Máquina de Costura Singer Start é boa? Preço e análise de ficha técnica

Veja todas as informações necessárias para descobrir se a máquina de costura Singer Start é o modelo certo para você.

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Falou em melhores marcas de máquina de costura, falou em Singer. Com atuação em cerca de 150 países e mais de 160 anos de experiência, a marca é referência no mercado. Entre as muitas opções da fabricante, está a Singer Start 1306.

Ao juntar a força da marca e um preço atrativo, a máquina de costura Singer Start é um modelo bem procurado principalmente por iniciantes, já que é uma opção mais acessível. Seus recursos são relativamente simples, mas no ponto certo para dar os primeiros passos entre linhas, agulhas e tecidos. Apesar de não apostar em recursos extras, o modelo oferece tudo o que você precisa para os trabalhos principais, como pregar zíper ou botões, fazer barras e bainhas e até criar alguns projetos mais básicos do zero.

Fizemos uma análise de ficha técnica detalhada, com todas as informações necessárias para descobrir se a máquina de costura Singer Start 1306 é o que você procura!

Máquina de costura mecânica Singer Start 1306 é muito procurada por iniciantes. (Imagem: Divulgação/Singer)
Máquina de costura mecânica Singer Start 1306 é muito procurada por iniciantes. (Imagem: Divulgação/Singer)

Ficha técnica da Máquina de Costura Singer Start 1306

  • Tipo: Elétrica
  • Indicação de uso: Doméstica
  • Tipo de tecido: Leve, Médio e Pesado
  • Número de pontos: 5 pontos
  • Caseador: Automático (4 passos)
  • Costura: Reta, ziguezague, três pontinhos, costura invisível e decorativo
  • Recursos: Apoio de base com nivelamento, braço livre, costura com agulha dupla, controle de tensão de linha e controle de velocidade

Potência e Dimensões

Máquina de costura Singer Start não ocupa muito espaço.

Com tamanho compacto, é fácil encontrar um bom espaço de trabalho para Singer Start na sua casa. (Imagem: Divulgação/Singer)
Com tamanho compacto, é fácil encontrar um bom espaço de trabalho para Singer Start na sua casa. (Imagem: Divulgação/Singer)

Para começar, é importante saber que, com potência de 85W, essa é uma máquina de costura Singer indicada para uso doméstico e sem utilização muito intensa. Ou seja, legal para quem vai usar o equipamento poucas horas por dia, seja para costuras simples, treinar as habilidades ou fazer pequenos ajustes. A vantagem é que essas atividades vão ser bem práticas e rápidas, graças à velocidade de até 750 pontos por minuto, controlada pelo pedal.

Com dimensões de 34,5 x 41,3 x 21,8 cm (AxLxP) e peso aproximado de 6,3 Kg, não vai ser difícil encontrar uma mesa para apoiar a máquina de costura, que pode ser considerada pequena em comparação a outros modelos da categoria.

Na hora da compra, é importante ficar de olho na tensão do modelo pedido, pois a máquina de costura mecânica Singer Start 1306 está disponível em 127V ou 220V. Segundo a fabricante, seu consumo varia de 0,07 kW/hora a 0,115 kW/hora, de acordo com o tipo de tecido, mais leve ou pesado.

Recursos e funções

A Start 1306 tem o que você precisa para começar a costurar e fazer ajustes simples.

Máquina de costura doméstica Singer Start tem o necessário para dar os primeiros passos na costura. (Imagem: Divulgação/Singer)
Máquina de costura doméstica Singer Start tem o necessário para dar os primeiros passos na costura. (Imagem: Divulgação/Singer)

Como já dissemos, a Singer Start é um modelo básico, com 5 pontos disponíveis. Mas essas cinco opções incluem os pontos essenciais para colocar a mão na massa. Na costura reta, usada para unir tecidos, franzir ou fazer pespontos, por exemplo, é possível escolher entre três comprimentos diferentes. Os pontos em ziguezague, outro super versátil e usado em vários tipos de costuras, também podem ser ajustados em três larguras distintas. As demais opções disponíveis são o ponto invisível, um dos preferidos em barras e bainhas; o chamado três pontinhos, indicado para acabamento em tecidos mais elásticos, como lingeries, e ponto decorativo.

Uma função bem útil da máquina de costura Singer Start é seu caseador automático, com quatro passos simples para fazer casas de botões no tecido. Já a possibilidade de uso de agulha dupla permite costuras paralelas e aplicações, enquanto a alavanca de retrocesso facilita o acabamento de suas peças.

Vale saber que outras máquinas de costura domésticas ou portáteis oferecem um número maior de pontos. Alguns modelos intermediários, por exemplo, chegam a cerca de 30 pontos disponíveis. Mas essas opções extras são indicadas para projetos mais complexos e para quem já tem experiência maior com as costuras. Basicamente, a Singer Start 1306 garante o que é preciso para se familiarizar com os passos essenciais do processo.

Apesar dessa aparente limitação, o modelo garante versatilidade, principalmente pelas muitas opções de tecidos suportados, desde os leves, como algodão fino, malha fechada, chiffon e seda, até alguns materiais um pouco mais pesados, como gabardine, cotelê e jeans. Sim, é isso mesmo, a Singer Start costura jeans sem problemas, ótima notícia para quem não quer mais depender de levar calças no costureiro para fazer bainha. E se você quer começar a fazer peças mais simples do zero, sem problemas também! Afinal, a Singer Start costura malha, crepe, linho, casimira, microfibra e muito mais!

Design

Máquina de costura com visual clean que ajuda na praticidade.

Seletor com grafismos exibe o desenho de cada tipo de ponto realizado pela máquina. (Imagem: Divulgação/Singer)
Seletor com grafismos exibe o desenho de cada tipo de ponto realizado pela máquina. (Imagem: Divulgação/Singer)

A máquina Singer Start segue o clássico das máquinas de costura, mas com ar mais moderno das bordas sutis e arredondadas.

Ao pensar em seu design, vale destacar as escolhas que deixam o trabalho mais simples. Aqui entra a base removível para criar um braço livre, que facilita costura em mangas, bainhas e punhos. A escolha dos pontos é feita no Seletor de Pontos, um botão giratório com grafismos que exibem o desenho de cada um deles, bem legal para aqueles momentos de dúvida. Outros detalhes interessantes de sua estrutura são o apoio para base com nivelamento, que facilita as costuras lineares, e o cortador de linha lateral.

Com o peso de 6 Kg, a máquina Singer Start não é exatamente portátil. De qualquer maneira, a alça para transporte pode ser útil na hora de tirar a máquina da mesa de trabalho para realizar cortes de tecido e outras atividades ou mesmo para levar o equipamento até demais espaços da casa ou em viagens, por exemplo. Só não esqueça o cabo de alimentação e o pedal para controle de velocidade!

Ficou faltando uma iluminação da área de trabalho, então o ideal é posicionar a máquina em um espaço com bastante luz natural ou usar luminárias para dar uma forcinha.

Acessórios

Para ir além dos pontos com a Singer Start.

Em muitos casos, suas costuras precisam de mais do que linha, agulha e tecidos. Pensando nisso, a máquina de costura Singer Start já vem com os acessórios mais importantes para os trabalhos básicos. Isso inclui:

  • Sapatilha de uso geral
  • Sapatilha para pregar zíper
  • Sapatilha para casas de botão
  • Placa isoladora dos dentes para costurar botões e fazer cerzidos ou bordados com movimentos livres
  • Chave de fenda
  • Abridor de casas de botão e pincel de limpeza
  • Dois feltros para pino porta-retrós
  • Três embalagens para agulhas
  • Três bobinas

Lembra que falamos da base removível? Então, a extensão da base, parte que pode ser solta, é usada para guardar todas essas peças, facilitando a sua organização. Você pode, ainda, comprar outros acessórios compatíveis vendidos separadamente, como sapatilhas de 1/4" e sapatilhas extras para para acabamentos, bainha enrolada, bainha invisível, ponto acetinado, quilt livre e pregar botão. Quanto mais habilidades você desenvolver, maiores são as possibilidades.

Vale a pena comprar?

A máquina de costura Singer Start 1306 é boa mesmo?

Se você ainda está na dúvida se a Singer Start vale a pena, vamos a um "resumão" com todos os pontos principais que devem ser considerados antes de finalizar a compra.

O primeiro alerta é que esse modelo não é indicado para uso intenso. Além disso, suas funções são realmente básicas, começando com os 5 pontos disponíveis, o que não é uma variedade muito extensa. Sendo assim, quem pretende fazer trabalhos elaborados ou encarar a costura como algo além de um hobbie, deve apostar em opções mais completas e avançadas.

Mas se você quer aprender a costurar ou fazer trabalhos simples e ajustes, essa é uma boa opção, bem fácil de usar até por iniciantes. Afinal, o modelo oferece os principais recursos para trabalhos em costura, incluindo os pontos mais importantes, boa ergonomia com o braço livre e funções como o caseador automático de botões.

Outra boa notícia, principalmente quando falamos em uma das principais marcas do mercado, é que a Singer Start é uma das máquinas de costura mais baratas da fabricante, com faixa de preço R$ 730 e R$ 800.

Prós

  • Faz os cinco pontos essenciais da costura
  • Caseador de botões automático
  • Agulha dupla para costuras paralelas e aplicações
  • Alavanca para retrocesso
  • Preço mais acessível
  • Para tecidos leves, médios e pesados

Contras

  • Não é indicada para uso intenso com muitas horas de trabalho
  • Poucas funções extras
  • Sem luz iluminação na área de trabalho

Leia também: