Zoom indica em Livros

Monja Coen: conheça os livros da autora que participará da Bienal do Rio de Janeiro 2019

Um dos principais nomes do budismo brasileiro, Monja Coen participará da Arena #SemFiltro na Bienal 2019!

Livros
por Luiza Ramalho - Especialista em Livros e Música.

Monja Coen é um dos principais nomes que costumam vir à nossa mente quando pensamos no budismo brasileiro. Palestrante, também escreve livros e é bastante conhecida por seu canal no YouTube, o MOVA.

No último dia de agosto, 31/08, a autora irá participar da Bienal do Rio de Janeiro 2019. Monja Coen participará da Arena #SemFiltro, debatendo o tema “Esperança, fé e juventude na atualidade” com Braulio Bessa e Cissa Guimarães, mediados pela atriz e roteirista Priscila Steinman.

O evento ocorre entre os dias 30 de agosto, sexta-feira, a 8 de setembro, domingo.

Para saber mais: Bienal do Livro 2019: saiba o que esperar da Feira Internacional no Rio de Janeiro

A Monja e o Professor é uma conversa com Clóvis de Barros Filho

Uma conversa entre a monja e Clóvis de Barros Filho, advogado, jornalista, professor e um renomado pensador brasileiro. A obra surgiu de um diálogo gravado dos dois, cujas origens e abordagens são bastante diversas, e traz reflexões sobre ética, preceitos e valores.

Dentre os assuntos mencionados, estão a importância de ser feliz no presente e também a necessidade de termos um propósito para direcionar nossas vidas.

Título original A Monja e o Professor: reflexões sobre ética, preceitos e valores
Autores Monja Coen e Clóvis de Barros Filho
Editora Best Seller
Número de páginas 128
Primeira publicação 2018

Aprenda a Viver o Agora nos ensina os conceitos do zen budismo

Dentre os livros da Monja Coen, Aprenda a Viver o Agora foi o último a ser lançado e traz ensinamentos para nos fazer entender que temos apenas controle do presente.

Para Coen, não podemos mudar o passado e muito menos prever o futuro. Por isso, devemos aproveitar o agora. E como faremos isso? Colocando em prática conceitos de mindfulness e zen-budismo.

Título original Aprenda a Viver o Agora: conceitos de zen-budismo e atenção plena para praticar em até 10 minutos
Editora Academia
Número de páginas 192
Primeira publicação 2019

A Sabedoria da Transformação vai mudar a sua vida

Em A Sabedoria da Transformação, a monja nos convida a olhar mais atentamente para nós mesmos, revendo conceitos e valores. Sua escrita é leve, com bastante bom humor, exemplos históricos e cotidianos.

Aprendemos a refletir melhor sobre nossas atitudes para que sejamos a transformação que queremos ver em nossa sociedade. De acordo com a autora, a busca pela paz interior é acompanhada pela felicidade e deve ser uma meta a ser conquistada.

Título original A Sabedoria da Transformação: reflexôes e experiências
Editora Academia
Número de páginas 192
Primeira publicação 2014

O Inferno Somos Nós: um diálogo com Leandro Karnal

A obra, de Monja Coen e Leandro Karnal, trata sobre os problemas de promover o preconceito e a intolerância. Os dois dissertam sobre como o ódio pode ser transformado em compreensão das diferenças do outro.

Enquanto Sartre alegava que “o inferno são os outros”, os pensadores propõem que o inferno somos nós mesmos. Em uma conversa inspiradora, o historiador e a monja dialogam sobre como podemos sair de um cenário de violência. A solução? O conhecimento de si e do próximo.

Dê um Zoom! Leandro Karnal: conheça os livros escritos pelo historiador

Título original O Inferno Somos Nós - Do Ódio à Cultura de Paz
Autores Monja Coen e Leandro Karnal
Editora Papirus
Número de páginas 112
Primeira publicação 2018

O Sofrimento é Opcional mostra como o zen budismo pode ajudar na recuperação da depressão

O livro faz mais do que explicar como o budismo percebe a depressão: revela também como a própria Monja Coen conseguiu superar a doença e uma tentativa de suicídio. Para ela, os princípios budistas podem ajudar a prevenir e até vencer a depressão.

Além de compartilhar sua própria experiência, a monja também dá sugestões zen para quem quer viver bem.

Título original O Sofrimento é Opcional - Como o Zen Budismo Pode Ajudar A Lidar Com A Depressão
Editora Bella Editora
Número de páginas 224
Primeira publicação 2018

Zen para Distraídos é essencial para quem precisa evitar a correria

Quem vive em grandes cidades sabe que a correria faz parte do dia a dia e é um convite para a distração. É o seu caso? Zen para Distraídos é o livro perfeito para você!

Muitas vezes, parece impossível manter o foco com a grande quantidade de tarefas que precisamos terminar. A obra traz conceitos básicos do zen e técnicas milenares para te ajudar a se concentrar melhor, mesmo durante a execução das tarefas mais simples.

Título original Zen para Distraídos - Princípios para Viver Melhor no Mundo Moderno 
Editora Academia
Número de páginas 224
Primeira publicação 2018

Conhecendo a autora

Monja CoenMonja Coen no Seminário Internacional de Sustentabilidade | Foto: Divulgação


Cláudia Dias Baptista de Souza, popularmente conhecida como Monja Coen, é natural de São Paulo, nascida no ano de 1947, e trabalhou como jornalista em sua juventude.

Já na década de 70, mudou-se para Los Angeles, no estado da Califórnia. Era funcionária local do Banco do Brasil S.A. e, na mesma época, começou a praticar zazen regularmente no Zen Center of Los Angeles.

Permaneceu na cidade até tornar-se residente da comunidade de Los Angeles e, em 1983, fez seus votos monásticos. Ainda nesse ano, ingressou no Mosteiro Feminino de Nagoya, Aichi Senmon Nisodo e Toku Betsu Nisodo, onde viveu por oito anos e graduou-se como Tokuso, monja especial.

Hoje em dia, a residência da Monja Coen é o templo Tenzui Zenji, na cidade de São Paulo. É presidenta do Conselho Religioso da Comunidade Zen Budista Zendo Brasil e do ViaZen/VilaZen do Rio Grande do Sul.

No YouTube, é acompanhada por mais de um milhão de pessoas.

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em livros