J. R. R. Tolkien: conheça 8 livros do criador de O Senhor dos Anéis

Saiba quais livros do mestre da fantasia você deve ler!

J. R. R. Tolkien: conheça 8 livros do criador de O Senhor dos Anéis
Luiza RamalhoEditor(a)

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

“Numa toca no chão vivia um hobbit”. Esta é a frase que abriu as portas para um mundo de fantasia criado pela mente brilhante de J. R. R. Tolkien. É desta forma que conhecemos a Terra Média, um lugar mágico, inspirado nas paisagens do interior da Inglaterra, desenhadas por Tolkien durante a sua infância.

Para o autor, não bastava inventar um mundo novo, era preciso dar credibilidade a ele. E ele fez isso criando não apenas raças e diferentes tipos de povos, mas também línguas com gramáticas complexas que podem ser (e são) estudadas, como o Quenya e o Sindarin.

Para que você conheça melhor aquele que é considerado o pai da fantasia, preparamos essa lista com 8 títulos imperdíveis do autor. Confira!

Começando pelo começo: O Hobbit

A primeira grande jornada inesperada escrita por Tolkien e publicada em 1937, narra as aventuras de um pequeno hobbit, Bilbo Bolseiro, desbravando a Terra Média. Temos aqui uma narrativa infanto-juvenil que conquistou milhões de leitores pelo mundo.

Apesar de ter pouco mais de 300 páginas, o livro oferece não apenas uma história muito rica, como também um universo novo, que nos é apresentado de forma orgânica ao longo da narrativa.

Conhecemos alguns personagens que vão ficar marcados para sempre na história da fantasia: Gandalf, Smeagol, os elfos e, claro, o anel do poder que deu origem à grande obra do século XX, O Senhor dos Anéis.

Título originalThe Hobbit: Or, There and Back Again
EditoraMariner Books
Número de páginas328
Primeira publicação1937
IdiomaInglês

O Senhor dos Anéis, a grande obra do século XX

Se em O Hobbit, Tolkien nos apresenta um universo novo, em O Senhor dos Anéis ele aprofunda esse universo, mostrando detalhe por detalhe do que é a Terra Média e como começou a guerra do Anel. Frodo Bolseiro, sobrinho de Bilbo, recebe a difícil missão de destruir o Anel do Poder, aquele que Bilbo encontra em O Hobbit.

A trilogia é considerada a grande obra do século XX e não é à toa. Além de batalhas épicas, vemos surgir, diante dos nossos olhos, um mundo totalmente novo, mas tão bem descrito que nos faz sentir como se estivéssemos lá dentro.

Elfos, anões, homens e um mago se unem para livrar a Terra Média de um grande mal, concentrado na figura de Sauron. Os três livros foram escritos como se fossem um, mas pelo tamanho e outros detalhes, a editora preferiu publicar em três volumes: A Sociedade do Anel, As Duas Torres e O Retorno do Rei.

Título originalThe Lord of The Rings
EditoraAllen and Unwin
Primeira publicação1954
IdiomaInglês

As origens da Terra Média em O Silmarillion

Se você acha o universo criado por Tolkien muito complexo, com muitos personagens, lugares, raças e línguas, O Silmarillion é o livro ideal para você. Publicado postumamente, o autor explica qual é a origem de Eä, o universo onde estamos inseridos. Desde o início de tudo, quando Eru (uma representação de Deus) começou a criar tudo o que existe.

O livro é dividido em 5 partes: a primeira fala da música que os Ainur cantaram para criar o universo; a segunda fala dos Valar e Maiar, que moldaram o mundo; a terceira parte fala da Primeira Era e das Silmarils; a quarta parte fala sobre a queda de Númenor e a quinta parte fala sobre a Guerra do Anel e o fim da Terceira Era.

O Silmarillion é um grande resumo de Eä, ou seja, de todo o universo de Tolkien. Ideal para quem quer se aprofundar na mitologia e conhecer melhor tudo o que vemos no restante de sua obra.

Título originalThe Silmarillion
TraduçãoReinaldo José Lopes
EditoraHarperCollins
Número de páginas496
Primeira publicação1977
IdiomaPortuguês

Beren e Lúthien, uma história de amor em Eä

Se você já leu O Silmarillion, conhece a história de Beren e Lúthien. Nesta edição, entramos em contato com as várias versões do conto, em prosa e em verso, reunidos em um grande compilado. A história narra o romance entre Beren, um mortal, e Lúthien, uma elfa que desiste de sua imortalidade em nome de seu amor por Beren.

