com roteiro da própria autora e estrelado por Elle Fanning. Por isso, não poderia ficar de fora da nossa lista de melhores livros de romance.

Ficha técnica do livro Por Lugares Incríveis:

  • Autor: Jennifer Niven
  • Editora: Seguinte
  • Número de Páginas: 336
  • Ano: 2015

7. Com Amor, Simon é um romance delicado sobre questões identitárias

O livro conquistou o público através da história de Simon, um adolescente que começa a ser chantageado quando descobrem seu relacionamento secreto com Blue - com quem ele conversa através de e-mails. Ao longo das correspondências dos dois conhecemos o universo de Simon e seu medo de ter o relacionamento exposto.

O personagem não gosta da ideia de revelar sua orientação sexual, pois não acha justo que apenas gays o façam. Com uma narrativa leve e cativante, a autora Becky Albertalli aborda questões importantes sobre a temática LGBT+ e sobre o conceito de “normalidade” criado pela sociedade.

Ficha técnica do livro Com Amor, Simon:

  • Autor: Becky Albertalli
  • Editora: Intrínseca
  • Número de Páginas: 272
  • Ano: 2018

8. Teto Para Dois é um divertido romance sobre a geração Y

O nosso sétimo lugar como melhor livro de romance, é o primeiro da autora britânica Beth O’Leary. Nele, temos um retrato bem-humorado da geração millenial. Lançado há poucos meses, é uma comédia com pitadas de romance e narra a história de Tiffy e Leon. Os dois não se conhecem pessoalmente, mas dividem um apartamento e dormem na mesma cama em horários distintos.

Ele é enfermeiro e trabalha a noite inteira e ela é editora de livros na linha “faça você mesmo” e trabalha durante o dia. Os dois estão sem grana para bancar um apartamento por conta própria e a solução estapafúrdia acaba tomando forma. Das 09h às 18h o apartamento é dele, das 18h às 09h o apartamento é dela e eles se comunicam através de post-its espalhados pela casa.

Ficha técnica do livro Teto Para Dois:

  • Autor: Beth O’Leary
  • Editora: Intrínseca
  • Número de Páginas: 400
  • Ano: 2019

9. Tartarugas Até Lá Embaixo é o mais recente livro do autor de “A Culpa é das Estrelas”

John Green é provavelmente o autor de romances mais famoso dos últimos anos. Seus sucessos de vendas, como “A Culpa é das Estrelas” e “Cidades de Papel”, foram adaptados para o cinema com recorde de público. “Tartarugas Até Lá Embaixo”, lançado em 2017, é o mais recente lançado pelo autor - que deve publicar um novo título em 2021.

A história conta a jornada de Aza, uma jovem que sofre de TOC e que, junto com sua melhor amiga, decide embarcar em uma busca por um milionário desaparecido. A aventura começa na esperança de conseguirem ganhar a polpuda recompensa oferecida pelo seu paradeiro.

Ficha técnica do livro Tartarugas Até Lá Embaixo:

  • Autor: John Green
  • Editora: Intrínseca
  • Número de Páginas: 272
  • Ano: 2017

Leia também: John Green: conheça 7 livros do autor de A Culpa é das Estrelas

10. A Cinco Passos de Você emocionou a todos através da conscientização

A Cinco Passos de Você” conta a história de dois adolescentes que lidam com uma doença crônica e precisam seguir um tratamento rígido e aguardar um possível transplante. Uma das regras essenciais é que eles devem manter uma distância mínima de cinco passos de outros pacientes com a mesma doença.

Stella, a personagem principal, conhece Will no hospital e a partir daí a união e distância são colocadas lado a lado. O romance de estreia da autora Rachel Lippincott entrou para a lista de best-sellers do New York Times e teve importância pela conscientização acerca da fibrose cística, doença retratada na história.

Ficha técnica do livro A Cinco Passos de Você:

  • Autor: Rachel Lippincott
  • Editora: Globo Alt
  • Número de Páginas: 288
  • Ano: 2019

Livros de romance antigos

1. Orgulho e Preconceito é um clássico entre os melhores livros de romance

Essa obra-prima de Jane Austen foi originalmente escrita no final do século XVIII, porém só foi publicada em 1813, considerada até hoje um dos maiores clássicos da literatura mundial. Nele a autora traça uma imensa e precisa crítica à sociedade burguesa da Inglaterra do início do século XIX.

Orgulho e Preconceito” conta a história da família Bennet. Elizabeth, a segunda filha da família, é uma heroína de personalidade forte e vanguardista para a sua época. Com a chegada de dois jovens ricos à região, a mãe das meninas vê uma oportunidade de bom casamento. Assim, se inicia o drama entre Mr. Darcy, um dos jovens, e Elizabeth.

Ficha técnica do livro Orgulho e Preconceito:

  • Autor: Jane Austen
  • Editora: Penguin - Companhia das Letras
  • Número de Páginas: 576
  • Ano: 2011

2. Dom Casmurro é uma das maiores obras da literatura brasileira

Machado de Assis é considerado um dos escritores mais importantes da história brasileira. “Dom Casmurro” é seu oitavo romance publicado. Nele conhecemos a história de Bentinho e Capitu, através dos olhos de Dom Casmurro - que é como o Bentinho é chamado depois de velho.

Depois de anos de um casamento feliz, Bentinho se convence que Capitu o traiu com Escobar, um grande amigo que já havia falecido. O ciúme, que nunca se sabe se é infundado ou não, corrói a relação até o casal se separar e Bentinho se tornar o amargurado Dom Casmurro. A questão que fica é: Capitu traiu ou não traiu?

Ficha técnica do livro Dom Casmurro:

  • Autor: Machado de Assis
  • Editora: Penguin - Companhia das Letras
  • Número de Páginas: 400
  • Ano: 2016

3. Mulherezinhas ganhou adaptação recente no cinema

O clássico livro de romance de época “Mulherzinhas” voltou estar entre os mais buscados por conta de sua adaptação cinematográfica mais recente, “Adoráveis Mulheres”, estrelado por Emma Watson, Saoirse Ronan, e Timothée Chalamet. O romance, de 1868, de Louisa May Alcott é uma autobiografia.

A história acontece durante a Guerra Civil Americana e narra a relação entre as irmãs March que, sozinhas em casa, precisam encontrar uma forma de se reconectar e cooperar nas atividades diárias. Por abordar pautas como as obrigações e a liberdade feminina, virou clássico feminista muito à frente de seu tempo.

Ficha técnica do livro Mulherzinhas:

  • Autor: Louisa May Alcott
  • Editora: L&PM
  • Número de Páginas: 332
  • Ano: 2017

4. Anne de Green Gables traz a carismática protagonista sucesso na Netflix

Lançado em 1908 pela escritora canadense Lucy Maud Montgomery, “Anne de Green Gables” é a obra que inspirou a famosa série “Anne With an E”, produzida pela Netflix. Nele, narra a história de uma menina órfã chamada Anne, adotada por engano por dois irmãos.

A carismática Anne, com seus cabelos ruivos e personalidade irreverente, foi o segredo do sucesso dos 8 livros da coleção. Por levantar temas interessantes e nada populares para sua época, o romance virou um clássico de sucesso recente. Além disso, o casal protagonista também teve um espacinho especial no coração dos fãs.

Ficha técnica do livro Anne de Green Gables:

  • Autor: Lucy Maus Montgomery
  • Editora: Autêntica
  • Número de Páginas: 320
  • Ano: 2019

5. 1984 é um dos livros mais debatidos no mundo

Quando foi escrito, em 1949, esse livro imaginava um futuro distópico onde a sociedade era tomada por um regime totalitarista ao qual tudo era de interesse do Estado. Esse futuro, para a época, é 1984. Porém, a obra segue sendo absolutamente atual e é considerada um dos romances mais influentes do século XX.

1984”, escrito por George Orwell, conta a história de Winston, que vive nessa sociedade futurista onde ninguém escapa da vigilância do Grande Irmão - o líder absoluto. O protagonista acaba se rebelando contra o sistema vigente ao conhecer Julia e os dois se unem em busca da liberdade.

Ficha técnica do livro 1984:

  • Autor: George Orwell
  • Editora: Companhia das Letras
  • Número de Páginas: 416
  • Ano: 2009

6. Sherlock Holmes é o detetive mais famoso da literatura

É difícil encontrar alguém que nunca tenha ouvido falar em “Sherlock Holmes”. O detetive britânico, criado pelo autor inglês Conan Doyle no século XIX, é um dos personagens mais famosos ao redor do mundo. A obra completa de Doyle sobre o personagem é composta por quatro romances e 56 contos sobre as aventuras e investigações do brilhante detetive e seu companheiro, dr. Watson.

