Sombra e Ossos: saiba tudo sobre o universo da série de fantasia da Netflix

Conheça os detalhes sobre o universo da série da Netflix e os livros que a inspiraram

Ariel Cristina BorgesRedatora

Publicado e atualizado 9 min. de leitura.

Compartilhe:

Vida longa a Sankta Alina: não, você não leu errado! Se ainda não está familiarizado com o mundo onde Sombra e Ossos, sucesso da Netflix, é ambientado, vai entender até o final dessa matéria. A série de fantasia do streaming estreou em abril e já tem a segunda temporada garantida. O anúncio veio depois que a plataforma contabilizou 55 milhões de usuários assistindo a primeira parte da história nas quatro semanas após o lançamento.

Boa parte desse sucesso se deve à fama que a série de livros criada por Leigh Bardugo faz no meio literário desde 2012, quando Shadow and Bone, o primeiro livro do Grishaverso, foi lançado nos Estados Unidos. De lá para cá, ela já escreveu mais seis livros ambientados no mesmo universo que se dividem em uma trilogia e duas duologias. Mas calma: se você não sabe do que isso se trata, a gente te explica aqui embaixo: ainda dá tempo de se atualizar sobre tudo antes da segunda temporada da série chegar na sua TV!

Além de Sombra e Ossos, qual é a ordem certa dos livros do Grishaverso?

Não quer começar pela série e prefere ler os livros de Leigh Bardugo antes de dar uma chance para a adaptação da TV? Tudo bem: não tem forma errada de entrar no Grishaverso. Para isso, porém, você deve prestar atenção à ordem de leitura e não ler as sinopses dos livros antes da hora para evitar os spoilers.

Os cinco primeiros livros já foram publicados em português no Brasil e estão disponíveis tanto na versão física quanto na digital. A duologia King of Scars ainda não tem versão brasileira, mas pode ser encontrada e inglês também nos formatos físico e digital.

A sequência de leitura correta é essa:

Trilogia Sombra e Ossos:

1. Sombra e Ossos

2. Sol e Tormenta

3. Ruína e Ascensão

Duologia Six of Crows:

1. Six of Crows: Sangue e Mentiras

2. Crooked Kingdom: Vingança e Redenção

Duologia King of Scars:

1. King of Scars

2. Rule of Wolves

Bônus: The Demon in the Wood e The Lives of Saints

Além dos livros, se você quiser se aprofundar mais um pouco na história lendo em inglês, pode apostar em duas histórias diferentes. A primeira é o conto The Demon in the Wood, que é um prequel de Sombra e Ossos, ou seja: conta uma história anterior aos acontecimentos da trilogia original em que o personagem principal é um menino Grisha aprendendo a lidar com os próprios poderes. Além dessa história, você também pode ter, no mundo real, o livro The Lives of Saints, que acompanha Alina nos acontecimentos da primeira trilogia.

  • Sombra e Ossos não é a única história dos livros que passou para as telinhas: veja a lista de livros que viraram filme e anote a sua listinha!

Sombra e Ossos: o universo da história

Ravka, a nação fictícia que abriga a maior parte do Grishaverso, é um país cheio de dificuldades. Além da guerra que trava há anos com Fjerda e Shu Han, seus vizinhos do norte e do sul, respectivamente, tem o território dividido pela Dobra das Sombras. Imagine uma muralha muito grande e larga, que corta o país de ponta a ponta. Agora, troque os tijolos por sombras: o Não Mar, como também é conhecido, é formado de escuridão e a casa dos volcras, monstros alados que tornam cada travessia em barcos terrestres completamente imprevisível.

O que garante a travessia segura de vez em quando é o poder dos Grisha: no mundo de Ravka, parte da população nasce com o dom de dominar os elementos ao nosso redor. Não é mágica: eles chamam de pequena ciência. Existem três “classes” diferentes de Grisha e elas são representadas pelas cores dos keftas, uniformes do Segundo Exército:

Tanto as cores principais quanto a dos bordados de um kefta determinam o tipo de Grisha que o usa (Foto: Instagram @shadowandbone)
Tanto as cores principais quanto a dos bordados de um kefta determinam o tipo de Grisha que o usa (Foto: Instagram @shadowandbone)
  • os Corporalki são a Ordem dos Vivos e Mortos. Podem ser Sangradores (Heartrenders), que controlam o corpo humano - para o bem ou para o mal - ou Curandeiros (Healers) que têm a habilidade de curar diferentes tipos de ferimentos e doenças. Eles usam os keftas vermelhos;
  • os Etherealki são a Ordem dos Conjuradores. Esses, por sua vez, se dividem em Aeros (Squallers), conjuradores de ar; Infernais (Inferni), conjuradores de fogo; e Hidros (Tidemakers), conjuradores de água. Aqui, a cor dos keftas é azul;
  • os Materialki, finalmente, são a Ordem dos Fabricadores. Se dividem entre Durastes (Durasts), que manipulam diferentes tipos de sólidos como metal, vidro e madeira; e Alquimistas (Alkemi), que controlam elementos químicos e venenos. A cor que os representa é o roxo.

Além desses, apenas um personagem usa o kefta preto: o general Kirigan, que, nos livros, é conhecido apenas como o Darkling. Ele é o único Conjurador de Sombras (Shadow Summoner) que ainda existe e, mesmo que se encaixe na ordem dos Etherealki, usa um uniforme de cor diferente.

via GIPHY

Genya é a principal Artesã apresentada na história

Também existem os Artesãos (Tailors), que são capazes de mudar a aparência de uma pessoa de forma cosmética ou não. Eles são raríssimos e, a princípio, não se encaixam em nenhuma das classificações acima já que, geralmente, são empregados. Por isso, usam keftas brancos, indeterminados.

Sombra e Ossos na Netflix une a história do primeiro livro aos personagens da segunda duologia do Grishaverso

Na guerra, os humanos formam o Primeiro Exército, que ataca na linha de frente, e os Grisha, o Segundo Exército. O Segundo Exército é comandado pelo General Kirigan. Séculos atrás, a Dobra das Sombras foi criada por acidente por um de seus antepassados, que ficou conhecido como Herege Negro. Desde que dominou os próprios poderes, Kirigan tenta destruir a Dobra, mas nunca teve sucesso e quase perdeu as esperanças...

Até o momento em que Alina Starkov aparece. Quando seu esquife (o barco terrestre que eles usam em Ravka) é atacado por volcras em uma travessia da Dobra, a cartógrafa do Primeiro Exército descobre, junto com todos ao seu redor, que é uma Grisha nunca vista antes, uma lenda: a Conjuradora do Sol (Sun Summoner), parte dos Etherealki. Por isso, rapidamente ela vira Sankta Alina para parte da população religiosa do país. Ela é a única capaz de matar os monstros do Não Mar e, consequentemente, acabar com a divisão no território ravkano. Seu melhor amigo de infância e companheiro de Primeiro Exército é Malyen Oretsev. Ele trabalha como rastreador e é um dos melhores que existem. Por causa dessa habilidade, também desempenha um grande papel no desenrolar dos acontecimentos da primeira temporada.

Até aqui, a história se desenvolve quase exatamente como Sombra e Ossos, o primeiro livro da trilogia original que também dá o nome à série.

A Netflix publicou um mapa do território de Ravka e dos países vizinhos (Foto: Twitter @NetflixBrasil)
A Netflix publicou um mapa do território de Ravka e dos países vizinhos (Foto: Twitter @NetflixBrasil)

Além de Ravka, Sombra e Ossos na Netflix também nos apresenta a Kerch

Uma das principais diferenças entre o livro e a primeira temporada da série é que, na produção da Netflix, nós também somos apresentados a personagens da duologia Six of Crows, que dá continuidade aos acontecimentos da trilogia original. Queridinhos dos fãs e do público, Kaz Brekker, Jesper Fahey e Inej Ghafa são os Crows (ou Corvos), uma equipe de ladrões e foras da lei de Ketterdam. Ketterdam é a capital de Kerch, país ao sudoeste de Ravka, do outro lado do Mar Real.

Na série, o caminho deles se entrelaça ao de Alina por causa de uma missão com uma recompensa incrivelmente alta: um milhão de kruge (a moeda de Kerch). Nos livros, porém, os Crows não chegam a interagir com a Conjuradora do Sol. Ainda assim, a adaptação para TV ficou bem coerente: pode assistir sem medo!

Além deles três, na primeira temporada também somos apresentados a Nina Zenik, uma Sangradora do exército do General Kirigan que atua disfarçada onde quer que ele precise. Matthias Helvar também é um personagem importante: ele é de Fjerda e parte dos Drüskelle, o exército de fjerdanos especializado em caçar drüsje, bruxos, ou seja: os Grisha.

Elenco: quem é quem em Ravka e Kerch?

Na ordem, Ben Barnes, Jessie Mei Li e Archie Renaux (Fotos: Instagram @shadowandbone)
Na ordem, Ben Barnes, Jessie Mei Li e Archie Renaux (Fotos: Instagram @shadowandbone)

Alina, Maly e Kirigan são interpretados, respectivamente, por Jessie Mei Li, Archie Renaux e Ben Barnes. Entre os três (e o resto do elenco principal), Ben é quem tem mais tempo de carreira e experiência com fantasia: em 2008 ele deu vida ao Príncipe Caspian, no segundo filme de As Crônicas de Nárnia. Ele e Archie trabalharam juntos anteriormente na série Gold Digger, da BBC. Jessie, por sua vez, apareceu no filme de 2021, Noite Passada em Soho. Sua escolha para o papel principal mostra a preocupação com a diversificação do elenco: a atriz de descendência chinesa dá vida a uma Alina que, diferentemente dos livros, é parte Shu.

via GIPHY

Freddy Carter, Amita Suman e Kit Young são os Crows.

Os Corvos, Kaz, Inej e Jesper são interpretados por Freddy Carter, Amita Suman e Kit Young. Freddy apareceu antes em outras séries da Netflix, mas Kaz é seu primeiro papel de destaque. Amita e Kit, a exemplo de Jessie e Archie, também estão ganhando mais reconhecimento na carreira agora.

Danielle Galligan e Calahan Skogman interpretam os inimigos mais queridos do Grishaverso (Foto: Instagram @shadowandbone)
Danielle Galligan e Calahan Skogman interpretam os inimigos mais queridos do Grishaverso (Foto: Instagram @shadowandbone)

Assim como seus colegas de elenco, Danielle Galligan e Calahan Skogman, que fazem Nina Zenik e Matthias Helvar, também estão no início da carreira em TV: Sombra e Ossos é o primeiro trabalho dos dois fora do teatro, que é onde eles têm mais experiência.

Daisy Head (Genya) e Sujaya Dasgupta (Zoya) com Jessie nos bastidores da série (Foto: Instagram @sujaya_dasgupta)
Daisy Head (Genya) e Sujaya Dasgupta (Zoya) com Jessie nos bastidores da série (Foto: Instagram @sujaya_dasgupta)

Daisy Head, Sujaya Dasgupta e Luke Pasqualino dão vida, respectivamente, a Genya Safin, Zoya Nazyalensky e David Kostyk. Genya é uma Artesã do Pequeno Palácio (a “casa” dos Grisha) e se torna a primeira amiga de Alina depois da mudança. Zoya, por sua vez, é uma Aeros determinada e leal que enxerga na Conjuradora do Sol uma ameaça pessoal. David é um Durast com pouco tato social, mas muita habilidade Grisha. Os três são coadjuvantes importantes na primeira temporada e podem ganhar ainda mais destaque no futuro.

via GIPHY

David aparece pouco, mas tem um papel importante na primeira temporada de Sombra e Ossos.

O que esperar da segunda temporada de Sombra e Ossos

Se você NÃO leu os livros ou assistiu a primeira temporada da série na Netflix, pode pular essa parte se não quiser saber o que acontece antes da hora: isso é um ALERTA DE SPOILER!

via GIPHY

Que os Santos te protejam do spoiler a seguir!

No último episódio, Alina, Maly, Kaz, Inej, Jesper, Nina e Matthias acabam no mesmo navio saindo de Ravka. Isso acontece logo depois que eles acreditam ter vencido o Darkling na Dobra, quando Alina consegue se livrar do domínio que ele exercia sobre os poderes dela por causa do amplificador criado por David com os ossos do cervo de Morozova.

Acontece que o Darkling não morreu: a série acaba com ele saindo da Dobra enquanto é seguido por gigantes de sombras, os nichevo’ya. Ou seja: já fica claro que ele não vai ser vencido com tanta facilidade e, como já é de se esperar, Alina é a única capaz de fazer isso. Mas ele é um Grisha de séculos de idade e, para ter poder suficiente para a missão, ela precisa ficar mais forte e se preparar de todas as formas possíveis, amplificando ainda mais suas habilidades. Sem contar muito mais sobre o que ainda vai acontecer, o esperado é que a segunda temporada siga essa linha.

via GIPHY

FIM DO ALERTA DE SPOILER: pode ficar tranquilo com o Milo!

Segunda temporada de Sombra e Ossos: personagens importantes que devem aparecer

Assim como aconteceu quando a série foi anunciada, os fãs dos livros ficaram bem ansiosos para ver personagens amados em sua versão personificada nas telinhas. A sensação continua com o anúncio da segunda temporada, já que alguns nomes muito queridos - outros nem tanto - de quem ama o Grishaverso nos livros ainda não deram as caras na Ravka da Netflix. Alguns deles estão aqui embaixo:

  • Nikolai Lantsov: segundo na linha de sucessão ao trono de Ravka, Nikolai é um príncipe inteligente, estrategista e, a partir do momento em que aparece, se torna um dos principais personagens da história. Ao lado dele, muitas coisas que parecem impossíveis se tornam apenas improváveis;
  • Vasily Lantsov: irmão mais velho de Nikolai e, consequentemente, o próximo na linha de sucessão para ser rei, nos livros Vasily é o completo oposto do irmão. Ele já apareceu na série em uma cena ao lado do Rei de Ravka, mas não teve destaque;
  • Tamar Kir-Bataar e Tolya Yul Bataar: o destino de Alina, Tamar e Tolya se entrelaça no Mar Real. Os dois são irmãos, Sangradores e, assim como a versão da série de Alina, parte Shu;
  • Wylan Van Eck: mais um personagem “importado” de Six of Crows, a aparição de Wylan na segunda temporada já foi confirmada por Eric Heisserer, roteirista e produtor executivo da série. Nos livros, ele se junta ao grupo de Kaz durante uma missão e, na série, vamos precisar esperar para ver como esse acontecimento vai ser adaptado.

Se interessou pelo universo de fantasia, tramas políticas e poderes de Ravka? Vista seu kefta imaginário, assista a primeira temporada da série e mergulhe ainda mais nos livros para se preparar para a segunda!

Saiba mais sobre o universo de livros e TV: