Quais as diferenças entre micro-ondas e forno elétrico?

Se você procura praticidade na cozinha, conheça os seus futuros aliados

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Para quem gosta de cozinhar, o micro-ondas e o forno elétrico cumprem os papéis no preparo das receitas de maneira rápida, prática e com toda a segurança. Contudo, apesar de parecidos, existem algumas diferenças entre os dois aparelhos, principalmente quando comparamos o resultado das refeições.

Se ficou na dúvida entre um e outro, aqui você descobre como funcionam os eletrodomésticos, as diferenças entre eles e como usar o forno elétrico ou micro-ondas da melhor maneira em cada preparo. Dê um Zoom e descubra qual escolher para sua cozinha!

O depurador de ar e a coifa também são facilmente confundidos, conheça as diferenças entre eles!

Funcionamento

Como funciona o forno elétrico?

O forno elétrico pode servir tanto para o preparo mais elaborado, quanto para esquentar pratos pontuais. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
O forno elétrico pode servir tanto para o preparo mais elaborado, quanto para esquentar pratos pontuais. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Esse tipo de forno funciona por meio do aquecimento de uma ou mais resistências e tem como característica principal o preparo mais natural dos alimentos, mantendo o interior mais macio e suculento e o exterior crocante. Aqui, temos um dos maiores benefícios do forno elétrico: a não utilização de gás de cozinha, o que acaba com a dependência do botijão e do gás encanado.

Como funciona o micro-ondas?

Já o micro-ondas funciona através de ondas eletromagnéticas. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Já o micro-ondas funciona através de ondas eletromagnéticas. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Já o micro-ondas funciona por meio de ondas eletromagnéticas, que fazem as moléculas dos alimentos se agitarem e, com isso, cozinharem ou esquentarem. Para determinar se um micro-ondas é capaz de atingir altas temperaturas na comidas, é preciso analisar a potência em watts do modelo; quanto mais alta, mais o utensílio aquecerá as refeições.

Receitas

Como usar o forno elétrico e em que receitas?

Para utilizá-lo é simples: basta ligar o item na tomada, configurar a temperatura e o timer no botão giratório e pronto! Sobre as receitas, a tecnologia empregada no forno elétrico permite o preparo de praticamente todos os alimentos. Além da praticidade, a comida de forno é saborosa e é facilmente comparada a dos convencionais modelos à gás.

Aqui, a versatilidade aparece como a maior vantagem do eletrodoméstico, pois pode ser usado para esquentar refeições pontuais, em fornos elétricos portáteis, ou realmente organizar uma receita do zero, em aparelhos com maior capacidade interna. Um ponto negativo, porém, fica com o tempo de cozimento, que é um pouco mais demorado do que o dos fornos à gás.

Falando em forno à gás, você sabe como escolher um bom fogão? Descubra o modelo ideal no nosso guia de compras.

Como usar o micro-ondas nas receitas?

Usar o micro-ondas também é simples e demanda apenas a instalação do aparelho na tomada. Já sobre os preparos, existem receitas de micro-ondas, pensadas exclusivamente para o eletrodoméstico. Inclusive, alguns modelos trazem receitas pré-programadas no display.

Entretanto, este não é o foco do utensílio e, no geral, o cozimento resseca um pouco os alimentos. Por isso, o mais indicado é apenas utilizá-lo para aquecer refeições já preparadas ou congeladas. Nesse quesito, sem dúvidas a comida de forno é mais saborosa. Por outro lado, a rapidez ao esquentar as porções já prontas é mais alta no micro-ondas, saindo à frente do forno elétrico.

Já que o micro-ondas não é tão indicado para cozinhar, que tal um fogão de duas bocas? Conheça o aparelho e os melhores modelos do mercado.

Tamanho

Qual tamanho médio de um forno elétrico?

Em relação ao tamanho, existem desde fornos elétricos portáteis, com capacidade média de 10 litros, até opções com capacidade próxima a de um forno convencional. Na hora da escolha o importante é avaliar para quê o aparelho será usado: esquentar refeições ou preparar grandes receitas?

Qual tamanho médio de um micro-ondas?

O tamanho não costuma variar muito e a capacidade interna fica entre 20 e 35 litros, sem contar com as opções de embutir, que chegam com espaço mais avantajado. Como explicamos, o uso do aparelho na cozinha é pontual, não demandando realmente uma capacidade muito grande.

Ou seja, apesar da menor variedade, o produto cumpre a sua função e sem ocupar espaço na bancada.

Micro-ondas ou forno elétrico: qual escolher?

Fizemos uma comparação breve, porém deu para notar que os produtos funcionam de maneira completamente diferente e tendem a ocupar funções distintas na cozinha. Enquanto o forno elétrico pode alcançar até o mesmo uso de um forno tradicional, o micro-ondas é pensado para o aquecimento pontual de alguns pratos.

Portanto, o ponto decisivo na escolha entre o micro-ondas ou forno elétrico é a sua necessidade. Se você quer esquentar as comidas no dia a dia, a primeira opção é mais prática e rápida. Agora, se deseja cozinhar receitas mais elaboradas ou assar alimentos, opte pela outra alternativa, pois as comidas de forno são mais gostosas.

Se optou por um micro-ondas veja aqui os melhores modelos em inox do mercado. Para combinar com o resto da cozinha, conheça também algumas geladeiras em inox.