A clássica obra já ganhou inúmeras adaptações para o cinema e televisão. A adaptação mais recentes é a série “Sherlock”, lançada em 2010 e protagonizada por Benedict Cumberbatch, atualmente disponível na Netflix.

Ficha técnica do box Sherlock Holmes:

  • Autor: Arthur Conan Doyle
  • Editora: Harper Collins
  • Número de páginas: 1808
  • Ano: 2017

7. Anna Kariênina é uma das principais obras da literatura russa

Publicado pela primeira vez em 1877, “Anna Kariênina” é até hoje considerado uma das principais obras da literatura russa. O autor, Liév Tolstói, viveu entre os séculos XIX e XX e é tido como um dos principais romancistas do mundo. “Guerra e Paz”, outra obra de Tolstói é, para muitos estudiosos, um dos livros mais importantes da história.

Tem como plano de fundo a Rússia czarista e narra o caso extra-conjugal da personagem que dá nome ao livro. Anna é uma aristocrata que, apesar de ter uma vida que muitos considerariam perfeita, se sente incompleta - até que conhece o oficial Conde Vronsky. Apaixonado, Vronsky deseja que Anna se divorcie de seu atual marido para que eles possam se casar, mas ela vive insegura sob as pressões sociais.

Ficha técnica do livro Anna Kariênina:

  • Autor: Liev Tolstói
  • Editora: Companhia das Letras
  • Número de Páginas: 840
  • Ano: 2017

8. Madame Bovary causou furor e disputas ao ser lançado

Madame Bovary” é um romance francês que deu origem a uma subcategoria do gênero: o romance realista. Quando foi publicado pela primeira vez, o livro foi recebido com choque pela sociedade francesa e o autor, Gustave Flaubert, foi acusado de imoralidade por abordar o tema do adultério, tendo que ir responder nos tribunais.

O romance fala sobre o casamento de Charles e Emma Bovary. Jovem, sonhadora, e bela, Emma descobre que o casamento com Charles, um médico interiorano com poucas ambições, não é nada do que ela havia imaginado. Presa à esse relacionamento frustrado e à uma vida entediante, ela busca nos amantes e no consumismo uma forma de encontrar felicidade e liberdade.

Ficha técnica do livro Madame Bovary:

  • Autor: Gustave Flaubert
  • Editora: L&PM Editores
  • Número de Páginas: 336
  • Ano: 2003

9. Cem Anos de Solidão é a obra-prima de Gabriel García Márquez

Lançado pela primeira vez em 1967, é considerada uma das maiores obras de literatura da América Latina. Autor de outras ficções consagradas, o colombiano García Márquez recebeu o Nobel de Literatura em 1982, consagrado pelo conjunto de sua obra. Ou seja, é um título obrigatório para os amantes do gênero.

Cem Anos de Solidão” se passa em uma cidade fictícia chamada Macondo, fundada pela família Buendía. O autor retrata a história da América Latina através das gerações dessa família. A consagrada obra, após muitas negociações, foi confirmada pela Netflix para 2021.

Ficha técnica do livro Cem Anos de Solidão:

  • Autor: Gabriel García Márquez
  • Editora: Record
  • Número de Páginas: 448
  • Ano: 2009

10. O Apanhador no Campo de Centeio é um clássico recente

O Apanhador no Campo de Centeio” não é bem um livro de romance antigo, considerando outros títulos de nossa lista. Porém, a obra de J.D. Salinger já é consagrada no mundo inteiro como um dos melhores livros de romance, através de um humor ácido e de um enredo leve.

Ele traz a história de Holden, um jovem de 17 que foi expulso da escola onde estudava - um renomado internato para rapazes. Tentando adiar o confronto com os pais, resolve perambular por Nova Iorque durante três dias antes de voltar para casa e, no caminho, se vê buscando por pessoas importantes da sua vida para o ajudar a refletir sobre suas angústias e trajetória.

Ficha técnica do livro O Apanhador no Campo de Centeio:

  • Autor: J.D. Salinger
  • Editora: Editora do Autor
  • Número de Páginas: 208
  • Ano: 2014

Leia também: