Entenda antes de comprar em Microondas

Quais as diferenças entre micro-ondas e forno elétrico?

Forno elétrico ou micro-ondas para sua cozinha? Confira nossas dicas e escolha o ideal.

Forno elétrico ou micro-ondas
por Catarina Monteiro - Especialista em Casa.

Para quem gosta de cozinhar, um fogão, forno ou qualquer outro eletrodoméstico deve cumprir sua função de forma rápida, eficiente e com toda a segurança. Contudo, existem produtos que tem funções muito parecidas e, na hora de montarmos ou reformarmos a cozinha, pode gerar uma dúvida. Esse é o caso do micro-ondas e do forno elétrico.

Forno elétrico ou micro-ondas?

Mas não precisa ter dúvidas, já que aqui você pode conferir como funciona o forno elétrico e também o micro-ondas. Assim você entende melhor cada eletrodoméstico e para qual uso cada um é o mais indicado.

Por que comprar um forno elétrico?

O forno elétrico funciona por meio do aquecimento de uma ou mais resistências e tem como característica principal um preparo mais natural dos alimentos, mantendo o interior mais macio e suculento e o exterior crocante.

Na hora de escolher a capacidade, lembre-se de que existem fornos elétricos com tamanho aproximado de um forno convencional, podendo até mesmo substitui-lo. Como vantagem extra, podemos citar a não utilização de gás de cozinha, podendo funcionar a qualquer hora, até quando você for pego de surpresa com o fim do seu botijão de gás.

Indicado para carnes leves e massas e preparo de bolos e tortas, o forno elétrico será um grande aliado para suas receitas. Muitos desses fornos vêm ainda com recursos interessantes: você pode escolher, por exemplo, um forno para dourar ou um forno para gratinar, que vão deixar os pratos mais saborosos.

Para quem tem cozinha planejada, o forno elétrico pode ser uma boa escolha. Nesse caso, vale a pena investir em um forno de embutir e, para completar, que tal investir em um cooktop? Ah, e se você também pensa na decoração do ambiente, um forno inox vai garantir uma cozinha mais moderna.

E o micro-ondas? Será ele o produto ideal para sua cozinha?

Já o micro-ondas funciona por meio de ondas eletromagnéticas, que fazem as moléculas dos alimentos se agitarem e, com isso, serem cozidas ou esquentadas. Você vai utilizá-lo para descongelar alimentos ou requentá-los, quando já preparados.

Mas sim, você pode cozinhar utilizando o micro-ondas, desde que respeitando os tempos indicados no manual. Contudo, o micro-ondas resseca um pouco mais os alimentos, por isso é mais indicado para aquecer refeições já preparadas ou para comidas congeladas.

Uma vantagem dos micro-ondas são as facilidades das receitas pré-programas. Você pode, por exemplo, encontrar micro-ondas com função Brigadeiro. Há, ainda, funções presentes em certos modelos que fazem toda a diferença para o prato, como um micro-ondas com Grill ou um micro-ondas para Pratos Rápidos, que são uma mão na roda quando falta tempo.

Um dos diferenciais do micro-ondas, claro, está em sua rapidez com que cumpre as tarefas. São necessários apenas alguns segundos ou minutos para o preparo ou finalização dos pratos.

 

Depois de saber as principais diferenças entre o forno elétrico e o micro-ondas, fica fácil escolher o modelo ideal para o preparo dos seus alimentos.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em microondas