Entenda antes de comprar em Máquina de Costura

Como usar Máquina de Costura

Saiba o que é necessário para costurar roupas ou almofadas e quais cuidados deve-se ter ao usar uma Máquina de Costura.

como usar máquina de costura
por Catarina Monteiro - Especialista em Casa.

Muitas pessoas acham assustador usar uma Máquina de Costura pelo fato de termos que fazer diversas ações simultaneamente. Mas, o que parece ser um bicho de sete cabeças, é simples de usar e, com bastante treino e paciência, é possível fazer diversos tipos de costuras.

Partes de uma Máquina de Costura

Procure pelo botão de ligar na máquina de costura e aperte-o. Pode parecer bobo procurar pelo botão que liga a máquina, mas alguns aparelhos realmente não tem esse botão. Normalmente, fica na lateral direita do aparelho. Se não houver, a máquina será ligada assim que estiver na tomada.

Agora localize o pino para o carretel. Ele é um pequeno pino de plástico ou metal que sai do topo da máquina de costura e segura o carretel de linha para que você possa costurar.

Depois, procure pela guia da linha. É ela que redireciona a linha do carretel no topo da máquina para a bobinadora.

À esquerda do pino para o carretel, no topo da máquina, está outro pino de metal ou plástico. Esse é o alimentador da bobina.

Em seguida, procure pelos botões de ajuste de ponto. Eles ficam em locais diferentes, mas, geralmente, há uma pequena tela perto de alguns botões físicos na frente da máquina. São eles que selecionam o tipo de ponto que você irá fazer.

Agora é preciso localizar o tensor da linha. Quando você estiver pronto para colocar a linha na máquina, você a passará do carretel no topo pela guia e depois em volta do tensor. Este é a alavanca (com duas ranhuras) localizada na parte frontal esquerda da máquina.

Em seguida, procure pelo botão regulador de tensão. Ele é uma rodinha numerada perto do tensor que controla a tensão da linha conforme você trabalha; se a tensão estiver muito apertada, a agulha será puxada para a esquerda.

Se estiver muito frouxa, a linha vai se enrolar na parte de baixo do tecido que você está costurando.

Máquina de Costura Lenoxx Multi Points PSM 101 tem bom custo/benefício

Após localizar o parafuso da trava da agulha (peça de metal que segura a agulha no lugar enquanto você costura), encontre o pé calcador – ele é um anexo de metal abaixo do parafuso da trava da agulha que se parece com um ski pequeno.

Quando está sendo utilizado, ele segura o tecido no lugar e o guia pela máquina enquanto você costura.

Depois, ache a alavanca do pé calcador e pratique levantá-lo e abaixá-lo. Para ajusta-lo, mova a alavanca totalmente para baixo ou para cima.

Agora procure pela chapa da agulha e localize os impelentes (pequenos trilhos abaixo do pé calcador, na chapa da agulha, que movem o tecido pela máquina enquanto você costura).

Para finalizar, ache a tampa e o liberador da bobina. A bobina é o carretel que fica embaixo da máquina e fornece linha para a agulha pela parte de trás do tecido.

Abaixo da placa de metal onde fica a agulha está a tampa da bobina, e perto deverá haver um botão ou pino para a liberação dela.

Máquina de Costura Elgin Bella BL-1200 pode ser levada para qualquer lugar!

Como preparar a Máquina de Costura

Primeiro coloque-a em uma mesa ou balcão resistente à sua frente. Sente-se numa cadeira a uma altura confortável e arrume a máquina de forma que o lado com a agulha fique a sua esquerda, e o corpo da máquina fique à direita.

Depois, instale a agulha bem presa. Insira a agulha até o final da entrada e aperte bem o parafuso. Se ainda estiver com problemas, verifique o manual da máquina.

Em seguida, encha e insira a bobina. Para encher a bobina, coloque-a no alimentador na parte de cima. Siga as guias e passe a linha do carretel ao redor da guia e na bobina.

Ligue o alimentador e espere que ele pare automaticamente quando a bobina estiver cheia.

Agora coloque linha na máquina. O carretel fica na parte de cima da máquina, mas deve ser aberto e preso à agulha. Para isso, pegue a linha e puxe-a pela guia no topo e depois por baixo e ao redor do tensor. Passe uma tesoura entre o pé calcador e a chapa para puxar ambas as linhas.

Você agora terá as pontas de duas linhas, uma vinda da agulha e outra da bobina.

Para finalizar, coloque a máquina na tomada e ligue-a. Algumas máquinas de costura têm uma luz integrada, que é uma boa forma de saber se há energia indo para elas. O botão de ligar, geralmente, ficará do lado direito ou na parte de trás.

Vale lembrar que alguns aparelhos não têm um botão de ligar e, por isso, são ligados assim que forem colocados na tomada.

Consertos em geral é com a máquina de costura Janome 1006

Como usar Máquina de Costura

Consulte o manual para ver como selecionar um ponto corrido e de tamanho médio na sua máquina. Normalmente, os pontos são configurados girando o botão mais baixo do lado direito até que ele faça um som e entre no lugar.

Escolha um material simples de trama - não de malha - para sua primeira experiência com a costura e comece a praticar um pouco. Não escolha um tecido muito pesado para suas primeiras tentativas com a máquina.

Você perceberá que há uma alavanca atrás ou ao lado do conjunto da agulha que levanta ou abaixa o pé calcador. Se der um pequeno puxão no tecido com o pé calcador abaixado, sentirá que a máquina o segura bem firme e, enquanto você costura, ela usa um impelente abaixo do pé calcador para avançar o tecido na velocidade correta.

Durante os primeiros pontos, você precisará segurar as pontas soltas das linhas para evitar que elas entrem no tecido. Depois que tiver costurado por uma distância curta, pode soltar e usar as duas mãos para controlar o tecido e a máquina.

Lembre-se que o pedal é seu controle de velocidade. Quanto mais fundo pisar, mais rápido irá. Pise de leve no começo, apenas o suficiente para fazer a máquina funcionar.

A melhor máquina de costura do momento: Elgin Genius JX4035

O botão ou a alavanca de reverso revertem o sentido em que a máquina costura, de forma que o tecido avança na sua direção durante o processo. Muitas vezes, esse botão ou alavanca é movido por mola, de modo que precisa ser segurado para a máquina costurar em reverso.

Veja se consegue usá-lo para não cometer erros na hora de costurar. Use também o volante para mover a agulha para a posição mais alta.

Na maioria das máquinas, há um entalhe na parte de trás do poste que segura o pé calcador. Você pode segurar as duas pontas da linha e passá-la por esse entalhe para cortá-la. Se não tiver um entalhe desse tipo ou quiser um corte mais limpo, use uma tesoura.

Agora pratique fazer uma costura simples. Para isso, alfinete dois pedaços de tecido com os lados certos juntos perto da borda.

A costura ficará entre 1,3 cm e 1,5 cm distante da borda. Você pode costurar uma camada só de tecido, mas já que o objetivo da maior parte das costuras feitas em máquina é juntar dois pedaços, você deve se acostumar a costurar com algumas camadas e alfinetes.

A Singer Start é uma máquina de costura completa para quem está começando

Faça um teste

Antes de costurar de verdade, tente fazer uma costurar simples e, depois que estiver bem à vontade com a Máquina de Costura, tente fazer uma almofada, uma fronha ou uma embalagem para presente de tecido.

Lembre-se de que vai levar um tempo para você se acostumar com a dinâmica de uma Máquina de Costura. Mas não desista. É normal essa demora. São muitas informações e muitas ações que devem ser feitas simultaneamente para que uma costura seja feita de maneira perfeita.

Cuidados ao costurar

Deixe os dedos longe da agulha e tire a máquina da tomada para passar a linha. Não coloque, de jeito nenhum, os dedos embaixo da agulha enquanto costura.

Além disso, não force a máquina e não costura sobre os alfinetes que prendem o tecido. Se a agulha não quiser passar pelo tecido, você pode estar usando tecido demais.

Materiais necessários para costurar

Máquina de costura; Agulhas extras, mas escolha aquelas adequadas para o tecido; Alfinetes e uma almofadinha ou um ímã para não perdê-los; Tecido; Superfície de trabalho resistente; Linha; Bobinas que se encaixem na sua máquina; Descosedor; e Tesouras.


Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em máquina de costura