Para poder se casar com Lúthien, Beren tem uma tarefa árdua a cumprir: roubar uma Silmaril de Morgoth, o ser mais maligno daquela Era. Essa história tem inspiração em sua própria vida com sua esposa. O poema foi considerado como uma declaração de amor de Tolkien para Edith.

Apesar de o livro conter várias versões da mesma história, é interessante ver como a narrativa sofreu alterações durante os anos. E também se aprofundar no que vimos em O Silmarillion.

Título originalBeren and Lúthien
TraduçãoRonald Kyrmse
EditoraHarperCollins
Número de páginas368
Primeira publicação2017
IdiomaPortuguês

Se aprofunde em A Queda de Gondolin

Mais um conto que aparece resumidamente em O Silmarillion, no livro A Queda de Gondolin nos aprofundamos na história da luta entre Morgoth e Ulmo. Christopher Tolkien, através dos manuscritos de seu pai, consegue reunir novidades para apresentar nesta edição.

A Queda de Gondolin foi considerado por Tolkien um dos três grandes contos, ao lado de Beren e Lúthien e Os Filhos de Húrin.

Título originalThe Fall of Gondolin
TraduçãoReinaldo José Lopes
EditoraHarperCollins
Número de páginas288
Primeira publicação2018
IdiomaPortuguês

Conhecendo o autor com J. R. R. Tolkien, O Senhor da Fantasia

Para comemorar os 125 anos de nascimento do autor, a Darkside Books publicou esta edição comemorativa, que nos leva para uma viagem por dentro de uma das mentes mais geniais da literatura fantástica.

Michael White nos conta a vida e trajetória do autor, desde sua infância na África do Sul, passando pela sua experiência nas guerras mundiais, até chegar na sua fase de produção literária. A narrativa da biografia é leve e cativante.

Além do conteúdo, a edição em si vale muito a pena para os fãs de Tolkien. O livro tem capa dura, com textura emborrachada e letras douradas, mas é leve e fácil de carregar. As páginas são envelhecidas e o corte parece ter sido chamuscado. Um trabalho editorial tão competente quanto o conteúdo merece.

Título originalTolkien: a biography
TraduçãoBruno Dorigatti
EditoraDarkside Books
Número de páginas256
Primeira publicação2016
IdiomaPortuguês

Tolkien e as lendas do rei Artur em A Queda de Artur

É a única incursão do escritor nas famosas lendas do Rei Artur. A obra narra a expedição do protagonista até longínquas terras selvagens, descreve o traidor Mordred e cita as dúvidas que rodeavam Lancelot em seu castelo francês.

A Queda de Artur traz detalhes da fuga de Guinevere de Camelot e da batalha naval ocorrida no retorno de Artur à Grã-Bretanha.

Título originalThe Fall of Artur
TraduçãoRonald Eduard Kyrmse
EditoraWmf Martins Fonte
Número de páginas312
Primeira publicação2013
IdiomaPortuguês

O sobrenatural em A História de Kullervo

A História de Kullervo entra na lista de melhores livros de Tolkien por trazer um dos personagens mais sombrios das obras do escritor. Kullervo é um menino órfão criado na propriedade de Untamo, mago responsável pela captura de sua mãe e pela morte de seu pai.

O protagonista tem poderes sobrenaturais e conta apenas com o amor de sua irmã gêmea Wanona, além de ser protegido pelo cão negro Musti. Ele jura vingança contra o mago, mas perceberá que um destino cruel o aguarda.

Título originalThe Story of Kullervo
EditoraWmf Martins Fontes
Número de páginas192
Primeira publicação2015
IdiomaPortuguês

Conhecendo o Autor

Tolkien

John Ronald Reuel Tolkien nasceu na África do Sul, mas aos 3 anos, após a morte de seu pai, ele e a mãe foram para o interior da Inglaterra. Acabou perdendo a mãe cedo e ficou aos cuidados de um padre católico.

Desde criança já era encantado com o aprendizado de línguas, gostava de descobrir a origem das palavras e já se mostrava um linguista de ponta. Sabia latim e grego antigos e começou cedo a aprender o espanhol. Durante sua graduação em Oxford, se interessou pelo estudo da filologia.

Sua vida está muito presente na sua obra: o catolicismo, sua esposa, Edith, que serviu de inspiração para várias personagens, mas principalmente a linguística. Sua criatividade ultrapassa esse mundo e nos leva para lugares fantásticos, mas ao mesmo tempo, muito palpáveis.

E aí, já decidiu qual será sua próxima leitura?

Leia também: