Zoom indica em Livros

Livros do Foucault: confira nossa lista com os 5 melhores

Michel Foucault tem uma série de livros que estudam o comportamento humano e suas relações, descubra mais sobre eles!

melhores livros foucault; livros foucault; foucault; melhor livro foucault
por Luiza Ramalho - Especialista em Livros e Música.

Michel Foucault foi um filósofo, teórico social e professor nascido em 1926 na França. Foucault é popularmente conhecimento pelas suas teorias que abordam o relacionamento entre o poder e conhecimento, bem como a sua interferência no controle social. Ele foi um crítico das instituições sociais, sendo definido como um pós-modernista e pós-estruturalista.

Entre as suas influências estão nomes como Karl Marx, Nietzsche, Martin Heidegger, Immanuel Kant e outros. Todos esses influenciadores e intensos estudos sobre a sociedade serviram de base para os livros de Foucault. Confira a seguir a lista com algumas de suas melhores obras!

Microfísica do Poder reúne diferentes produções sobre o poder na sociedade

Em Microfísica do Poder, Michel Foucault reúne uma coletânea de artigos, entrevistas e cursos a respeito da sociedade. Vários assuntos são abordados na obra, desde psiquiatria até o papel dos intelectuais, todos centrados na questão relativa ao poder presente nas sociedades capitalistas.

A partir do seu método denominado genealógico, Foucault traz à tona a existência de distintas formas de poder utilizadas pelo Estado, sendo elas indispensáveis para a sua sustentação e atuação eficiente.

A Vontade de Saber integra a trilogia História da Sexualidade

Um dos livros de Michel Foucault de maior sucesso faz parte de uma trilogia intitulada História da Sexualidade. Em A Vontade de Saber, o filósofo mostra que, diferentemente do que se pensava, a sexualidade não fora reprimida com o capitalismo. Para o autor, desde o século XVI e passando por um processo de intensificação no século XIX devido ao nascimento das ciências humanas, o sexo era incitado a se manifestar.

Considerado um livro ousado e surpreendente pela crítica, e uma fonte de compreensão sobre os outros estudos do autor pelos leitores, a obra visa à maior compreensão da sexualidade no contexto da sociedade ocidental moderna.

Vigiar e Punir: História da Violência nas Prisões analisa as formas de punição

O livro Vigiar e Punir: História da Violência nas Prisões é tido como uma obra que revolucionou a maneira de pensar e fazer políticas sociais na sociedade ocidental. Na verdade, o livro é um estudo científico que trata da evolução histórica da legislação penal e também sobre os métodos punitivos adotados pelo poder político.

O início da obra expõe as diferenças entre duas formas de punição: o suplício público do século XV e a programação diária prisional no século XIX. A partir desse primeiro estudo, Foucault desenvolve a sua análise sobre as punições aplicadas aos delinquentes, que foi precedida por uma forma de espetáculo público.

História da Loucura explica o processo de exclusão das pessoas diagnosticadas

Em História da Loucura, outro dos aclamados livros de Michel Foucault, o autor trata dos aspectos fundamentais ligados ao pensamento hodierno. A obra começa tratando da exclusão dos leprosos na Idade Média, que foi precedida pela loucura como forma de expulsão social.

O clássico mostra como a loucura passou de um fenômeno corriqueiro até a prisão e confinamento dos membros da sociedade com tal patologia, fazendo surgir o movimento Grande Confinamento. O interessante é que o autor destaca os principais pontos até a loucura ser considerada uma doença mental que precisa de tratamento.

As Palavras e as Coisas é um dos primeiros livros do autor

Um dos primeiros e mais famosos livros de Foucault, As Palavras e as Coisas trata sobre as ciências humanas. Para o autor, elas são mais que uma prática — são uma verdadeira instituição.

A ideia da subjetivação do homem, o estudo sobre o interior cultural e diversos outros aspectos são analisados para mostrar o que tornou possível o advento das ciências humanas na atualidade. Para quem se interessa em conhecer mais sobre a vida humana e os seus processos filosóficos, a obra aborda profundamente tais aspectos.

 

Esperamos que tenha gostado dessa lista com os livros de Michel Foucault. Se você se interessa por estudos das ciências humanas, gostará do nosso artigo com Os 10 Melhores Livros de Psicologia em 2018!

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em livros