Máquina de Costura Singer Simple 3223: veja preço e análise da ficha técnica

Conheça melhor esta máquina de costura da Singer e descubra se vale a pena comprá-la.

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

A Singer é uma das marcas mais tradicionais quando o assunto é máquina de costura. E, muito embora a marca por si só garanta a segurança de uma compra acertada, é absolutamente normal ter dúvidas em relação a determinados modelos. Caso você esteja na dúvida se deve comprar uma máquina Singer Simple 3223 nós iremos ajudar! Este modelo doméstico tem um preço médio de R$ 1.199,00 – podendo ser encontrado por valor menor ou superior a depender da loja.

Entre as suas principais características, a máquina de costura Singer Simple 3223 se destaca por contar com 22 pontos de costura, oferecendo os recursos essenciais para realizar os trabalhos do dia a dia. Porém, se você deseja saber se este modelo é o ideal para a sua casa ou atelier, confira todos os detalhes da análise feita pelo Zoom!

Máquina de Costura Doméstica Reta Overloque Singer Simple 3223. (Imagem: Divulgação/Singer)
Máquina de Costura Doméstica Reta Overloque Singer Simple 3223. (Imagem: Divulgação/Singer)

Ficha técnica da Máquina de Costura Singer Simple 3223

  • Tipo: Elétrica
  • Indicação de uso: Doméstica
  • Tipo de tecido: Elásticos, leve e médio
  • Número de pontos: 22 pontos
  • Caseador: Manual
  • Costura: Pontos flexíveis, pontos decorativos, ziguezague, reta, 3 pontinhos para lingerie, ponto Invisível e overloque
  • Recursos: Braço livre, seletor de comprimento de ponto, seletor de largura de ponto e passador de linha automático

Leia mais: As Melhores Máquinas de Costura Singer

Potência e dimensões

A Singer Simple 3223 é um modelo pequeno, mas que entrega o que promete.

A singer Simple 3223 é uma máquina de costura compacta e pesa pouco mais de 7 Kg. (Imagem: Divulgação/Singer)
A singer Simple 3223 é uma máquina de costura compacta e pesa pouco mais de 7 Kg. (Imagem: Divulgação/Singer)

A máquina de costura Singer 3223 é um modelo relativamente compacto: dispõe de 33,8 centímetros de altura, 42,5 centímetros de largura e 23,5 centímetros de comprimento. Desta maneira, o equipamento não demanda por muito espaço. Além disso, embora não seja uma máquina de costura portátil, o transporte deste equipamento não é difícil, já que pesa 7,7 Kg.

Quanto a sua potência, esta máquina de costura da Singer dispõe de 70 W. Além disso, ao adquiri-la, o comprador deve ficar atento quanto a voltagem. Afinal, este aparelho pode ser comprado em 110 V ou 220 V, sendo que o preço pode sofrer pequenas variações a depender da voltagem selecionada.

Recursos e funções

A Singer Simple é boa para variados tipos de ajustes, customizações e composições.

São 22 pontos de costura disponíveis para trabalhar em tecidos elásticos, leves e médios (Imagem: Divulgação/Singer)
São 22 pontos de costura disponíveis para trabalhar em tecidos elásticos, leves e médios (Imagem: Divulgação/Singer)

Com velocidade de até 750 pontos por minuto, a máquina de costura Singer doméstica tem 22 pontos diferentes. Entre eles, está a costura reta e flexível com ponto ajustável, ziguezague com ajuste de ponto para acabamentos e bordados livres. E não para por aqui!

Este modelo oferece ponto invisível, quatro pontos decorativos, 14 pontos flexíveis decorativos, ponto tipo overloque e uma casa de botão em quatro passos. Além disso, quando considerado a composição de peças mais complexas, há ainda os três pontinhos para acabamento em tecidos elásticos, como peças íntimas e lingerie.

A Singer Simple 3223 conta com comprimento dos pontos ajustáveis. (Imagem: Divulgação/Singer)
A Singer Simple 3223 conta com comprimento dos pontos ajustáveis. (Imagem: Divulgação/Singer)

Desta maneira, ainda que esta máquina de costura não seja um modelo profissional, ela é capaz de responder às necessidades domésticas sem grande dificuldade. Por trabalhar com tecidos elásticos, leves e médio, é possível se arriscar na composição de peças. Inclusive, a Singer Simple 3223 costura jeans sem dificuldades.

Contudo, por não trabalhar com tecidos pesados, não há pontos de quilt ou patchwork, por exemplo. Assim, a fabricante não indica que este equipamento seja usado na composição com retalhos e acolchoados.

Design

A Simple 3223 é moderna e tem duas opções de cores.

Há também a opção vermelha do modelo Simple 3223 (Imagem: Divulgação/Singer)
Há também a opção vermelha do modelo Simple 3223 (Imagem: Divulgação/Singer)

Além da versão branca, é possível adquirir uma máquina de costura Singer Simple vermelha, que tende a ser relativamente mais cara. Quando comparado a ficha técnica dos dois modelos, a única diferença entre as duas versões se dá apenas na cor. Assim, seja qual for a decoração do seu atelier, qualquer uma dessas máquinas de costura irá embelezar o ambiente e cuidar bem das suas composições têxteis, claro.

Outro destaque importante desta Singer é o braço livre que, ao remover a base da máquina, há o formato ideal para a costura em mangas, punhos e barras. Além disso, ela conta ainda com estrutura interna de metal que aumenta a estabilidade na costura.

Acessórios

Singer 3223 vem com 12 acessórios para facilitar o uso.

Considerando que este não é o modelo mais tecnológico da Singer, é impossível não levar em conta os acessórios que estão inclusos neste equipamento. Ao todo são 12 apetrechos :há um abridor de casas de botão/pincel para limpeza, bobinas, chave de fenda e embalagem de agulhas.

Também está incluso na compra a placa isoladora dos dentes para bordados livres e pregar botões, prendedores de carretel e retrós. Quanto as sapatilhas, são quatro: para casas de botão, para pregar botão, para pregar zíper e para uso geral. E, para não deixar o usuário na mão (e mesmo dar dicas nos ajustes e composições), há ainda um guia de costura.

Vale a pena comprar?

A máquina de costura Singer Simple 3223 proporciona ao usuário aquilo que promete.

A Singer Simple 3223, seja na versão branca ou vermelha, é uma máquina de costura potente e moderna, sendo que está longe de ser o modelo mais caro da marca, com um preço médio de R$ 1.199,00 – o que não quer dizer que seja a mais barata. Compacta, mas com uma variedade de recursos, ela é muito mais do que um equipamento usado para fazer pequenos ajustes. Caso o usuário deseje compor peças com tecidos leves, médios e elásticos dificilmente ficará na mão.

Ela não é recomendada para trabalhar com sobreposições de retalhos ou tecidos acolchoados, visto que não há ponto de quilt ou patchwork. Contudo, considerando que a Simple 3223 não promete ser o equipamento mais tecnológico da Singer e nem mesmo é considerada um equipamento profissional, ela proporciona ao usuário a experiência que promete.

Prós

  • 22 Pontos
  • Velocidade de trabalho de até 750 pontos por minuto
  • Ponto em ziguezague, overloque e invisível
  • Ponto 3 pontinhos para peças íntimas e lingeries
  • Pontos flexíveis e decorativos
  • Casa de botão em 1 passo
  • Acessórios variados

Contras

  • Não é indicada para tecidos pesados
  • Não ponto de quilt ou patchwork

Leia também: